HMS Iron Duke volta ao mar com novo radar - foto Royal Navy

Fragata ‘Tipo 23’  é o primeiro navio da Marinha Real a receber o radar 3D Artisan, que também deverá equipar outros navios da classe, os dois porta-aviões britânicos em construção e, possivelmente, os futuros navios de combate ‘Tipo 26’

Na terça-feira, 25 de junho, a Marinha Real britânica (Royal Navy) informou que o HMS Iron Duke, fragata “Tipo 23”, voltou ao mar após a realização de uma grande modernização. O navio partiu, no domingo, para uma fase intensiva de provas de mar, que deverá durar alguns meses. Entre os destaques da modernização, está a instalação do radar 3D Artisan, que é cinco vezes melhor do que a versão antiga que substitui.

O navio é o primeiro da Marinha Real a receber o equipamento, que deverá ser instalado em todos os 13 navios “Tipo 23”, além dos dois porta-aviões em construção. O Artisan também poderá ser o principal radar de busca aérea do navio de combate “Tipo 26”, que deverá entrar em serviço na próxima década para substituir as fragatas da mesma classe do Iron Duke.

Segundo o informe, o novo radar impressiona por ser capaz de captar algo tão pequeno como uma bola de tênis voando em velocidades três vezes superiores à do som, a uma distância de 25 quilômetros (15 milhas). Sua capacidade de acompanhamento é de 800 alvos simultaneamente, a uma distância entre 200 metros e 200 km (125 milhas) do navio.

O radar é produzido com o mesmo tipo de fibra de carbono encontrada em carros de Fórmula 1, pesando apenas 700 kg, e também traz características “antijameamento”, podendo captar alvos em meio a uma barreira de “barulho eletrônico” e interferências.

A modernização do HMS Iron Duke foi realizada pela BAE Systems em Portsmouth e inclui trabalhos em outros sistemas de armas e no computador de combate, assim como melhorias na ventilação para operar de modo mais eficiente em climas quentes, segundo o informe da Marinha Real.

HMS Iron Duke volta ao mar com novo radar - foto 2 Royal Navy

FONTE / FOTOS: Royal Navy (Marinha Real britânica)

Tradução e edição do Poder Naval a partir de original em inglês

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner

Ou seja, mesmo um casco mais antigo pode ainda ser beem útil com uma boa modernização. Esse radar será fenomenal, mas então a Diamond tem o mesmo, não tem ??

off topic : deixo aqui um interessante link para o Dalton, e claro para quem quiser aproveitar, uma análise da Gorshkov russa.

http://cmss.ucalgary.ca/node/882

Sds

🙂

daltonl

Muito interessante Wagner, agora é esperar se de fato tantas serão
construídas realmente.

abraços

joseboscojr

O sistema Aegis foi projetado quando a maior ameaça à USN eram os gigantescos mísseis semibalísticos supersônicos anti-navios lançados por bombardeiros, em grande quantidade, numa tática de saturação. Para isso era mandatário que o sistema fosse dotado de radares e mísseis de maior alcance possível e com capacidade de engajar várias ameaças simultaneamente. Tudo mudou com o conceito “sea-skimming” em que os mísseis anti-navios se aproximam rente ao mar e usam o horizonte radar para reduzir o tempo de reação das defesas do navio. Hoje o Aegis é bem mais um sistema antibalístico que um efetivo sistema antiaéreo. Somando a… Read more »

eduardo.pereira1

Poxa Bosco parece ,baseado em seu comentário, que as chances,hoje, de um navio escapar de um ataque que emprega este sea-skimming é bem baixa independente de seus recursos , confere ??

Wagner

Obrigado Nunão.

🙂

joseboscojr

Eduardo, Não é bem assim não. O atacante evoluiu mas a defesa também. A coisa complicou para a defesa do navio com a introdução dessas novas características do atacante (sea-skimming, velocidade supersônica, furtividade, sensor de imagem IR, etc), mas a defesa também evoluiu muito, principalmente com o aumento do automatismo, o que reduz o tempo de reação dos sistemas antimísseis frenteàs novas ameaças. Claro que a melhor defesa sempre será destruir a plataforma/vetor antes que lance o/s míssil/eis, mas isso só é possível com o concurso de uma consistente defesa aérea proporcionada por aviões de caça e aviões radar. Após… Read more »

eduardo.pereira1

Valeu Bosco, você realmente tem muito conhecimento sobre o funcionamento dos armamentos militares, Deus continue abençoando essa cabeça sempre disposta a compartilhar conosco seu conhecimento.

juarezmartinez

Caro Eduardo! Não querendo contrariar o mestre Bosco, a primeira providência como disse certa vez um capitão de fragata da MB depois que o míssil anti navio for lançado contra a embarcação continua sendo a oração para Santo Expedito, o santo das causas impossíveis.

Grande abraço

MO

o St Expedito poderia ser tbm no caso o EGA da Fragata, ai tbm ajuda …

joseboscojr

Teoricamente um navio adequadamente armado e em prontidão tem maiores chances de interceptar o míssil que o míssil de atingir o navio, e isso ocorre porque o míssil é, em tese, bem mais limitado que o navio, que possui homens no comando e uma série de sistemas defensivos, enquanto o míssil está por sua conta e em geral só tem uma chance. Se pensarmos num navio como a fragata Niterói, só pra ilustrar, vemos que a luta é de certo modo injusta para o míssil. O navio conta com uma série de sensores, com defesas hard kill em camadas (míssil… Read more »