Submarino Sabalo S-31

Submarino Sábalo S-31

Por Roberto Lopes
Especial para o Poder Naval

O Escuadrón de Submarinos da Armada Bolivariana da Venezuela está impossibilitado de operar há quase um ano.

Formada por dois submersíveis de propulsão diesel-elétrica Tipo U-209A/1300, construídos em Kiel, na Alemanha, em meados da década de 1970, a Arma Submarina tem um de seus navios – o Caribe (S-32), comissionado em março de 1977 – docado para reparos desde 2004.

O outro submarino – Sábalo (S-31), na ativa desde agosto de 1976 – passou por um período de manutenção geral que durou sete anos (2004-2011), foi reincorporado à frota, operou por cerca de seis anos mas já foi, de novo, retirado da água.

Desde outubro de 2017 o S-31 navegava com limitações, em função de problemas nas suas duas praças de baterias. Cada 209 venezuelano funciona amparado na força de 480 baterias – equipamentos de 1,20 m de altura e 520 kg de peso.

Assim, a 24 de maio do ano passado, o Sabalo foi levado, mais uma vez, às instalações do estaleiro estatal Dianca (Diques y Astilleros Nacionales C.A.), no complexo naval da Base CA Agustín Armario, nas vizinhanças de Puerto Cabello (estado de Carabobo), para ser submetido a novos trabajos de mantenimiento.

Beringelas – Na primeira quinta-feira deste mês (03.01), por instrução do ministro do Poder Popular para a Defesa (e vice-presidente para Soberania, Paz e Segurança), general Vladimir Padrino López, a vice-ministra de Planejamento e Desenvolvimento do Ministério da Defesa, major general (de Aviação) Gloria Mercedes Castillo de Durán, viajou a Puerto Cabello para inteirar-se da fase em que se encontra o trabalho de recuperação dos submarinos.

Ela encontrou o Sábalo dentro de um galpão, equilibrado sobre estrados de madeira, com algumas aberturas no casco que permitem a intervenção de especialistas nos sistemas internos da embarcação (no twitter do navio há fotos, tomadas a 4 de janeiro, de parte da tripulação exibindo as berinjelas que são cultivadas em uma área vizinha, no âmbito de um Proyecto Socioproductivo Agrícola desenvolvido dentro do estaleiro).

Gloria Castillo de Durán foi informada de que faltam recursos financeiros e materiais para o serviço nos submarinos, e que o plano, nesse momento, é concentrar esforços na recuperação do S-31 – o que parece indicar que o Caribe tão cedo não voltará a navegar.

A imprensa venezuelana não conseguiu determinar se o S-32 será mantido como repositório de peças para o S-31.

É sabido que, por motivos políticos e econômicos, ambos os navios vem recebendo pouquíssima atualização.

Um vídeo de 36,32 minutos intitulado Patria Azul (disponível aqui), produzido em 2017 pela Armada Bolivariana a bordo do submarino Sabalo, mostra instalações não apenas acanhadas (como é próprio de qualquer submarino de pequeno porte), também de aparelhagens e equipamentos claramente antiquados (as imagens foram gravadas em 2015, quando o S-31 operava na condição de único submarino venezuelano disponível).

Labores de Inteligencia Em maio próximo, a Arma Submarina da Venezuela completa o seu 59º aniversário.

O Esquadrão já formou mais de 1.300 profissionais, mas, na atualidade, não possui mais do que uns 100 na ativa.

Em tempos normais, o pessoal do Sabalo está formado por oito oficiais e 32 subalternos. Entre estes, três são mulheres: uma Tenente de Fragata (patente equivalente, no Brasil, à de 1º Tenente), uma sargento e uma Alférez de Navío. A Marinha Venezuelana foi a pioneira, na América do Sul, na aceitação de mulheres em submarinos.

A inatividade do Esquadrão de Submarinos não prejudica apenas a formação dos submarinistas, também impede o emprego dos submersíveis nos chamados labores de Inteligencia.

Nos últimos meses, as tarefas de Inteligência cumpridas por esses tripulantes vinham se concentrando em duas frentes: a vigilância da fronteira marítima com a Colômbia, e as missões de reconhecimento na área defronte ao litoral da Guiana, que guarda grandes reservas de petróleo no leito submarino e é reclamada pelo governo de Caracas.

Subscribe
Notify of
guest

67 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

“(…) por instrução do ministro do Poder Popular para a Defesa (e vice-presidente para Soberania, Paz e Segurança)”
É tanto general no governo, que estão inventando ministério a torto e a direito, só pra poder encaixar todo mundo.

