Imagens: navios lança-mísseis chineses realizam manobras

47

gOW8AXq

Nas imagens abaixo você confere navios lança-mísseis tipo 022 da Marinha do Exército de Libertação Popular da China realizando manobras e testes de fogo. Os exercícios acontecem em meio a tensões territoriais com o Japão, que por sua vez tem reforçado cada vez mais laços de cooperação com os Estados Unidos em exercícios militares conjuntos.

GedlPVr

0zpRmds

gxeyFfq

LQI5w3G

P1uoYej

yPp1Gay

 

FONTE: Militaryphotos.net (texto do Poder Naval)

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alfredo Araujo

Se corvetas, fragatas e destroyers, eles lançam as dezenas por ano, imaginem barcos lança misseis ??

Eles devem ter algumas dezenas desses barquinhos…

ci_pin_ha

Gosto muito das type 022 houbei seriam muito bem vindas para patrulha fluvial e da foz do rio Amazonas.

MO

caraio cipa missileiro pra pegar canoa dos aquidauanus, txucarramae e acreenses seria sei la um exagero, um 20 mm da cabo disto tudo ai e de ate muita coida a mais os napaflu e os napafluzinhos dao conta, apenas acho que daria para ser mais … agora para operação na foz do amazonas pra fora saindo dali, poderia ser uma boa tese acho eu ….

Alfredo Araujo

Patrulha fluvial com um barco lançador de misseis anti-navios ?? Ele atacaria o que com esses misseis ??

MO

apenas lembrando o unico sucesso confirmado de um destes ai contra um navio de linha foi um Kommar egipiciano contra o CT Eilat israelico e mesmo assim em aguas relativamete restrita, de la pra cah o empregos destes navios em marinhas foi literalmente de bibelot apenas … como exemplo as La Combatant libienses em sidra e as iranicas e iraquienses no persico, nada serviram contra navios de linha, e isso gostaria comentarios dos sapiencias que reclamam do ‘sacrilegio’ alegado por eles de napaoc não armado com misseis e grandes calibres e hellos e tals …. fiz esta cobrança em um… Read more »

Vassili

Caraca ci-pin-ha,

tudo bem que os 2 Pedro Teixeira ja contam cerca de 40 anos patrulhando nossos rios amazonicos e pedem substituição igual muitos outros, mas ai ja é demais né não????????????????

abraços.

Vassili

alem do que são duas classes de embarcações totalmente diferentes, nem merecendo comparação por minha parte.

abraços.

Guizmo

Este tipo de nave não interessa à Marinha Brasileira. Gostamos de meios desarmados.

Alfredo Araujo

Guizmo…

Vc chegou a pesquisar o pq dos novos navios da MB terem aquele tipo de armamento ? Acho q n né ?

Alfredo Araujo

Ja li aqui no PN que navios desse tamanho sofrem com falta de estabilidade para lançar seus misseis… logo, em oceanos mais revoltos, seria uma arma complicada de se usar…

Vassili

Sepol,

Vai que o pessoal confunde essas embarcações missileiras chinelicas com as torpedeiras da segunda guerra e imaginam que hoje em dia é possível tentar se aproximar de um navio e conseguir algum exito, tal como fizeram o italianicos em 1942, se não estou enganado no ano.

Ou igual quando os americanus malvadus resolveram dar uma “espetada” no Expresso de Tóquio na calada da noite.

Seria algo do gênero????????????

MO

Sei lá Ovi, vai saber

Em tempo, estreia 8 de novembro, quem gosta, não perca =
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2013/05/captain-phillips-trailer-2013-tom-hanks.html

Guizmo

Alfredo Araújo,
Não afirme coisas que desconhece, por chute. Quando eu escrevo, o faço com conhecimento de causa, com embasamento.

Alfredo Araujo

Do que vc está falando ? Seja mais claro…

Alfredo Araujo

“Guizmo
10 de outubro de 2013 at 18:13 #
Este tipo de nave não interessa à Marinha Brasileira. Gostamos de meios desarmados.”

