izumo_dm_130806_16x9_992

O Japão lançou ao mar mais um “destróier porta-helicópteros”, desta vez o Izumo (classe 22DDH), que desloca 27.000 toneladas carregado e tem comprimento de 248m.

O navio custou US$ 1,5 bilhão e pode transportar até 14 helicópteros, além de 50 veículos blindados e 400 soldados. Oficialmente a missão do navio é a guerra antissubmarino, operações anfíbias e de ajuda humanitária, mas especialistas navais dizem que o navio também está preparado para operar aeronaves Bell-Boeing V-22 Osprey e jatos de decolagem curta e pouso vertical Lockheed Martin F-35 Lightning II, embora o MoD japonês e a JMSDF não confirmem.

A member of Japan's Maritime Self-Defense Force looks at its new helicopter destroyer DDH183 Izumo before its launching ceremony in Yokohama

22DDH

Os navios desta classe foram projetados para substituir os antigos destróieres porta-helicópteros da classe “Shirane”, que devem começar a dar baixa em 2014. O Izumo deve ser incorporado ao serviço ativo em 2015. O MoD japonês trabalha agora para conseguir verbas para a construção da segunda unidade.

A propulsão do Izumo é COGAG (Combined gas turbine and gas turbine), com quatro turbinas a gás. A autodefesa é composta de 2 reparos de Phalanx CIWS e 2 lançadores de SeaRAM.

Nas ilustrações abaixo, o Izumo comparado a outras classes de navios de guerra atuais e antigos. Na imagem final, uma concepção artística dele operando com jatos F-35, que é o sonho de muitos japoneses.

Izumo comparison with other warships

Izumo with F35

SAIBA MAIS:


Assine a Trilogia Forças de Defesa!

Há mais de 20 anos, os sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres proporcionam jornalismo especializado, acessível e independente sobre Indústria de Defesa, Tecnologia, História Militar e Geopolítica, com curadoria de notícias, análises e coberturas especiais. Se você é nosso leitor assíduo, torne-se um Assinante, apoiando os editores e colaboradores a continuarem a produzir conteúdo de qualidade, com total autonomia editorial.

Ou envie pelo WISE


Wise
Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

OFF TOPIC…

…mas nem tanto:

Somente aproveitando o tópico “flat top”, vem aí o “Mistral” chinês:

(http://snafu-solomon.blogspot.com/2013/08/type-75-lha-under-construction-via.html)

jairo boppre sobrinho

Eles estão usando a bandeira antiga? (notem que aparece a bandeira do sol nascente).

Abs

thomas_dw

27,000t e’ para o consumo publico.

Pelo tamanho, deve ser perto de 40,000t – a capacidade do convoo e’ que deve ser de 9 helicopteros simultaneamente, a capacidade do hangar e do convoo deve ser algo como 30-35, dando a capacidade de 6-9 F-35C e 4-6 Osprey e 12 SH-60 que e’ o que ele deve empregar no futuro.

Fabio ASC

Para um “destroyer” ele tá sub-armado kkkkk

thomas_dw

2 SEARAM, 2 Phalanx e escolta de 1 AEGIS e 1 DDG e pelo menos duas FFG, com os radares a bordo ela pode direcionar os SAM das escoltas independentemente.

Provavelmete vai receber como o Hyuga 8×4 ESSM (32 ESSM)

os radares a bordo sao da mesma tecnologia usada pelo AEGIS

basta ?

Mauricio R.

Na imagem abaixo:

(http://snafu-solomon.blogspot.com/2013/08/japan-to-hold-launching-ceremony-of.html),

não se veem as catapultas e nem os cabos de parada, então este navio apesar do tamanho se operar, será o F-35B mas não o F-35C.
Salvo alguma modificação em uma construção futura, mas é pouco provável.

Soyuz

Coloquem uma rampa na proa e embarquem um pequeno esquadrão de F-35. O navio “pede isto”. Mesmo que ele seja utilizado em missões onde a asa fixa não seja necessária, a historia militar ensina que via de regra se utiliza um sistema de armas de forma diferente da planejada e quanto mais flexível o sistema, mas chance dele ser útil um dia. A classe Invencible não foi projetada para lutar objetivando superioridade aérea e lutos desta forma. Os B-52 não foram projetados para realizarem ataques convencionais de saturação de aérea e no Vietnã assim o fizeram. Também não foram projetados… Read more »

daltonl

Jairo… referente sua pergunta sobre a “bandeira”, no infográfico escolheram representar os navios modernos com a bandeira do Japão enquanto que os navios da Segunda Guerra da marinha imperial japonesa foram representados pela bandeira da marinha que aliás é a mesma hoje. Também no infográfico colocaram a silhueta do USS Ronald Reagan e na legenda colocaram USS Nimitz…há duas diferenças marcantes entre um e outro, uma sendo a ilha e a outra a proa “bulbosa”. Quanto ao “tamanho” o deslocamento máximo é de 27.000 toneladas mesmo, ele é menor que o Charles de Gaulle não apenas no comprimento mas também… Read more »

jairo boppre sobrinho

Caro Daltoni
Obrigado pelas explicações, na vdd, no infográfico eu havia entendido – me surpreendeu na proa do navio – mas vc já respondeu, é a bandeira da marinha!
Abs a todos

Wagner

Esse nome era de um navio japones da segunda guerra nao era ??

legal ver o Japçao ” ressocitando” os espíritos de suas grandes belonaves…

Se eu fosse eles tiraria o Yamato do fundo do mar, reconstruiria e o transformaria em nau capitania de novo.

