Submarinos argentinos ARA Salta, ARA Santa cruz e ARA San Juan, em foto de arquivo

Submarinos argentinos ARA Salta, ARA Santa cruz e ARA San Juan, em foto de arquivo

Submarinos argentinos ARA Salta, ARA Santa cruz e ARA San Juan, em foto de arquivo
Submarinos argentinos ARA Salta, ARA Santa Cruz e ARA San Juan, em foto de arquivo

Por Roberto Lopes
Especial para o Poder Naval

O portal de notícias argentino Infobae noticiou, nesta segunda-feira véspera de Natal (24.12), que três documentos produzidos no âmbito do Comando de la Fuerza de Submarinos da Marinha local – e classificados com a palavra SECRETO –, demonstram que, desde o primeiro semestre de 2017, os almirantes do país vizinho vêm debatendo seriamente a compra de cinco submersíveis de ataque de propulsão convencional (diesel-elétrica) de sexta generación.

Os papers estão datados de abril e junho de 2017, e de abril de 2018.

No último, assinado pelo então Comandante da Arma Submarina, capitán de Navío (o equivalente a capitão de mar e guerra) Claudio Javier Villamide, e por seu chefe de Estado-Maior, capitán de Navío Héctor Aníbal, existe a advertência: en las anteriores oportunidades que la Armada enfrentó el mismo problema, incorporación/reemplazo de submarinos, lo resolvió comprando submarinos nuevos en tres oportunidades y comprando submarinos usados en dos oportunidades, disponibles luego de finalizada la Segunda Guerra Mundial.

O documento reconhece que en la actualidad no existe abundancia de ofertas de submarinos por Armadas que se encuentren desafectando unidades – o que conduziu os chefes navais argentinos ao exame de barcos novos disponíveis no mercado.

Infobae inclui, entre as embarcações analisadas, o Scorpène francês e os Tipos 214 e 209 alemães – este último o mais bem votado pelo Consejo Asesor del Arma Submarina (formado, inclusive, por oficiais do Estador-Maior da Armada que não sãosubmarinistas). Mas é certo que os estudos se estenderam ao modelo russo Kilo (igual ao adquirido recentemente pela Marinha do Vietnã), e a navios da China e da Suécia.

O Tipo 209 que atrai os almirantes argentinos carrega 14 torpedos e uma tripulação entre 30 e 36 militares.

Submarino Type 209 da África do Sul
Submarino Type 209 da África do Sul
Type 214 da Coreia do Sul

Custo e prazo – Villamide perdeu o cargo no dia seguinte ao do desaparecimento do submarino ARA San Juan (a 15 de novembro de 2017).

Ele foi colocado em disponibilidad provisoria e substituído no Comando da Arma Submarina por Aníbal Alonso que também já não serve mais nessa repartição da Esquadra. Foi reemplazado pelo capitão de Navio Ciro Oscar García Repetto.

No primeiro semestre deste ano, aproveitando-se de uma comissão na Europa (ligada a salvamento de submarinos), Repetto visitou a indústria naval alemã.

O custo de cinco submarinos Tipo 209 pode ser estimado em cerca de 3 bilhões de dólares, e não poderia ser assumido pela Armada Argentina em um prazo inferior a dez ou 12 anos.

A chance de a indústria naval argentina construir parte desse lote de submarinos alemães é incerta.

Recentemente o presidente Mauricio Macri vetou o investimento para fabricar, em seus estaleiros, um navio-doca de assalto anfíbio da Classe Makassar (amparado em crédito financeiro da Coreia do Sul), e três patrulheiros oceânicos derivados do navio francês L’Adroit.

ARA San Juan
ARA San Juan

Lista – No item 9 do documento datado de 30 de abril de 2017 – Estudio de Comando Mayor del COMANDO DE LA FUERZA DE SUBMARINOS. Submarinos de 6ta. Generación –, o então Comandante do San Juan, capitán de fragata Pedro Martín Fernández (morto no naufrágio de seu navio), lista as obras pendientes no submarino.

  • los sonares tienen ruido eléctrico;
  • el sistema hidráulico tiene pérdidas;
  • hay “filtraciones en el tanque de combustible”;

está pendiente verificar el ruido en la línea de eje (reparo que exigiria levar o navio a um dique seco); entre outros.

