S-BR, Scorpene modificado

S-BR, Scorpene modificado
S-BR, Scorpene modificado

Segundo nota publicada no site da revista Portos & Navios, o cronograma do Programa de Construção de Submarinos da Marinha do Brasil (Prosub) foi atrasado mais uma vez:

  • O SBR-1 tem lançamento previsto para julho de 2018 e entrega em julho de 2020.
  • O cronograma prevê o lançamento do SBR-2 em setembro de 2020 e entrega em dezembro de 2021.
  • O SBR-3 será lançado em setembro de 2021 e entregue em dezembro de 2022.
  • E o SBR-4 será lançado em dezembro de 2022 e entregue em dezembro de 2023.
  • O SNBR está atualmente em fase de projeto básico e assinatura de contratos. O cronograma prevê o início da fase de detalhamento no segundo semestre de 2018. O início da construção está em análise.
Subscribe
Notify of
guest

140 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Miguel

Lamentável, taí um meio naval que nenhuma novidade tecnológica detecta em 100 %. Fundamental para a defesa da Amazônia Azul.

camargoer

Olá Miguel. Também lamento, mas como manter o cronograma se paralisaram a Odebrecht que tocava a construção do estaleiro? Não creio que seja um problema financeiro porque o projeto é financiado por bancos franceses. Também preciso mencionar o absurdo de manter o Alm.Othon preso, o que desarticulou parte do programa nuclear. Contudo, tem gente aplaudindo.

Iväny Junior

Perderam a ultima oportunidade de cancelar esse programa anencéfalo. O novo cronograma é este:
2018 – quebra geral da marinha.

Edcarlos

Não tenho nada contra aos SBR, agora o SNBR esse tem que ser cancelado. Com a economia desses recursos outras coisas mais urgentes poderiam ser providenciadas.
.
.
Saudações!

Farias Cardoso

Quem defende o cancelamento do submarino nuclear está contra s interesses do Brasil. Os militares tem é que pressionar esse governo corrupto pela liberação de verbas para os programas já existentes. Dinheiro tem muito, senão não teriam criado 14.000 novos cargos comissionados e dado aumento a todos os funcionários públicos (gastos de 59 bilhões até 2018).
Se não fosse o orgulho e a paranoia anti-PT os militares admitiriam que deram um tiro no pé ao apoiarem a tomada do poder pelo vice

Antonio Cançado

Bom, ESSE ‘governo corrupto’ é apenas uma versão ‘light’ do que foi deposto, cerca d eum mês atrás, por ser o mais corruPTo e inePTo de toda a História deste país. A Odebrecht não foi ‘paralisada’, ela apenas está colhendo aquilo que plantou, a não ser para os que acham que a corrupção deveria continuar, solta e descarada, Quanto ao almirante Othon, foi pego com a boca na botija, por isso está preso. Quem mandou ser corrupto e ladrão? Quanto a ‘dinheiro ter muito’, TINHA, até ser praticamente todo roubado, pelo governo mais corruPTo e inePTo que o país já… Read more »

Antonio Cançado

Aliás, quem aplaudia as ‘gracinhas’ do governo deposto sequer pode ser classificado como ‘gente’, sinto muito.

Antonio Cançado

Sobre o submarino nuclear e o estaleiro, seguinte: NÃO PRECISAMOS do primeiro, e a MB NUNCA REIVINDICOU o segundo. Ambos só serviram para enriquecer gente essencialmente desonesta, às custas do já combalido eráriio.
Uma vergonha.

Rodrigo Maçolla

by, Até 2020, vamos ver

Rafael Oliveira

Camargoer, onde você viu/leu que o Almirante Othon participava, após ir para reserva, do PROSUB?
.
No mais, infelizmente ele não está preso. Aliás, está solto e sem tornozeleira eletrônica, mesmo com provas robustas do recebimento de propina por meio de empresa controlada por sua filha, consultora de wikipédia,

Mateus

“militares admitiriam que deram um tiro no pé ao apoiarem a tomada do poder pelo vice”

Não tinha ninguém só de “verde, azul ou branco” nas ruas, acho que você deve estar confundindo-se, eles estavam de “verde e amarelo” e sem armas!
E foi o dito cujo do PT que elegeu esse vice!

Alexandre Samir Maziz

Acho que marinha deve fazer o básico primeiro termina o mais rápido de construir esse submarinos convencionais ou já compra alguns prontos , e depois parte para essa “novela mexicana ” submarino nuclear escuto essa história que vai construir um desde que sou criança e olhe já estou quase chegando nos 40 rsrrs abraços !!!!

