Home Guerra de Minas Guerra de Minas: forças americanas, japonesas e indianas iniciam exercício anual

Guerra de Minas: forças americanas, japonesas e indianas iniciam exercício anual

2626
6
USS Chief MCM 14
USS Chief MCM 14

OMINATO, Japão – Unidades de contramedidas (MCM – Mine Countermeasures) da Marinha dos EUA, unidades MCM da Japan Maritime Self Defense Force (JMSDF) e unidades de destruição de cargas explosivas da Marinha Indiana (EOD) iniciaram o exercício de contramedidas 2JA 2018 perto de Ominato, Japão, em 18 de julho.

O 2JA é um exercício anual que este ano inclui as forças da Marinha dos EUA, JMSDF e da Marinha Indiana. O exercício fortalece a interoperabilidade e aumenta as proficiências nas operações de contramedidas de minas entre aliados e parceiros regionais.

“Este exercício nos permite flexionar nossos músculos de contramedidas e melhorar a interoperabilidade com nossos colegas de equipe da JMSDF e da Marinha Indiana”, disse o contra-almirante Brad Cooper, comandante da Amphibious Force 7th Fleet. “A missão de contramedida de minas é extremamente importante para o transporte marítimo militar e civil de todas as nações da região do Indo-Pacífico e manter canais de água livres das ameaças de minas é fundamental para a segurança nacional e o fluxo livre de comércio.”

Durante o exercício, as unidades participantes praticarão táticas de contramedidas de minas em nível de unidade para incluir o uso de equipamentos de sonar para detectar minas. O pessoal da unidade de eliminação de explosivos realizará operações de mergulho em apoio aos esforços de contramedidas de minas.

O exercício culminará em uma fase combinada na qual a Marinha dos EUA e a JMSDF coordenarão e se comunicarão para garantir uma rota segura através de minas simuladas em uma das áreas de exercício designadas.

As unidades da Marinha dos EUA que participam incluem o USS Chief (MCM 14), a Explosive Ordnance Disposal Mobile Unit (EODMU) 5, o Esquadrão de Helicópteros de Contramedidas 14 e o pessoal do Esquadrão de Contramedidas de Minas (MCMRON) 7.

Os ativos participantes da JMSDF incluem a Mine Warfare Force (MWF); Comandante da Divisão de Minas 2 (CMD2); tender de navios-varredores JS Uraga (MST 463); dois navios oceânicos de varredura de minas JS Awaji (MSO 304) e JS Hirado (MSO 305); quinze navios costeiros de varredura de minas; Helicopter Mine Warfare Squadron 111; quatro aeronaves de patrulha P-3C e uma aeronave de patrulha P-1.

O MCMRON 7 é permanentemente desdobrado em Sasebo no Japão e consiste nos navios de contramedidas de minas USS Patriot (MCM 7), no USS Pioneer (MCM 9), no USS Warrior (MCM 10) e no USS Chief (MCM 14).

Um MCM americano lança um veículo de detecção de minas
Um MCM americano lança um veículo de neutralização de minas

FONTE: Marinha dos EUA

Subscribe
Notify of
guest
6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mk48
Mk48
1 ano atrás

É fundamental esse tipo de exercício em qualquer marinha.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
1 ano atrás

Ótimo a Índia participar.

Joel Lima
Joel Lima
1 ano atrás

Aos companheiros do site. Poderiam me indicar algum conteúdo (artigos, documentários, etc) sobre a guerra de minas? Gostaria de compreender melhor o tema, desde já agradecido.

Sds.

Bosco
Bosco
1 ano atrás

Joel,
Aqui mesmo no Naval tem muita coisa a respeito do tema: https://www.naval.com.br/blog/2010/05/17/homens-de-ferro-em-navios-de-madeira-parte-1/
Esse é só um exemplo… se procurar na barra de pesquisa aí em cima vai achar mais artigos.
Um abraço.

Joel Lima
Joel Lima
Reply to  Bosco
1 ano atrás

Muitíssimo obrigado!

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
1 ano atrás

Interessante mesmo haja vista as rotas comerciais que passam por estes locais. E com a China comendo pelas beiradas, tem que exercitar mesmo.

Agora todo mundo de olho no Estreito de Ormuz pois o Irã vai engrossar o caldo de novo. Geopolítica está virando um Museu de Novidades!!!!