Martín Fernández considera necessário tramitar la imperiosa entrada a dique seco del ARA San Juan durante el primer semestre del año 2018 a fin de asegurar su operatividad, dado que lleva en la actualidad 39 meses sin realizar el mantenimiento correspondiente que, de acuerdo con el manual del fabricante, debería ser cada 18 meses.

De acordo com Infobae, essa era a razão pela qual o submarino não podia navegar a uma profundidade maior que 100 m. Uma descida a níveis mais profundos poderia comprometer sua estanqueidad.

No item 11 do mesmo documento Villamide afirma que o Plan de Capacidades Militares anunciado durante a Administração Cristina Kirchner era bastante ambicioso, mas que no pudo cumplirse.

Subscribe
Notify of
guest

72 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vovozao

24/12 – segunda-feira; btarde; acho que nossos hermanos irão sonhar por muito tempo; se para nos ( brasileiros) esta sendo uma empreitada hercúlea; eles também terão que remover montanhas para conseguir; nossas autoridades nao acha que A. do Sul algum dia sofrerá alguma agressão, por isso vivemos nesta penúria nas FFAA. B Natal/Ano Novo a todos.

Willber Rodrigues

No começo da matéria: “Armada Argentina que ter 5 submarinos de ‘6ª geração´´ No final da matéria: “la imperiosa entrada a dique seco del ARA San Juan durante el primer semestre del año 2018 a fin de asegurar su operatividad, dado que lleva en la actualidad 39 meses sin realizar el mantenimiento correspondiente que, de acuerdo con el manual del fabricante, debería ser cada 18 meses. De acordo com Infobae, essa era a razão pela qual o submarino não podia navegar a uma profundidade maior que 100 m. Uma descida a níveis mais profundos poderia comprometer sua estanqueidad.´´ Com todo… Read more »

jagderband#44

Podemos fabricar 6 scorpenes para eles?

Guacamole

É o que eu tava pensando já a algum tempo. Mercosul só no papel. Sempre que precisam de algum material, procuram de fora ao invés de comprar conosco sendo que fabricamos um produto melhor e que não será embargado caso usado. E mesmo assim, nossos hermanitos preferem usar coisas de fora. Bom. Espero que comprei submarinos com a China ou a Russia ou o raio que o parta. Se não compram com a gente, não é problema nosso. E ainda tinha gente na nossa marinha que queria vender nossos submarinos que serão substituídos pelos Scorpenes, para a Argentina a um… Read more »

BILL27

Melhor o Brasil ficar de fora para não tomar calote

Daglian

Cuidado ao criticá-los Guacamole, pois irão chover comentários dizendo que você está fazendo um “discurso de ódio”. O correto é idolatrarmos nossos “aliados” e “irmãos” e investirmos mais nessa parceria estratégica para o Brasil, aonde entramos com a cara de trouxas e eles com o calote!

Sds

Doug385

Quem conhece bem essa raça quer mais é que eles se explodam mesmo. Moro em Florianópolis e sei bem a bagunça que eles fazem por aqui.

Guacamole

Haha. Aqui em Ingleses Norte a movimentação de argentinos e aquele pessoal com carrinho de muamba está uma loucura faz uma semana.

Joao

Kkkk eu to em Balneário.. em 3 dias, só uma confusão por aqui, adivinha quem tava envolvido.. um casal de hermanos..

Marcos10

Quem vai financiar?

Luiz

E a soberba dos irmanos, como é que fica?

Vicente Jr.

Nem o Super Tucano os caras querem comprar da gente…
Imagina um S-BR…

Aí fica difícil Argentinos. Cadê o Mercosul?

Alexandre Fontoura

Os hermanos non tienen la plata. Não compraram Super Tucano porque não podiam.compraram T-6 II nos EUA, via FMS. Era o que estava disponível…

Cronauer

NÃO cairá na prova de admissão da Escola Naval de Governo da Armada!
.
Assinale a opção que mais se próxima da realidade:
.
OPÇÃO A)
“[o ARA SAN JUAN] …lleva en la actualidad 39 meses sin realizar el mantenimiento correspondiente que, de acuerdo con el manual del fabricante, debería ser cada 18 meses.”
.
OPÇÃO B)
“… os almirantes argentínicos estão seriamente debatendo.”
.
Fé na CHINA pessoal!
e não vamos deixar de alimentar o dragão! ??

