A proa da fragata Indiana Tarkash e ao fundo a corveta Barroso, da Marinha do Brasil
A proa da fragata Indiana Tarkash e ao fundo a corveta Barroso, da Marinha do Brasil

A sexta edição do IBSAMAR, um exercício marítimo multinacional entre as Marinhas da Índia, do Brasil e da África do Sul, acontece em Simons Town, África do Sul, de 01 a 13 de outubro de 2018. A última edição do IBSAMAR (IBSAMAR V) foi conduzida ao largo de Goa, de 19 a 26 de fevereiro de 2016.

O objetivo do exercício é realizar um treinamento coletivo para as marinhas participantes, construindo interoperabilidade e compreensão mútua, bem como compartilhando as melhores práticas.

A Marinha Indiana é representada no IBSAMAR VI pela Fragata de Mísseis Guiados Tarkash, pelo Destróier de Mísseis Guiados Kolkata, pelas aeronaves de Patrulha Marítima de Longo Alcance P-8I, helicópteros Seaking e Chetak, bem como por um contingente MARCOS.

O exercício inclui as fases portuária e marítima com várias evoluções de navegação e marinheiras, disparo de armas de superfície, exercícios de proteção de força, exercícios antipirataria, exercícios antiaéreos e antissubmarinos, bem como operações de voo.
Além de atividades profissionais, esportes e compromissos sociais também são planejados.

FONTE: Naval News

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
jagderband#44

dog feelings

Nunes-Neto

A Índia foi de Patrão ein! Fragata e Destróier de misseís giados + P-8I, quem pode, pode.

Flanker

E a Barroso não possui um mísero míssil antiaéreo…..nem sequer um MANPADS. Essa, ao meu ver, é a maior deficiência desse navio.

Rudinei Krolow

Concordo plenamente!

Guizmo

Cuidado, vão dizer aqui que não precisa, que nosso TO não há ameaças

Mk48

Exatamente. Vide os nossos patrulheiros, especialmente os oceânicos, armados praticamente com arco e flecha.

DOUGLAS TARGINO

Todo dia é uma humilhação para nós brasileiros em relação nossas forças armadas. Como deixam chegar nossas forças armadas a um descaso como estamos agora. ISSO PRECISA MUDAR!

Delfim

Uma corveta, ainda por cima sem AAA, ia fazer o quê numa RIMPAC ? Já passa vergonha no IBSAMAR…

Luiz Floriano Alves

Manpads no mar? Só para ameaças leves, tipo helicópteros desavisados. Para ataques de saturação, nem pensar. Temos que dotar nossos navios de defesas adequadas. Não existe navio de guerra que possa dispensar míssil AA. Nem que seja o velho Sea Wolf. Menos, não resolve.

Flanker

Eu disse que era para portar um MANPADS? Eu só disse que a única defesa antiaérea desse navio é um únco Bofors de quarenta milímetros. Torço para que, se e quando sair a modernização desse navio, ele seja contemplado com meios antiaéreos decentes.

pm

Para isso servem navios de guerra em tempos de paz, nao pra caçar pirata na Somalia. Em breve levamos o PHM Atlantico e lideramos o exercicio.

Que navios participaram pela Africa do Sul?

Dalton

Um dos exercícios foi de “antipirataria”…aliás…a própria marinha sul africana tem enviado suas fragatas classe “Valour” para missões antipirataria.

Marcelo Andrade

Bom, tem um Bofors Trinity de 40mm sobre o hangar!! Não é nada, não é nada…

Fernando

A Barroso merecia pelo menos um lançador SADRAL com os seus míseros 6 misseis Mistral… Ou ao menos um par de SIMBAD de cada lado com esse Bofors Trinity já melhorava….

Franklin Junior

Fico imaginando a tripulação da Barroso vendo os outros navios…Tudo bonitinho, funcionando e bem armados. Se não fosse o amor ao pais, o profissionalismo e o dever a cumprir desses bravos, nossos navios iriam virar navios fantasma. Descaso total de nossos governantes para com a soberania do pais. Pena ainda ver isso.