Navio Doca Multipropósito ‘Bahia’ pronto para zarpar rumo ao Brasil

183

NDM Bahia - 4

O Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia (ex-Siroco L9012 da Marinha Francesa) foi fotografado ontem (15.3.16) por Norbert Bourhis no porto de Toulon, na França. O navio está pronto para a viagem rumo ao Brasil, que deve começar amanhã, com chegada prevista a Salvador no dia 3 de abril.

O NDM Bahia é um navio de desembarque anfíbio dotado de doca alagável à popa, além de amplo convoo e hangar para a operação de helicópteros médios e outras facilidades que o classificam como multipropósito. Ele desloca 12.000 toneladas (a plena carga), tem 168 metros de comprimento, 23,5 metros de boca, calado de 5,2m, capacidade de atingir até 21 nós de velocidade máxima e com alcance de 11.000 milhas náuticas a 15 nós.

Transport de Chalands de Débarquement (TCD) type Foudre
Transport de Chalands de Débarquement (TCD) type Foudre

Siroco - ilustração classe Foudre

A classe “Foudre” (de dois navios, cujo líder também foi desativado da Marinha Francesa e comprado pelo Chile) tem acomodações para uma tripulação de aproximadamente 200 pessoas e mais de 450 fuzileiros navais para missões em operações de desembarque anfíbio (em situações emergenciais, pode acomodar mais de 1.500 pessoas). O hangar e convoo podem acomodar até sete helicópteros médios do porte do Super Puma, com pontos para pouso e decolagem de duas aeronaves no convoo e uma na cobertura junto à popa. A operação normal (com capacidade para apoiar e reabastecer simultaneamente, em operações contínuas) é de até 4 aeronaves.

A doca alagável, com cerca de 13.000 metros quadrados, permite operar diversas combinações de embarcações de desembarque de grande e médio porte. Essas características, somadas a instalações hospitalares com duas salas de cirurgia e 47 leitos, conferem ao navio uma capacidade multipropósito (para variadas operações militares e humanitárias).

NDM Bahia - 5

NDM Bahia - 6

NDM Bahia - 7

FOTOS: www.shipspotting.com / COLABOROU: will26x

Subscribe
Notify of
guest

183 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
BRPergunta

Bela Navio.sera de grande Valia para Explorara todos os detalhes e a MB,tera muitas informacoes pra [ talvez ] em um futuro.construir em territorio nacional.

E na Questao Valores….como ficou ??? alguem pode comentar.[se possivel]

Conforme noticado pelo site.pagou-se uma Valor peo Navio … e o que foi feito realmente??? .

Obrigado e Sucessoa a todos[as].

Celso

Foi retirado o armamento defensivo.

José Henrique Mendes

Caros amigos, me chama a atenção que sensatamente foram retirados os canhões de 30mm que provavelmente deverão ser substituídos por outros de 40mm que existem em estoque até porque não podemos nos dar ao luxo de em tempos de vacas magras de não termos uma padronização de armamentos para baratear os custos de manutenção.

Souto.

Não entendo, pelo que saiu em outro site o navio viria com
seu armamento completo.

Carlos Crispim

Souto, também li isso e foi ratificado em outro fórum por um sabe-tudo que ele viria completo, mais um cambalacho dos franceses…

Mauricio R.

“Foi retirado o armamento defensivo.”
.
Debitaram do preço???? Senão…

Abel

O Brasil pagou C = 80.066.721,00 (oitenta milhões, sessenta e seis mil, setecentos e vinte e um euros), para:

Obtenção por “oportunidade” de um Navio Doca Multipropósito (NDM), com todos seus sistema e subsistemas, duas Embarcações para Desembarque de Viaturas e Material (EDVM), uma Embarcação de Desembarque de Carga em Geral (EDCG), sobressalentes, ferramentas especiais, instrumentos e equipamentos de teste, documentação técnica, armamento orgânico (metralhadoras e lançadores de mísseis), equipamentos de salvatagem, combate à incêndios e controle de avarias, junto à Marinha Nacional Francesa.

Pagou, ainda pouco mais de sete milhões de euros pela manutenção do navio na DCNS.

Gustavo

Se retiraram o armamento defensivo, entao quando chegar aqui a MB deve equipa-lo com algum armamento daqui que por ventura possa ter sido retirado de algum navio que deu baixa, nao?