WILSON JOSÉ S JUNIOR

HA TÁ….LÁ VAMOS NÓS NOVAMENTE…..

Arthur Oscar de Freitas Junior

Querer é uma coisa e ter é outra coisa bem diferente! Querer não implica dispor de verba do Tesouro Nacional nem de vontade política por parte daqueles que administram a Nação. Basta sonhar!!!
¡Continúen soñando, hermanitos!

Dodo

Isso é uma piada, só pode ser o governo argentino colocando sorrisos nos rostos das pessoas devido ao espírito natalino

Alejandro Perez

InfoBae deve ser a PIOR agência de notícias da América do Sul… Nunca foi uma agência confiável.

Burgos

5 pra eles
Acho que essa conta vai ficar pesada pro Governo e para os impostos do cidadão Argentino que não andam muito bem !!!
Mas poderia ser algo de 2 a 3 Subs que tá de bom tamanho e fica dentro dos gastos permitidos.
Já que a ordem é não gastar !!!
Mas que tá precisando, tá precisando e pra ontem !!!

Eduardo von Tongel

Pede 5 subs para ganhar 1…
E lambe os beiços, igual cachorro, porque na crise que estão é o que dará, e a base de muito sacrifício!

Sidy

Foi o que pensei.. Pedem seis, o governo autoriza 3, constrói um e fica nisso…

DOug385

Eu pretendo ter um Aston Martin e um Bentley na garagem no prazo de 12 anos. Só não tenho ideia de onde vou tirar dinheiro pra isso.

Fabio Araujo

Deveriam tentar a metade disso. Na atual situação financeira e tendo que reequipar todas as forças seria muito mais realista 3 do que 6.

Dalton C. Rocha

Os hermanos argentinos não vão comprar nenhum submarino novo.

Fábio Figueiredo

Se fosse a mais de 6 anos atras … Moluscos e seus PTralhas iriam oferecer a preços padrão de mercados socialistas 3X o preço real (1 para fabricar +1 para o partidos e amigos e +1 para o outro pilantra da nação amiga) aos Los Hermanos Kirchiners via BNDES com o Governo Federal como fiador, assim como foi a construção do Porto de Mariel em Cuba. Hoje, o GF está já pagando uma parcela de U$ 6 milhões (de Trumps) da parcela de JULHO de 2018 que os Cubanos não pagaram … Mas os Americanos do Mal já cansaram de… Read more »

Paulo Costa

Acho que so em 2030 os submarinos classe Tupi serão descomissionados

Mahan

Já podem encomendar ao Brasil com financiamento chinês. Viva o Mercosul!

Gilbert

Eu começo a acreditar que estão interessados nos nosso 5 IKL 209, que ao meu ver seria bem interessante vem der nossos Sub usados e encomendar a fabricação de mais 5 Scorpène BR, sai todo mundo feliz. Militares da Armada Argentina estiveram no Brasil várias vezes nesse ano e todos sabemos que a Argentina não tem dinheiro para submarinos novos.

Samuca cobre

Isso é uma bela de uma piada…. Kkkk

Tomcat4.0

Olho gordo no Submarino dos outros em pleno Natal não pode!!!!!
Chama o Lion pois a Espanha justiceira com o Olho de Tundera está com os hermanos. Kkkkkk

Tomcat4.0

Espanha não (maldito corretor)
Espada

filipe

De acordo com esse Link, o Brasil não está sozinho nessa corrida, para ter um Sub Nucl, tem também a Coreia do Sul, atentem o site:
https://www.defensenews.com/industry/techwatch/2018/03/28/south-korea-eyes-french-design-for-indigenous-nuclear-sub-sources-say/

Art

Brasil e Coréia do Sul poderiam fazer um acordo de cooperação tipo ganha-ganha, a gente tem financiamento Coreano em troca de cooperação no desenvolvimento do Sub Nuclear. Ambos ganhariam

Fabio

Quando li no texto submarinos de 6 sexta geração já vi que era mentira, ninguém vende esse tipo de submarino e se vendessem os argentinos não tem dinheiro pra pagar, eles não puderam nem trocar as baterias do Ara Sam juam muito menos vão poder comprar sub novos…

Henrique de Freitas

Aproveita que o papai Noel vai passar daqui a pouco e pede uns 10.

Fabio Araujo

Quantas gerações temos de submarinos? Os nossos U109 são de qual geração? Os scorpenes creio serem de última geração que deve ser a sexta!

