Lançamento ao mar do Navio Hidroceanográfico Fluvial ‘Rio Branco’

6

NHoFlu Rio Branco

No dia 20 de outubro, foi lançado ao mar, no estaleiro INACE (Indústria Naval do Ceará), em Fortaleza (CE), o Navio Hidroceanográfico Fluvial “Rio Branco”. O NHoFlu “Rio Branco” teve seu projeto de concepção realizado pelo Centro de Projetos de Navios, tendo sido posteriormente detalhado pelo estaleiro INACE, contratado após ter sido selecionado em processo licitatório.

A construção foi iniciada em 06 de dezembro de 2012, com a supervisão da Diretoria de Engenharia Naval. Seu batimento de quilha foi realizado no dia 23 de abril de 2013 e sua entrega à Marinha está prevista para dezembro de 2014.

A obtenção do novo meio está inserida no Projeto de Cartografia da Amazônia, realizado em parceria com o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira e o Serviço Geológico do Brasil, sob coordenação do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, órgão subordinado ao Ministério da Defesa.

Ao navio serão atribuídas tarefas de levantamentos hidroceanográficos, coleta de dados ambientais, atualização contínua de cartas e publicações náuticas das principais hidrovias da região amazônica, além de poder atuar de forma extraordinária em apoio a órgãos governamentais na Defesa Civil, em ações de socorro e ações cívico-sociais.

FONTE: MB

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Monteiro

Prova Mar da Lancha Orgânica do Navio Hidroceanográfico Fluvial “Rio Branco” é realizada no Rio de Janeiro

https://www.marinha.mil.br/noticias/prova-mar-da-lancha-org%C3%A2nica-do-navio-hidroceanogr%C3%A1fico-fluvial-%E2%80%9Crio-branco%E2%80%9D-%C3%A9-realizada-no

oficial.endel

Pelo o que observo, a MB é uma das marinhas com maior capacidade operacional de pesquisas hidrográficas, oceanográficas e de balizamento. A começar pela quantidade de MO’s…

eparro

Engraçado esse termo “Hidroceanográfico Fluvial”!
Se é oceanográfico, evidente que é hidro.
Porém, se é oceanográfico, como pode ser fluvial?

Pois é, tem essas coisas que me parecem idiosincrasia da MB. Assim como Navio Aeródromo! Assim sendo, os AF-1 talvez pudessem ser nominados de Aeroplanos Fustigadores (AF).

Com todo o respeito, eu só queria entender melhor.

daltonl

Hidroceanográfico : “(hidrografia + oceanografia) – ciência e técnica que tem por objetivo conhecer o regime das águas, correntes ou estáveis, de uma região, a topografia marítima, fluvial, litorânea e insular, tudo isto conjugado com as características físicas, biológicas, geológicas e químicas dos meios marítimos, fluviais, litorâneos e insulares.” Como tem baixo calado o navio também é adequado a operações fluviais, motivo do “fluvial”no tipo de navio. Quanto à Navio Aeródromo, embora seja comum também a designação porta-aviões, este último dá a impressão mais de transporte, enquanto NAe passa a impressão de transporte e operação ou seja toda a logística… Read more »

Oganza

Luiz Monteiro,

meu caro, essa lancha ficou com uma cara de veículo de reentrada atmosférica… 🙂

____________________________________________________

Dalton,

belo esclarecimento, tirou dúvidas que eu tb tinha vlw.

Grande Abraço.

eparro

daltonl 6 de novembro de 2014 at 22:15 #

Não é sempre que se pode ter uma resposta assim tão assertiva, desconsiderando o tom jocoso que empreguei.
Minhas consideração e respeito.

Agradeço a presteza e a atenção!