Rogerio Rufini

Se for ver pelo lado menos ruim, teremos nesse cronograma, 9 submarinos ´´operacionais´´ em 2023, ate 2030, período que o Tupi deve dar baixa, sendo substituído por outro submarino Scorpene já com modificações inteiramente nacionais,

Celso

Meu comentario acredito estar preso……….sds

camargoer

Olá Rafael. Sobre vazamentos, notinhas e outras artimanhas, estou farto. Parei de ler as noticias diárias. Confesso não ser capaz de acompanhar a velocidade das coisas e se incapaz de compreender dado a imensa confusão e jogo de interesses. Estava ficando realmente doente. Comprei um monte de livros e estou lendo. Sobre o Alm. Othon, li algumas entrevistas dele e conversei com pessoas que o conhecem. As coisas simplesmente não combinam. Tem caroço nesse angu.

TEREU

na internet tem várias fotos de como seria a concepção do SNBR alvaro alberto…uma parecido com classe virginia dos EUA e outro parecido com barracuda da FRANÇA…alguem tem ideia de como seria???

sendo que o parecido no classe virginia…na concepção do desenho, ele possui silos verticais para misseis de cruzeiro…queria a opinião de vcs que concepção de submarino seria melhor para a marinha….

Jorge Knoll

Péssima notícia,
A MB vai de mal a pior. E com certeza o novo cronograma não será mais uma vez cumprido, pois o atual almirantado é fraco, e a Marinha merecia melhor direção e sorte.

Carlos Campos

realmente 2018 ano da morte da Marinha, vai ser Guarda Costeira Brasileira, o Japão que tecnicamente falando não tem Forças Armadas, não pode lutar tem um poder Ofensivo que mete respeito em toda Asia

AL

Esse tipo de notícia é digna de um novo blog: Notícias de Defesa da Depressão… 🙁

MO
Oganza

Isso se chama retardamento intelectual do Almirantado. Um Estado Maior que não estuda será sempre derrotado. O finado Jarbas Passarinho certa vez disse que depois de fazer TODOS os cursos da Escola Superior de Guerra, o EB nunca tinha estudado e nem ensinado os conceitos de Estabelecimento e Manutenção de Ordem Social, os estudos era para “Além Fronteiras” e só… Isso foi em 1968. Nosso Estado Maior não entende de Gestão dos Ativos e Passivos e muito menos da Gestão de Projetos, dai é querer de mais esperar que eles compreendessem o que é o nosso cenário político. – Eles… Read more »

Ze Abelardo

camargoer, Não tem caroço nenhum. Nas palavras da própria defesa do Almirante Othon, ele prestou consultoria a Andrade Gutierrez. Como não havia contrato e ele já era presidente da Eletronuclear, os valores foram pagos a empresas por meio de contratos forjados. Ora, não é possível que uma pessoa que chega ao posto de Almirante faça um contrato verbal de 3 milhões de reais.

Ze Abelardo

camargoer disse:“Olá Miguel. Também lamento, mas como manter o cronograma se paralisaram a Odebrecht que tocava a construção do estaleiro?” Quem foi que paralisou a Odebrecht?

Ze Abelardo

MO, surpreso vou ficar se o 4o sub for entregue em 2023. Obrigado pelo link.

camargoer

Olá Zé. Como disse, não tenho como discutir a partir que a mídia publica. Sobre os Scorpenes, fico pensando se os Tupi aguentariam três ou cinco anos a mais de operação além do programado para cobrir esse alongamento do prazo. Como eles têm passado por um processo de modernização, talvez o atraso na entrega dos S-BR não afete a operacionalidade dos submarinos da MB. O pior seria acontecer com na FAB que ocorreu a retirada dos Mirage sem um substituto disponível no GDA. Talvez com o atraso dos S-BR, os Tupis trabalhem alguns anos a mais. Só isso.

Dalton

Carlos Campos… de fato a marinha japonesa ou força marítima de auto defesa do Japão “mete respeito” e pode sim “lutar” se necessário, apenas, não esqueçamos que a US Navy mantém mais de 20 navios PERMANENTEMENTE baseados no Japão incluindo um NAe, fora navios que operam de lá sob rodízio e que fazem frequentes visitas, sem mencionar que as demais forças armadas dos EUA estão presentes lá também. . Não sou contra alianças militares, mas, se existem é porque ou o país não consegue se defender sozinho ou o país encontra-se na linha de fogo ou, as duas coisas !… Read more »

Rafael Oliveira

Camargoer, mas suas fontes falaram que ele ainda trabalhava no PROSUB?

