uss-cole
O buraco no costado do USS Cole feito pela explosão do barco terrorista

Às 12:15 na hora local, do dia 12 de outubro de 2000, um bote de borracha motorizado carregado com explosivos abriu um buraco de 12 x 12 metros no costado de bombordo do USS Cole, um destróier da Marinha dos EUA que estava reabastecendo em Aden, Iêmen. Dezessete marinheiros foram mortos e 38 feridos no ataque, que foi realizado por dois terroristas suicidas alegadamente membros da rede terrorista Al Qaeda, do saudita Osama bin Laden no exílio.

O USS Cole tinha vindo para Aden, na ponta sul da Península Arábica para reabastecer no caminho para se juntar a navios de guerra norte-americanos que foram responsáveis pela execução das sanções comerciais contra o Iraque. Foi programado para permanecer no porto por apenas quatro horas, indicando que os terroristas tinham informações precisas sobre a visita não anunciada do destróier ao posto de abastecimento de Aden.

uss-cole
Clique na imagem para ampliar

O pequeno barco dos terroristas se juntou a um grupo de navios do porto, ajudando a atracar o Cole para reabastecimento, e eles conseguiram chegar ao navio de guerra americano sem problemas. Seu bote, em seguida, deflagrou uma enorme explosão que rasgou o costado de bombordo do Cole, danificando compartimentos de máquinas, de recreação e alojamentos. Testemunhas no Cole disseram que ambos os terroristas se levantaram no momento antes da explosão.

USS Cole sendo transportado para os EUA a bordo do navio de carga pesada semi-submersível MV Blue Marlin
USS Cole sendo transportado para os EUA a bordo do navio de carga pesada semi-submersível MV Blue Marlin

A explosão causou grandes inundações na navio de guerra, fazendo-o adernar ligeiramente, mas à noite os tripulantes conseguiram parar o alagamento e manter o Cole à tona. No rescaldo do ataque, o presidente Bill Clinton ordenou aos navios americanos no Golfo Pérsico para deixarem o porto e partirem para águas abertas. Uma grande equipe de investigadores norte-americanos foi imediatamente enviada para Aden a fim de investigar o incidente, incluindo um grupo de agentes do FBI que se concentraram exclusivamente em possíveis ligações com Osama bin Laden. Bin Laden havia sido acusado formalmente nos EUA como o mentor dos atentados de 1998 contra embaixadas dos EUA no Quênia e na Tanzânia, que mataram 224 pessoas, incluindo 12 americanos.

Seis homens que estariam envolvidos no ataque ao USS Cole logo foram presos no Iêmen. A falta de cooperação por parte das autoridades iemenitas, não permitiu ao FBI ligar conclusivamente o ataque a Bin Laden.

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maurício

Essa é a versão oficial. Vai lá saber se é verdadeira. Há controvérsias, é claro. http://www.pbs.org/newshour/rundown/u-s-declassifies-file-17-offering-clues-into-secret-pages-of-911-report/

Felipe Silva

Eles se aproximaram sem ninguém notar?

Carlos Alberto Soares-Israel

Pesar aos familiares das vitimas.
O Yemen hoje é um escombro, bastou o Irão entrar no jogo !

Bardini

Dava pra fazer um post só com as fantásticas imagens do Blue Marlin operando…

Marcelo Andrade

Tudo vira aprendizado. Foi a partir deste episódio que os projetos de escoltas passaram a ter armas e sensores dedicados a conter aproximações de pequenas embarcações ou fuzileiros atentos próximo de portos perigosos. Vide a operação de nossas fragatas no Líbano !!

Juarez

A lição foi aprendida como podemos perceber no outro tópico.

G abraço

Luciano

Bardini 12 de outubro de 2016 at 21:02

Pensei a mesma coisa!

