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Damen revela projeto da fragata Omega de 6 mil toneladas

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Concepção da fragata Omega
Concepção da fragata Omega do estaleiro Damen

Na IndoDefence 2018, exposição de defesa realizada em Jacarta, na Indonésia, o grupo holandês de construção naval Damen revelou o novo projeto da Fragata “Omega” da classe de 6.000 toneladas.

A maquete exposta é representativa de um conceito inicial para a futura Marinha Real da Holanda (Koninklijke Marine) e da Marinha da Bélgica.

O navio esta sendo oferecido também como Future Frigate Indonesia (FFI) para a Marinha da Indonésia.

A Damen explicou que a fragata Omega/FFI é baseada na comprovada forma de casco da fragata LCF/De Zeven Provinciën. A embarcação possui um sistema de propulsão híbrido que consiste em quatro motores a diesel (dois podem ser usados ​​para velocidade econômica, quatro para velocidade máxima) e dois motores elétricos. Os motores diesel são separados para a proa e para a popa para maior capacidade de sobrevivência em combate. A geração de energia a bordo do navio leva em conta sistemas de armas futuros, como armas de energia dirigida.

A fragata Omega possui duas grandes baias multi-missão: uma a meia-nau e outra na popa. Como é a tendência das fragatas de última geração (Type 26 e FTI/Belharra), a baia multimissão a meia-nau atravessa os bordos de um lado ao outro com um sistema de manejo aéreo para carregar e movimentar contêineres ou lançar e recuperar RHIBS ou USVs/UUVs. A baia multimissão é grande o suficiente para acomodar contêineres de até 4×20 pés e o compartimento de multi-missão da popa pode acomodar contêineres de 2×20 pés. Há um espaço adicional no convés superior, ao lado dos lançadores de mísseis antinavio para 2 contêineres adicionais.

Fragata Omega e a Sigma 10514 (oferecida ao Brasil no Programa Tamandaré)

Suíte Thales S/X

O visual futurista (quase um Zumwalt) da fragata Omega deve-se principalmente ao novo conjunto de radar de nova geração fornecido pela Thales: é a nova suíte Thales S/X que consiste Conjunto de radar S-band SeaMaster 400 de painel fixo e radar multi-função APAR Block II de banda X, ambos com tecnologia de nitreto de gálio. De acordo com a Thales, a nova solução de radar de banda S de painel fixo é a resposta certa para combater as ameaças colocadas por aviões ou mísseis teleguiados de superfície, munições guiadas com precisão ou mísseis pop-up disparados por submarinos, tipicamente atacando logo acima da superfície do mar ou de ângulos de alta elevação (alto mergulho). O APAR Blk2 defende contra ataques de saturação nos cenários de maior ameaça, suportando muitos engajamentos simultâneos de AAW e ASuW com orientação ativa e semi-ativa usando o ICWI. O Thales SeaMaster 400 oferece um alcance de 450 km, enquanto o APAR Block 2 pode substituir os iluminadores para fornecer orientação diretamente para os mísseis ESSM e SM-2.

A fragata Omega também está disponível com diferentes configurações de radar. Uma versão equipada com um radar rotativo (como o Thales NS200) também está sendo lançada pela Damen.

Armas e outros sensores

O conjunto de armas e sensores depende dos requisitos do cliente, como de costume. No entanto, o modelo em escala exibido na Indodefence mostra a fragata Omega equipada com um canhão principal de 127mm da Leonardo, um canhão secundário de 76mm (variante não penetrante) da Leonardo no topo do hangar de helicóptero, um CIWS Rheinmetall Millenium, 2 estações de armas remotas Leonardo Hitrole , 8 mísseis antinavio Kongsberg NSM, 4 lançadores de despistadores Rheinmetall MASS, um sonar de casco Thales Kingklip e um sonar de profundidade variável Captas-4, 4 antenas de ligação por satélite e 2 sistemas Thales Mirador EO. Para defesa aérea, o modelo em escala mostra 24 células VLS (provavelmente VL MICA NG para a Indonésia ou ESSM Block 2 para Holanda e Bélgica).

Especificações iniciais da fragata Omega / FFI

Comprimento: 144 metros
Largura: 18,8 metros
Deslocamento: 6.100 toneladas
Velocidade máx.: 29 nós
Alcance: 5.000 milhas náuticas a 18 nós
Autonomia: 30 dias no mar
Estabilização: Rudder Roll (semelhante ao LCF)
Tripulação: 122 militares (acomodações para até 160)
Espaço de armazenamento para RHIBs de 3×12 metros
Espaço de hangar para 2 helicópteros de porte médio e/ou UAV.

