Marinha indefere recurso de finlandeses para ficar com a reconstrução da base na Antártida

3
Estação Antártica Comandante Ferraz - 4
Concepção artística da futura Estação Científica Comandante Ferraz, na Antártida

 

A Comissão Interministerial para Recursos do Mar negou provimento ao recurso da empresa OY FCR Finland Ltd., que tentou reverter decisão da Marinha, datada de 20 de maio último, de atribuir ao grupo chinês CEIEC o contrato para a reconstrução da estação científica Comandante Ferraz, na Antártida.

De acordo com a Marinha, a proposta dos chineses – 99,6 milhões de dólares (cerca de 302,1 milhões de Reais) – foi a menor oferecida entre os três concorrentes ao serviço no Pólo Sul.

Em janeiro deste ano, a Marinha já havia emitido parecer anunciando sua opção pela CEIEC, mas a OY FCR e o consórcio brasileiro-chileno Ferreira Guedes/Tecnofast apresentaram recursos judiciais contra a decisão, o que forçou a suspensão da licitação, em fevereiro. O processo foi retomado em abril.

O novo complexo científico vai substituir a antiga base, destruída por um incêndio em 2012, que causou a morte de dois militares da Marinha.

informadorchile-estacao-comandante-ferraz-size-598
Incêndio na base brasileira no Pólo Sul, em 2012. A foto foi tomada por militares do Chile

 

A obra estava prevista para ser entregue em março de 2015, mas, devido aos atrasos na licitação, a entrega da estação pode ocorrer só em 2018.

Leia os termos do comunicado sobre a decisão:

SECRETARIA DA COMISSÃO INTERMINISTERIAL

PARA OS RECURSOS DO MAR

AV I S O CONCORRÊNCIA N 2/2014

PROCESSO Nº 61165.000287/2014-93 –

Espécie: O Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, ao analisar o recurso interposto pela licitante OY FCR FINLAND LTD contra a decisão da Comissão Especial de Licitação na fase de julgamento das Propostas de Preços do supracitado certame, DECIDIU: a) Pelo recebimento do recurso apresentado pela empresa OY FCR FINLAND LTD; b) Pelo indeferimento do mérito solicitado pela empresa OY FCR FINLAND LTD; e c) Pela manutenção da classificação da proposta da empresa CEIEC, mantendo-a como a mais vantajosa para a Administração Pública.

VICE-ALMIRANTE MARCOS SILVA RODRIGUES

Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar.

Estação Antártica Comandante Ferraz
A nova estação brasileira tem linhas arrojadas, e abrigará seus pesquisadores com segurança e conforto
Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antunes
Fernando "Nunão" De Martini

Interessante link, Antunes. Faz pensar não só no drama de 1.000 pessoas (gente pra caramba) que perderam o emprego, mas num precedente histórico interessante para se refletir. Segundo o livro de memórias do almirante Julio Regis Bittencourt (que foi diretor do AMRJ entre meados dos anos 1930 e 40), no início da década de 1930 a Marinha precisava urgentemente encontrar mão de obra especializada em construção naval para os extensos trabalhos de modernização do encouraçado Minas Gerais (ao mesmo tempo, tocava as obras de construção civil do AMRJ em suas instalações na Ilha das Cobras). A oportunidade veio com a… Read more »

Luiz Monteiro

Prezados,

Por falar na nova Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), a MB homologou nesta semana o resultado do julgamento da mencionada licitação e adjudicou o seu objeto a empresa CEIEC – China Eletronics Import and Export Corporation.

Valor do contrato será de US$ 99,662,426.45 (noventa e nove milhões, seiscentos e sessenta e dois mil, quatrocentos e vinte e seis dólares americanos e quarenta e cinco centavos).

Abraços