Natal recebe aeronaves da Marinha para adestramento

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97º aniversário da Aviação NavalRicardo Pereira – 021-98653-2436

Na sexta-feira, 5 de dezembro, a Marinha do Brasil divulgou nota sobre qualificação e adestramento de pilotos do esquadrão VF-1 realizados na Base Aérea de Natal da FAB (Força Aérea Brasileira).

Os céus da cidade de Maxaranguape, a 50 km de Natal (RN), receberam caças da Marinha no período de 15 de novembro a 5 de dezembro.

VF-1 em Natal em adestramento - foto Marinha do BrasilDurante esse período, três aeronaves, sendo duas monoplace e uma biplace, do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1) da Marinha do Brasil, realizaram diversos voos diários com o objetivo de qualificar e adestrar dez pilotos em emprego de armamento ar-solo, de navegação rasante e ataque terrestre.

Para os adestramentos, a Força Aeronaval contou com o apoio da Base Aérea de Natal, que cedeu, aos 50 militares da Marinha, um escritório administrativo e um estande de tiro em Maxaranguape.

FONTE / FOTO DE BAIXO: Marinha do Brasil

FOTO DO ALTO (em caráter meramente ilustrativo): Ricardo Pereira

COLABOROU: Luiz Monteiro

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Luiz Monteiro

Prezados, A maioria de nós já sabe tudo sobre a modernização dos caças AF-1/1A. Porém, não custa lembrar os principais pontos. A MB contratou 3 empresas para modernizar 12 aeronaves, sendo 9 monoplaces e 3 biplaces. Após a modernização estas aeronaves passarão a ser designadas como F-1B/1C, respectivamente. No final de 2013, por solicitação do Almirante Moura Neto, a Marinha realizou estudos sobre a viabilidade de modernização das células remanescentes. Esse estudo concluiu que outras 8 células poderiam passar por este programa. Até o momento, não há definição a esse respeito. Voltando a modernização dos caças, a primeira empresa, a… Read more »

Luiz Monteiro

Vale ressaltar, também, que os AF-1B/1C poderão ser armados com todos os mísseis ar-ar dos inventários da MB e da FAB.

rafael oliveira

Pode ser otimismo meu, mas vislumbro o A-4 disparando misseis antinavio apos essa modernização.

juarezmartinez

Comandante, já definiram se vão adiante coma o RFI para o BVR?
Eu sei que andaram conversando com a FAB sobre desempenho, problemas de massa e de arrasto aerodinãmico dos BVR(mesmo o pequeno Derby) e havia uma linha de pensamento defendida inclusive por euitos caçadores fabianos de adotar um míssil IR/IIR de ponta, afim de não prejudicar o desempenho aerodinãmico da aeronave.
Estariam cotados P V, AIM9X e Iris T, e futuramente o A Darter, quando este estiver operacional. com fortes tendências para o primeiro e o segundo por já terem feito ensaios aerodinâmicos em aeronaves A 4.

Grande abraço

Luiz Monteiro

DIRETORIA DE AERONÁUTICA DA MARINHA

EXTRATO DE TERMO ADITIVO AO CONTRATO No- 43.000/ 2011- 11/ 00
1º Termo Aditivo No- 43000/ 2011- 11/ 01.
NUP: 63003.000110/2011-22. TJIL No- 02/2011, Com fulcro no art. 24 e 25 da Lei No- 8.666/93.
Objeto: Desenvolvimento do Projeto de Modernização das Aeronaves Carrier Onboard Delivery (COD) Air-to-Air Refueling (AAR). Contratante:
Diretoria de Aeronáutica da Marinha.

CNPJ:00.394.502/0003-06.
Contratada: MARSH AVIATION COMPANY (MA).
Valor: US$ 109.403.739,00 (cento e nove milhões, quatrocentos e nove mil e setecentos e trinta e nove dólares).
Programa:2058. Ação: 20XP.
Data de assinatura: 07 de novembro de 2014.
Vigência: 22/12/2014.