Ricardo Bigliazzi

Basta arranjar a grana, tá cheio de pechinchas por aí.

Gabriel

Lamento profundamente que o esquerdismo/fórum de SP não governe mais a Argentina.
Os militares de lá até já começaram a sonhar.
Espero que o esquerdismo/fórum de SP voltem logo ao governo da Argentina ou daqui a pouco o país se estabiliza e as Forças Armadas começam a se reequipar.
Quem fiquem mais uns 50 anos estagnados, governados pela esquerda.

Souto.

Amigos afinal a Argentina comprou ou não os quatros navios patrulha oceânicos
classe Ladroit da França?

MGNVS

A soluçao é simples.
A Russia deve ter alguns class kilo bem antigos enferrujando, é só repassar para os argentinos, porque é só isso que eles podem pagar.

James Marshall

Como diz aquele samba enredo, ”Sonhar não custa nada!”

Paulo Costa

Acho que como os EUA ha muitos anos virou as costas America Latina para apoiar paisesda Europa e Oriente Medio, a tendencia de paises em dificuldades se aproximar da Russia e china para receber ajuda financeira e fazer negócios,….. Entao se comprar sera russo ou chines

Ricardo Bigliazzi

??? Explica melhor a sua tese ???

Wellington

Eu quero mais que Argentina se ferre, não interessa a preocuoação de nós brasileiros quanto a eles. Pois eles desarmados não representa ameaça. O que nos acalme por anos!
Pergunta para os EUA se eles tem essa preocupação com a Russia esta menos podereso nos tempos da União Soviética?

William Munny

Brasileiro pode até achar que a Argentina não é ameaça, agora pergunte a um americano se eles não vêem a Rússia como ameaça… A Rússia é o maior motivo dos EUA ser essa potência militar que é hoje! Os presidentes americanos dormem com os “códigos de lançamentos” debaixo do travesseiro pensando na Rússia… rsrsrsrsrs

Wellington

A Russia tem armas nucleares e misseis balisticos , e totalmente diferente da situação Argentina.

Parabellum

Para quem quer ter uma frota de Audi 6 na garagem e não tem dinheiro nem para trocar a bateria do Del Rey, só mesmo recorrendo aos russos ou chineses em troca de parte do território ou mesmo da soberania nacional.

William Munny

Por sua grandeza e importância o Brasil precisa de no mínimo 8 scorpene e 8 tamandaré! E tenho dito!

Jeff

E eu quero ganhar na mega da virada…

Wellington Góes

Oportunidade à vista!

Doug385

Oportunidade de que? Eles tem participação no KC-390 e advinha só quantos eles encomendaram até agora…
Você é um cara inteligente. Realmente acredita nesses caras?

JT8D

Ainda bem que o novo governo já deixou claro que essa enganação chamada Mercosul não vai mais prosperar, a menos que os interesses do Brasil também sejam atendidos

Roberto

Podemos fabricar 6 scorpenes para eles…….. mas e o pagamento? parcelado em suaves prestações como cuba e venezuela fizeram?????? piada e nem chegou 1 de abril

Mattos

Eles são iguais a adolecentes vendo revistas pornograficas. kkkkkkkkk

Carlos Campos

Eu ia fazer eles comprarem os nosos subs velhos, via algum banco estrangeiro, situação ridícula a da Argentina, e pensar que já foi o país mais rico da América por um bom tempo.

Jeff

Décadas e décadas de governos corruptos deixaram a economia Argentina em frangalhos. Só a Venezuela está em situação pior que os hermanos. Uma pena.
Não vão comprar subs porque não podem, jatos idem, navios também. Naquela situação, há coisas mais importantes para se fazer com o dinheiro público.

Camargoer

Caro Jeff. Segundo o índice publicado pela Transparência Internacional, a Tailândia tem a mesma pontuação do Brasil (37 pontos), enquanto a Argentina tem uma pontuação um pouco melhor (39 pontos). Argentina aparece na 85 posição, Brasil e Tailândia empatados na 96 posição. Portanto, sua argumentação baseada em corrupção está equivocada. Recomendo os trabalhos “As origens da crise argentina: uma sugestão de interpretação” de 2008 e “Auge e declínio do “neodesarrollismo” argentino” de 2016. Uma das melhores coisas da internet é o acesso à estudos acadêmicos de qualidade.