“parte da tripulação exibindo as berinjelas que são cultivadas em uma área vizinha, no âmbito de um Proyecto Socioproductivo Agrícola desenvolvido dentro do estaleiro”.
Sem comentários…

Venezuela fazendo manutenção de submarino….deus tenha misericórdia, só conseguí pensar no ARA San Juan enquanto lia a matéria.

Mosczynski

Só não podem tentar submergir.

Joao Moita Jr

Politica a parte, deveriam desativar essas porcarias para não haver outra tragédia estilo ARA San Juan.

Cláudio Cardoso Santana

Eu também pensei a mesma coisa, não tem nem comida praticamente mais

Celso

Bom…pelo menos na forma e cor, uma beringela é um submarino tem suas semelhanças……kkk

Adriano

O povo não tem comida, o maldito maduro tem dinheiro e muito.

joao

parecido com uma república de bananas que conhecemos não?

ODST

Cuba?

Felipe Souza

Não. Temos 6 submarinos, 1 deles o mais moderno da AL. Cada desinformado!

nonato

Você por acaso está desdenhando da capacidade dos bravos integrantes da força nacional bolivariana de liberação popular de soberania social patriótica?

Joao Moita Jr

“É tanto general no governo”
Está falando do Brasil??? Sinto muito, não resisti.
Hahaha

Claudio Moreno

Bom dia Senhores!

Ai reside a diferença do Brasil ( leia-se MB) e demais países sul-americanos.

CM

Baschera

As Forças Armadas Bananobolivarianas da Venezuela tem, na ativa, segundo a imprensa, mais de 2.000 oficiais generais.

Sds.

j.leo

A Venezuela é uma ditadura militar, com um repolho na presidência… Não enxerga isto quem não quer ou não conhece a história. Outra, hoje, os 2 maiores investidores estrangeiros no país são Rússia e China, justamente os primeiros a juntar fileiras aos militares venezuelanos. Após a manifestação de 4ª feira e o anuncio dos militares a favor do “governo” e contra o Guaidó, cessaram-se as rebeliões no país. O Brasil como liderança latino-americana, deveria ter tomado a iniciativa da negociação, dando a Maduro uma chance de sair do país para o término do imbróglio, mas preferiu, de maneira subserviente, se… Read more »

O incauto

N existe qualquer negociação entre maduro, México e Uruguai pra uma saída do maduro do poder. Oq ele aceitou foi uma negociação de paz. Agora vai saber q paz é essa.

j.leo

NEGOCIAÇÃO:
Ato ou efeito de negociar.
Negócio.
Fazer a negociação de.
Promover; tratar de.
Contratar, ajustar.
Fazer convênio, negócio ou tratado entre governos de dois Estados.

J.Neto

Nenhuma das suas alternativas servem para definir o caudilho instalado na Venezuela. Não existe negociação para ditador.

francisco

Isso é problema dos Venezuelanos. O Brasil não tem nada a ver com isso. Cada um que cuide da sua casa?
Duvido que algum dos comentaristas aceite que o seu vizinho venha se intrometer em seus problemas domésticos.
Os USA se intrometem só onde eles acham que podem ganhar money. Eles estão somente de olho no petróleo e ouro da Venezuela, assim, como fizeram com o pré-sal que antes pertencia ao Brasil, mas agora pertence as petroleiras internacionais.

jodreski

Amigão… de nada adianta o petróleo lá de baixo do oceano, a Petro não tem grana para investir ainda mais na extração, a empresa quase quebrou de tanto prejuízo que tomou (nem vou entrar no mérito do pq), então essa sua visão de que agora o “nosso” petróleo não é mais nosso é uma baboseira. Você quer que outras empresas invistam na extração de petróleo em alta profundidade a troco do que? De tapinha nas costas? De pífias margens de lucro? Não amigo, não é assim que funciona um negócio como esse de alto risco, você acha que é barato… Read more »

Victor F.

Cada um que cuide da sua casa… Até vale, quando você não tem que receber os hóspedes que a Colômbia vem recebendo por causa da briga de família que está acontecendo na Venezuela.

Gonçalo Jr.

É problema nosso quando refugiados da desgraça bolivariana que assola o país nos trás imigrantes e suas doenças com surtos de sarampo em Boa Vista – RR, lotando nossos hospitais, infectando a população local onde houve mais de 300 casos da doença com 12 mortes. E diz que não é problema nosso? Mais uma que usufrui de tudo o que o ocidente produz e faz críticas infundada. Nem deve saber que a Venezuela fornece apenas 5% do total do petróleo que os EUA importa do país sendo que corresponde a 30% do petróleo exportado pela Venezuela aos EUA sendo que… Read more »

Jeff

O Brasil é o país que menos recebe refugiados da Venezuela. Um dos motivos é linguagem.