MO

Belo navio ??? onde ???

em tempo:

T/S Celebrity Infinity / 9HJD9

Turnaround Santos, parte 1, escala de cruzeiro de luxo em viagem internacional em Trânsito a Santos

30 photos

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2016/03/ts-celebrity-infinity-9hjd9-cruzeiro-5.html

Juarez

Se vcês lerem meu último posto no tópico anterior do NDM Bahia eu deixo em aberto que uma fonta me confidenciou que s Franceses passaram a perna na MB. Foram retirados: Todo o armamento defensivo, ou seja, o 30mm, e os lançadores Simbad, também foi retirado o radar de busca aérea e todos os sistemas de contra medidas eletrônicas, sistemas de comunicação via satélite, toda a cablagem para o data link ou seja, pagamos oitenta milhões de euros por um navios desarmado, cego e surdo. Gostaram ou querem mais????? Depois quando eu digo que estes M@#%¨$ do almirantado não valem… Read more »

souto.

Espero que a MB explique porque essas armas foram retiradas,porque a grana para comprar
esse navio veio dos nossos impostos.

W.K.

Como é?

Era para o Peugeot 405 vir completão, e os franceses da revenda entregaram sem o rádio, as rodas liga-leve, tiraram o alto-falante e o sub-woofer e ainda colocaram pneu remold?

E são esses caras que estão vendendo submarinos para a gente?

Depois são os “yankees” que não são confiáveis…

Bosco

Pessoal,
Só lembrando que nenhum navio para operações anfíbias da Marinha do Brasil é dotado de armamento defensivo.

MO

Tem sim bosco 40 mm, gambo, 0.50 mm …

MO
glaxs7

Juarez

Mas confere essa informação? Será que os franceses deram uma de esperto e sacanearam dessa forma? E o Foudre chileno, não foi completo?

Bosco

MO,
Pra mim os que tinham reparos de 76 mm tiveram eles retirados. Não sabia do 40 mm.
Quanto as ponto 50, sem dúvida.
Um abraço.

MO

O ceara bosco , acho que teno foto , salvo tiver confundindo no lugar do 3′

Juarez

Sim glax, a MB comeu mosca, e os Franceses mais uma vez botaram no ____________dos marinheiros.Anota aí o assunto está censurado, virou pano preto total e ninguém vai dar um pio, mas se não me engano aqui na trilogia, quando da efetivação do negócio foi garganteado pela MB que viriam com os sistemas de defesa de ponto, ou seja, o canhão Breda e os Simbad, fora o resto que tiraram, como diria a Ministra Carmen Lúcia do STF, o escárnio venceu a verdade. Bosco, este aí tinha armamento defensivo, assim como a maioria dos NDDs tem, pode até ser uma… Read more »

Juarez

Comandante Leaaaaal, Comandante Leaaaaaaal, Comandante Leaaaaaaaal, o compositor “Johny Walker” foi pego agora a noite nas gravações com o cramunhão de Garanhuns, Comandante Leal muda o nome do navio antes que de m%¨¨$#.
Aproveita aquele momento, no meio do Atlântico norte, com mar calmo, coloca um andaime para fora, pendura dois marinheiros e repinta o nome do navio, troca para NDM Sergio Moro, porque quando ele chegar aqui em abril, o compositor não poderá recebe-lo na baía de todo os os Santos, porque estará compondo um novo samba em Curitiba.

G abraço

Juarez

O bom disto tudo é que talvez o Alm leal tenha aprendido a lição que não se pode mandar uma comissão de recebimento composta por “mariazinhas, apertadores de “butãozinho” e esfregadores de dedo de” Esmartefone”, na hora do vamos ver, levaram um toco e tiveram que meter o rabo no meio das pernas. Comandante Leal, Francês é que nem Árabe, a gente tem que falar curto, grosso, não entrar no jogo de palavras, e principalmente contar até porquinhas do navio e colocar no contrato, se não dá nisto. Ainda bem que os dias estão contados para os corsários da DCNS… Read more »

glaxs7

Juarez,
Mas as compras deste tipo tem um contrato discriminado do navio, Não é assim “você não leu as letras pequeninas”. Quando o navio foi posto a disposição a Marinha deve ter lido as especificações do contrato. Com certeza a MB sabia que este ou aquele armamento seria retirado. Isso de que você compra e depois eles tiram coisa é, ao meu ver, balela.

Rafael

Pelo jeito vai vir desarmado as fotos mostram bem que foi tirado o canhão

jagderband#44

Está parecendo aquela história do NDCC Mattoso Maia, que veio com Phalanx, mas que não funcionava. Confere Juarez?