KKKKKKKKKKKKK !!!

daltonl

Da guerra russo-japonesa de 1904 na verdade, porém como muitos outros “velhos” navios serviu durante a II Guerra também atuando principalmente como navio de treinamento sendo afundado durante ataque aéreo poucos
dias antes da rendição japonesa.

Marcos

A Ilha, embora única, claramente são duas secções, parcialmente furtivas.

O que chama a atenção é a âncora, instalada na parte frontal.

No desenho aparecem oito F-35 e seis Seahawk. Sabe-se lá quantos caberiam no hangar.

thomas_dw

o que os Japoneses estao demonstrando aos Chineses e’ com que facilidade eles constroem Porta Avioes – em uma decada vao ser 4.

MO

Nem vem com o papo de me exonerar para colocar elas no meu lugar …

quem concordar, to de mau

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2013/08/improved-shape-new-shiplovers.html

Nem ven eim de exonera o MO e coloca estas pra çubistituirme na figura da minha pessoa por elas …

MO

Descordom nao parece com um NAe nem a pau e sim com um LPH/D, ai sim, isso de CT nao tem nada, ,,, os japonelicos sao phoda !

Guilherme Poggio

Coloquem uma rampa na proa e embarquem um pequeno esquadrão de F-35. O navio “pede isto”.

Como disse o Galante a ideia é operar F-35B, provavelmente. Mas é algo que virá com o tempo (esse navio deve durar uns 40 anos e até lá muita coisa vai acontecer na Ásia).

No meu entendimento eles (os japoneses) seguem a filosofia USN. Isso tem cara de LPH e não de “harrier carrier”. A USN também não adota skijump como os europeus para os seus LPH.

joseboscojr

Eu acho um absurdo um navio desse porte ter somente 2 CIWS e 2 lançadores RAM.
O arco de cobertura deixa brechas apesar dos CIWS cobrirem os pontos cegos do RAM e vice-versa.
Pra mim deveria ter pelo menos mais um de cada para que tivessem arcos de abrangência sobrepostos, principalmente na falta de um míssil de maior alcance como o Sea Sparrow/ESSM.
Nisso os russos e chineses não deixam a desejar.

MO

bosco ele tem escoltas para isso, o da que navio capital depender de si para se defender = reze

MO

Parece um porta container de 334 m, mas é mesmo um porta container de 334 m
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2013/08/ms-cma-cgm-hugo-dcta2-maiden-call.html

MO

pode deixar nao descacetarei mais o lay out, pois juro que nao sabia do descacetamento por causa da bolinha

sorry abt that

aqui vai mais uma atualização sem descacetamneto / bolinha =
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2013/08/mv-zim-ningbo-a8si5-suspendendo-de-ssz.html

Vader

Na boa, os japoneses (e os amigos aqui do Naval) podem chamar isso como quiserem, mas o fato é que isso aí é um porta-aviões. E é um quase do tamanho do Charles de Gaulle. Tá na cara que é uma plataforma para lançamento de F-35B. O Japão dá o passo à frente, já preparando seus meios navais para operar a aeronave da Lockheed Martin. A China que se cuide. Eu sempre disse que eles iriam bulir tanto que ainda iriam acordar o samurai que está adormecido há 60 anos: ao contrário da China, que nunca teve uma força naval… Read more »

FATIMA MENDONÇA FURTADO ME

Se o Japão, de brincadeira, fizer 3 desses, com F-35, por si só já anula todo o programa de porta-aviões chineses.

daltonl

“E é um quase do tamanho do Charles de Gaulle.” O CDG é umas boas 15.000 toneladas maior, não se engane apenas pelo comprimento , além do mais o CDG é nuclear assim não precisa levar combustível para si permitindo que mais combustível seja transportado para as aeronaves a bordo. O Izumo é um grande navio antisubmarino, até a posição da ancora foi pensada nisso e será interessante ve-lo operar com o NAe que a US Navy mantém no Japão pois dobrará o complemento de helicópteros normalmente embarcado no grupo já que a capacidade é estimada em 14 helicópteros embora… Read more »

Vader

daltonl disse:
7 de agosto de 2013 às 12:48

Dalton, me expressei mal, me referia ao tamanho mesmo (comprimento/altura/largura), não à tonelagem.

Sds.