Acho que gera alguns problemas, mas não é motivo pro Brasil meter o bedelho em assuntos internos de outros países.

Temos é que cuidar do nosso quintal, a Venezuela que se resolva.

Haaaaaan, mas o Brasil tem que mostrar liderança na América do sul e blá blá blá. Baboseira.

Alex

Primeiro não é linguagem e sim idioma e em segundo o Brasil não fez nada.

Rodrigo Martins Ferreira

Não fez nada ? Só deu dinheiro e tomou calote do Governo bolivariano por 16 anos..

Roberto Luiz Bozzo

Quanta balela…. não temos nada com isso né ??!!! Fala pro pessoal de Roraima que esta recebendo os refugiados…
O Brasil tem de tomar as rédeas da situação, forçar uma negociação entre maduro e oposição que gere eleições limpas e livres….infelizmente, tem de ter todas as opções na mesa por mais duras que elas sejam…
Os governos anteriores deixaram chegar a esta situação, incluindo dando apoio aos ditadores maduro e chaves, agora vai ser muito mais dificil e perigoso, mas temos sim que “nos meter”.

Eduardo

Caro Francisco, de acordo com a constituição brasileira, todos os minerais/petróleo/gás pertencem a União. Qualquer empresa, privada ou estatal, paga royalties a união para extrair. A União estabelece quanto de royalties deseja receber.

Alex

Que eu saiba o petróleo nunca foi dos brasileiros, se fosse não pagaria 5 reais em um litro e sem contar que a Petrobrás não tem grana para explorar o aladiardo pré-sal, então não vem com esse discurso

SPQR

A Petrobras já explora o Pré-Sal há alguns anos. As razões para a gasolina a 5 reais é outra, especialmente se você considerar que a gasolina mais cara do país está no maior estado produtor, o que é um contra-senso.

Fábio Mayer

A Noruega é riquíssima em petróleo. Lá, o litro de gasolina custa o equivalente a R$ 18,00…

Marcos

Mas a renda per capita e de U$ 90 mil por ano. Lembre que há transporte público em quantidade e qualidade. Há planejamento para a criação e desenvolvimento das cidades, ou seja, você trabalha e mora bem próximo. Também não é 18,00 reais o litro,salvo engano é o equivalente
a 9,00 reais.

Realidade totalmente diferente do Brasil.

Fábio Mayer

A Venezuela é uma porcaria de país que hoje, produz 1/3 do petróleo que produzia 15 anos atrás… um país que não consegue manter sequer um monopólio estatal completo, se pudessem, entregariam toda a operação para petroleiras internacionais, mas sabem que não adianta oferecer, empresa nenhuma investe num país onde, ao estourar uma hemorroida no presidente, ele diz que é culpa dos EUA e estatiza empresas para se vingar!

Eduardo

Caro j.leo, em mais de 30 anos, nunca vi um ditador voluntariamente seguir para o exílio, porque o país A, B ou C negociou isso com ele. O fato dele estar negociando com o Uruguai e o México não significa que ele vai sair espontaneamente do país. Isso é uma conclusão sua.

Fábio Mayer

Maduro e seus narco-generais dão risada de México e Uruguai em um banquete com as cabeças dos opositores como prato principal. Faz 10 anos que o mundo sensato alerta sobre o problema na Venezuela, e eles NUNCA abriram negociação alguma, você acredita mesmo que vão negociar agora?

Caio

Essa situação na Venezuela explícita o perigo de muitos militares no poder, não largam o osso mesmo que não tenha mais nada o que roer.

Leandro Oliveira

Meu caro, o Podre, digo Maduro compra o apoio militar elevando os oficiais a generais, senão não haveria apoio militar. Nunca antes num pais houve tanto general.

cezar

verdade

Carta Branca

É mais medo que ganância pelo poder. Além do rancor óbvio que leva a caça as bruxas depois da queda (como ocorre no Brasil), há um problema extremamente mais grave, o comando de narcotráfico formado dentro do alto comando (o cartel de los soles), o que coloca muitos oficiais com medo de extradição inclusive afinal o destino das drogas é o EUA e Europa. Por isso a primeira medida do Guaidó foi oferecer anistia, só que pela experiência do Brasil, dá pra entender porque os militares de lá não acreditam muito nessas promessas. Isso também explica porque Maduro contratou segurança… Read more »

Jagderband#44

“…faltam recursos financeiros…”
Como assim? Não é uma das maiores reservas de petróleo de mundo?
Nem com abundância em petróleo socialismo dá certo…

jodreski

Sim… mas imagina uma economia pautada no petróleo que oscila quase nada de valor… vamos lembrar o Barril sendo vendido a 30 dólares?