Dalton

O “Tupi” qua passou recentemente pelo segundo PMG deve durar mais uns 8 anos portanto em 2024 ele poderia ser substituído pelo quarto “Scorpene” resultando em uma força de 8 submarinos. Se um novo lote de 4 submarinos for encomendado em breve será possível substituir os 3 “Tupis” remanescentes e o “Tikuna” mantendo o estaleiro ocupado e sua preciosa mão de obra não apenas construindo novos submarinos como realizando as manutenções e mantendo uma força de 8 submarinos relativamente novos o que é mais do que a marinha brasileira jamais teve…diferente de 3 submarinos modernos e 5 velhos “Guppys” nos… Read more »

Marcelo Andrade

Carlos Campos,

Realmente a Marinha Chinesa tem um “medo tremendo” do Japão!!!!

moises

Uma dica, a PF identificou que o apelido do Palocci na Odebretch era italiano. Entenderam no que isso vai dar?

Roberto Santos

Quando lançar o último Submarino, a tecnologia já estará ultrapassada, o mesmo que o microchip de hoje e as válvulas de ontem….kkkkkkk só mesmo no Brasil

Celso

Em meio a tantos comentarios e onde ate alguns sao mais objetivos qto ao corporativismo do oficialato e aos desmandos da MB q a levaram ao atual estado de falencia, so posso mesmo me surpreender qto a edicao de meu comentario anterior…….sera q o Nunao poderia me explicar o porque…ou sera q nao se pode criticar a MB a luz de tantas e constantes gestoes do tipo arrasa a terra ( ou sera navios rsrs) …….gostaria de uma resposta. Sds _ NOTA DOS EDITORES: NÃO HÁ NENHUM COMENTÁRIO SEU PRESO NO ANTISPAM OU AGUARDANDO LIBERAÇÃO, ASSIM COMO NÃO HÁ COMENTÁRIO… Read more »

Luiz Campos

Depois de 14 anos de governo corrupto do PT a culpa pelo atraso é de um mês de governo corrupto do PMDB. A verdade é que só temos governos corruptos, o resto é consequência.

Bardini

Tem algum planejamento nesse país que é cumprido?
.
Somos uma mentira, um bando de irresponsáveis!
.
Riachuelo em 2018… Conta outra…

camargoer

Olá Dalton. Muito bem colocado. Acho que li (faz muito tempo) que o número ideal de submarinos convencionais em uma base fica entre 7 e 9 (3 a 5 nucleares). Vejamos, 01 em uma grande manutenção, 02 em pequenas manutenções (portanto sempre teríamos 03 submarinos indisponíveis), Sobrariam entre 4 e 6 submarinos operacionais. Considerando um ciclo de 30 anos, significa o lançamento de um novo submarino a cada 5 ou 6 anos, o que é uma excelente cadência. Isso daria a oportunidade para pequenas melhorias no projeto original em cada nova unidade.

Lucas Silva

Não acho que isso seja motivo para tanto alarme. Esse tipo de atraso não é tão incomum assim, ainda mais se tratando de produtos novos fabricados em países sem experiência. No mais, os novos submarinos não são tão urgentes, e mesmo que estivessem entrando em serviço agora (o primeiro), nem sei como operaríamos, tendo em vista que nem a manutenção dos nossos IKLs temos dinheiro para fazer. O programa está atrasado, está lento, mas está andando, com boa parte do pagamento já feito, e apesar dos atrasos, não acredito que seja cancelado. O que preocupa mesmo é o caso das… Read more »

Bardini

Lucas Silva 8 de junho de 2016 at 18:05
.
Cada dia de atraso em um projeto demanda uma conta maior a se pagar, e a advinha quem é que paga a conta dessa palhaçada de “está lento, mas está andando” ? é… Os mesmos de sempre.

