O governo chinês enviou dois barcos patrulha ao grupo de ilhas no centro da disputa territorial entre China e Japão, informa a agência oficial de notícias nesta terça-feira.

Segundo a agência Nova China, dois barcos patrulha estão em águas próximas às ilhas Diaoyu – chamadas pelo Japão de Ilhas Senkaku – no Mar da China Meridional.

Esta ação “visa a afirmar a soberania (territorial) do país”, destaca a agência de notícias.

O governo japonês confirmou na véspera sua decisão de comprar as Ilhas Senkaku, após acertar na sexta-feira passada o preço do arquipélago com a família proprietária.

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, já afirmou que o país jamais cederá uma polegada na disputa territorial com o Japão.

“As ilhas Diaoyu são parte inerente do território da China. Em termos de soberania e território, o governo e o povo chineses não cederão nenhuma polegada”, afirmou Wen Jiabao.

Aquisição das ilhas

O governo do Japão adquiriu nesta terça-feira o terreno de três ilhas do arquipélago Senkaku, informou a agência local Kyodo. O poder Executivo japonês assinou hoje o contrato de aquisição desses terrenos com o até então proprietário japonês, em uma transação avaliada em 2,05 bilhões de ienes (R$ 53 milhões).

O gabinete deu sinal verde ao desembolso de fundos de reserva destinados a custear a compra depois que vários ministros, entre eles os de Exteriores e Finanças, aprovaram a operação nesta segunda-feira (10).

A China, já havia criticado duramente o plano japonês de comprar as terras e advertido que qualquer ação unilateral de Tóquio no arquipélago é “ilegal e inválida”.

O Ministério das Relações Exteriores japonês indicou que deve enviar hoje mesmo seu diretor-geral para a região da Ásia e do Pacífico, Shinsuke Sugiyama, à China para conversar com autoridades de Pequim sobre a compra das ilhas.

Com relação ao acordo de compra, o governo especificou que será a Guarda Litorânea japonesa a encarregada da manutenção e da administração das três ilhotas.

O ministro porta-voz do Japão, Osamu Fujimura, afirmou hoje que a mudança de dono “não deveria representar um problema para outros países”, já que até agora, lembrou, o Executivo administrava as três ilhas por meio de um contrato de arrendamento.

A disputa territorial foi retomada nas últimas semanas, depois que ativistas chineses e japoneses realizaram, com poucos dias de diferença, desembarques não autorizados nessas ilhas.

Situado no Mar da China Oriental, cerca de 150 km ao nordeste de Taiwan e 200 ao oeste do arquipélago japonês de Okinawa, o arquipélago Senkaku/Diaoyu tem uma superfície de 7 km² e possíveis recursos marítimos e energéticos.

FONTES: Terra Notícias e AFP

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

É para isso que servem FFAA bem equipadas, para se impor quando necessário.

País potência no folhetim, com bastante confete, muita gritaria e nenhum armamento, quando a coisa complica, resta fazer o que vinha fazendo: somente muita gritaria.

aldoghisolfi

… e botar a cola no meio das pernas!

Ozawa

Perdoem-me os editores, off topic na ausência de um post específico; Enquanto isso, na Líbia, conforme APP via O GLOBO, em 12/09/2012: WASHINGTON – Após anunciar a retirada de seu pessoal da cidade líbia de Benghazi e a diminuição de número de funcionários na embaixada em Trípoli, fontes do Pentágono disseram nesta quarta-feira que os EUA enviaram dois navios de guerra para a Líbia. O destroyer USS Laboon já se moveu para uma posição fora da costa, e o USS McFaul está a caminho. Os dois devem chegar ao país dentro de alguns dias. De acordo com as autoridades, os… Read more »