M/V ‘Cosco Vietnam’, após operação e quebra de recordes, suspende de Santos
Após quebrar os recordes de maior navio em comprimento linear e capacidade de container a operar em Santos, o porta container de bandeira de Hong Kong ‘Cosco Vietnam’ suspende de Santos ao redor das 11:15h do dia 09, com destino a Buenos Aires, via Itapoá/SC.
O navio descarregou 1.376 containers em sua viagem W (West) procedente do Extremo Oriente via Cingapura e Itaguaí/RJ e tem previsão de retorno para sua viagem E (East) de embarque no dia 22/02.
Um fato histórico para o Porto de Santos, o início da era dos 300m plus !
Mais imagens:
- http://santosshiplovers.blogspot.com/2012/02/mv-cosco-vietnam-vrid5-saida-informacao.html
- http://shipssantos.blogspot.com/2012/02/cosco-vietnam.html
Leia mais sobre o assunto em:
FOTOS: Marcelo ‘MO’ L0pes – 09.02.12
Assine a Trilogia Forças de Defesa!
Há mais de 20 anos, os sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres proporcionam jornalismo especializado, acessível e independente sobre Indústria de Defesa, Tecnologia, História Militar e Geopolítica, com curadoria de notícias, análises e coberturas especiais. Se você é nosso leitor assíduo, torne-se um Assinante, apoiando os editores e colaboradores a continuarem a produzir conteúdo de qualidade, com total autonomia editorial.Ou envie pelo WISE

Certamente um divisor de águas no que tange ao LOA dos vasos que podem operar no porto organizado de Santos, mas ainda assim, o grande desafio é aumentar o calado para que maiores cargueiros possam operar em segurança no porto de Santos, assim como o fazem em São Sebastião.
Forte abraço a todos os amigos do Fordefesa.com
Bom no caso de Sao Seba é um pouco diferente
se vc se refere ao TEBAR o canal é naturalmente profundo, se vc se refere ao cais comercial, nao se compara a Santos e la o calado e a estutura é menor ainda
Navios requisitados ao comércio, STUFT (Ship Taken Up From Trade), são geralmente Ro-Ro, que os militares alugam ou requisitam de tempos em tempos, p/ emprego em operações de transporte logístico.
Os mais famosos seriam o M/V “Atlantic Conveyor”, afundado por mísseis Exocet na campanha das Falklands e o RFA “Argus”.
(http://china-defense.blogspot.com/2012/01/stuft-ed-chinese-style.html)
Prestem atenção no tópico:
The COSCO (…) “Spirit”
Em verdade Mauricio, os que vc citou seriam os mas conhecidos no mundo de quem nao convive com os mercante, pois na otica mercante houveram/há outros beeem mais famosos que o Conveyor e o Argus
Mas sim os Ro-Ro/Lo-LO´s seriam os que melhor se aplicam no conceito ApoLog/AKA/AKR para forças anfibias e terrestres