Blind Man's Bluff

Vader, concordo com a primeira parte do seu comentario das 0921, o Japao esta acordando e so nao considera esse navio como porta avioes por meras questoes burocraticas, pois em caso de necessidade, pode facilmente operar alguns esquadroes de 35Bs e projetar força como a grande potencia militar que ja foi. Quanto ao Japao ter dinheiro sobrando, isso nao eh mais verdade. O Japao hoje esta a beira do mesmo precipicio financeiro, da roda de ratos, do “too big to fail”, que derrubou os EUA e a Europa. A cada ano a taxa de desemprego no Japao aumenta, enquanto que… Read more »

Luiz Monteiro

Prezado Vader, Em minha opinião, a MB antes de querer se igualar às marinhas de águas azuis como suas congêneres do Reino Unido, França e Rússia, deve se espelhar nas marinhas da Espanha, Canadá, Coréia do Sul e, principalmente, na da Austrália. A RAN adotou soluções que poderiam muito bem ser adotadas pela MB, desde que houvesse orçamentos disponíveis. Refiro-me especialmente aos futuros LHD classe “Camberra” (2 unidades), fragatas AAW Classe “Hobart” (3+1 unidades); Projeto “Sea 1000” de novos submarinos com propulsão diesel-elétrica e DOTADOS DE SISTEMA AIP (6 unidades). Esses meios navais se enquadrariam perfeitamente nos futuros NPM, escoltas… Read more »

AlexJ

Blind Man’s Bluff disse: 7 de agosto de 2013 às 14:15 “Quanto ao Japao ter dinheiro sobrando, isso nao eh mais verdade”. Prezado Blind Man’s Bluff, boa tarde. Pode ser que não esteja sobrando, mas faltando seguramente não está. Veja só. O Japão possui uma das mais altas taxas de endividamento público do mundo, superando tanto países desenvolvidos quanto emergentes. A relação dívida pública/PIB dos principais países, inclusive aqueles às portas do desastre (PIGS) é emblemática. Japão – 214% Grécia – 165% ** Itália – 126% ** Portugal – 124% ** França – 90% Espanha – 86% ** Grã-Bretanha –… Read more »

daltonl

“…pois em caso de necessidade, pode facilmente operar alguns esquadroes de 35Bs…” Blind… entendo como “alguns esquadrões” no mínimo três o que dá pelo menos 8 aeronaves por esquadrão totalizando 24. O recordista em operar com harriers foi o USS Bataan, um LHD que chegou a operar com 26 harriers, mais do que os 22 recomendados apesar de ser numa situação de emergência devido à invasão do Iraque. O USS Bataan não apenas é maior do que o Izumo, mas o F-35B também é bem maior e mais pesado que o Harrier, consumindo mais combustível também sem falar que o… Read more »

Farragut

O comentarista Luiz Monteiro apresentou excelente argumento sobre a Austrália como referência para potencias maritimas regionais

juarezmartinez

iz Monteiro disse: 7 de agosto de 2013 às 15:55 Prezado Vader, Em minha opinião, a MB antes de querer se igualar às marinhas de águas azuis como suas congêneres do Reino Unido, França e Rússia, deve se espelhar nas marinhas da Espanha, Canadá, Coréia do Sul e, principalmente, na da Austrália. A RAN adotou soluções que poderiam muito bem ser adotadas pela MB, desde que houvesse orçamentos disponíveis. Refiro-me especialmente aos futuros LHD classe “Camberra” (2 unidades), fragatas AAW Classe “Hobart” (3+1 unidades); Projeto “Sea 1000” de novos submarinos com propulsão diesel-elétrica e DOTADOS DE SISTEMA AIP (6 unidades).… Read more »

Blind Man's Bluff

Caro AlexJ,

O que é AAA rating no final de contas? Depois de 2008, será que ainda podemos ter esses índices (duvidosos) como referencia?

O que vc argumentou é o que todos nós argumentávamos em 2007: “too big to fail”. Até que a bolha estourou e o mundo desabou.

http://www.youtube.com/watch?v=Njp8bKpi-vg

Esse videozinho, facil de assistir, mostra o esqueleto da crise japonesa. Vale a pena ver.

Vader

Blind Man’s Bluff disse: 8 de agosto de 2013 às 5:36 Triple A pra gente como nós não vale nada mesmo. Ninguém com menos de um bilhão de dólares na conta acredita mais nas agências de classificação de risco; mas quem tem essa grana sim. E o que importa são eles, não nós. O Alex foi mais ou menos na veia. O que quis dizer (talvez tenha me expressado mal), em suma, é que o Japão tem enorme gordura pra queimar, e pouquíssimos problemas internos (sociais) a enfrentar. Ao contrário da China, não possui separatismos, graves dissidências políticas, nem problemas… Read more »

mdanton

AlexJ! Perfeita sua análise…sem retoques. Vade! Novamente perspicas. Entregaria sem medo a pasta da econômia e do Estado Maiorconjunto…Pena que são tão poucos no país com tamanho discernimento.

Luiz Monteiro

Prezado Juarez,

Inicialmente vale ressaltar que a minha proposta em participar do blog é de contribuir para o debate com informações do que a MB está fazendo ou tentando realizar. Quase nunca exponho minha opinião pessoal sobre o tema. Tento me manter isento.

Faz parte do debate discordar do que o outro fala.

Por fim, quero lhe dizer que concordo com a maioria dos comentários que escreves aqui.

Abraços

juarezmartinez

Caro comandante LM, precisamos conversar mais seguido.

Grande abraço