Alezera

Primeiro que não adianta pedir para o argentinos reconhecerem o Brasil como líder na America do Sul sendo que o Brasil não faz nada para merecer esse titulo. Segundo, nós não iriamos financiar os submarinos para eles, assim como devem fazer os alemães ou os chineses, não temos essa grana para bancar os caras. Terceiro, temos mais 4 submarinos para entregarmos para a nossa Marinha , não sei se daríamos conta de construir mais algum, pelo menos não por enquanto. Li em um comentário de um colega que a nossa marinha esta pensando em vender os nossos submarinos da classe… Read more »

andrepoa2002

Infelizmente para os argentinos isto não passa de sonho de uma noite de verão. Mas claro vai render diarias, consultorias e etc e tal. Nada estranho abaixo da linha do equador.

_RR_

Amigos,

https://www.naval.com.br/blog/2017/01/03/egito-recebe-primeiro-submarino-alemao-type-209-da-tkms/

Pra mim, futuro da força de submarinos da ARA é isso ou nada…

andrepoa2002

Nada.

Willber Rodrigues

A diferença é que o Egito tem dinheiro, e é financiado pelos EUA. Os argentinos não tem nem um, nem outro.

luiz antonio

É sempre a soberba dos argentinos, até nas desgraças.
Para eles Maradona foi o maior jogador de futebol do mundo e um dos melhores da Argentina.
Hoje, ninguém mais esta interessado neles. Que fiquem com suas tralhas ou comprem de outros países.

Camargoer

Caros Colegas. O Prosub da MB é caro por envolver o desenvolvimento do SN10 (incluindo a UFEM), a construção de Itaguaí e o custo inerente à construção de 4 Scorpenes. Caso a MB tivesse contratado a construção de 4 submarinos convencionais no exterior (o teria sido um erro considerando os planos estratégicos da MB), o custo teria sido uma fração do valor total do Prosub (algo entre US$ 1 bilhão e US$ 1,5 bilhão). Portanto é um equívoco comparar os planos da marinha argentina em reequipar sua frota de submarinos com o programa brasileiro. Algum tempo atrás, coloquei aqui no… Read more »

Henrique de Freitas

Caro Camargoer, somente acrescentando um detalhe importante, no caso especifico vou mais longe, não basta o empenho dos presidentes, isso é uma politica de estado e não governo.
Abrs

Camargoer

Olá Henrique. Concordo como você que um programa destes deve ser visto como uma política de estado. Por exemplo, o desenvolvimento do submarino nuclear na MB passou por vários presidentes, mas avançou apenas governos nos quais os presidentes estavam pessoalmente comprometidos. Se tiver chance, vale a pena ler o estudo do Enéas Ervilha “Obtenção das Características Operacionais do Submarino Nuclear Brasileiro : um mergulho muito além da Amazônia Azul”. Muitos aqui no PN elogiaram bastante.

Glasquis7

“Armada Argentina que ter 5 submarinos de ‘6ª geração’”
Cada uma que me aparece. Eles deveriam comprar gardenal.

fabio

KKKKKK serio !!!!!

colombelli

Delírios que custam vidas. Nem os antigos conseguem manter

ROBSON ANDRE SAMPAIO DAS MANDIAS

É mais fácil a marinha argentina adquirir submarinos alemães, russos ou chineses de segunda mão reparados a preço de sal, para operação em suas aguas do que gastar 3 bilhões de dólares em 5 submarinos de sexta geração, pela falta de recursos.

Gino Augusto Piva

Ah! Os Argentinos e a sua soberba. Sempre querendo ser maiores que o Brasil em tudo.
Ao meu ver creio que não deveria-mos vender e nem financiar nada para a Argentina. Não esqueção que os Russos ja anunciaram a construção de uma Usina Nuclear na Argentina financiado pela própria Russia, com o intuito de vender essa energia para a Argentina. Os Chineses tambem já estão tomando conta do mercado de lá comprando tudo o que podem. Acho que a velha rivalidade com os “hermanos” daqui uns anos vai voltar com tudo. Espero estar enganado!

Luiz Fernandes

Os Hermanos Argentinos deram calote no FMI e os Coreanos agiram liberam crédito para os Hermanos!!!! Quero ver quando os Coreanos levarem xote também…onde a caloteira Argentina vai pegar dinheiro emprestado!!!!