KRI Nagapasa

Funcionários do Ministério da Defesa indonésio estão atualmente em negociações com o construtor naval estatal PT PAL e a empresa sul-coreana Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering (DSME) para uma encomenda subseqüente de três submarinos diesel-elétricos Type 209/1400.

Verificações realizadas pelo Jane’s desde o início de janeiro de 2019 com várias fontes do setor e do governo confirmam que as negociações dizem respeito a acordos de compartilhamento de trabalho que podem ser realizados para cada embarcação e programas de crédito de defesa sul-coreanos que podem ser utilizados para financiar a aquisição.

Caso isso se concretize, o contrato, que inclui um pacote de suporte e treinamento em todos os três submarinos, deve valer aproximadamente US$ 1,2 bilhão.

A Indonésia assinou um contrato de US$ 1,1 bilhão para três submarinos Type 209/1400 com a DSME em dezembro de 2011. Dois navios sob o contrato foram entregues, enquanto um terceiro está atualmente aguardando o lançamento nas instalações da PT PAL em Surabaya. O primeiro submarino foi encomendado em agosto de 2017 como KRI Nagapasa (indicativo 403).

Como indicado nos pontos iniciais de discussão vistos pelo Jane’s, o primeiro submarino que estará no contrato subseqüente será o quarto navio da classe “Nagapasa” da Indonésia, será montado nas instalações da DSME em Okpo, na Coreia do Sul.

No entanto, a PT PAL construirá dois dos seis módulos do submarino em Surabaya, enquanto a DSME construirá os quatro módulos restantes na Coreia do Sul. Uma vez prontos, os módulos indonésios serão enviados para a Okpo para montagem.

KRI Nagapasa antes do lançamento
Visão em corte do Type 209/1400

FONTE: Jane’s

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Jagderband#44

Um bom preço hein…

Walfrido Strobel

Com boa parte construida pela estatal indonesia PT PAL o preço fica mais baixo.

Fábio CDC

Boa tarde Cavalheiros.
.
Seria impressão a minha ou esse submarino é mais comprido, nem que seja um pouco, do que os nossos U-209/1400? Porque parece viu…

Walfrido Strobel

Tanto o brasileiro quanto o indonésio tem 61 metros de comprimento.

Claudio Moreno

Eterno e excelente projeto alemão! Pena que mais uma vez, nossos anteriores governos deixaram se perder a ” expertise ” do projeto Tikuna. Se a corrupção não fosse do tamanho que é, talvez teríamos fundos para encomendar-se uns 6-8 exemplares do Tikuna e compormos uma força moderna com pelo menos uns 10-12 SBK.

CM

Walfrido Strobel

Esperamos que desta vez se entendam com os alemães antes de assinar o contrato, na primeira compra a Alemanha protestou pois a Coreia do Sul estava autorizada a fabricar o submarino e até exportar com licença, mas não exoortar a tecnologia de construção e ajudar a construir uma fábrica na Indonésia, depois se entenderam com a Alemanha na época da compra dos mais de 100 Leopard 2 e 50 Marder e tudo ficou certo.

Carlos Campos

essa era uma venda que o Brasil deveria ter brigado por fazer, pq aprendemos a fazer com os alemães, aí por falta de investimento perdemos os engenheiros e técnicos, maquinários para se fazer mais desses subs, mais um motivo de eu não gostar tanto do ProSub

Peter nine-nine

Sim, adquire se a chamada “expertise” a custa de muito dinheiro público para passado uns anos se voltar a adquirir a mesma “expertise” sem ideia alguma de porque é que anos antes se fez o mesmo, por vezes na mesma área, sem resultados aparentes a médio ou longo prazo. Um governo com uma ideia, outro governo com outra e partidos vão e voltam e estratégias vão e voltam com eles sem nunca se chegar a algo sólido e definitivo.

JOAO

Todos se preparam para a China!

Walfrido Strobel

A Indonésia não tem problemas com a China, inclusive a China reconheceu o arquipélago no sul do Mar da China como ilhas da Indonésia.
A única questão são esporádicos barcos pesqueiros que a Guarda Costeira da Indonésia poe para fora de suas aguas.
Os Min. Def. dos dois paises decidiram aumentar cooperação e treinamentos conjuntos e a Força Aérea da Indonésia comprou UAVs chineses armados.
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Walfrido Strobel

Seu vizinho Singapura encomendou o type 218SG alemão para proteger seus 30km de litoral com o segundo maior porto do mundo, o que não deixa de ser um exagero.
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