A mídia estatal russa relata que a Marinha Russa está usando o porto capturado de Berdyansk – localizado na costa do Mar de Azov, na Ucrânia – para canalizar mais armas, blindados e munições para as linhas de frente da invasão da Ucrânia.

Berdyansk fica a apenas 50 milhas rodoviárias a oeste da cidade de Mariupol, que foi cercada e sitiada pelo 8º Exército de Armas Combinadas e pela Frota Russa do Mar Negro. Desde o início, a operação caracterizou-se pelo bombardeio de artilharia pesada, que exige amplo apoio logístico para sua sustentação.

Com capacidade de transporte interno relativamente limitada, as unidades de manobra russas precisam ficar a cerca de 90 milhas de um estoque de suprimentos ou correm o risco de ficar sem munição, de acordo com o analista do Exército dos EUA, tenente-coronel Alex Vershinin. A captura antecipada de Berdyansk ajudou a força invasora a cumprir esse requisito de distância para operações entre a Crimeia e Mariupol.

De acordo com a agência estatal russa Zvezda, 10 navios são designados para reabastecimento de portos controlados pela Rússia próximos a Berdyansk. “O flanco sul da operação especial [invasão] pode receber tudo o que for necessário a qualquer momento, incluindo equipamentos e munições”, sugeriu Zvezda.

A estatal RT divulgou imagens de vídeo sem data da entrega de um moderno veículo blindado BTR-82A no cais de Berdyansk. O indicativo visual do navio de desembarque de tanques foi pintado para obscurecer sua identidade, consistente com uma prática recente observada na base da Marinha Russa em Sebastopol.

Como os navios de assalto anfíbio da Marinha Russa desempenharam um papel relativamente limitado no conflito até o momento, esse papel de logística pode ser uma tarefa alternativa útil.

Entregas como o BTR-82A podem ser extremamente necessárias: as forças russas perderam mais de 80 veículos da série BTR-80/82 devido à destruição, abandono ou captura, juntamente com pelo menos 1.600 outros veículos e aeronaves, de acordo com registros de inteligência de código aberto (OSINT). A contagem é baseada em um banco de dados fotográfico cruzado e destina-se a fornecer uma estimativa mínima antecipada do número de perdas.

FONTE: The Maritime Executive

LEIA TAMBÉM:

Teatro de Guerra Ucraniano, 25º Dia

SouthFront: Forças Russas têm mais ganhos no 25º dia da Operação na Ucrânia

 

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tutor

Estrategicamente x Financeiramente falando, teria sido vantagem para os ucranianos terem destruído esses portos antes de eles caírem nas mãos russas?

Ocidental Frustrado

Sim. A lógica indica que ter destruído o porto era o que os ucranianos deveriam ter feito. Considerando que a Ucrânia está impossibilitada de usar a sua marinha de guerra, portanto, não havia qualquer possibilidade de se apoiar logisticamente a partir deste porto se fosse retomado pelas forças ucranianas, destruir o porto atrasaria qualquer implantação logística nessa infraestrutura que foi capturada intacta. O contrário é verdadeiro. A captura dele pelos russos dá total liberdade de se apoiarem logisticamente, o que garante uma vantagem para as forças russas que estão tão limitadas em termos de logística e apoio. A mesma coisa… Read more »

seuzénétiuôrqui

Força Russya! Até Kiev e além! Z!

Reinaldo Deprera

E você não leu o comentário dele

Tutor

Amon, o Reinaldo tem razão. Aparentemente você não leu direito ou não entendeu meu comentário.
Eu não fiz uma afirmação de que houve vantagem aos ucranianos, eu fiz uma pergunta sobre se seria mais vantajoso aos ucranianos ter destruído esse porto para os russos não usarem, e sofrer o prejuízo econômico que isso significaria (até mesmo depois da guerra); ou se foi vantagem deixar inteiro para os russos usarem, mas, o manter ativo.

Andre

Tenta opinião aliada a imensa incapacidade de leitura faz com que seu comentário esteja totalmente fora de local.

Põe um Faberge na boca e leia com atenção antes de defecar pelos dedos.

MFB

Você é mais um da turma “inteligente” que não lê antes de comentar kkk

Marcos10

Mais blindados para serem destruídos.
A Rússia vai indenizar a Ucrânia por tanto lixo?

Carlos Gallani

A Rússia é o segundo exercito mais poderoso da Ucrânia, se continuar do jeito que vai será o terceiro perdendo para o exercito que os fazendeiros estão rebocando com seus tratores!

Fabio Jeffer

Não entendi nada

Carlos Gallani

Huehuehuehue

Vinicius Momesso

Tem um vídeo no qual há ucranianos se gabando de terem encontrado um Strela-10 russo atolado, então eles tentam desatolar com um trator mas acabam por ficarem atolados também. Resultado: logo depois aparecem soldados russos e recuperam o veículo.

