USS Chief MCM 14

USS Chief MCM 14

USS Chief MCM 14
USS Chief MCM 14

OMINATO, Japão – Unidades de contramedidas (MCM – Mine Countermeasures) da Marinha dos EUA, unidades MCM da Japan Maritime Self Defense Force (JMSDF) e unidades de destruição de cargas explosivas da Marinha Indiana (EOD) iniciaram o exercício de contramedidas 2JA 2018 perto de Ominato, Japão, em 18 de julho.

O 2JA é um exercício anual que este ano inclui as forças da Marinha dos EUA, JMSDF e da Marinha Indiana. O exercício fortalece a interoperabilidade e aumenta as proficiências nas operações de contramedidas de minas entre aliados e parceiros regionais.

“Este exercício nos permite flexionar nossos músculos de contramedidas e melhorar a interoperabilidade com nossos colegas de equipe da JMSDF e da Marinha Indiana”, disse o contra-almirante Brad Cooper, comandante da Amphibious Force 7th Fleet. “A missão de contramedida de minas é extremamente importante para o transporte marítimo militar e civil de todas as nações da região do Indo-Pacífico e manter canais de água livres das ameaças de minas é fundamental para a segurança nacional e o fluxo livre de comércio.”

Durante o exercício, as unidades participantes praticarão táticas de contramedidas de minas em nível de unidade para incluir o uso de equipamentos de sonar para detectar minas. O pessoal da unidade de eliminação de explosivos realizará operações de mergulho em apoio aos esforços de contramedidas de minas.

O exercício culminará em uma fase combinada na qual a Marinha dos EUA e a JMSDF coordenarão e se comunicarão para garantir uma rota segura através de minas simuladas em uma das áreas de exercício designadas.

As unidades da Marinha dos EUA que participam incluem o USS Chief (MCM 14), a Explosive Ordnance Disposal Mobile Unit (EODMU) 5, o Esquadrão de Helicópteros de Contramedidas 14 e o pessoal do Esquadrão de Contramedidas de Minas (MCMRON) 7.

Os ativos participantes da JMSDF incluem a Mine Warfare Force (MWF); Comandante da Divisão de Minas 2 (CMD2); tender de navios-varredores JS Uraga (MST 463); dois navios oceânicos de varredura de minas JS Awaji (MSO 304) e JS Hirado (MSO 305); quinze navios costeiros de varredura de minas; Helicopter Mine Warfare Squadron 111; quatro aeronaves de patrulha P-3C e uma aeronave de patrulha P-1.

O MCMRON 7 é permanentemente desdobrado em Sasebo no Japão e consiste nos navios de contramedidas de minas USS Patriot (MCM 7), no USS Pioneer (MCM 9), no USS Warrior (MCM 10) e no USS Chief (MCM 14).

Um MCM americano lança um veículo de detecção de minas
Um MCM americano lança um veículo de neutralização de minas

FONTE: Marinha dos EUA

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mk48

É fundamental esse tipo de exercício em qualquer marinha.

Carlos Alberto Soares

Ótimo a Índia participar.

Joel Lima

Aos companheiros do site. Poderiam me indicar algum conteúdo (artigos, documentários, etc) sobre a guerra de minas? Gostaria de compreender melhor o tema, desde já agradecido.

Sds.

Bosco

Joel,
Aqui mesmo no Naval tem muita coisa a respeito do tema: https://www.naval.com.br/blog/2010/05/17/homens-de-ferro-em-navios-de-madeira-parte-1/
Esse é só um exemplo… se procurar na barra de pesquisa aí em cima vai achar mais artigos.
Um abraço.

Joel Lima

Muitíssimo obrigado!

Marcelo Andrade

Interessante mesmo haja vista as rotas comerciais que passam por estes locais. E com a China comendo pelas beiradas, tem que exercitar mesmo.

Agora todo mundo de olho no Estreito de Ormuz pois o Irã vai engrossar o caldo de novo. Geopolítica está virando um Museu de Novidades!!!!