A fragata da Marinha Real Norueguesa KNM Helge Ingstad ficou quase completamente submersa após uma colisão com um petroleiro no fiorde de Hjeltefjorden, em 8 de novembro.

Se prosseguirem com os planos, a fragata será içada e carregada em uma barcaça comercial de 140 metros e transportada para a base de Haakonsvern na primeira semana de dezembro.

Planos para salvar a fragata começaram logo após a colisão, enquanto o mapeamento do fundo do mar já estava em andamento. De acordo com relatos da mídia norueguesa, obras de dragagem que permitiriam que a barcaça se aproxime da fragata também estão em andamento.

Em uma atualização em 14 de novembro, a Marinha Norueguesa disse que a Helge Ingstad estava em perigo de afundar ainda mais.

Após a colisão na quinta-feira, a fragata foi intencionalmente encalhada e sete pontos de fixação foram posteriormente estendidos ao casco da fragata e fixados a âncoras no solo. No entanto, como a fragata continua a embarcar água, o peso do navio torna-se maior.

A empresa norueguesa BOA Management e a consultora marítima DNV GL estão agora trabalhando com a Marinha para planejar e executar uma operação em que a fragata será içada e transportada para a base de Haakonsvern para uma primeira avaliação de danos. A Marinha ainda não deu informações se a fragata será consertada ou descartada, já que a maioria dos sistemas do navio ficou submersa.

FONTE: Naval Today

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Vovozao

16/11 – sexta-feira, btarde. Vale o resgate, ou será só um gasto?? Não seria mais fácil, retirar todo o óleo e afunda-la.

Burgos

Acho que é mais para segurança da navegação mesmo pq quase nada vai ser reaproveitado e para efeitos de estudos para alguma correção na estanqueidade do projeto ou para efeitos de estudos jurídicos e tribunal marítimo (investigação).

Marcos10

Se fosse aqui …
Bom, aqui teve um submarino que fez o que tinha que fazer: afundar.

Marcelo Andrade

Marcos10, depois de uma semana ele foi içado, só que deu PT. Como vc vê, acidentes acontecem nas melhores Marinhas!

Kemen

Pode existir processo indenizatorio se “os inqueritos” apontarem falha do petroleiro ?

Carta Branca

Acho que nem se conseguissem provar que o petroleiro intencionalmente foi em direção a fragata; a diferença de velocidade, manobrabilidade e tempo de resposta torna impossível qualquer argumento.

Tallguiese

Essa deu PT. Todo sistema eletrônico, motor baterias, tudo foi pro saco. Só o casco que pode ter lá salvação. Melhor mesmo tira lá daí porque é o certo mas leva lá para o fundo do mar. Imagina o gasto para recupera lá da pra pagar outra dessa.

Top Gun Sea

Acho que eles estão a priori visando a contenção de contaminantes ambiental da embarcação como diesel, nitretos e nitratos dos explosivos dos paiois enfim, quanto o a integridade dos componentes não há salvação mas se conseguirem retira la do mar e se avaliarem que o casco não sofreu algum empenamento crítico o mesmo poderá ser restaurado e preenchido por novos componentes e armamentos. Dinheiro não é problema lá.

elton

para colocar em operação novamente terao que cortar o casco para retirar os motores e equipamentos volumosos vai ser a mesma coisa que colocar um carro que afundou para funcionar ,vai torrar o preço de um novo e ainda por cima nunca mais vai funcionar direito

Carlos Alberto Soares

A Noruega tem equipamentos de primeira linha para essa operação.

Sucesso. bom

Willber Rodrigues

Digamos que o navio consiga ser resgatado e colocado numa doca seca, e constatarem que não dá pra reformá-lo, ou que o xusto não valeria a pena. O que seria feito do navio? Alvo de teste?

Aerokicker

Vão vender para o Brasil.