Consultor defende a criação de uma nova marinha mercante brasileira

3

nara-7801752-PPVY-17859dwt-ml-09-05-15-14 copy

Sergio Barreto Motta

ClippingNEWS-PAPós-doutor em regulação pela universidade americana de Harvard, o brasileiro Osvaldo Agripino propôs, no III Fórum de Usuários dos Portos promovido por Usuport-Rio e Portos e Navios, a imediata regulação das atividades de armadores estrangeiros no Brasil. No transporte de containeres – cada vez mais importante no mundo – todos os navios que levam exportações e importações brasileiras são estrangeiros.

– Não propomos xenofobia, mas imitar o que os norte-americanos adotam há 60 anos. Se o frete de um produto norte-americano, de Los Angeles para a China, é excessivo, isso não é simples questão comercial, mas algo que afeta os interesses norte-americanos. Do mesmo modo, se um frete de Santos para Miami é discrepante, isso tem a ver com a soberania brasileira – disse Agripino.

Lembrou que grupos de armadores já sofreram denúncias de atuação combinada – cartelização – nos Estados Unidos, Europa e China. Nos Estados Unidos, a japonesa K line foi punida por combinar frete – “price fixing conspiracy” – e teve de pagar US$ 67,7 milhões. Declarou Agripino esperar ação do Ministério Público e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) também sobre a aplicação de sobrepreços ao frete, como “demourrage” e THC. A “demourrage” é taxa aplicada quando há congestionamento dos portos, mas o especialista afirma que muitas cobranças são feitas sem comprovação. A THC é uma taxa de manipulação de cargas que deveria ser cobrada pelos terminais, mas que é paga ao armador – estrangeiro – e só parcialmente entregue aos terminais, resultando, na prática, em receita extra, sem emissão de nota fiscal, pelas companhias de navegação.

Segundo Agripino, os usuários dos portos estão apenas iniciando luta por seus direitos – que poderá implicar queda nos preços dos produtos para a sociedade. Os usuários brasileiros passaram a fazer parte de entidade mundial, sediada em Londres, o Global Shippers’ Forum, que reúne exportadores e importadores de dezenas de países. Do mesmo seminário no Rio participou Washington Barbeito, empresário que foi dono da Transroll Navegação e de 50% do terminal paulista Tecondi. Barbeito defende a tese de que a melhor maneira de se proteger os exportadores é criar uma frota brasileira que transporte cerca de 30% do comércio e se torne uma concorrente dos estrangeiros.

– Barack Obama relembrou, há dias, que o Brasil é uma potência. E uma potência precisa de frota. O Brasil deve criar uma nova marinha mercante, a exemplo do que fizeram França e Inglaterra. Os navios serão de propriedade de empresas nacionais, mas a operação será feita em bases internacionais, sem o Custo Brasil – disse.

Citou como exemplo a aviação, onde empresas nacionais estão presentes, ao contrário da navegação. Segundo Barbeito, o que vigora, no mundo, são os custos internacionais, baseados em valores competitivos e o Brasil tem de seguir essa diretriz, pois não pode, como os Estados Unidos, dar subsídios a seus armadores, em dinheiro. Para Barbeito, os armadores nacionais deveriam poder operar na costa – cabotagem – em conjunto com rotas internacionais, o que lhes daria mais poder de competição e aumentaria a economia de escala. Propôs uma nova política de marinha mercante e mudanças na atual, onde, segundo ele, agentes financeiros, como o BNDES, assumem poder exagerado, de vida e morte sobre as empresas.

– Um navio brasileiro, que chegasse da Europa, ao desembarcar cargas em Recife, deveria poder levar contêineres de Recife para Santos, otimizando seus custos – disse Barbeito. Ao concluir, afirmou: A seu tempo, Inglaterra e Estados Unidos proclamavam suas normas e todos tinham de lhes obedecer. O Brasil não pode se dar a esse luxo e tentar impor sua legislação ao mundo. A saída é criar uma frota de armadores brasileiros, para competir com os estrangeiros e evitar que todo o comércio externo do país, de quase meio trilhão de dólares a cada ano, fique, perigosamente, apenas em mãos de armadores estrangeiros.

FONTE: Monitor Mercantil

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MO

Ah ta e comoentrariamos no mercado, com que navios, com os nossos (deles) …

Estes estaleiros fuleiros iriam construir navios competitivos ou continuarimos construindo projetos DELES e pior, com equipamentos menos capacitados que os originais …

Ahh ta dedo da porcos e navios … claro … obvio …..

Vader

É isso aí, vamos imitar os EUA (como se pudéssemos nos comparar a eles) no que eles tem de pior. O negócio é macaquear. Aliás, porque que não fechamos os portos de uma vez, só abrido-os às “nações amigas”, no caso, “parceiros estratégicos” vitais, do porte de uma Bolívia (???), Venezuela, Argentina, etc… Liberdade de comércio, livre competição, redução da burocracia e da carga tributária, liberação e regulamentação (justa) da navegação de cabotagem, retirada de encargos trabalhistas, segurança jurídica, ampliação da infraestrutura, tudo isso passou longe do discurso do cara. A solução é criar uma marinha mercante, com duas ou… Read more »

Ateu Libertador

ter uma marinha mercante PROPRIA e fator de seguranca nacional no mesmo nivel da agricultura

todos estes operadores estrangeiros podem ser subornados/ameacados pelos seus paises e sabotar o Brasil com os mesmos efeitos de bloqueio naval

a questao e encontrar um mercado no qual o Brasil seja competitivo: africa, australia, china, ou seja, qq coisa com custos e cultura a nosso alcance

e mais uma legislacao que aumente as barreiras a competicao neste nicho que de tempo para que os operadores nacionais tenham tempo para adquirir cultura e possam expandir seus negocios para outros nichos depois