FONTE: Navy Recognition

34 COMMENTS

      • O valor divulgado pela DAMEN é entre 540 e 750 milhões de euros, dependendo da configuração

        Os IKL 214 e os Scorpene custam cerca de 500 milhões de dólares.

        Valores acima são para compras diretas do fabricante, sem ToT ou fabricação no país que adquiriu o navio.

  1. Linda fragata! Espero que dê Sigma Damen no certame das CTTs. Reparem que por mais que suas dimensões, tonelagem são grandes e bem armadas a tripulação é de apenas 122 marinheiros, isso mostra o quanto esse projeto de fragata ômega será dotada de muita tecnologia.

  2. A Damencada vez mais se superando em seus projetos !!!
    Muito bonito e espera-se ser eficaz ,quem sabe futuramente a MB não se engraçe com umas 4 dessas aí !!!

  3. O sistema de maquinas deste barco propicia a inclusão de baterias de alto rendimento. Com essa reserva elétrica será possível fornecer mais potencia para a propulsão e atingir maiores velocidades de combate. Melhor do que turbinas a gas e a um custo mais reduzido.

  4. É por essas e outras que o PROSUPER já perdeu a razão de ser…

    Uma nova geração de escoltas está nascendo, e promete já nos próximos 15 anos substituir as atuais escoltas que estão sendo pleiteadas pelo programa brasileiro.

    Aliás, essa arte com a fragata Omega e a SIGMA dizem muuuuito… 🙂

  5. Está também é feita de cartolina?
    Desculpem…mas ocorrer o que ocorreu com a outra que naufragou por colisão é o Ó!!
    Imaginem em conflito!
    Se é pra ser só pra inglês ver vamos de botes de borracha!

    • willhorv,
      se tu estás falando da KNM Helge Ingstad e o acidente na Noruega ela é de construção da Navantia e não da Damen.
      Este projeto Damen tem linhas muito arrojadas e promete ser uma nova tendência nos projetos navais. As linhas da Sigma também não deixam nada a desejar. Se for como na aviação onde a beleza é sinônimo de voar bem, o mesmo poderá ser aplicado para estes navios.
      Abraços

      • Estou me referindo a concepção e tendência de alguns fabricantes em fazer o Bela viola, entende!
        Por fora, Bela viola….e por dentro pão bolorento!
        Kkkkk
        E violas caras ainda!!!

      • O tempo dos encouraçados terminou, qualquer navio de guerra que sofrer uma colisão com um mercante de 30 mil ton pra cima vai levar a pior, não existe nenhum navio de guerra, seja da nação que for que aguente levar uma porrada e sofra apenas arranhões.

    • Os Navios da Navantia tem apresentado alguns problemas.

      Afirmo isso porque as fragatas F310 da Noruega (essa que afundou agora) apresentou problemas de corrosão prematura e técnicos espanhóis foram para Noruega. Agora esse naufrágio.

      O encalhe do patrulheiro Warao que não pode ser reparado. Os 2 LHD australianos que também apresentaram problemas e precisou que técnicos espanhóis fossem para a Austrália

  6. No TO europeu e suas ex colonias não há espaço para corvetas. A Fragata de grande poder e tecnologia avançada é a primeira necessidade. No passado certos círculos navais priorizaram os encouraçados, só para se arrependerem amargamente. Agora o poder no mar se expressa no ar. Misseis e aviões rápidos e potentes, contando com cobertura de satélites de informação. O poder de fogo atual é impressionante: em poucas horas uma esquadra inteira pode desaparecer, rumo ao fundo do mar.

  7. Tem as mesmas dimensões de casco das De Zeven…
    .
    Pra mim, parece um PPA, só que mais “quadrado”. E os PPA existe em diferentes configurações, onde as versões Light vão custar para os Italianos um barganha.
    .
    O que esse navio da DAMEN faz, que o navio da Fincantieri não faz?