Lucas Silva

Bardini

Entendo, mas quem esperava mesmo que o prazo seria seguido a risca? Como disse, isso não é incomum, e até mesmo a Índia, que não tem problema de falta de verbas para a defesa (ao contrário de nós), tem adiado a entrada em serviço de seus Scorpenes, mesmo tendo muito mais tradição na construção naval que o Brasil. Atrasar a construção é uma coisa boa? De forma alguma, mas também não é o fim do mundo e não foge do esperado…

Adriano Luchiari

O Prosub é talvez a maior entubação que o governo do PT deixará de herança. Deveria ser auditado e cancelado. A MB deveria ter mantido a parceria com os alemães e construir novos IKL com AIP, mais baratos e confiáveis que os Scòrpene, e abandonar a loucura do SUBNUC.

Deia Linhares

Senhores, não seria mais interessante, como a FAB fez recentemente com um KC, uma espécie de terceirização dos meios navais, ocupando tempo ocioso de navios americanos? Claro que sob comando brasileiro, seria muito mais barato e eficiente. Esse modelo atual, de re-inventar a roda, redundâncias, milhares de pessoas em atividades-meio com estabilidade e pensão, como garçons, cozinheiros, pintores, barbeiros e tantos outros que nada tem com a atividade-fim militar, já se mostrou -mais ainda sob governo populista e demagógico- ineficiente e fonte de propina e corrupção. Ver um Almirante preso é demais, para quem é do ramo. Um casarão de… Read more »

André LUis

Quanto iria custar o projeto dos submarinos Alemães. Eu me lembro vagamente que na época falavam que a proposta dos Alemães ficaria em 1 bilhão de dólares por 4 submarinos convencionais. Para aqueles que dizem que não tem problema ter gasto 10 ou mais bilhões de reais neste projeto e e ter que esperar mais 5 anos para talvez ter o primeiro submarino, tendo que gastar mais outros 20 bilhões de reais, eu digo que parece óbvio que o Brasil foi prejudicado quando comparado ao que poderia ter sido com o projeto mais simples dos Alemães, sem nova Base naval,… Read more »

André LUis

Ao invés de gastar 1 bilhão de dólares para ter quatro submarinos convencionais alemães, o governo do Brasil escolheu 10 bilhões de dólares para ter 5 submarinos franceses mais um estaleiro e base nova. Agora nós vamos ter que aguardar mais 5 anos e aumentar mais ainda os impostos para termos dinheiro suficiente para tudo que precisamos pagar.

camargoer

Olá André. Cuidado com as contas. Você está comparando os valores sem considerar o valor da construção da base e do estaleiro. Não dá para fazer regra de três nesse caso.

camargoer

Em uma nota de esclarecimento publicada aqui no PN, a MB menciona que “o custo do estaleiro e da base naval foi atualizado de R$ 4.997,998.215,00 para R$ 7.880.000,00, a preços de 2008″ e que até agosto/2015, o Gov.Federal havia desembolsado pelas obras civis (estaleiro, base naval e a UFEM) feitas pela Odebrecht o valor de R$ 6.145.520.268,46” e que todo o contrato tem sido auditado pelo TCU desde 2009.

camargoer

Há um outro documento da MB disponível na web de julho/2014 que menciona um desembolso de R$12,5 bilhões até 2014 e que faltaria outros R$11 bilhões (total de R$23,5 bilhões, ou cerca de US$ 6,7 bilhões para a construção de 4 SBN, da base de submarinos, do estaleiro e da UFEM. Números da MB.

camargoer

Aliás, há uma nota da MB de 2009 que menciona que a oferta da Alemanha era para a construção de 2 IKL2014 com propulsão diesel sem nacionalização de nenhum item, não havendo no contrato qualquer valor sobre a manutenção dos submarinos.

camargoer

Encontrei um documento da UFSJ que menciona uma proposta de 1 bilhão de euros para a construção de dois IKL2014 e a modernização dos 5 IKL209 em 2007, ou algo como US$ 1,3 bilhão, aproveitando o AMRJ.

camargoer

Enfim, o valor unitário dos IKL2014 e dos Scorpenes é da mesma ordem de grandeza. A maior parte dos recursos do ProSub foram para as obras do estaleiro, da base e das instalações industriais.

Airacobra

E ainda tem gente que acha que será cumprido esse novo prazo, daqui a alhuns anos veremos um novo adiamento do prazo, como bem sempre falou o Juarez, o tempo é o senhor das verdades, é triste mas é a realidade

Airacobra

Ai la pra 2018/20 sair uma nova nota adiando novamente vai aparecer um monte de gente com desculpas novamente, e eu igual a motinha do saudoso desenho carangos e motocas: eu te disse, eu te disse, mas eu te disse!

Airacobra

*Sai