domingo, março 7, 2021

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Alexandre Galante
Ex-tripulante da fragata Niterói (F40), jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

hang-jun-chegando-ao-fim-dos-molhes

vinheta-clipping-navalSegunda economia do mundo e nação mais dinâmica do planeta, a China não se contenta com pouco. Está presente em todo o mundo e a cada dia avança em novos setores. Agora mesmo, com a descoberta de combustível barato nos Estados Unidos – o gás de xisto – siderúrgicas chinesas estão se bandeando para lá. Os chineses são responsáveis por 47% da produção siderúrgica mundial, ou seja, produzem praticamente metade do total mundial.

Em construção naval e navegação, os números também são impressionantes. Em dragagem, a chinesa Shipping Dredging Company, ou SDC, é majoritária no mercado interno, através da subsidiária SDC do Brasil Ltda, presidida por Ronaldo Fucci. Entre outros projetos, a SDC do Brasil está realizando dragagem em Santos (SP), trabalho que deverá continuar por pelo menos mais um ano.

No Porto do Açú, de Eike Batista, no Norte Fluminense, foi realizado um amplo serviço de dragagem, já concluído. Em Paranaguá, igualmente está sendo feita ampla atividade de dragagem. No Porto do Rio, a SDC está em contato com os dois terminais de containeres: Multiterminais – da família Klien – e Libra – dos grupos Borges e Torrealba. Esses grupos ganharam direito a renovação antecipada dos contratos, desde que invistam em melhorias. O contrato ainda não foi assinado, mas há negociações para elevação do calado para 15 metros, ampliando-se a largura dos atuais 280 para 330 metros.

FONTE: Monitor Mercantil

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martins

A foto que ilustra a matéria foi feita no Rio Itajaí-açu
Itajaí/SC

MO

e a TSHD da Foto é a Hang Jun 3001 de bandeira Brazelera, mas com um monte de xinelico a bordo, comandando (nao aparecem) a guarnição/comando braselera

Wagner

Ou seja, até mesmo na exploração do xisto os USA necessitarão de capital chinês…

A reportagem lembrou isso muito bem.

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