PHM Atlântico no pôr do sol

PHM Atlântico no pôr do sol

PHM Atlântico no pôr do sol
PHM Atlântico no pôr do sol no Reino Unido. Observar o indicativo visual A140 pintado também na chaminé

Hoje, realizou-se na Base Naval de Devonport, na cidade de Plymouth – Reino Unido, a Mostra de Armamento do Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) Atlântico (A140), ex-HMS Ocean.

Na cerimônia, a tripulação brasileira embarcou no navio e o pavilhão nacional foi hasteado pela primeira vez.

O navio, adquirido por £ 84 milhões, foi adaptado e reparado pelas companhias Babcock e a BAE Systems para a transferência à Marinha do Brasil.

O PHM Atlântico passará nos próximos dias pelo Flag Officer Sea Training (FOST), um programa da Royal Navy que provê o treinamento operacional no mar para todos os navios de superfície, submarinos e auxiliares, sendo ministrado por uma dedicada equipe de especialistas da Marinha Real.

A chegada do PHM Atlântico ao Brasil está prevista para meados de agosto.

Depois da chegada, virão meses e meses de testes, com o navio atracado e operando ao largo da costa brasileira. As certificações necessárias ao aprontamento da embarcação, para que ela seja considerada plenamente operacional, devem entrar pelo ano de 2020.

PHM Atlântico hasteia o pavilhão nacional
PHM Atlântico hasteia o pavilhão nacional

Assista abaixo ao vídeo publicado pela Marinha do Brasil no Twitter, mostrando o embarque da tripulação brasileira no PHM Atlântico.

Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Thomas S

Parabéns! Será muito bem vindo e útil ao Brasil. Esse, sim, foi um golaço!

Fox-2

Descordo, mas fazer oque né! Afinal é melhor um navio operante doque um navio novo somente na maquete.

Marcos Paulo

Discordo. É sim um golaço.

Leandro Costa

Parabéns à Marinha do Brasil!

Vitor

Excelente aquisição! Vida longa ao Atlantico!!!

Guilherme Poggio

Só lembrando que “Mostra de Armamento” é um cerimonial realizado para marcar a incorporação oficial de uma determinada embarcação ao serviço ativo independentemente das suas características ou funções. O termo “armamento” não está relacionado com as armas da embarcação, mas sim à “armação”, ou seja, os equipamentos e as equipagens.

Antônio Carlos Allocer

Grato pelo esclarecimento.

Gilbert

Hino muito lindo

Leandro Costa

Realmente, ‘Cisne Branco’ é um hino muito bonito.

Marcelo Zhanshi

Oficiais da MB sorrindo que nem criança com presente de Natal….hahahaha

Lindo navio. Sou da turma que apoiou a compra desde o primeiro rumor. Quando muita gente reclamava que a MB só comprovava lata velha.

Top Gun Sea

Eu também! Apanhei muito aqui pelas viúvas das escoltas ao defender a compra do Atlântico mas, valeu a pena. Vislumbrei que seria uma ótima aquisição e um enorme salto para uma marinha moderna. E de fato é! Agora é esperar ano que vem um dos NTs da classe Wave, outra ótima aquisição.

Rui Chapéu

O que mais me espanta nisso tudo é um navio desse tamanho, cheio de sistemas, motores e afins custar mais barato que um caça atual do tipo Gripen, Sukhoi, F-16 etc….

Esse navio saiu barato demais ou os aviões estão com preços na estratosfera??

Paulo Maffi

Será que esse preço ultra-camarada do PHM não estaria de uma forma ou de ‘outra’ relacionado com a concorrência das Tamandarés? Afinal a BAE está no páreo. Também podemos levar em conta que o Brasil é um cliente importante de meios de superfície britânicos e, haja vista também que, nos últimos tempos nosso país vem assumindo uma posição de preferencial comprador de meios que poderão dar baixa na RN pelos próximos anos!

Guacamole

É o preço que se paga por ToT, mano.
Na outra reportagem mesmo eu tinha perguntado o porque de pagarmos 70 milhões nos motores do ManSup que já estão obsoletos no dia de hoje (os novos Block III usam microturbinas) e foi essa a resposta que recebi.
Sim, podiamos ter comprados jatos mais baratos, mas não poderíamos aprender a fazer pois seria apenas aquisição.