Esse é um exemplo de conhecimento de causa ? Com embasamento ???
Ok…

Sobre o meu comentário a respeito da falta de instabilidade para se lançar misseis nesse tipo de vaso, use a busca do fórum e valide o comentário por si mesmo…

Pelo jeito o “chutador” aqui é vc…

MO

Senhores, para quem queira ver detalhes do NPaOc Apa em sua visitação pública em SSZ, em fotos do Andrey =

http://naviosdesantosbr.blogspot.com.br/2013/09/visitacao-dos-npaoc-apap121.html

Mauricio R.

O navio aí só serve p/ congestionar o litoral chinês, que é relativamente raso, deixando os navios de linha deles livres p/ o que interessa. São na verdade uma grande amolação, iguais a pernilongos, só que melhores armados lógico. Na internet esse navio é um dos mtos exemplos do que os LCS americanos deveriam ser. Aliás só não metem mais o pau nos LCS, pq existe o F-35, p/ isto. Qnto ao “Araguarí”, as fragatas de patrulha da classe “Floreal” francesa cumprem quase a mesma função, tem o deslocamento próximo daqueles navios de Omã e montam um reparo de 100mm,… Read more »

daltonl

Mauricio… esses “navios” não são adequados para guerra de minas e contra submarinos operando em águas costeiras coisas que o LCS ao menos teoricamente pode ou poderá fazer no futuro, portanto me parece que são coisas distintas. Quanto as Floreal, todas as 6, são baseadas em possessões francesas muito distantes da França, como Caribe e Oceanos Pacífico e Indico ou seja foram designadas como tendo em mente serviço colonial e não patrulhar a ZEE da França Continental. E quanto a elas embarcarem um helicoptero médio, o hangar não me parece grande suficiente para mais do que um heli leve, um… Read more »

Control

Srs Só para pensar: Segundo histórico da guerra entre a Índia e o Paquistão e de Israel contra o Egito e a Síria houve mais sucessos dos barcos “missilisticos” que apenas o caso do Eilat. É certo que os casos sempre envolveram combates próximos à costa em ataques a portos, mas, na verdade, quantos combates navais em alto mar aconteceram depois da IIGM para utilizarmos como referência? Aliás, se formos questionar a validade de uma idéia pelos sucessos obtidos, as fragatas atuais pouco podem mostrar; mesmo os mísseis mais citados, como o Harpoon e o Exocet mostraram pouco serviço, com… Read more »

Alfredo Araujo

“Control
Em 12 de outubro de 2013 at 13:43”

O número de lança misseis classe Osa e Komar que foram afundadas… Será que compensaram o afundamento do Eliat ??

Acho q não heim…

Ivan

Vamos por partes. Vcs contaram quantos barcos lança-mísseis Type 022 aparecem na 4ª foto? 7 (sete). Sabem quantos destes barcos a marinha do PLA possue nas suas fileiras? 83 (oitenta e três), até 2011, divididas em 3 (três) flotilhas. Mas a produção continua. Sabem qual o custo aproximado de um Type 022? Cerca de 40 milhões de dólares americanos por barco, contra mais de 600 milhões de um LCS americano, que deve combater este tipo de barco. E quanto ao armamento ar-mar ou ar-superfície? São 8 (oito) mísseis antinavio C-802 ou derivados mais modernos. Mas também podem ser armados com… Read more »

joseboscojr

O melhor meio de neutralizar este tipo de barco é com o uso de helicópteros. Eles são muito rápidos e manobráveis para serem combatidos eficientemente com mísseis anti-navios médios (como o Harpoon), sendo preza mais fácil para mísseis anti-tanque adaptados ou para mísseis anti-navios ligeiros. Os americanos teriam que atacar estes barcos com seus MH-60R armados com o Hellfire, o que seria algo bem temeroso. Uma solução mais adequada seria a operação do míssil JAGM, que até agora não vingou, estando o programa sendo levado exclusivamente pelo USA. Um absurdo ao meu ver a USN ter se retirado desse programa,… Read more »

