Após 23 anos de serviço, o caça-minas USS Guardian (MCM 5), da classe Avenger da Marinha americana, foi descomissionado em cerimônia realizada hoje na base da US Navy em Sasebo, no Japão. O navio estava encalhado desde janeiro desse ano no recife de corais de Tubbataha, nas Filipinas. Os danos ao caça-minas foram extensos e a Marinha optou por desmanchá-lo. Participaram da despedida os 79 membros da tripulação do navio, resgatada logo após o encalhe.

Ao longo dos anos, o caça-minas teve um papel importante em missões reais de neutralização de explosivos, bem como busca e resgate no Golfo da Arábia. O navio também participou em diversos exercícios bilateriais com forças navais do Japão e da Coreia do Sul. O USS Warrior (MCM 10) será enviado para substituir o Guardian.

USS-Guardian-aerial-photo-at-Tubbataha-Reef

FONTE: Naval Open Source Intelligence e Marine Executive (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
daltonl

Não que faça muita diferença, mas, a data oficial do descomissionamento
foi 15 de fevereiro e neste mesmo dia ele foi classificado “stricken” no Registro Naval, não sendo mantido por razoes obvias na reserva ou aguardando algum outro fim.