Destróieres chinês e americano quase colidem em manobras perigosas - 1

A série de imagens dá uma boa noção de quão perto os dois navios chegaram de bater um no outro

A Marinha dos EUA divulgou uma série de imagens mostrando o encontro do destróier USS Decatur (DDG-73) da classe “Arleigh Burke” no Mar da China Meridional com o destróier Lanzhou da classe Luyang II (Type 052C) da Marinha do Exército de Libertação Popular Chinês. As imagens mostram quão perigosas as manobras do navio chinês foram e quão próximos os dois navios estaviveram de um acidente potencialmente grave.

As imagens provavelmente capturadas a partir de vídeo da torre do sensor no helicóptero MH-60R Sea Hawk do destróier americano ou de um drone ScanEagle lançado da Decatur. Em seu comunicado oficial, a Marinha dos EUA disse que o navio chinês, que inicialmente identificou apenas como um navio da classe “Luyang”, chegou a 45 jardas do destróier americano, durante o incidente de 30 de setembro de 2018.

Isso pode soar como uma quantidade abundante de espaço entre os dois navios, mas para as embarcações que deslocam milhares de toneladas e que são relativamente lentas de manobrar, é considerada perigosa. Apenas por perspectiva, 45 jardas é pouco menos de um terço do comprimento do Decatur. Em 2017, dois dos destróieres da classe “Arleigh Burke” da Marinha dos EUA sofreram colisões distintas na região do Pacífico Ocidental, causando danos terríveis aos navios e, mais importante, a perda de vidas de vários marinheiros.

Depois que a Marinha revelou que o incidente no Mar da China Meridional havia ocorrido, o Ministério das Relações Exteriores da China respondeu dizendo que o USS Decatur havia violado sua “soberania indiscutível” na área ao redor dos recifes de Gaven no disputado Mar do Sul da China. “Pedimos veementemente aos Estados Unidos que corrijam imediatamente seu erro e parem com tais ações provocativas para evitar minar as relações entre a China e os EUA e a paz e estabilidade regionais”, continuou o comunicado.

As imagens mostram que o destróier Lanzhou foi o responsável pelas “ações proativas”. A Marinha dos EUA diz que ficou a 12 milhas de distância do posto ocupado no Recife. O Decatur estivera na área especificamente para realizar a chamada Patrulha da Operação de Liberdade de Navegação, ou FONOP, que os Estados Unidos realizam em protesto contra as amplas alegações de propriedade da China sobre a vasta maioria do Mar do Sul da China.

O governo dos EUA, juntamente com a maioria da comunidade internacional, não reconhece a posição da China, que é uma questão cada vez mais contenciosa.

USS Decatur (DDG-73)
USS Decatur (DDG-73)

FONTE: The Drive/The War Zone

Destróier chinês Lanzhou, Type 052C
Destróier chinês Lanzhou, Type 052C

NOTA DO EDITOR: o destróier chinês Lanzhou visitou o Brasil em outubro de 2013 e pode ser visto aqui nesta matéria.

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alessandro

Desculpem minha ignorância na condução de embarcações, mas, afinal, quem estava na preferencial?

Madmax

Ora, é do que estava na rotatória.

Agnelo

Rapazzzzz
Acostumado com o trânsito do RJ… para entender isso em Blumenau…. foi um custo…

Marcelo Andrade

Apesar de ser do RJ, entendi, pois morei em Brasília e lá não tem esquina, tem rotatórias!!! kkkkkk

Marcius

Geralmente a preferência é de quem está a direita,rsrsrsrsrkkk

BILL27

Pelo menos o navio chines ultrapassou pela esqerda rs.
Brincadeiras a parte ,parece q o navio americano continuou seguindo sua rota ,qem fez a aproximação foi o navio chines ,portanto ,ele estava errado.

jodreski

Introdução: lógico que isso não irá ocorrer.
Mas à aquela distância é possível lançar um ou mais torpedos? Ou é preciso distância mínima para se efetuar esse lançamento? Devido a proximidade com a explosão do torpedo em sí o navio que lançou o torpedo também poderia sofrer avarias?

Walfrido Strobel

Ninguém vai lançar um torpedo naquela distancia pelo mesmo motivo que ninguem vai lanças uma granada em alguem a poucos metros de distância.

XO

os torpedos atuais são empregados apenas contra submarinos…

André Macedo

Jodreski,
Acredito que a distância seja muito pequena, o torpedo leva um tempo para armar sua ogiva como forma de segurança, e o XO se equivocou, torpedos não são lançados apenas contra subs.

Airacobra

Perdão André Macedo, mas o XO não se equivocou, realmente navios de superfície de hoje não lançam torpedos contra meios de superficie, navios de escolta somente lançam torpedos anti-submarino.

Gilbert

Agora não dá para comprar mais nada dos Chineses ou Russos porque o Trump vai perguntar:
You are Wonkru, or you are enemy of Wonkru (Você é amigo ou inimigo dos Wonkru). Quem assiste sabe do que to falando.