Flanker

Sim, mas a Venezuela, segundo é divulgado, extrai 2 milhões de barris por dia. Isso dá 60 milhões de dólares ao dia! Quanto disso sobra, depois de deduzidos os custos de exploração. Por menos que seja, não é um valor desprezível. Mas, o problema é que a Venezuela não produz nada além de petróleo. E nunca produziu. Entretanto, depois de tantos anos de bolivarianismo, incluindo vários anos em que o petróleo beirou os 100 dólares o barril, o que o governo Chavez, e depois Maduro, fez? Não investiu o lucro em desenvolvimento do país. Investiu os tubos em armas. Para… Read more »

Flanker

E o que Maduro quer governar? O que vai sobrar da Venezuela? A inflação passou de 1.000.000% em 2018!! Ditadores desse tipo, o mesmo que Assad, preferem ver seu país literalmente destruído do que abdicar do poder! Mas, qual poder? O único poder é ele, e os que vivem no seu círculo próximo, poderem comer e beber o que quiserem, morarem bem, etc….enquanto toda a população vive na miséria!

Harriman Nelson

> Ditadores desse tipo, o mesmo que Assad

O Assad fez uma pergunta que ninguem respondeu,
nem mesmo os USA. Para qual grupo terrorista
ele deve ceder o poder ?

Flanker

Sim, tem uma miríade de grupos tentando tomar o poder na Síria. Mas, isso não muda o fato de Assad ser um ditador, agarrado ao poder…..seja qual for esse poder e sobre o que, ou quem, ele vai ser exercido. No passo que vai, não vai sobrar país para ele governar….o mesmo valendo para a Venezuela.

Harriman Nelson

> No passo que vai A guerra esta’ quase no fim: https://foreignpolicy.com/2018/07/23/the-syrian-war-is-over-and-america-lost/ O que resta e’ a situacao dos curdos que querem formar um pais independente tomando terras da Siria, do Iraque *E* da Turquia, pais aliado dos USA na OTAN. Obviamente a Turquia nao esta’ nada safisfeita com a situacao curda, e os USA defendem os curdos contra os turcos (aliados dos USA na OTAN). Nesta confusao, o unico que mostrou alguma lucidez foi o pato Donald que ora preside os USA. Nao faz sentido nenhum ficar neste atoleiro so’ para a Russia nao sair por cima. E’ um… Read more »

Marcos

Os xeques árabes, vão muito mal

Obrigado.

Roberto

…..a situação do país, Venezuela, é semelhante, fazendo uma analogia, à situação de sua força de submarinos, inoperante, obsoleta, totalmente sem recursos financeiros, cheia de oficiais, nada profisionais com nomes ponposos, estes vivendo em um mundo de faz de contas, tendo de fazer verdadeiras hortas caseiras para ter o mínimo de suprimentos. Deus ajude o povo do referido país.

Rommelqe

A quarta foto mostra um detalhe do helice propulsor. Notar que no perimetro externo das pas ha perfis de extensao paralelos à linha de eixo. Tais extensoes tem uma funçao similar aos winglets de aviões, propiciando uma reduçao na cavitaçao dos bordos externos da pas, o que extende a vida util deste componente, assim como modifica e atenua o espectro sonora emitido, reduzindo a exposiçao da nave ao inimigo. Alguem outro dia escreveu aqui que um submarino (nao me lembro qual ) foi fotografado com o propulsor descoberto, sem uma lona que estivesse encobrindo a sua geometria. Pois é ….estas… Read more »

Rommelqe

Outra soluçao hidrodinamica muito interessante é a extensão existente na região de jusante do cubo do propulsor. Esta zona é de baixa pressão causando vaporizaçao da água quando o submarino esta relativamente proximo à superficie, o que, conjugado com as componentes de velocidades tangencias causam a formação de vorticidades que originam pulsaçoes com frequencias muito menores do que aquelas caracteristicas de cavitaçao. E daí? Daí é que justamente por serem oscilaçoes de energia relativamente elevadas e de baixa frequencia podem ser detectadas a distancias muito grandes. A extensao acima citada reduz este efeito.

José Luiz

Interessante o seu comentário, mas olhando a fotografia parece que as pás do hélice estão protegidas com uma espécie de capa flexível, provavelmente para não sofre danos, não é esta capa que dá impressão de Winglets?

