Mostra de Armamento do AvHoFlu ‘Rio Tocantins’

3

Nesta sexta-feira (27), em cerimônia presidida pelo chefe do Estado-Maior do Armada, almirante-de-Esquadra Fernando Eduardo Studart Wiemer, na Base Naval de Val-de-Cães, em Belém (PA), ocorrerá o Batismo, Mostra de Armamento e Transferência para o Setor Operativo do Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) “Rio Tocantins”.

O AvHoFlu “Rio Tocantins” é o primeiro de uma classe de quatro navios a serem construídos a partir do Relatório de Estudo de Exeqüibilidade realizado pelo Centro de Projetos de Navios, que originou a Especificação de Aquisição, de acordo com os requisitos técnicos de projeto e de desempenho elaborados pela Diretoria de Engenharia Naval.

Os navios desta Classe recebem nomes de importantes rios brasileiros. Especialmente o rio Tocantins, segundo maior rio totalmente brasileiro, que se projeta como importante hidrovia para o escoamento de produção agrícola e mineral.
Os AvHoFlu destinam-se à execução dos levantamentos hidroceanográficos em águas interiores na Bacia Amazônica, sob a responsabilidade da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), com a finalidade da atualização contínua da cartografia náutica das principais hidrovias na região, sendo de fundamental importância o conhecimento preciso e atualizado do canal de navegação dos rios amazônicos, o que possibilitará melhoria na segurança da navegação.

O estaleiro Inace venceu a licitação para a construção do lote de Avisos-Hidroceanográficos, ao qual se integra o AvHoFlu “Rio Tocantins”. O contrato prevê o incremento de sua capacitação tecnológica na construção de navios militares e de pesquisa, gerando empregos e contribuindo para o fortalecimento da indústria naval.
Os quatro AvHoFlu serão entregues até o final de 2012, e sua construção está inserida no Projeto Cartografia da Amazônia, subprojeto Cartografia Náutica, realizado em parceria com o Exército, a Aeronáutica e o Serviço Geológico do Brasil, e coordenado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – CENSIPAM, subordinado ao Ministério da Defesa e responsável pelo repasse dos recursos financeiros.

Características:

– Comprimento Total: 25 m
– Comprimento Entre Perpendiculares: 24 m
– Boca Moldada: 6,5 m
– Pontal: 2,6 m
– Deslocamento Leve: 110 ton
– Deslocamento Carregado: 140 ton
– Calado Leve: 0,91 m
– Calado Carregado: 1,4 m
– Velocidade Máxima: 10 nós
– Tripulação: 2 Oficiais e 8 Praças.
– Principais Compartimentos (relacionados com a atividade fim): Laboratório Seco (20m2); e Paiol de Material Hidrográfico

FONTE: Marinha do Brasil

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
fragatamendes

Caros amigos, no FACEBOOK de JOÃO CARLOS FRAZÃO, foram postadas as primeiras fotos deste AVISO, antes mesmo da propria MB.Abraços do MENDES.

aericzz

Ia perguntar pelas fotos…. mas o fragata já respondeu! Ninguém esteve em Fortal pra cobrir o evento e aproveitar a festa fora de época????

Mauricio R.

“O estaleiro Inace venceu a licitação…”

“O contrato prevê o incremento de sua capacitação tecnológica na construção de navios militares e de pesquisa, gerando empregos e contribuindo para o fortalecimento da indústria naval.”

A indústria naval seria realmente fortalecida, se mais estaleiros se capacitassem em atender as necessidades da MB.
Do jeito que está isto não deverá ocorrer, pois é sempre o mesmo estaleiro, que recebe as encomendas da MB.