Filipe

Sou bem mais a chefa dos Wonkru… gata top!
Octávia!!!!

Thomas_S

Kkkkkkkkk, não aguentei. Ri pacas!

Alex Nogueira

Canhão, míssil antinavio?! Que nada, a luta quase foi no corpo a corpo mesmo rsrsrs!

João Francisco

Chineses fazendo chinesices, para esse povo cruel e sem compaixão todo o mundo pertence a eles, não ligam para as decisões das cortes internacionais, o Mar da China é deles é pronto, ninguém pode se aproximar, não reconhecem limites, mentem dizendo que não vão fazer, e depois fazem na maior cara de pau, quem vai parar a sanha imperialista desses chinos????? Ainda bem que existem países sérios para nos defender, depois que comprarem o Brasil todo a preço de banana vão nos fazer de escravos.

100nick-Elã

Como é o nome do Mar? Mar da China? o que os eua estavam fazendo lá? não vi nenhuma embarcação militar da China “passeando” no Golfo do México ou no Golfo da Califórnia.

Daglian

Realmente, só porque o nome do mar é “Mar da China”, toda aquela região é de posse da República Popular da China. Basta então o seu nome constar em alguma região, e esta região é sua por direito, mesmo que isso seja descaradamente prejudicial a todos os países da região. O que os EUA estavam fazendo lá? Basta ler o texto. Os EUA realizam operações de Liberdade de Navegação pois não reconhecem a soberania chinesa em toda esta região; e acostume-se, pois os EUA não irão cessar estas operações. A diferença é que não há disputa territorial no Golfo do… Read more »

100nick-Elã

Liberdade de navegação com navio militar? porque não enviar um navio civil? conta outra.

737-800RJ

Navios e aeronaves civis em trânsito naquela região são intimidados pelas forças armadas de lá… Tem que mandar meios militares pra lá mesmo pra impor respeito! Esse povo só entende isso mesmo, já que ignoram tentativas diplomáticas e querem ganhar tudo “no grito”. Se não for assim, daqui a pouco cobrarão pedágio dos navios que tentarem passar por águas internacionais, que na cabeça deles pertencem à China.

SPQR

Então tirem os franceses do Canal da Mancha, já que os ingleses o chamam de English Channel.

Everton Matheus

O Rio Paraguai é todo do Paraguai,e o pessoal do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Brasil que se dane.

Cada um que me aparece.

Msiconta

Que exagero.

Antonio Palhares

Até agora qual país grande e forte respeita as leis internacionais ? Qual deles cumpre tratados assinados ?Manda quem pode obedece quem tem juizo.

Bardini

Déjà vu…
.

Mauro Cambuquira

Wow!
Bardini… 1988! Qual era o motivo dessa briga de empurra?

Bardini

Guerra Fria, Americanos no Mar Negro., Russos Loucos… Anos 80…
.

Beto Santos

Gente como vocês são chatos e implicantes, os russos só se aproximaram pra perguntar como estava a mãe do capitão e depois de baterem um papinho resolveram se aproximar pra alcançar um presente pro marinheiro mais próximo só isso nada demais, kkkkkk.

Cangaceiro

Grande vídeo!
Nessa meio guerra fria que está aumentando, esse tipo de coisa será cada vez mais comum.

ScudB

Não Bardini! kkk
Os loucos foram exatamente os yankees que entraram nas águas territórias da USSR com radares ligados.Sem necessidade nenhuma..E so depois disso os russos “perguntaram” sobre saúde das mães deles e etc 🙂
Um grande abraço!

Marcelo R

Está na hora de testar a superioridade das armas e dos Destroiers Arleigh Burke’s da US NAVY sobre os navios e suas armas de papelão chineses, se esta área do mar da China não foi reconhecida internacionalmente como área de “soberania indescutível” alardeada pela própria China, isto sim e reconhecida como área de invasão chinesa…….

Defensor da Liberdade

É fácil chamar armamento russo ou chinês de papelão atrás da tela de um PC, queria ver neguinho lá na hora do vamos ver, aposto que o esfíncter iria fechar de forma que não passaria nem um fio de cabelo.

Cangaceiro

Guerra não é super trunfo ou RPG, onde: minha carta é mais forte que a sua, Ganhei!
Pessoas morrem, guerras quentes começam, o minimo que acontece é uma corte marcial se alguém faz algo drástico sem pensar.

WILSON JOSÉ S JUNIOR

Quase briga de piratas..encosta e salta pra dentro .

Fin Gal

Parece que os chineses vão defender sua posição de dominação naquela região custe o que custar.. Vamos ver quem paga pra ver….

BILL27

este navio chines é muito bonito .

Marcelo Andrade

“Navios e armas de papelão…?” , Cara, ninguém ali tem……. para puxar o gatilho!!! Sabe que vai dar….! Se fosse um navio iraniano, não chegaria a 2 Km do AG, mas….

VEIGA 104

Pelo histórico de colisões os americanos devem estar testando algum casco super resistente.

