NPa ‘Gurupá’ (P 46) – O ‘Leão do Mar’ suspendendo de Santos/SP

13

gurupa-P46-PWGE-bp-21-06-15

Imagem do NPa ‘Gurupá’ (P 46) suspendendo de Santos na manhã de domingo, 21/06/2015, em comissão de patrulha.

Para ver mais imagens:

Foto:Bruno Pricoli – 21/06/2015

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
_RJ_

Já comentei isso antes, mas acho que esse canhão de 40mm fica enorme nesse navio tão compacto (combina mais com o porte das Macaé).

Deixa ele com cara de muito invocado.

XO

RJ, talvez a torreta fechada seja um fator para aumentar o tamanho do armamento em relacao ao Navio, mas, acredite, ele eh adequado ao meio… alias, saudade do Gravatai, foram 2 anos muito bons…

_RJ_

Bem notado, XO. O formato (e volume) da torreta é que passa a impressão de que é um canhão parrudo demais pro navio.
Mas melhor uma torreta fechada do que mecanismo exposto ao tempo.

Mas que mete medo encarar um canhão desses apontado em sua direção, isso sim. Dependendo da distância, não precisa nem de tiro de aviso.

a.cancado

COMO? LEÃO?? ISSO aí??? Pfff!…Leão…rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrss

_RJ_

pelo que andei observando, a torreta é meio “cabeçuda” assim porque parece que tem uma cadeira lá dentro prum caboclo operar o canhão. É isso mesmo? Faz mesmo sentido um cara lá dentro da torreta, já que o canhão pode ser operado remotamente de uma posição mais cômoda?

Fernando "Nunão" De Martini

_RJ_, Esse modelo em questão, instalado na classe “Grajaú” é mais antigo que as versões modernas do Bofors 40mmL70 que se vê em navios como a Barroso, fragatas classe “Niterói” modernizada etc. É um modelo semi-automatizado e não operado remotamente (pode ser “escravizado” a um sistema de direção de tiro, mas leva guarnição dentro da torreta). Basicamente, é como o modelo abaixo que equipava a classe “Niterói” e pode ser visto hoje reaproveitado em navios como as fragatas classe “Greenhalgh” e no monitor Parnaíba, só à parte inferior do reparo, que protege apenas parcialmente a guarnição, há uma parte superior… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Aproveitando, a classe Grajaú tem vários tipos de torreta nos reparos de 40mm/L70.

Clicando-se nas fotos abaixo, pode-se ver ao menos duas variações (a primeira é do próprio Gurupá – P 46, fotografado no Rio). Clique para ampliar e repare principalmente que há modelo com laterais “lisas” e formando um ligeiro ângulo:

http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/07/NPa-Gurup%C3%A1-P46-no-Rio-foto-Nun%C3%A3o-For%C3%A7as-de-Defesa.jpg

http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2014/10/Navio-Patrulha-Guajará-P-44-foto-Nunão-Poder-Naval.jpg

http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2014/10/Navio-Patrulha-Guajará-P-44-foto-2-Nunão-Poder-Naval.jpg

http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/12/P41-em-Recife-foto-2PNaval-Nunão.jpg

E, como já se sugeriu mais acima que a torreta de canhão de 40mm fica melhor proporcionada na classe Macaé, abaixo há uma matéria comparando os navios:

http://www.naval.com.br/blog/2013/07/03/comparando-os-navios-patrulha-de-200t-e-500t-da-marinha-do-brasil/

Fernando "Nunão" De Martini

MO, vale a pena “posterizar” sim. Se encontrar, pode subir as fotos.

Abraço!

Wellington Góes

A título de curiosidade. A cidade de Gurupá (homenageada MB dando o nome a esta embarcação e onde meus pais e avós nasceram) é uma das cidades mais antigas do Brasil, é quase tão velha quanto Belém. Vai fazer neste ano de 2015, seus 392 anos de fundação. Detalhe, a cidade é datada desta época, mas antes disso havia um forte fundado pelos holandeses e que foi tomado pelos portugueses em 1623, transformando-se assim no Forte de Santo Antônio de Gurupá. https://pt.wikipedia.org/wiki/Forte_de_Santo_Ant%C3%B4nio_de_Gurup%C3%A1 É uma cidade pequena, o município todo tem aproximadamente 30 mil habitantes. De 22 a 27 de dezembro,… Read more »