Control

Srs Só para aclarar sobre a participação de mísseis e lança mísseis em combates navais: • Em 1967: Um destróier (Eilat) afundado por mísseis Styx lançados por barcos lança mísseis classe Komar; • Em 1971: Um destróier, dois navios auxiliares e doze mercantes afundados/danificados por mísseis Styx lançados por barcos lança mísseis classe Osa; • Em 1973: Latakia – Um caça minas e dois barcos lança mísseis (um Komar e um Osa) afundados por mísseis Gabriel lançados por barcos lança mísseis Saar – Baltim – Três barcos lança mísseis classe Osa afundados por mísseis Gabriel lançados por barcos lança mísseis… Read more »

MO

Oi Control

1982 foi um aviaozinhum .... salvo a intenção ter sido misseis x Dead kills

so deu Kommar e Osa ... nada para as La combattant, que acertaram alguns NT´s no persico nos 80´s

joseboscojr

Para operações em águas restritas este tipo de barco rápido de ataque tem alguma utilidade, mas não para o Brasil.
Para a MB eles não seriam bons para permanecer em patrulha devido a sua autonomia reduzida (alguns dias) e acabaria que seriam usados para ataque, contra um alvo específico, provavelmente em ondas formadas por vários barcos. Neste caso acho que o uso de aviões e helicópteros armados com mísseis antinavios é mais adequado;

Baschera

Fico com a opinião do Ivan,o “mapento”.

Acho engraçado. Os outros podem ter tudo… mas nós não.

De que adianta ter um navio de 2.000 ton de deslocamento armado de um canhão de 20mm e duas metralhadoras ??

Sds.

MO

basque os chinelicos tem taiwan ali na esquina, nao começa e outra revise o armamento do amazonas nao eh 1 + 2 so nao tem as ponto 50 tbm (so que em sua otica, presumo nao acrecenta nada ne … ) … kkkkkkkkkkkk

vcs vai ficar felizes quando vir um deste com um oto uns equizocete e tai o prosuper qqr coisa …

Ivan

Mestre Bosco, Em um cenário costeiro onde há superioridade aérea ou em mar aberto o helicóptero seria o “predador” natural de missileiras como a Type 022. Contudo é necessário observar o TO em que essa deve operar, regiões próximas a costa continental da China, com apoio aéreo e principalmente sob o guarda chuva de uma IADS móvel. Os ingleses, que entendem bastante do combate naval, introduziram em 1978 o Lynx e em 1982 o Sea Skua, uma dupla espeicializada em combater justamente os pequenos barcos lança-mísseis. O AW-159 Wildcat, sucessor dos Lynx, deverá ter uma arma mais moderna. Outra alternativa… Read more »

Ivan

Baschera, Barco lança-mísseis é uma coisa, navio de patrulha é outra completamente diferente. Um sistema de armas como as Type 022 tem um leque de atuação poderoso mais limitado. Deverá quase sempre sair do porto com missão e alvo definidos, em terra ou no mar, atuando em uma área razoavelmente controlada para ter chance de sucesso. Um sistema de armas como os Amazonas tem uma atuação mais abrangente, de grande duração e independência, embora com poder de fogo muito menor. Os teatros de operações do Mar do Sul da China (ou Mar da China Meridional) são completamente diferentes daqueles que… Read more »

Ivan

MO,

Tenha calma!

Até um infante cabeça dura como eu já aprendeu que
Missileira é uma coisa, Patrulheiro é outra.

Sds.,
Ivan.

