OSLO (Reuters) – A fragata da Marinha Norueguesa KNM Helge Ingstad (classe Fridtjof Nansen) que colidiu com um petroleiro na semana passada ficou quase totalmente submersa na terça-feira, apesar dos esforços para salvar o navio naufragado, mostraram fotos tiradas pela Administração Costeira da Noruega.

A situação do navio ao largo da costa norueguesa não está, no entanto, perturbando o terminal de exportação de petróleo bruto de Sture. “Estamos em operação normal”, disse uma porta-voz da Equinor, operadora da usina.

Os militares noruegueses trabalham desde quinta-feira para resgatar o navio, amarrando-o com vários cabos à costa. Alguns deles haviam partido.

“O navio afundou mais um metro e, como resultado, dois cabos se partiram. Eles foram substituídos por dois mais fortes. Nós trabalhamos até meia-noite sobre isso. Depois da meia-noite, percebemos que não era seguro para nossa equipe continuar o trabalho ”, disse Haavard Mathiesen, chefe da operação de resgate da Agência de Material de Defesa da Noruega.

“Por volta de 06:00 (05:00 GMT), mais cabos se partiram e o navio afundou ainda mais. Agora está em águas mais profundas e estável​”, disse ele em entrevista coletiva.

O navio estava encalhado na costa oeste da Noruega na quinta-feira passada, depois que colidiu com o navio-tanque que havia deixado o terminal de Sture. A instalação foi fechada por várias horas como resultado.

Oito membros da Marinha, de uma tripulação total de 137, ficaram levemente feridos no incidente.

KNM Helge Ingstad
KNM Helge Ingstad, classe Fridtjof Nansen

COLABOROU: Rustam Bogaudinov

Subscribe
Notify of
guest

106 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Flávio

Nossa! Que perda. Graças a Deus não morreu ninguém.

Viram a entrevista de um almirante no JN ontem?

Foca

Quem aparece na matéria é o Almirante Iques.

Foca

Por falar em Almirante Ilques, forte candidato ao Comando da MB

Ricardo Pinto

Pior de tudo alem de vazar combustível, ela ainda esta armada…

Overandout

Que perrengue pra tirar este navio daí… Ainda bem que não houveram fatalidades

Aproveitando o comentário, srs editores, tem algum email específico para que eu possa enviar uma sugestão?

Vovozao

13/11 – terça-feira, btarde, já podem considerar perda total?? Todos os sistemas aparentemente estão debaixo d’água, e os armamentos podem ser recuperados???

Jorge Augusto

Aqui jaz um monte de grana.

BMIKE

Tristeza!

Eduardo Lima

Muita gente vai perder emprego. Que falha terá ocorrido?

FERNANDO

Belo navio, gostaria de ver o Brasil produzindo um assim.
Mas,…………………………….

Camargoer

Olá Fernando… pode ser um mau-agouro sugerir que a MB adote esse modelo….

DOUGLAS TARGINO

Rapaz, ela está em um local raso, creio que vão retirar ela dai!

Claudio Moreno

Putz mas que preju!
CM

Burgos

Já era !!!
Não serve pra mais nada !!!
Game over !!!

_RR_

Virou sucata… Nem pra canibalizar serve mais…

Talvez dê pra aproveitar alguma coisa do casco ou item menor…

Foca

Muito difícil recuperar este navio.

Sempre gostei muito deles. A Damen, concorrente do Programa CCT, lançou uma fragata de 6.000t belíssima.

https://www.navyrecognition.com/index.php/news/defence-news/2018/november-2018-navy-naval-defense-news/6660-indodefence-2018-damen-unveils-6000-tons-omega-frigate.html

Flávio

Essa fragata Ômega é linda

A segunda foto desta matéria que você indicou, onde a fragata Ômega aparece ao lado da corveta Sigma 10514, tomara Deus seja um presságio do futuro da MB

Carlos Campos

Realmente muito linda, mas queria saber o preço dela em relação a TYPE 26, e ela já vem com o radar de Nitreto de Gálio, se o pessoal já ficou feliz com o Artsan imagina com um de 400Km de alcance com capacidade maior para detectar objetos furtivos.

Luís Henrique

Li que o valor será entre 500 e 625 mi de euros

Willber Rodrigues

No atual estado dele, se conseguirem retirá-lo da água, ainda teria concerto? Poderia voltar a ativa ( depois de uma boa reforma, obviamente ) ou já deu perca total?