XO

Estudo de caso sobre controle de avarias… assim como o Samuel B. Roberts…

Humberto

Eu fiquei particularmente impressionado com o tamanho do navio, na primeira foto tem um sujeito perto do navio

donitz123

O Iêmen se desestabilizou quando os EUA inventou juntamente com o ditador amigo Saleh, que o interior do país estava infestado pela Al Qaeda e passou a realizar ataques de drones indiscriminadamente contra “alvos” terroristas e também eliminava líderes tribais não alinhados com o ditador. Em algumas regiões do país, basta ter idade militar para ser considerado um alvo. Isto revoltou as tribos locais contra o governo que dependia delas para manter a estabilidade. A sociedade iemenita é tribal, são os chefes tribais que mantém a ordem. Por muito tempo o ditador Saleh conseguiu mantê-las sob seu controle. . Para… Read more »

Renato

Tente agora chegar perto de m navio deles…

Jacinto Fernandes

Donitz… aquele que você chama de “ditador amigo Saleh” é aliados dos houthis, e não dos sauditas ou dos americanos. Foram as forças leais a ele que capturaram a capital do país em aliança com os houthis. O problema no Yemem é religioso amigo: os houthis – que são xiitas – não querem ser governados pelos sunitas.

donitz123

Jacinto Fernandes 14 de outubro de 2016 at 14:18
.
Leia Dirty Wars. O tribalismo está acima do islamismo.

Jacinto Fernandes

Donitz, o Edward Said escreveu muita bobagem no livre dele sobre “Orientalistas”, especialmente erros históricos bizarros, mas ele tem razão em um ponto: as pessoas ocidentais que estudam sobre o Oriente Médio tem um problema dificilmente superado: que é o de projetar o raciocínio iluminista europeu ao Oriente Médio – que não passou por este momento histórico. O que você está defendendo – para árabes o sentimento tribal é mais importante do que a observação do islamismo não é uma argumentação nova. Ela é a argumentação padrão que existe na região desde que a França e o Reino Unido, após… Read more »

Mazzeo

Essa foto me leva a crer que como estavam em uma faina de reabastecimento o pessoal do CAV estava a postos, e condição Zulu, senão tinha ido a pique. Se estou enganado o pessoal do CAV e mais do que muito bom.
MO, Dalton, XO e demais poderiam ajudar nessa questão de qual era a condição na hora que houve a explosão ?

MO

Mazzeo acho que o Dalto te explicou, naquele momento nas condicoes, acho que nada impediria o subito ataque, u.a embarcacao, do nada. Demandar o costado. A bordo, as eqps de serviço em regime de navio atracado creio

Dalton

Mazzeo… com as regras de engajamento então em vigor na época, simplesmente não se podia atirar no pequeno barco que aproximava-se do USS Cole…verdade que não se sabia dos explosivos a bordo nem que os ocupantes pretendiam cometer suicídio, atirar apenas se atirassem primeiro…muita coisa mudou depois disso. . Quanto a “condição” do USS Cole no momento da explosão…pelo que li, não havia nada de “especial”, mas, a tripulação estava treinada para agir rapidamente em situações assim, vide por exemplo o que ocorreu durante o ataque surpresa à Pearl Harbor e as tripulações agindo rapidamente salvaram ou contribuíram para diminuir… Read more »

Valim

Possivelmente, foi a partir desse episódio que foi implementada realmente os procedimentos para a Guerra Assimetrica. Até então, não se imaginava que houvesse capacidade de tamanho estrago.

Dalton

Já imaginava-se sim o estrago…o que mudou foi a regra de engajamento. Antes não era nem permitido “apontar” uma arma em direção a um “suspeito”.

Carlos Eduardo Oliveira

Dizem que a explosão ocorreu durante uma faina de abastecimento de óleo combustível no porto.

Mazzeo

Dalton e MO, agradeço a resposta. O embarque de água deve ter sido grande, um terço do rombo está abaixo da linha d’Água, mas realmente não demonstra muita deformação das anteparas o que pode ter preservado a capacidade estanque, é um navio de guerra e projetado pra absorver danos de combate. Em não havendo fogo, e uma faina muito menos perigosa pra embarcação. Ainda assim foi um belo trabalho de CAV por parte da tripulação que ainda precisou socorrer os feridos. Gostaria de saber, se possível, do colega XO ou do Alte Monteiro qual a condição que permanece um navio… Read more »