MO

?

nao entendi, nao perdi a calma, as vezes escrevendo não reportamos nossas emoções, fica dificil se expressar e no caso que se for o que penso que seja, nada, sem intenção nenhuma

alem do que vcs são daa casa 🙂

joseboscojr

Ivan, Há previsão de instalação do Brimstone nas baias internas do F-35. Havia também previsão de instalação do JAGM mas com a retirada do USN do programa não sei se irá se ocorrer, pelo menos a curto prazo. De qualquer forma, onde estiver voando F-22 e F-35, haverá mais liberdade para os MH/SH-60 atuarem. Só de curiosidade, hoje há nitidamente 4 níveis de alvos para mísseis anti-navios: 1- anti-porta-aviões 2- anti- escoltas (corveta pra cima) 3- anti barcos rápidos de ataque 4- anti lanchas rápidas de pequeno porte. No ocidente há um desinteresse lógico em não se desenvolver nada que… Read more »

Ivan

MO,

Calma aí!
Ka ka ka ka ka…

Tô apenas brincando.

Grande abraço,
Ivan. 🙂 🙂 🙂

MO

kkkk oh soh o que vcs perdem, oh soh “a gente estavamos” (eu bozoh and fernandinho) no quarto que estou internado em São Paulo na última quinta feira, quando entra o doc para visita vascular de rotina e conversando ele eh 1 Ten MD da FAB e começamos a falar de assuntos em comum, pois naquele momento o Bozoh tinha posto um livro sobre o CT Mato Grosso e o CT Pernambuco na cama e tals .. ai ele falou que curtia o assunto militar e era leitor de um blog, o tal de poder aereo, ai falei “Ih doc,… Read more »

Ivan

Bosco, O Naval Strike Missile (NSM) pode ser uma opção para armar corvetas rápidas com capacidade de enfrentar as FPB com mísseis maiores. Com um peso de 410 kg, uma cabeça de guerra de 125 kg e um comprimento de 3,95 metros este míssil norueguês tem um alcance de até 185km. Seu sistema de guia é inercial e GPS, mas no final é por imagem infravermelho, com memória dos alvos programável. Em um ambiente saturado de ECM pode ser uma alternativa válida. Lembrando que os israelenses usaram com sucesso suas FPBs contra as árabes com os primeiros mísseis Gabriel, ajustados… Read more »

joseboscojr

Ivan,
Na USN eu creio que o míssil antinavio compatível com as baias internas do F-35C será o JSOW C1. Não creio que eles irão integrar nos seus caças o míssil norueguês, que seria uma boa opção, sem dúvida.
O JSOW não acho que seja eficiente contra barcos a 40 nós ou mais.
Daí, não havendo a integração do JAGM, os F-35 ficarão meio que sem opção.

Ivan

Bosco, Deixa então para os ingleses a missão de caçar FPB, já que podem integrar o Sea Spear (Brimstone dual mode de uso naval) nos seus F-35B Lightning II. Além dos seus Lynx com Sea Skua e Wildcat com alguma nova arma. De qualquer forma a versão aérea do NSM será o Joint Strike Missile – JSM. Com estes os Lightning noruegueses criam um problema sério para os russos. Voltando ao Naval Strike Missile – NSM, considero que esses são os melhores SSM disponíveis para FPBs e Corvetas que tenham como missão a superioridade naval em águas costeiras, caçando missileiras… Read more »

Control

Srs Jovem MO As informações que tenho sobre as ações no Golfo Pérsico são meio precárias e, considerando que no caso dos NT era tiro ao pombo, evitei citar. Como o objetivo era apenas lembrar que novos equipamentos e novas abordagens podem trazer bons resultados. Citei os casos por representarem os resultados mais notáveis em combate com perda total de navios em que mísseis anti-navio e barcos lança mísseis foram os atores principais. Há mais casos, um dos quais não citei porque disponho de poucos dados, que refere-se a uma fragata iraniana atingida por 3 Harpoon e que recebeu ainda… Read more »

MO

blz Control

verdade, no tiro ao pombo tive um dos navios da empresa que tomou um excocet na superestrutura, mas qdo soube e fui ver, nenhuma arranhão mais, excelente trabalho do martelinho de ouro do estaleiro

Quanto o caso da fragata iranica era uma das vosper meia bola deles, salvo engano seria um otimo tema para discuç~~ao, to tal papo de shot kill (pero no mucho) dos misseis e tals

tks pela sua relação passada para nós !!!!