Carlos Gallani
Last edited 2 anos atrás by Carlos Gallani
seuzénétiuôrqui

Ou vc é mais um robô de propaganda de guerra feroz que os eua movem para inverterem a realidade da situação ou vc acredita mesmo que a Ucrânia, otan et caterva vencerão? Já “ira”…..acabou! O mundo mudou! Os eua terão que se acostumar com essa nova realidade de perda de poder por parte desse império anglo-saxão! Acabou! É melhor aceitarem…..doerá menos! Terão que trabalhar bem mais, é verdade, se quiserem manter aquele padrão de luxo, gastação, riqueza, desperdício e etc, afinal não poderão roubar, saquear, espoliar, ameaçar, pressionar e etc, de forma impune, a maioria dos países e povos da… Read more »

Carlos Gallani

Sai prá lá Tonho, vc não engana ninguém!

Calango

Não creio que um estado que está desaparecendo diante de nossos olhos esteja em condições de exigir algo.

Mgtow

Não adianta ficar bravinho meu caro cãozinho raivoso.
A Rússia vai até o fim. A anexação é questão de tempo. Ucrânia nas mãos do ocidente NUNCA!

EduardoSP

Tem razão.
NUNCA!!
Mesmo que eles queiram se aproximar do ocidente.
Quem manda lá é a Rússia!
E a Rússia vai impor uma ditadura aos ucranianos para impedir que eles sigam as políticas russas e não façam o que querem.
E matarão ucranianos para fazer isso, como estão fazendo.
E destruirão o país, como estão fazendo.

Last edited 2 anos atrás by EduardoSP
Heinz Guderian

Calma Zeus kkkkkkkkkkkkkk

Ocidental Frustrado

Ele está muito nervoso com a situação. kkkkk

Deixa ele desabafar suas frustrações.

Andre

Os fazendeiros ucranianos já estão contabilizando o quanto vão ganhar vendendo a sucata que sobrou das centenas de veículos russos perdidos.

Andre

Ainda bem que o processo está bem lento…

Apesar que pelo custo que a Rússia está tendo, não deve ser completado.

MFB

A Ucrânia virou um sucatão de veículos russos. Depois da guerra eles podem vender a sucata para bancar a reconstrução.

André

Só tenho uma coisa a dizer. O Brasil precisa ficar esperto. Nós seremos os próximos a ser invadidos. A amazônia é muito cobiçada.

Mgtow

Sim.
Pela OTAN
E Será muito fácil.
Nenhum país do mundo tem mais colaboracionista prò-piratas ocidentais do que aqui

Reinaldo Deprera

Excelente oportunidade para operadores de SCUD fazerem doações para o exército ucraniano.
Tá faltando um pouco de coragem para os comandantes ucranianos usarem gás ou agente biológico nesse tipo de oportunidade.

Welington

Serio que vc esta defendo arma quimica ? que tipo de doença essa cara, a Russia não esta certa mais usar esse tipo de arma e da razão para eles.

André Macedo

Coragem? Tá é sobrando noção, os russos tem mais que capacidade de jogar uma bomba com gás sarin no meio de Kiev, e tem muito mais a perder já que são eles que tem cidades cercadas cheias de civis, agora você se superou kkkkkkkkk

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro

Basta só um drone Bayraktar se aproximar furtivamente e lançar suas munições nos radares , principalmente no de direção de tiro que já era.

sub urbano

E logo depois um assalto fulminante dos voluntarios CACs e Bombeiros Civis brasileiros!

Lúcio Sátiro

Arriscar nossos afamados CACs para assaltar um navio que não tem condições de atirar porque seus radares estão já destroçados. XÊNIO!!! Quando eu crescer quero ser brilhante igual a você.

Zezonho

Poderiam ter minado as águas do porto?

ORIVALDO APARECIDO SALVADOR JUNIOR

Muito equipamento para poucos fazendeiros

MMerlin

OFF-TOPIC: Argentina estudia la compra de cuatro submarinos Scorpène a Naval Group (infodefensa.com)

Caso a proposta se consolide será:
Uma ótima oportunidade para a França e a Naval Group mostrarem que valorizam todo o programa nacional e a subsidiária brasileira;
Uma ótima oportunidade para fomentar a ICN, fazendo com que esta consiga manter mão de obra e técnicos especializados sem depender exclusivamente de contratos nacionais.

Reinaldo Deprera

A Argentina estuda a compra de tudo. Até de F-35, esse é o problema da notícia. O sujeito.

Hammerhead

https://www.twitter.com/armedforcesukr/status/1506882231775682566

Sem confirmação de outras fontes, mas aparentemente os navios russos em Berdyansk viraram fumaça