Alfredo CS

É Ruy, o que mais espanta é o preço das embarcaçoes ser tao barato e nossa marinha ser praticamente inexistente…ate parece que querem desarmar o Brasil para entregá-lo a quem pagar mais…

Carlos Crispim

Lembro-me perfeitamente quando há alguns anos o Ocean esteve no Brasil para participar de exercícios com os nosso CFN e o pessoal da trilogia caiu em cima massacrando o navio e dizendo que não era uma boa compra para a MB, blá, blá, blá… Hoje todo mundo elogia.

Marcos Aryeh

@Galante

Ele deve estar confundindo as matérias do site com os comentários dos visitantes. O site não é responsável pelas opiniões de terceiros

Roberto Silva

Grande dia para a MB, com direito ao Cisne Branco ao fundo.

FERNANDO

Gostei do nome!!!
Atlântico!

Silvano Conti

A BAE Systems deve ser declarada a vencedora no programa das Tamandaré, não tem muito o que raciocinar.
Além do produto ser talvez o melhor dos ofertados, essas demonstrações de confiança devem ser levadas em conta.

Jr

O que deve ser levado em conta são os requisitos elaborados pela MB, se a BAE cumprir esses requisitos e apresentar um modelo type 31 mais pesado que a corveta do CPN, como parece que vai apresentar, com certeza ela passa a ser uma das favoritas

Karl Bonfim

Benvindo PHM A-140 ATLÃNTICO!!

Ivan BC

Lindo navio! Parabéns pela aquisição! Noiiisss critica, mas noisss também elogiamos.
Cadê os comentários do MO com aquela foto do ostra? kkkk

RIBEIRO

Sou leigo no assunto, porém gostaria de saber se para a MB seria bom adquirir alguns Hovercraft para desembarque de tropas e meios de assalto anfíbio ? Grato

R_Cordeiro

O navio em questão não possui doca, logo não faz o menor sentido os hovers

Guilherme Poggio

R_Cordeiro

A Royal Navy comumente operava com hovercraft nele. Ficavam no convoo e eram colocados na água com a ajuda de um guindaste. Acompanhei essas operações quando o Ocean esteve no Brasil.

Adelman Pinheiro

Muito bom para a Marinha, excelente navio. São sou militar, mas filho de militar da Marinha. Espero que ele passe por Salvador primeiro.

Vovozao

Parabéns a nossa MB, entramos no século XXI, agora podemos calar às gralhas que falam sempre contra. E gostaria que nossos representantes em Brasília, pudessem passar pelo menos uma semana em nossas forças para darem mais valor, pois a maioria nunca esteve em um quartel.

Diplomata92

Deus salve a rainha ! kkk
Mais uma vez nos tratando como gente grande,sabemos que não foi de graça,porém cada vez mais os ingleses criam um laço com a MB !
E sejamos francos tem tudo para dar BAE na tamandaré !
Bem pelo menos eu torço para isso acontecer,eles tem uma boa proposta e um ótimo relacionamento com a MB
Tenho quase certeza que desde Das Niterói até o atlântico vai pesar na mesa
logico que vença á melhor proposta,mais os caras sabem usar a diplomacia nessas horas kkk

Leandro Costa

O relacionamento com a RN é beeeeem mais antigo que as Niterói.

http://www.artmarine.co.uk/Geoff_Hunt_RSMA/The_Arrival_of_the_Portuguese_Royal_Family_in_Brazil,_7_March_1808/3513/232/default.aspx

E ainda passa pelos Encouraçados do início do século XX.

Diplomata92

Leandro obrigado por lembrar!
Ta ai mais um ótima parte da nossa historia naval pra min estudar vlw mesmo !

Almeida

Vai ainda mais longe que os encouraçados do início no séc XX, vem desde a independência do Brasil!

https://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Cochrane,_10%C2%BA_Conde_de_Dundonald

_RR_

E eis que em tempos tão difíceis, vem esta aquisição.

Não há dúvidas de que é um muito bem vindo alento a uma marinha que a tempos clama por navios novos; sobretudo os vasos destinados a operações anfíbias, cujos antigos NDD já vinham empurrando água para muito além do que deveriam…

Pessoalmente, acredito que um NPaLog seria mais necessário, mas convenhamos que uma compra de oportunidade como esta não poderia ser simplesmente ignorada…

Jr

A próxima compra de oportunidade, muito provavelmente será de um dos Waves que a RN vai dispor para venda

R_Cordeiro

O waves não seriam uma boa… Seria uma ótima! Ao meu ver muito mais urgentes do que seria o Atlántico. Porém, cavalo encilhado é cavalo encilhado.