Camargoer

Caro Galante. Creio que o prejuízo ainda mair ser maior, dado o impacto ambiental. Remoção de combustível, lubrificantes, materiais potencialmente tóxicos, etc. Não será possível nem cogitar a ideia de abandonar tudo ai.

nonato

Estranho, essa retirada de combustível não deveria ter sido promovida de imediato?

pm

e a pergunta que fica é: o petroleiro tem seguro que cobre dano a terceiro?

Daniel Ricardo Alves

Acho que antes disso, deve ser descoberto quem colidiu com quem. A fragata colidiu com o petroleiro ou foi o contrário? De quem foi a culpa? Quanto à imperícia da tripulação da fragata, acho que ninguém tem a menor dúvida . . .

Ricardo Bigliazzi

É desarma-la e rezar uma “Missa de corpo presente”

Acho pouco provável que esse radar (para não dizer o resto) volte a funcionar sem um bug qualquer…

XFF

È difícil entender como uma Fraga nova e bem armadas não conseguiu identificar um navio petroleiro imenso a ponto de colidir. Essa Fragata possui tecnologias avançadas como radar, sonar e outras tecnologias sofisticadas.

Ricardo Pinto

Tem rumores de que os Russos estavam interferindo com o sinal de GPS, sera ???

Gen Braga

Possivelmente a área impunha restrições às manobras de um ou ambos navios…

Felipe Alberto

Houve uma comunicação entre as embarcações antes da colisão, ninguém foi pego de surpresa.

Felipe Alberto

Áudio da comunicação

James Marshall

Deu PT, já era.
Não sei se o canal é profundo mas se for como os fiordes que tem centenas de metros de profundidade, vai virar casa de peixe.
Essa “doutrina Max Verstappen” que algumas marinhas usam é idiota, acham que só porque são navios militares que sempre terão uma preferência, sempre sairão perdendo frente aos cargueiros. Que pena, era um belo navio.

Marcelo Andrade

kkkkkk Adorei James, “Doutrina Max Verstappen”” Mas o moleque vai dar trabalho ano que vem!!!

Dumont

Ao que parece a fragata foi deliberadamente encalhada como recurso último para evitar o seu afundamento. Pode ter havido um adernamento maior, um deslocamento ou uma mudança de maré entre as fotos deste post e as do anterior…

smichtt

Desculpem pela ignorância, mas a eletrônica dessas belonaves tem alguma proteção extra contra estas “eventualidades” como, por exemplo, PCI’s com camadas de resina a fim de proteger os componentes? Ou foi tudo (literalmente) por água abaixo?
Obrigado pela resposta.

jodreski

Alguém mais tem dúvida que é perda total? Talvez.. dê para salvar a âncora e olhe lá.

Bruce_D

Bem, pelo menos do fundo ela não passa!

jodreski

Outra coisa que será perda total será a carreira do capitão deste navio!

Karl Bonfim

Essa já era!

Parabellum

Há relatos de interferência russa no GPS, mas jamais saberemos a verdade. Se foi, taí um modelo a ser seguido por nós: ao invés de ficar permanentemente correndo atrás do que já foi inventado, usar o pensamento lateral para criar o que eles jamais imaginariam. Poderíamos investir em uso de satélites e drones, saturação de mísseis, e outros elementos para trazer a guerra em nossa costa (se um dia houver) para uma igualdade de condições.

Gilbert

Consertar o casco nem é problema, mas agora que está tudo embaixo d’água não sei não, se o sistemas eletrônicos suportam água salgada, afinal os eletrônicos são os mais caros em uma fragata.

Delfim

À exceção do USS Arizona que virou memorial, todos os outros navios americanos afundados em Pearl Harbor foram recuperados. Só que antigamente as belonaves eram menos complexas. Vão ter que fazer as contas para saber se sua recuperação compensa, ou seja, se vai custar menos que os US$ 600 milhões da década passada para fazer uma fragata nova. Quanto mais demorarem, mais a água salgada agirá sobre os sistemas da fragata. Se não for recuperada ou reposta, o esforço sobre as outras 4 fragatas aumentará, e suas vidas úteis diminuirão. Também há o fator que os russos estão ali do… Read more »

Camargoer

Caro Delfim. No caso da frota americana do Pacífico na II Guerra, além do fato da eletrônica embarcada ser bastante simples, eles também necessitavam urgentemente dos navios. Ao menos, os cascos estavam lá, prontos. No caso dessa fragata (ou no caso do Oberon no porto do Rio de Janeiro), não há pressão para recoloca-los em operação.

