BAE Systems vai fornecer cinco canhões navais Bofors 40 Mk4 para a Marinha do Brasil

2

BAE_Bofors_40_Mk_4_Naval_Gun_System

Karlskoga, Suécia – A BAE Systems fechou um contrato para produzir e entregar cinco canhões navais Bofors 40 Mk4 para os navios de patrulha da classe “Macaé” da Marinha do Brasil. O 40 Mk4 é a mais nova versão naval do Bofors 40 mm, canhão usado por muitas Marinhas e Guardas Costeiras ao redor do mundo. “A versatilidade do novo canhão e seus sistemas de munição 40 mm são atraentes para clientes em todo o mundo”, disse Lena Gillström, diretora de sistema de armas da BAE Systems Suécia. “Este contrato reforça nossa posição como fornecedor líder de canhões navais nas Américas.”

A produção em série começará imediatamente, com entregas iniciando em 2016 e continuando até 2018. Uma parte da fabricação das peças, de subsistemas, montagem final e testes será feita no Brasil, por meio de parcerias com empresas nacionais. Uma delas é com a Ares Aeroespacial e Defensa S/A, do Rio de Janeiro, fechada recentemente para a fabricação, montagem e instalação e atividades de pós-venda para os canhões 40 Mk4. “A produção local dos canhões navais mostra nosso compromisso em estabelecer parcerias mutuamente benéficas com a indústria brasileira”, disse Llyr Jones, vice-presidente para a América Latina e Canadá na BAE Systems. “Estamos aplicando princípios semelhantes aos nossos outros programas brasileiros.”

Nos últimos 40 anos, a BAE Systems entregou cerca de cem canhões 40 mm para a Marinha do Brasil, para o corpo de Fuzileiros Navais e para o Exército Brasileiro, assim como milhares de cartuchos de munição 40 mm. A munição programável e multiuso 3P da empresa é fabricada no Brasil desde 1999. Além do Brasil, Japão, Suécia, Finlândia, Islândia, Estônia, Uruguai, Indonésia e Malásia, entre outros países, também usam os canhões 40 Mk4 da BAE Systems.

Bofors MK4b

DIVULGAÇÃO: G&A Comunicação

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
fragatamendes

Os Classe “MACAÉ” na verdade são 7, portanto como a MB comprou 5 canhões os dois primeiros que já estão na ativa ficarão com os 40mm antigos.

Yluss

ótimo. Nem sabia que fabricávamos a 40mm para esses canhões, especialmente bom sendo a programável (3P).

Achei ele link na Emgepron sobre essas munições:

https://www.emgepron.mar.mil.br/index/pdf/municao40_70.pdf

Sds o/