Sds

zeabelardo

Se demora mais um pouco, ia ter que atravessar o atlântico rebocado. Com certeza os equipamentos de comunicação da Otan seriam retirados, só que os franceses deram uma de joão sem braço. Com A está ligado a B, tira o B também. Lembra um outro navio que vive atracado no AMRJ que passou por processo semelhante. Aliança estratégica nos olhos dos outros é refresco.

Rafael

Será que a MB vai repor a auto defesa do G40?

zeabelardo

Rafael,
Canhões Bofors de 40mm L70 estocados e os fuzileiros embarcados com mistral.
É o que tem pra hoje.

Rafael

Positivo tks

Souto.

A MB vai precisar do NDCC Mattoso Maia.

edugamatas

Canhões Bofors estocados???? Onde??? O NPa MACAU está sem canhão até hj, pq a NAVY irá fazer o REFIT do que estava na FRONTIN para instalar a bordo.

MO

Bom, acho que em vez de esquentar a cabeça de o Bahea vem com armamento, deveria se cogitar se o “porta Seahawk” terá ESCOLTA que o acompanhe com rasoavel capacidade de defesa AAW SE ele não ser outro bibelot re ir “metaforicamente” falando alem de Itaóca …

em tempo

T/S Celebrity Infinity / 9HJD9

Turnaround Santos, leaving 04/02/2016 – Turnaround Part 2

16 photos

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2016/03/ts-celebrity-infinity-9hjd9-cruzeiro-5_17.html

Erichwolf

E tem canhão 40 mm sobrando sim… Os q saíram da frontin e da bosisio tb!!!

Brito

A questão não é se tem ou não canhão ou metralhadora sobrando aqui no AMRJ. O que deve ser explicado é a razão da retirada dos sistemas e armamentos, uma vez que estes foram pagos. É só ler o Aviso de Dispensa de Licitação TJDL nº 2/2015, da DEN. Ele é muito claro. A MB pagaria C= 80.066.721,00 (euros) e o navio viria com armamento orgânico (metralhadoras e lançadores de míssieis). Então, por que não veio? Não tenho acesso a esse tipo de informação, mas o Alte. Luiz Monteiro tem. Até porquê é a Diretoria de Engenharia Naval, almirante. O… Read more »

Marcelo Silveira

Deixa eu ver se entendi! . Se a “barca desdentada” de oitenta milhões de euros navegasse rumo a Santiago ou Lisboa é bom negócio? Mas como navega rumo a águas Brasileira poderia ser rebocado no meio do atlântico? e a culpa é dos franceses? . Algum dia vou ler no PN. Extra, extra, o NDD Ceará rumo a Porto Príncipe foi sabotado pelos franceses? Malditos franceses! Com um oitão na nuca nossos governantes foram obrigados a comprar 50 “helis” EC725, 5 subs “lixosperne,” o dito siroco, e quase veio o Rafale e quem sabe alguns Leclerc de lambuja embaixo dos… Read more »

souto.

Pessoal fiquem tranquilos soube de fonte segura que o armamento do Bahia
vem completo,acreditem, o Padilha do site DAN esta a borbo do navio e nos próximos dias
publicara toda verdade.

souto.

Amigos desculpem o off toppic, mas ninguém sabe nada sobre os testes de mar
da corveta Julio de Noronha???

Ze Abelardo

Marcelo Silveira,
Ao que me conste, os portugueses não quiseram o negócio. Nenhum pais da Otan quis. Então não é um negócio tão bom assim.
Quanto ao franceses, eles cuidam do deles, nós é que não cuidamos do que é nosso.
Temos uma presidente que faz ligação que faz ligação para celular sem criptografia, daí tiramos o nível do nosso governo.

Duanny D.

O apressado come cru. Vou esperar pra ver a verdade sobre o Siroco.

Gelson Jorge Emerim

Do jeito que a MB parece que administra as suas coisas é mais fácil acreditar que eles vão se preocupar em reformar e/ou fazer camarotes VIP à bordo deste navio, do que melhorar seu seu armamento defensivo. Não temos ameaças, lembram-se?
A MB já afundou faz tempo. Só eles mesmos não vêem!

Mario Heredia

O navio é bom e vai nos servir por um tempo razoável. É de longe o que temos de melhor para a sua função.
Acho que temos de parar com esse preconceito sobre os franceses, pois se rolaram pixulecos e acarajés em algumas transações, com certeza a iniciativa vem de nossos representantes.
Foi uma compra de oportunidade e nossa marinha precisava de um navio com essas características, no mais é balela e choradeira.