  8. Sou mais um petroleiro armado com sistema AEGIS e Harpoon, inclusive a US NAVY terá alguns petroleiros no seu Strike Group….. bom parando de brincadeira, eu era fã da Type 26 até saber dessa belezura, a Omega é a Fragata mais bonita do mundo na minha opinião, em termos de sensores ela está no estado da arte, esse radar está além de tudo que a MB tem hj, só não sei quanto esse missil NSM nunca tinha ouvido falar dele, ele é furtivo e subsônico, voa quase tocando o mar, ou seja ele usa o design e a curvatura da terra para surpreender o inimigo (se vc acredita que a Terra é plana, problema seu!) ele desbancou os Harpoon da Boeing e o LRASM da Lockheed Martin então vai ser um nome bem conhecido no futuro pois equipará vários navios da USNAVY, e de outros marinhas. ou seja é um naviosão da [email protected] espere que o Brasil supere a crise e a corrupção para podermos a comprar e manter com suas ótimas armas.

    • mísseis anti navio sea skimming existem desde o Exocet…o NSM é norueguês da Kongsberg que fabrica o Penguim usado pela MB no Seahawk e possui versão para lançamento a partir do F-35A também (no F-35B não porque a baia é menor devido ao fan de sustentação vertical).

  9. Só observo o incremento de tamanho e deslocamento em cada tipo de navios.
    As Niterói deslocam pouco mais de 3000 ton. e eram das mais avançadas fragatas do mundo em sua incorporação há 40 anos. Agora fragatas chegam a 6000 ton.

    • Delfim…isso tem muito a ver como cada marinha classifica seus navios…para muitas,
      não faz mais sentido o termo “destroyer” muito menos ainda “contratorpedeiro”…veja por exemplo as grandes fragatas francesas seja “Horizon” seja “FREMM” que ainda levam no costado o indicativo “D” e não “F” como na classe “La Fayette”.
      .
      Em meados da década de 1970, a US Navy fez até pior…diante do grande número de navios soviéticos classificados como cruzadores …a US Navy reclassificou seus grandes “destroyers”, até menores que os “Arleigh Burkes” de hoje, como cruzadores !

  10. Um “pequeno” caça pode levar de 4 a 12 mísseis com 50, 100, 200 km de alcance (antiaéreo ou de ataque ao solo).
    Aí, uma fragata de 6.000 toneladas leva 8 mísseis antinavio e 24 mísseis antiaéreos? 🤔
    Tem algo muito errado nesses conceitos.
    Para mim, era para ter no mínimo uns 20 mísseis antinavio (inclusive supersônico com uns 300 de alcance – e por que não com 2.500 km de alcance como as corvetas russas de 700 toneladas?) e uns 50 a 80 misseis antiaéreos incluindo contra mísseis balísticos como os do sistema aegis.
    Menos do que isso é subir o morro com um 38 e uma espingarda bate bucha.
    Ah, mas tem canhão de 127 mm na proa 🙄.
    O que um canhão vai resolver numa guerra moderna?
    Atirar contra pesqueiros?
    Contra pesqueiros manda uma lancha.
    Navios de 700 milhões de euros desdentados.
    Perderam a noção de valor.
    Enquanto isso, a China constrói dezenas de type 54 armadas até a tampa.

    • Nonato…
      .
      no caso da fragata norueguesa há espaço para se adicionar mais armamento…mas…
      diante da função que um navio vá exercer ou das condições financeiras ou ambas as coisas, decide-se não fazer e provavelmente os “caças” dessa nação, também não poderão levar tantos mísseis assim…o estoque é sempre limitado…diferente do que realmente pode transportar…nem a US Navy consegue preencher cada silo dos seus MK-41 com um míssil.
      .
      Uma fragata tem que ser capaz de navegar muito mais e enfrentar condições de mar muito mais adversas que uma corveta…portanto tem que ser maior, embarcar mais combustível, exigir mais tripulantes, mais acomodações para os mesmos e se embarcar um helicóptero, acomodações para a tripulação, mecânicos e combustível e peças para esse mesmo helicóptero.
      .
      O que você descreveu como 20 mísseis anti navio e 80 mísseis AA é coisa difícil até para um “Arleigh Burke” dos mais antigos, sem hangares para helicópteros, que contam com 90 silos verticais para 3 tipos de mísseis SM-2/3, Tomahawk e ASRoc ou seja o número de AA será menor que 80 e 8 mísseis anti navio “Harpoon” em 8 lançadores separados,
      além dos tubos de torpedos, canhões menores e toda a parafernália necessária para gerar energia para o “AEGIS”.
      .
      abraços

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