_65613109_65613108

Em comunicado divulgado ontem, a Marinha dos Estados Unidos informou a decisão de desmantelar o caça-minas USS ‘Guardian’ (MCM 5) a fim de removê-lo do recife de Tubbataha, próximo à costa das Filipinas. O porta-voz da U.S. Navy, James Stockman, declarou que desmontar o navio seria a solução menos danosa ao santuário ecológico onde o recife se localiza. Dois guindastes contratados pela Marinha seguem para o local do encalhe.

Relatórios iniciais apontam que o acidente pode ter acontecido por conta de erros na carta náutica digital apontando a localização do recife. O contra-almirante Thomas Carney, da U.S. Navy, disse em entrevista coletiva na semana passada que as investigações levarão em conta todas as possibilidades, incluindo condições climáticas e do mar, bem como o estado do sistema de navegação do caça-minas.

O USS ‘Guardian’, da classe Avenger, está encalhado desde o último dia 17 no recife de corais de Tubbataha, a 80 milhas da ilha Palawan, nas Filipinas. Todos os 80 tripulantes e 15 mil galões de combustível foram retirados do navio. Os guindastes para o resgate devem chegar ao local no começo de fevereiro.

FONTE: Militaryphotos.net e The Guardian (Tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giordani

Que prejuízo! Que prejú!
Agora pergunta da turma do “aviãozinhu”: Qual o real significado de “desmantelar” neste caso?

daltonl

Giorda…

o USS Guardian será cortado em pedaços e estes serão transportados para algum lugar, talvez para uma empresa que os recicle.

abs

Giordani

Poutz!

Eu imaginava que ele seria “aliviado” de peso, cortando algumas estruturas, ganharia flutuabilidade e seria retirado…imagina o impacto ambiental no local durante essa operação…

Que prejú!

daltonl

O óleo já foi totalmente retirado e o USS Guardian será cortado em
3 pedaços de tal forma que se manterá a integridade de cada pedaço
assim evitando danos ambientais.

Perda total, aguarda-se para breve uma cerimonia formal de descomissionamento e em seguida o USS Guardian será retirado para sempre do Registro de navios da US Navy.

Permanecem os restantes 3 no Japão, os 8 no Golfo Pérsico e mais 2 em San Diego que provavelmente estão sendo usados para treinamento.

Ivan
Carlos André

Foi mais ou menos isso que aconteceu com a Cv Forte Coimbra em Natal. Trepou em cima de um recife e o jeito foi desmancha-la.