Frota japonesa parte para ilhas Senkaku, apesar de protestos da China

8

Embarcações contam com parlamentares locais e militantes nacionalistas

 

Uma frota composta por cerca de vinte barcos japoneses zarpou neste sábado em direção às ilhas Senkaku, localizadas a cerca de 200 km da costa de Taiwan, para reiterar a soberania do Japão neste arquipélago, apesar dos protestos da China, que também as reivindica.

A frota zarpou às 11h30 GMT (08h30 de Brasília) da ilha japonesa de Ishikagi, no extremo sul do Japão, em direção às ilhas Senkaku, no mar da China meridional, conhecidas entre os chineses como Diaoyu.

Pouco antes, Pequim havia convocado o Japão a “cessar imediatamente qualquer ação contra sua soberania territorial”.

A bordo desta frota encontram-se parlamentares locais e militantes nacionalistas.

“Quero mostrar à comunidade internacional que estas ilhas são nossas. O futuro do Japão está em jogo”, declarou à AFP Kojima Kenichi, eleito na região de Kanagawa, perto de Tóquio.

“Felizmente, a comunidade internacional reconhece globalmente que as ilhas Senkaku são japonesas, mas penso que é preciso, com este tipo de expedição, sensibilizar o resto do mundo sobre este problema”, declarou a deputada japonesa Keiko Yamatani.

FONTE: AFP

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Enquanto isso navios pesqueiros japoneses pescam em águas territoriais brasileiras, atropelando inclusive navios pesqueiros nacionais, sem que nossa Marinha ou qualquer autoridade brasileira faça alguma coisa.

Lógico, ia esquecendo: o nosso glorioso submarino nuclear Moby Dick, o grande “elefante” branco das profundezas, ainda não ficou pronto, porque se tivesse pronto, colocaria todo mundo para correr.

É o que o que dá um país sem naves, aeronaves e outras aves, inclusive políticos sérios.

MO

Um nuke contra Pesqueiros … ah sim … claro ….. não pé a toa que a spaiencia reclama do armamento dos NPa / Oc …. obvio que vc tbm sabe que estes pesqueiros operam afretados a empress de pesca nacionais né …. ah claro …

Acertou em termos o conceito no final, mas exagerou um pouco na maneiro de porque e como

aldoghisolfi

Acho uma desmoralização os pesqueiros japoneses andarem atropelando nossos barquinhos e pegando nossos peixes; é deboche, se compararmos os nossos com os deles. Onde andam os patrulheiros oceânicos?

MOBY DICK está de bom tamanho para o nsso nuke.

Marcos

MO

Em parte tens razão, mas por onde mesmo andam nossos pesqueiros, aqueles do Ministério da Pesca, ministério criado especificamente para “construir” nossa indústria pesqueira????

De qualquer modo, de fato os pesqueiros japoneses tem atropelado nossos pesqueiros. Há normas e tudo o mais, mas os caras não estão nem ai.

MO

é cara isso eh coisa de quem nunca leva nada a sério … vc ja ouviu projeto de navios e ou barcos pesqueiros para serem feitos em série aqui no Brasil. ou estaleiros de demanda para construir e ou encomendas … Eh cara enquanto isso aqui for Brasie e tiver Brasileiro será assim …

Quanto ao tal atropelamento nao sei do cas o especifico fica dificil falar algo

Fabio ASC

Marcos e MO, vcs querem bascos pesqueiros para que se nem costa suficiente para pescar temos!!!! (ironic mode on)

MO

kkkkkkkkkk mas Fabio mesmo nesta pequena costa temos um peixe de custo altissimo no mercado mundial, o lambari-tainha do acre …. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Fabio ASC

Bem lembrado MO, bem lembrado.