MN Jacome

Parabéns a MB que ser a sempre um orgulho para todos os brasileiros em especial a todos nos rese9rvista naval .Sou do tempo que ainda era marinha de Guerra e da V 17 e V18 saudosa Corveta Ypiranga e Corveta Forte de Coimbra

Roger

Gostaria de obter de quem disponha de informação, responder essas questões:
Após o treinamento de toda tripulação embarcada, foi informada a viagem para o Brasil será em Agosto, a data que isso ocorrerá ainda não foi definida ? Em sua grande viagem inaugural qual será a estratégia de navegação ? Quantos dias até chegar ao Rio ?

Leandro Costa

De acordo com o “Jane’s,” o Atlântico tem chegada prevista para o dia 25 de Agosto. Acredito que a estratégia de navegação dele será: “Sair da Inglaterra —-> Chegar no Rio de Janeiro.” A quantidade de dias até chegar ao Rio de Janeiro vai depender da velocidade de navegação e condições de mar.

Roger

Agradeço Leandro pela resposta, só fica uma indagação interessante; O Cmte Do Atlântico provavelmente não testará as máquinas em “Full Power” afinal provavelmente o alto comando que fará o planejamento de rota entre os dois portos. Outro detalhe a capacidade de combustível dele teria autonomia para essa viagem sem abastecimento ?

Leandro Costa

Uma viagem curta, apenas de ida, sem aeronaves e seus combustiveis, apenas com as peças e equipamentos não instalados? Sim, teria combustível sim, de sobra inclusive.

E acredito que as máquinas serão testadas em todos os regimes de velocidade durante o FOST.

SmokingSnake ?

A autonomia dele é de 13 mil km, fiz uma medição grosseira no google Earth e dá +- uns 10 mil km da Inglaterra ao RJ.

Marcos Paulo

Circunferência da Terra = 40.075 km
Distância até Rio de Janeiro = 9.272 km
Autonomia do NPH Atlântico = 13000 km
Positivo.

Renan Braga

Vai pra marinha do rio de janeiro
E a marinha do Brasil norte nordeste sul ?
Graças a Deus não temos guerra a frente
Espero

Marcos Paulo

?

USS Montana

Sinceramente, o hino da Marinha deveria ser o hino nacional, é a mais bela canção feita no Brasil, é de arrepiar. Repito, parabéns ao site pela cobertura, não vejo a hora de visitá lo.

Gino

Discordo meu querido USS Montana. Eu acho o Hina da Independência ou do Imperio do Brasil o mais bonito. Mas cada qual com sua opinião.

USS Montana

Ah sim, gosto é gosto, mas concordo que são belos hinos também.
????

Bosco

Falando de hino, o nosso é bonito (apesar de muito erudito e 80% da população não saber a letra inteira e outro tanto não saber o que significa) mas é meio que uruca pro nosso país. Parece até ser de propósito já que realmente o país foi feito só pra uns 20% que direta ou indiretamente mamam das tetas do Estado. Os outros 80% são bucha de canhão eleitoreira e cidadãos de segunda classe. Acho que seguimos ao pé da letra o tal “deitado eternamente em berço esplêndido” e “impávido colosso”. Sem falar que hoje somos o futuro a que… Read more »

Bosco

E em termos de hino, o que acho que mais bonito é o do Exército Brasileiro. Serviria como uma luva no lugar do atual Hino Nacional.

Bosco

Ops! O “impávido colosso” foi errado. Era referência a outro texto que mudei e não deletei e entrou de atrevido. rssss

Gino

Discordo meu querido USS Montana. Eu acho o Hino da Independência ou do Imperio do Brasil o mais bonito. Mas cada qual com sua opinião.

marcio alves

Parabéns a MB….. Alguém poderia me informar qual sistema CIWS vai ser instalado no A-140 Atlântico com a remoção dos Phalanx? E na minha opinião pessoal o Pantsir-ME seria o ideal por fornecer uma cobertura de 360º a 20 km do navio.

Paulo

So leigo no assunto, mas seria possível a MB operar os aviões Bell-Boeing V-22 Osprey e o Lockheed Martin F-35B Lightning II no phm atlântica

Amadeu Zullino

Ótima aquisição.