Vovozao

Só faltou aquela frase famosa: lançar ganchos, invadir, pois chineses dizem estar em águas territoriais, americanos dizem que estava fora das águas territoriais, vai saber quem.e o certo.

ednardo curisco

os novos navios virão com aríetes e pranchas para abordagem.

Jack Sparrow adora.

SmokingSnake ?

Se batem aposto que o chinês afundaria na mesma hora, o Arleigh Burke já levou pancada de navio bem maior e não afundou.

Kemen

Deviam mandar um navio quebra gelo da marinha junto e disputar no abalroamento. Quem sera que afundaria ?

Ozawa

(…) As imagens mostram que o destróier Lanzhou foi o responsável pelas “ações proativas”.

É como “examinar a capacidade de anular” dos EUA para Rússia, no post do ForTe. Esses latidos diplomáticos entre os cachorros grandes são, no mínimo, peculiares.

No site X-Naval o título desse vídeo seria: “Destróieres chinês e americano em ações proativas no Mar da China Meridional” . . .

ALDO GHISOLFI

CONCORDO com o Marcelo Andrade… os chineses avançaram pq confiam e muito nos seus meios e seus armamentos para a manutenção das suas geopolítica e doutrina naval; sabem no que navegam. Na situação os chineses sabem (e estão autorizados) que estão correndo o risco da reação dos EEUU e precisariam responder à altura.

ALDO GHISOLFI

CONCORDO com o Marcelo Andrade… os chineses avançaram pq confiam e muito nos seus meios e seus armamentos para a manutenção das suas geopolítica e doutrina naval; sabem no que navegam. Na situação os chineses sabem (e estão autorizados) que estão correndo o risco da reação dos EEUU e precisariam responder à altura.

Adriano RA

Os chineses não deveriam fazer isso, os americanos tem ampla experiência nesse assunto de colisão de destróiers.

Defensor da Liberdade

Num é, a maior ameaça aos navios americanos são os próprios tripulantes.

100nick-Elã

Essa valeu o meu dia, kkkkk

CRSOV

Esse Decatur na foto pareceu meio acabadinho enquanto que o destroier chinês novinho em folha !!

Flanker

As fotos dos navios, em separado, são de quando? Qualquer navio, seja norte-mericano, russo, brasileiro, chinês, etc….quando em missões que envolvam muitos dias de mar, mostram marcas de ferrugem em muitos pontos. Isso quer dizer que o navio tem algum problema? Absolutamente, não! Acabadinho? Muito menos!

Delfim

Vamos voltar ao tempo das trirremes, nas quais havia um esporão para abrir um rombo no casco do adversário.

FERNANDO

Olha, lendo aqui algumas postagens, fico pensando, será que algumas pessoas aqui estão no Brasil ou nos Estados Unidos. Ou são norte-americanos, pq, olha, é mais do que tomar partido. Eu acho que o mais sincero é a pessoa se identificar via CPF e localização. Na realidade, sendo o mais imparcial possível, tanto chineses bem como americanos estão errados, os primeiros por ser uma potência imperialista emergente, que cria uma ilha no meio do oceano sem ouvir ninguém, e o segundo pela sua política imperialista na região. Ah, o mundo é assim. Não, o mundo não é assim. Pq, nem… Read more »

Ricardo Bigliazzi

Até agora não entendo a China aquilo é tudo, menos sua possessão.

Dalton

Não vejo nenhum problema em “tomar partido”…nesse caso acredito que os chineses estão errados, mas, mesmo minha opinião não alterando em nada, o blog é justamente para isso, trocar opiniões e é natural que às vezes a paixão possa até subir à cabeça , seja daqueles que “torcem” contra ou à favor de um determinado protagonista. . E qual é a política imperialista dos EUA “na região” ? Por que eles possuem bases militares no Japão ? Que eu saiba o Japão não reclamou muito de ter sua defesa assegurada pelos EUA em um ambiente extremamente hostil a eles após… Read more »

Maurício.

A China quer ser uma potência, e pra isso está seguindo os passos dos EUA, esse negócio de amanhã ou depois querer cobrar pedágio, até os EUA já fizeram, a guerra do Panamá foi justamente pra isso, deram aquelas desculpas de proteger cidadãos americanos, levar a democracia, combater o tráfico de drogas, mas todo mundo sabe que o real motivo da invasão foi o canal do Panamá, o resto é mimimi e blá blá blá.

Dalton

O Canal do Panamá acabou sendo bom para todos…na verdade os franceses desistiram de construir um e os americanos acabaram fazendo o serviço.

BILL27

https://www.youtube.com/watch?v=K-TGj-1HCHk

As tensões só estão começando

Francisco Santos de Oliveira

Deu-se no “Mar da China”, ou no “Mar dos EUA”?. Como é comodo para o americano comum orgulhar-se do poderio bélico de seu país. … em lugares bem distantes de casa. As eventuais mortes de inocentes são atrações de tv. Ai, um dia, acontecem as “Torres Gêmeas” e toda aquela comoção. …