Tom Clamcy

O escritor americano Tom Clancy, famoso por seus thrillers com temática militar que inspiraram filmes como “A Caçada ao Outubro Vermelho” e vídeo games (como a série “Rainbow Six” ), morreu aos 66 anos na terça-feira (1), segundo o “New York Times”.

De acordo com o diário americano, o escritor morreu em hospital de Baltimore, nos Estados Unidos, mesma cidade onde nasceu. As causas da morte ainda são desconhecidas. Além de best-sellers de ficção, que incluem “Jogos Patrióticos” e “A Soma de Todos os Medos”, posteriormente adaptados ao cinema, Clancy também escreveu livros de não-ficção sobre as forças armadas dos Estados Unidos.

O histórico de sucesso de Clancy inclui 17 livros no topo da lista de best-sellers do “New York Times”, incluindo sua obra mais recente “Threat Vector”, lançada em 2012.

CORRETOR DE SEGUROS

Antes de sua estreia como escritor, Clancy era dono de uma agência de seguros em sua cidade natal. Ele havia tentado se alistar na Marinha, mas foi recusado. Sua estreia ocorreu com “Caçada ao Outubro Vermelho”, um thriller sobre um capitão soviético que decide desertar para os Estados Unidos a bordo de um submarino nuclear e provoca um impasse entre as duas superpotências da Guerra Fria.

Ele vendeu a história para a Editora do Instituto Naval dos EUA por apenas US$ 5.000 (posteriormente, porém, ele recebeu milhões pelos direitos de publicação e pela adaptação da história aos cinemas). Seus livros ficaram famosos pelo nível de detalhamento técnico do aparato militar. Seu conhecimento provinha, em parte, do seu hábito de leitor voraz de publicações militares, sobretudo livros da própria Editora do Instituto Naval.

Um de seus personagens, Jack Ryan, é uma versão idealizada de si mesmo –um escritor especializado em assuntos navais que trabalha como consultor da CIA.

The Hunt for Red October

NOVO LIVRO

livros_tomclancy_jackryanA editora Record, que publica Clancy no Brasil, informou que nesta semana chegará às livrarias um novo romance do autor, “Morto ou Vivo”, que traz de volta o personagem Jack Ryan Jr., filho de Jack Ryan.

Segundo a Record, na trama o protagonista deve impedir o ataque do maior terrorista do mundo ao coração dos Estados Unidos

A editora ainda informou que a Ubisoft, sua parceira em livros baseados em games, promete para 2014 um jogo baseado na obra do autor, “Tom Clancy’s: The Division”, que se passa em um mundo pós-apocalíptico.

De acordo com a Record, mais de 100 mil exemplares dos livros de Clancy já foram vendidos no Brasil.

Veja a lista de livros do autor publicados no Brasil pela Record:

  • “A Caçada ao Outubro Vermelho” (1986)
  • “A Soma de Todos os Medos” (1993)
  • “Dívida de Honra” (1996 – fora de catálogo)
  • “Op-Center” (1997)
  • “Reflexo no Espelho” (1998 – fora de catálogo)
  • “Ordens do Executivo” (1999)
  • “Jogos de Estado” (1999)
  • “Rainbow 6” (2000)
  • “Atos de Guerra” (2003)
  • “O Urso e o Dragão” (2003)
  • “Equilíbrio de Forças” (2004)
  • “Coelho Vermelho” (2006)
  • “Os Dentes do Tigre” (2007)
  • “Morto ou Vivo” (2013)

FONTE: Folha de São Paulo

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guizmo

Cara, que triste….adorava ler seus livros, me inspiraram a ser um entusiasta de assuntos militares….muito triste

juarezmartinez

Realmente, uma perda para quem gosta dos assuntos de defesas, seus libros recheados de detalhes prendiam o leitor.

Grande abraço

João Filho

Realmente, muito triste. Me lembro, ainda menino quando fiquei todo empolgado ao assistir “The hunt for the Red October”. Foi então que me converti em leitor assiduo de todos os seus livros, nos quais ele sempre colocou uma sabedoria enciclopédica sobre assuntos relacionados a defesa. O homem realmente deixou a sua marca nas vidas de milhões de pessoas. Que descanse em paz, e esteja em um lugar melhor.

Wagner

Uma perda trágica, ele com certeza me inspirou em meus estudos sobre a Rússia com o filme Caçada ao Outubro Vermelho.

Fica a homenagem e admiração de um de seus fans.

Ele tinha na casa dele um Nieuport 17 igualzinho a um que eu montei ! até o tamanho e cores são identicos !

Jackal975

Ainda em setembro passado tivemos um ótimo debate sobre a Marinha Russa nos comentários da matéria cujo link posto abaixo. E ao final desses comentários falamos um pouco sobre a obra desse escritor fantástico chamado Tom Clancy. Uma pena mesmo, notícia lamentável. Mas assim é a vida, ao menos nos deixou uma vasta obra para ser explorada.

Vejam aqui: http://www.naval.com.br/blog/2013/09/05/navios-da-marinha-russa-se-concentram-no-mediterraneo/#comments

MO

agora … so coisa de aaviaozinhum … uma pena …..RIP

Brandenburg

Uma perda lamentável para os que gostam de literatura especializada.Seus livros eram tão palpitantes e com uma incrível riqueza de detalhes que não dava vontade de parar a leitura.Comecei com O Cardeal do Kremlin e não parei mais de comprar seus livros. Vai fazer falta. Para quem se interessar, há um site que reune sebos de todo o Brasil que tem práticamente todos seus livros a preços bem baixos (www.estantevirtual.com.br).Vale a pena uma visita e aviso que não sou dono de sebo, apenas gosto de frequenta-los.Abraços e que nosso amigo descanse em paz..