Dalton

Delfim… . outro encouraçado, o USS Oklahoma, emborcou e apesar de poder ter sido recuperado, não valia a pena o esforço diante do estrago e ele foi simplesmente retirado do local anos mais tarde e afundou sob reboque a caminho da costa oeste. . Outro navio não recuperado foi o USS Utah…um ex – encouraçado que era usado como navio alvo…de pouco valor militar e os japoneses sabiam disso, porém alguns pilotos o confundiram como sendo um encouraçado ainda ativo e vários torpedos o atingiram. . O “Utah” permanece onde afundou e foi transformado em um memorial e cemitério militar,… Read more »

Delfim

Tks. Não sabia que outraa belonaves ficaram sem recuperação.

Heitor

Como falava o meu nobre Avô, aos seus 97 anos: “Mas que serviço ein.”

Jack

E nós sonhando coma as corvetas…Vendo uma cena dessa, chega doer na alma…

Guizmo

caraca….que B.O

Felipe Silva

Agora é esperar a maré descer e utilizar aqueles navios plataforma de resgate de embarcações. Como aquele que transportou o USS cole após o ataque. Isso aí tem jeito sim.

Fabio

Sistema Aegis além de caro tem um fantasma que persegue! Imagina perder um navio dessa magnitude e poder com um choque em um petroleiro; atualmente a arma que + causou baixas para navios de guerra não e nem um míssel antinavio e sim um petroleiro.

Carlos Campos

Enquanto na america do sul um país com um PIB muito maior que o da Noruega luta para conseguir umas corvetinhas, acho que o Radar talvez funcione, o SPY 1 é um radar bem caro e é a base do sistema AEGIS.

Victor Filipe

É… parece que o bônus dos Destroyers Americanos é que alem de terem uma eletrônica sofisticada eles são bem mais robustos. afinal, depois de duas colisões graves eles balançaram, mas voltaram para os portos com as próprias pernas…

(Claro, deve se considerar que o rasgo no casco da fragata foi cruel)

Juarez

A questão é, Victor, porque o rasgo foi tão maior em uma área aonde os navios manobravam a velocidades menores, uma baia.
Sabe porque?

Porque são navios by eurbambilâmdia feitos para uma guerra imaginária de teatros bambi aonde jamais ela poderia levar um 5 polegadas pelos costados.
Como tu bem disse; as Burkes aguentaram o tranco e a OHP que levou dois Exocet idem, com controle de danos, estanqueidade funcionado bem, e voltando a navegar.
A coisa é assim: o tempo, a verdade e a realidade operacional de vetores pensados para o combate real e não para enfeite de cais.

XO

Os DDG tem uma caverna a cada 0,8m, possibilitando uma maior estanqueidade… o que talvez pudesse dar chance dessa fragata ser salva… mas isso, apenas o relatório poderá dizer…

Dr. Mundico

Acho melhor ligar para a seguradora e avisar para já ir adiantado a papelada.
Esse aí já deu.

Daglian

Alguns comentaristas ainda têm esperanças que o navio seja recuperado com parte dos sistemas eletrônicos funcionais… isso é extremamente difícil. Eu arrisco dizer que 100% dos sistemas elétricos e eletrônicos deste navio estão fora de possibilidade de serem recuperados, e quanto mais tempo o navio passar submerso, pior isso se torna. Somente por isso, o prejuízo financeiro é gigantesco. Se o navio puder ser emergido, o preço para recuperá-lo será quase o valor de um novo, tendo em vista que o casco foi abalroado e os sistemas internos devem estar todos inúteis. Nessas condições, creio que muito pouco possa ser… Read more »

willhorv

Escuta….está coisa não é compartimentada!? Se é, parece ser de um projeto um tanto quanto duvidoso….não era pra acontecer isto!
Eu penso assim.
Todos os sistemas comprometidos….vai aproveitar só a carcaça…e olha lá hein!!

Flávio Henrique

O problema é que os navios novos tem uma tripulação menor e há uma automação maior principalmente de controle de dano. O fato do rasgo ter sido grande, me levar a crê que o que destruiu o sistema de controle de danos naquela região, porém há o fato desse automatismo deve ter contribuído para não haver fatalidades. Mas se fosse uma situação de combate dificilmente a tripulação sai “ilesa”

XO

A questão é se o Navio estava em condição de fechamento do material adequada à situação… de qualquer forma, havendo embarque de água além da reserva de flutuação, não há como mamter-se a superfície… abraço…

marcos.poorman

Eu juro que não consigo entender estes navios “modernos”. Não há um alarme na ponte? Não há um marujo com binóculo? Porque foi ignorado os alertas do petroleiro? Os dois navios abalroados americanos foi a mesma coisa. No mínimo é um tempo de cana para os responsáveis.

