nrp-tridente

O Jane’s noticiou que o Ministério Português da Defesa Nacional (MoND) autorizou a marinha do país a atribuir à ThyssenKrupp Marine Systems (TKMS) contratos não superiores a € 47.99 milhões para reaparelhar dois submarinos de ataque classe Tridente (Tipo 209PN) de Portugal.

O primeiro submarino, NRP Tridente (S160), vai ser reequipado na Alemanha entre 2016-2018, enquanto a TKMS e o estaleiro estatal Português Arsenal do Alfeite vão cooperar para reequipar o NRP Arpão (S161) localmente em Portugal, entre 2018-2020. A Systems Sunlight da Grécia também recebeu recentemente um contrato da Marinha Portuguesa para substituir as baterias principais dos dois submarinos classe Tridente.

O programa de reequipamento foi lançado na última Lei de Programação Militar de Portugal, aprovada em maio de 2015. O trabalho é principalmente um período de manutenção, em vez de um upgrade.

Os submarinos estão programados para sofrer mais tarde uma atualização de meia-vida entre 2022 e 2025. Isto incluirá a atualização dos sistemas dos submarinos e foi avaliado em € 106,12 milhões pela lei de programação militar.

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ivan da Silveiraa

Boa noite

Linda essa foto do submarino!

Abraço!

Dalton

Este é um dos problemas de se ter apenas 2 submarinos…a marinha portuguesa já operou com 4 deles na década de 70, passando depois para 3, pois durante mais de 2 anos, apenas um estará parcialmente disponível.

Gaius Lusitanicus

Dalton isso não é significativo, os submarinos são usados no âmbito da OTAN. Se os Portugueses estiverem em manutenção outros farão as missões que lhes estavam atribuidas. A gestão de meios é centralizada pela organização.
Mais vale ter MENOS mas bom, bem equipado e com orçamento para ser mantido na mais alta prontidão do que ter MAIS e parte ficar amarrado no cais.

Nonato

Na prática, e desconsiderando missões da OTAN, qual a necessidade de um submarino em Portugal? Que inimigo poderia ter interesse de invadir Portugal? França? Espanha? EUA?

Dalton

Submarinos não integram marinhas apenas para evitar que seus respectivos países não sejam invadidos ! . Não dá para dissociar Portugal e seus submarinos da OTAN, uma aliança sempre significa direitos e deveres e um certo submarino português no passado , de fabricação francesa, “afundou” o NAe USS Dwight Eisenhower, algo que abrilhanta a longa tradição da força submarina portuguesa, são mais de 100 anos operando submarinos ! . Submarinos de propulsão convencional são meios relativamente baratos e altamente eficientes nas missões prescritas a eles e complementam as unidades de superfície…e na falta de coisa melhor para se escrever conferem… Read more »

Carlos Alberto Soares-Israel

Dalton 21 de outubro de 2016 at 13:07
Onde assino ?

Delmo Almeida

Mas esses submarinos entraram em operação um dia desses! No tempo da crise ou estou me confundindo? Não são os U214? Já vai passar 2 anos parado???

Dalton

Delmo…

foram comissionados em 2010…portanto está na hora de uma manutenção mais profunda, atualizar equipamentos…o “Tupi” da marinha brasileira por exemplo passou pelo seu primeiro PMG, depois de cerca de 7 anos de serviço.
.
É a triste realidade para todas as marinhas, nenhuma escapa.

Iväny Junior

Tudo dentro do planejado (na manutenção) e muito acima do esperado (na operação). Normal.

Alex

A flotilha maravilha… NRP arpao e tridente! ??