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China desenvolve novo caça embarcado para substituir seus J-15

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Caça J-15
Caça J-15

Especialistas dizem que a tarefa se tornou mais premente depois de uma série de falhas mecânicas e quedas, enquanto Pequim persegue as ambições navais globais

Por Minnie Chan

A China está desenvolvendo um novo caça embarcado em porta-aviões para substituir seus J-15, após uma série de quedas e falhas mecânicas, enquanto tenta construir uma marinha de águas azuis que possa operar globalmente, disseram especialistas e fontes militares.

O J-15 foi baseado em um protótipo do caça russo de superioridade aérea de quarta geração Sukhoi Su-33, um projeto que tem mais de 30 anos. Foi desenvolvido pela Shenyang Aircraft Corporation, uma unidade da estatal Aviation Industry Corporation da China.

Com um peso máximo de decolagem de 33 toneladas, é atualmente a aeronave de caça embarcada mais pesada do mundo, usada no primeiro porta-aviões da China, o Liaoning.

A China precisa desenvolver o novo jato de combate, já que planeja criar pelo menos quatro grupos de porta-aviões para cumprir suas ambições navais globais e defender seus crescentes interesses no exterior, disse o especialista naval Li Jie, de Pequim.

“Para melhorar a eficácia de combate dos grupos de ataque dos porta-aviões chineses, é necessário desenvolver um novo caça baseado em porta-aviões”, disse Li, acrescentando que o caça furtivo FC-31 poderia ser usado como modelo para substituir o J -15.

O FC-31 da China é um caça stealth de última geração que fez seu primeiro voo em 2012 e é menor e mais leve que o J-15.

Caça furtivo FC-31
Caça furtivo FC-31
Concepção do FC-31 navalizado
Concepção do FC-31 navalizado

O tenente-general Zhang Honghe, vice-chefe da Força Aérea Chinesa, também disse ao South China Morning Post que um “novo caça baseado em porta-aviões para substituir o J-15” estava sendo desenvolvido.

Enquanto isso, um novo porta-aviões está sendo construído pelo Estaleiro Jiangnan, em Xangai. O Type 002 usará um sistema de lançamento eletromagnético que significaria menos desgaste na aeronave e permitiria que mais aviões fossem lançados em um tempo menor do que os sistemas “ski-jump” usados ​​no Liaoning e no primeiro porta-aviões de construção doméstica da China, o Type 001A, que está no estágio experimental do mar.

A necessidade de desenvolver um novo jato de combate tornou-se mais premente depois de uma série de “falhas mecânicas imperdoáveis” que mataram um piloto e feriram outro.

Duas fontes próximas aos militares disseram que houve pelo menos quatro acidentes envolvendo o J-15, embora apenas dois deles tenham sido reportados pela mídia estatal.

“O J-15 é uma aeronave problemática – seu sistema de controle de voo instável foi o fator-chave por trás dos dois acidentes fatais há dois anos”, disse uma das fontes.

O piloto Zhang Chao
O piloto Zhang Chao

O piloto Zhang Chao, de 29 anos, morreu em um acidente em abril de 2016 enquanto tentava salvar seu jato J-15, cujo sistema de controle de voo entrou em colapso durante um pouso forçado em porta-aviões, segundo reportagens da mídia estatal.

Três semanas depois, seu colega Cao Xianjian, que tinha 40 anos, ficou gravemente ferido ao tentar lidar com o mesmo problema em um J-15. Levou mais de um ano para se recuperar.

Todos os J-15 ficaram impedidos de voar por três meses após os acidentes, o que minou o moral da Força Aérea e da Marinha. A Marinha pediu uma investigação após a morte de Zhang, disseram as fontes.

“Mas os especialistas em aviação no início se recusaram a reconhecer que o J-15 tem problemas de projeto”, disse uma das fontes. “Eles só concordaram que havia problemas depois que Cao encontrou o mesmo problema”.

Muitos jatos de combate domésticos da China tiveram problemas com seus motores, projetos e modificações nas aeronaves. Mas um veterano da PLA Navy disse que, em vez de realizar mais voos de teste, os pilotos foram forçados a pilotar os aviões de guerra, mesmo tendo falhas.

Caça J-15 pousa a bordo do porta-aviões Liaoning
Caça J-15 pousa a bordo do porta-aviões Liaoning

“É claro que é impossível impedir qualquer acidente que aconteça durante o treinamento. Mas, ao contrário de seus equivalentes nos países ocidentais, os pilotos da Força Aérea Chinesa são solicitados a contornar esses erros mecânicos ”, disse o veterano da Marinha.