MO

em tempo:

Rebocador brasileiro

Rb Vela / PP9310

Imagens internas e externas

11 photos

http://www.santosshiplovers.blogspot.com.br/2016/03/rb-vela-pp9310-meninos-in-action.html

Ze Abelardo

Marcelo Silveira,
Ao que me conste, o navio foi vendido ao Brasil por falta de interessados na Otan. Portanto, não é tão bom negócio assim.
Os franceses cuidam dos negócios deles, nós é que não cuidamos dos nossos.
Nosso chefe de estado sequer se preocupa em usar comunicação criptografada. Amadorismo puro.

Mauricio R.

Eis aqui uma inspiração p/ a MB, o texto nem é importante concentrem-se nas fotos:
.
(http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2016/03/company-landing-teams-independent-ship.html)

Airacobra

Boa tarde senhores, ao menos por comparações em fotos do mesmo angulo (da atual do naval com uma antiga ainda sendo siroco) o canhão de vante ainda está la, sem a cobertura de fibra mas está, dêem zoom nas fotos e comparem, ao menos pra mim está la

https://i2.wp.com/www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/03/NDM-Bahia-7.jpg

https://www.google.com/search?q=tcd+siroco&prmd=inv&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjQ8snR-MrLAhUDWpAKHTXRDPUQ_AUIBygB&biw=320&bih=448&dpr=1.5#imgrc=3m8GwCgLKF3Z-M%3A

Gelson Jorge Emerim

Maurício R.
MB? Tu deves estar pensando para daqui a 30 ou 40 anos, quando a Argélia puser ele á venda, não é mesmo?

Desculpe a brincadeira, não consegui evitar…!
Um belo navio e uma ótima solução para as necessidades de muitas marinhas sérias por aí.

Carlos Alberto Soares

“Alexandre Galante 17 de março de 2016 at 15:12
Pessoal, esse armamento antiaéreo instalado no Siroco era apenas para francês ver, não tinha eficácia alguma ……”
___________________

Como ?
Desenha que eu não entendi !
Esses franceses são burros mesmo, armam a nau dfeles para m#r%@ nenhuma,
imagino o que já fizeram e estão fazendo com a MB.
___________________

Tem só um problema, a grana $$$$$ é minha, é nossa !
___________________

Contra Almirante Luis Monteiro a palavra é sua, pela ordem !

Carlos Alberto Soares

“Brito 17 de março de 2016 at 17:55 A questão não é se tem ou não canhão ou metralhadora sobrando aqui no AMRJ. O que deve ser explicado é a razão da retirada dos sistemas e armamentos, uma vez que estes foram pagos. É só ler o Aviso de Dispensa de Licitação TJDL nº 2/2015, da DEN. Ele é muito claro. A MB pagaria C= 80.066.721,00 (euros) e o navio viria com armamento orgânico (metralhadoras e lançadores de míssieis). Então, por que não veio? Não tenho acesso a esse tipo de informação, mas o Alte. Luiz Monteiro tem. Até porquê… Read more »

Carlos Alberto Soares

“Alexandre Galante 18 de março de 2016 at 12:32 Para quem não tem nada, ele é ótimo. A Marinha do Brasil precisa desesperadamente de navios.” _______________________ E dai ? _______________________ Suas manifestações no Face são pela moralidade no Brasil, deveria ser o 1º como Oficial da MB a vir neste espaço e levantar: “A que se checar, custe o que custar”. _______________________ Pau que bate Luiz bate em Luis ! _______________________ Estamos passando o escarnio por causa de coisas erradas e agora vamos “passar a mão na cabeça” ? _______________________ Duvido que desespero justifique uso da malversação do dinheiro público,… Read more »

Juarez

Galante, nãp é o que foi combinado e nem o que foi alardeado nos sites “alinhados”, inclusive com fotos dos reparos Simbad e alardeando que viria com todo o armamento defensivo. Comprendo que um 40mm cairia melhor em função de padronização, mas pagamos por um a coisa e vamos receber outra.

Ahh vamos ver o radar de busca aérea, os sistemas de contra medidas, as cablagens de comunicação e data link?????

G abraço

Bardini

Falaram que retiraram os armamentos… Mas tirando o canhão da proa, tudo parece estar no seu devido lugar.
.
comment image
.
Simbad e Breda-Mauser parecem estar em seus devidos lugares… E pelas imagens do post também podem ser vistas as estações do outro lado do navio. Na proa, não dá para identificar direito o que é, mas parece que fora instalado um outro tipo de armamento neste ponto. Ao menos para mim parece…

Mauricio R.

Gelson Jorge Emerim 18 de março de 2016 at 19:12
.
“Desculpe a brincadeira, não consegui evitar…!”
.
Ok, brincadeira aceita.