Marinha do Brasil realiza avaliação operacional do A-4 modernizado

8

AF-1 modernizado - 1

No período de 27 a 30 de maio de 2015, foram realizados os primeiros lançamentos de armamento com a nova aeronave do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF1), que se encontra desdobrado na Base Aérea de Natal com três aeronaves, sendo uma delas o AF-1B N-1001 (Falcão 01).

A campanha foi realizada em proveito da certificação do software de solução balística desenvolvido para as aeronaves modernizadas. Durante os testes, que foram conduzidos com pleno êxito, diversos lançamentos de bombas MK-81 e BEX-11 foram realizados no estande de tiro da FAB em Maxaranguape – RN.

AF-1 modernizado - 2

O resultado confirma que projeto de modernização caminha firme para o incremento da capacidade operativa do VF-1, com o competente apoio da indústria aeronáutica nacional por meio da Embraer.

Também estão sendo realizadas a qualificação e adestramento de pilotos em ataque terrestre e emprego ar-solo, qualificação de apoio aéreo aproximado, adestramento de voo, formatura básica e procedimentos para lançamento de mísseis e bombas de aviação. Tudo isso, com a participação do Falcão 01.

FONTE / FOTO: Marinha do Brasil

COLABOROU: Luiz Monteiro

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ernani

Sábado, dia 06/06/2015 vi o sobrevoo de dois AF-1 nos céus de Búzios/RJ. Teriam sido as duas não modernizadas que foram desdobradas ou estão realizando missões de adestramento usualmente na base de São Pedro da Aldeia ?

ernani

Desculpem. Agora que reparei nas datas e não poderiam ser as mesmas.

Marcelo

Pelo andar da carruagem, a Marinha irá ter mais AF-1B/C modernizados que a FAB de A-1Ms.

ernani

Que tal repassar os AF-1 para a FAB?

Vader

Pelo menos ficou bonitinho o treinador da MB…

rafael oliveira
Marcelo

muito bom o link, rafael.
Abraços.

rommelqe

Independentemente da razão da existencia, ou a propria utilidade, do A-12, o fato é que a modernização dos A-Fs é um sucesso. Aqueles envolvidos nesse programa estão de parabéns, estão cumprindo sua missão.
Agora, penso que no mínimo estes aviões deveriam já estar aptos a lançar exocets e pinguins. Sua maior finalidade seria operar a partir de bases terrestres e contra ameaças maritimas.