Embora os pilotos sejam ensinados a ejetar de seus caças em caso de falha mecânica, eles também são informados de que têm o dever de “salvar a aeronave valiosa”.

“Os pilotos da Força Aérea Chinesa são treinados para salvar a aeronave, que é propriedade do Estado … mas isso precisa mudar porque vidas humanas são inestimáveis”, disse o veterano. “Aeronaves podem ser repostas após um acidente, mas os pilotos são insubstituíveis”.

No início deste ano, a emissora estatal CCTV transmitiu um programa de propaganda elogiando Zhang e Cao por tentarem salvar seus jatos enquanto voavam.

Na semana passada, Zhang recebeu uma condecoração póstuma por ser “o melhor membro do partido”, enquanto Cao foi eleito representante do Exército de Libertação Popular no congresso do Partido Comunista em outubro.

FONTE: South China Morning Post

16 COMMENTS

  1. A China é uma piada, fizeram uma cópia mal feita da marinha russa e agora vão partir para uma cópia mais mal feita ainda da US Navy. Vão enfrentar uma série de falhas e quedas do mesmo jeito com esse F-35 xing ling.

  2. Já que pensam em renovar a frota de jatos embarcados, quem sabe além da versão naval do FC-31, não desenvolvem uma aeronave VTOL também.

      • A China está construindo um grande navio de assalto anfíbio de convés corrido,
        similar ao classe “Wasp” da US Navy…não se sabe se muitos mais serão construídos, talvez a China não veja necessidade de ter os 11 que a US Navy espera ter em 2024, atualmente existem 9 com mais um quase pronto.
        .
        Então é possível que futuramente a marinha chinesa também queira embarcar destacamentos de aeronaves similares ao F-35B ou em caso de necessidade embarcar um esquadrão completo ou reforçado para mais eficientemente cumprir
        missões de controle marítimo.

    • Aí eu tiraria o chapéu para os chineses. Um caça supersônico stealth STOVL iria celebrar de vez a maioridade tecnológica dos chineses, porque isso não é fácil de fazer não.
      E falando nisso eles bem que podiam criar um convertiplano tilt rotor como o V-22. Seria um “cala-boca’ geral.

    • Os chineses estão de parabéns porque claramente dominam todas as tecnologias disruptivas desde a SGM, mas todas foram concebidas há mais de 60 anos (propulsão nuclear para submarinos e navios, armas nucleares, capacidade de colocar cargas em órbita, capacidade de colocar humanos em órbita, etc.) e não encerram em si nenhuma inovação.
      O desenvolvimento autóctone de um caça supersônico STOVL seria algo realmente que colocaria a China em outro patamar e seria facilmente comprovado.

  3. Isso é arte da Ucrânia, que vendeu o protótipo do SU-33 e o Varyag, e só não vendeu a mãe porque os Chineses estavam pagando pouco.

  4. São ensinados a ejetar pra se salvar, mas melhor não sair vivo do acidente pra poupar ser executado por perder a preciosa aeronave. Maravilha de regime esse da China sob o império do PC…

  5. O fato é que a China copiou o SU-33 e fabricou a cópia com seus componentes e agora vem culpar o caça por problemas de projeto dando a entender que as falhas vem originalmente da SUKOI? Eles estão de brincadeira né?!?
    Agora acho extremamente louvável eles buscarem uma solução para caça embarcada própria da industria deles!

  6. Está aí uma boa opção para aviação naval brasileira.
    Adquirir unidades do J15 Chinês, em substituição aos AF1 Skyhawlk.
    Esses aviões devem ser baratos e acredito estarem em boas condições de uso.
    Mas, porém entretanto!

  7. Desculpem retiro o que disse, pós ler o texto mais detalhadamente essa arapuca aérea deve ser desconsiderada para o bem de todos kkkk!

  8. Interessante como esse FC_31 parece “muito” com o F-35.
    Com certeza o “C” é de cópia.
    Hackers chineses nao brincam em serviço.

  9. Poderia ser o futuro caça embarcado da marinha Russa, principalmente se a China auxiliar a Russia a desenvolver um porta-aviões CATOBAR. Se a força aérea fizer um hi-low com o J-20 e o SU-57 eles vão estar com seus céus bem defendidos e a aliança seguirá firme e forte por muitos anos.

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