Elton

Se isso acontece em simples manobras de treino da OTAN imagina em situação de conflito full igual os ingleses nas falklands com bombas explodindo na cara deles e manobrando a toda velocidade no estreito de San Carlos em 1982.

Luiz Floriano Alves

Bonita e fraca essa corveta. As OHP que aguentam um tranco do barulho. Levam na cara: missil, torpedo, bomba guiada e ainda ficam boiando algumas horas. Essa belezura levou um encontrão e lá se vão 400 milhões de dólares. Pode ser que se salve algo na sala de máquinas e nos canhões. Os eletrônicos na água salgada já eram.

Vilela

No áudio diz que o petroleiro tentou freneticamente avisar a fragata e recebeu resposta que estava tudo sobre controle… Parece muita imprudência e arrogância. Não dá para culpar interferência em sinal de GPS pois o petroleiro percebeu a rota de colisão.

Blindman's Bluff

Deu PT e afundou.

FERNANDO

Está FRAGATA pode ate ser fraca, mas, eu gostaria de ver a MB desfilar com umas duas.
Mas,
eu acordei pq era pesadelo.

willhorv

Kkkkk….sonhou que as duas haviam batido uma na outra e afundaram!!
Bota pesadelo nisso!!

Elton

As niteroi são descedentes das type21 que nas malvinas sofreram danos severos e aguentaram bastante a batalha tanto que a hms ardente sofreu muitos acertos de bombas antes de afundar,acho que essa fragata não aguenta um disparo de 76mm na linha d’água.

Marcos R.

Vendo isso da uma certa alegria da Navantia ter desistido de apresentar proposta para classe Tamandaré; submarino que não flutua, patrulha que quase afundou no Porto de Fortaleza, fragata que toma um esbarrão e afunda…

Burgos

Na verdade foi um patrulha oceânico Warao o nome dele foi esse que bateu nas pedras lá em Fortaleza ele ficou um tempo sob os cuidados lá no AMRJ parece que ficou inviável a recuperação dele foram os rebocadores lá no RJ e levaram para Venezuela para “scrapear”.

Flávio

O navio patrulha Warao não pôde ser recuperado.

Navio da Navantia é feito de papel

Daniel Ricardo Alves

Sim. Ouvi dizer que houve relatos de corrosão precoce e de fragilidade da estrutura.

Kemen

Uma fragata não é um quebra gelo e depende onde foi o abalroameneto, se de lado é bem complicado, se na proa ou na popa dificil afundar pois o casco é mais forte, o petroleiro estava vazio e tinha casco duplo, aposto que o que bateu no lado da fragata foi aquele nariz na frente abaixo da linha de flutuação que é super reforçado.

Marcos

Com o histórico da Navantia… os navios são bonitos, mas parecem feitos de papel. Se fosse um OHP ou Burke certamente o Petroleiro estaria no fundo do oceano kkk

Flávio

Concordo

Daniel Ricardo Alves

Depende muito do tipo de colisão, mas duvido que mesmo elas, tivessem saído inteiras de uma colisão com um petroleiro de 60.000 toneladas com casco duplo.

Marcos R.

Inteiras não, mas duas Burque tiveram abalroamentos similares e chegaram navegando ao porto.

Bruce_D

Que isso gente, no fundo, no fundo, bem no fundo, essas fragatas são boas!

SR2

Já foram divulgadas as comunicações de radio entre os navio envolvidos na colisão, ao que parece a fragata norueguesa foi comunicada para mudar a rota 2 vezes e nada fez.
(em norueguês com legendas em inglês)

Adamastor Carvalho

Porra, tá de sacanagem uma fragata dessas toda moderna, cheia de sistemas de detecção de ataques inimigos etc COLIDIR com um navio dentro de casa? Os sistemas de proteção e vigilância da fragata estavam desligados???
Então se funciona assim, no primeiro conflito ela tomaria tanto um pássaro quanto um torpedo pela proa sem detectar nada?

Carlos Alberto Soares

Onde estão nossos ChinaMax ? Baita dissuasão…..

jonas88

Sempre achei tão estranhos esses navios. Grandes navios com o valioso sistema AEGIS e com um VLS tão pequeno que quase parece ridículo…