Abs

daltonl

MO…

livros sobre os cts Mato Grosso e Pernambuco ?? Coisa antiga ? Quantas páginas ? Fotos ?

abs

MO

Dalton, eh em verdade uma copilação de fotos fotocpiadas e materias de jornal e alguns docs, tipo termo de mostra de armamento e a baxia e afins, termos de viagem estas coisas, o bozoh deixou comigo prpra levar pro zeh escanear principalmente estes termos e docs mas o principal a historia do navio em si eh nada mais nada menos que o NGB impresso (ria se puder) . o cara eh um cidadao dai do rio, me de uns min – cada um umas 100-150 pagutos que vou fazer um procedimento aqui no hospital e te passo os contatos do… Read more »

MO

ah Dalton, os CT´s citados são os fletcher e o Sumner

joseboscojr

Ivan, Widcat com novas armas é o que há. O míssil FASGW-H/ANL é o que irá substituir o Sea Skua na marinha britânica e o AS-15TT na marinha francesa. Peso de 100 kg e alcance de 30 km, guiado por IIR. O Ses Ceptor (baseado no Brimstone Dual Mode) também está sendo integrado (peso de 45 kg e alcance de 12km), junto com o FASGW-L (LMM) , peso de 13 kg e alcance de 7 km, guiado por laser, baseado remotamente no míssil sup-ar Starstreak. Ou seja, os helicópteros britânicos estão com um leque amplo de opções para enfrentar este… Read more »

joseboscojr

Correção:
“Ses Ceptor” não. Quis dizer “Sea Spear”

Ivan

Rs rs rs… Pois é Bosco. Acredito que o Sea Spear, com um “corpinho” semelhante ao Hellfire, pode ser uma interessante opção para armar SeaHawk. A US Navy poderia tomar uma ou duas dúzias dos modelos mais antigos que estão substituíndo por novos MH-60R e criar um esquadrão especialista em combate contra lanchas rápidas. Um destacamento permanente no Golfo Pérsico seria conveniente. Outra alternativa seria integrar o inglês Sea Spear aos MH-60R, usando os suportes quadruplos dos Hellfire. Uma salva de 8 (oito) destes leves mísseis fire and forget podem, multiplicado por uma esquadrilha de 4 (quatro) aeronaves pode ter… Read more »

joseboscojr

Ivan,
Os britânicos estão muito bem armados (ou estarão num futuro breve) em relação aos seus helicópteros, mas não me lembro de nenhum de seus aviões de asa fixa atuais dotados de mísseis anti-navios.
Até onde me lembro o Sea Eagle não está mais operacional e o RU só conta com o Harpoon lançado de seus navios.
Há uma evidente prioridade no que diz respeito as ameaças representadas pelas FAC e FIAC, em detrimento dos navios de maior tonelagem.
Uma resposta a algumas ameaças parece que ficou no passado. Lembra do CHARC?
http://lh4.ggpht.com/-Li21ksf2i3g/SKyuy4f0aHI/AAAAAAAAE-g/hv_NTjCLJVk/s640/CHARC.jpg
Um abraço.

Ivan

Pois é, desativaram os Buccaneer com Sea Eagle para que os Tornados assumissem, mas hoje nem estes.

Também falta os MR, com a desativação dos Nimrod.

Para quem não conheceu os antigos e resistentes Buccaneers, este link é ótimo:
http://sistemasdearmas.com.br/ca/buccaneer.html

Abç.
Ivan, o antigo.
(…do tempo dos Buccaners com Sea Eagle.)