Rommelqe

Caro Jose Luiz, veja que as extensoes que mencionei se apresentam na extremidade das pas e tem uma geometria triangular. Nota-se na foto que a equipe do estaleiro esta em fase de inspeçao e remoçao do propulsor, ja tendo instalado andaimes e fixado alguns meios auxiliares para manipulaçao, tais como as tiras metalicas (cor amarela , na pa que esta posicionada mais para cima, usadas para girar o propulsor com o uso de gancho de ponte rolante ou mesmo de talhas tirfor); certamente muitas vezes se faz a inspeçao visual e com ultrasom diretamente nas pas ainda montadas no sub.… Read more »

Rafael Coimbra

Não tem problema ficar sem submarinos, segundo alguns do PN FT PA… se cair uma “Mk82” na Venezuela a China e a Russia em minutos começarão um Apocalipse contra os “imperialistas”…

Eduardo

E sofrerão um apocalipse poucos minutos depois.

Marcos

E ainda o Maduro quer incitar um conflito armado, da pena dos soldados…

Antunes 1980

Chega a dar dó !

Lucas

Com certeza quando forem liberados acontecerá o mesmo que na Argentina. Tragédia anunciada.

Rene Dos Reis

Que nada a Pdvsa e a lampada os politicos , militarese todo o resto são as mariposas , por isso tomei nojo de estatais.

Rene Dos Reis

Digo , a Pdvsa é a lampa , os ……

Carlos Campos

Aí vem gente me dizer que a Venezuela é a potência militar da América do Sul, pelo visto meu comentário de que até a MB conseguiria fazer um embargo contra a Venezuela é bem realista, aí meus amigos, quando tempo os Flanker vão voar sem peças russas? quanto dias os S300, vão ter mísseis para impedir ataques? em quanto tempo o dinheiro vai acabar e os militares vão entregar a cabeça do Maduro para ter o que comer e saírem vivos? Venezuela virou cachorro morto, qualquer país da AS pode chutar eles.

Cangaceiro

Concordo totalmente até o momento que os russos entram na equação.

Marcos

Não existe a variável chamada “russos” nessa equação, fique ciente disso.

Felipe Souza

Lembro da época que se dizia que a Venezuela compraria 5 submarinos russos Kilo e 12 caças SU-35. Hoje falta dinheiro para papel higiênico. Viva o socialismo.

A marinha deles foi muito deixada de lado em comparação com as demais forças. E hoje eles rugem sendo que menos da metade dos SU-30 podem voar…

E antes que falem do Brasil temos 36 F-5M em condições de voo dos 48, 12 em manutenção rotativa , em média.

marcelo kiyo

Que coisa.Maduro tem 2000 Generais e 5 mecânicos especializados em Manutenção de submarinos; muitos caciques para poucos índios.

Luiz Trindade

Ué… Kd a Rússia/Chinha amiguinhas do ditador Maduro para oferecer seus equipamentos para ajudar… Só tem uma saída para Venezuela… Abandona esse sistema que nunca funcionou em lugar nenhum do mundo e volta ser uma democracia. Um país rico em petróleo como ela é, rapidinho volta o que era antes.

colombelli

Quando a gente, que conhece um pouco mais por ter sido militar, fala dos requisitos de operacionalidade e dos fatores envolvidos em se criar uma força combatente realmente eficaz, o pessoal não acredita, e acha que basta ter uma arma e pronto. Está ai a resposta.
E podem ter certeza, os demais meios deles não estão muito diferentes. Vai muito esforço e recurso manter um meio manutenido operante, e pessoal treinado e capacitado.
E so pra lembrar: misseis tem prazo de validade também.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Dinheiro, na Venezuela, só tem hoje para as MORDOMIAS de Nicolas Maduro, sua família, seus amantes e dos generais que mantém o seu poder.

Fora isso, acreditar que a Venezuela tem força dissuasória mínima e piada, só há SU-24 para demonstrações e desfiles aéreos, e artilharia anti-aérea limitada, mesmo com S-300 russos…

Tanto que Maduro contratou mercenários russos para protegê-lo…

A crise da Venezuela vai acabar em guerra civil. Será sangrenta, vai terminar de destruir o país, pode ser vencida pelos narco-socialistas, mas quem quer que vença receberá um país inexistente, uma terra de ninguém, uma terra sem futuro.

Dr. Mundico

Bobagem, qualquer coisa China ou Rússia quebram o galho.
Quem tem padrinho forte não morre pagão.

Felipe Souza

Sonha. Nem Rússia nem China vão ajudar militarmente a Venezuela se de fato houver uma intervenção. Economicamente seria muito dispendioso até pela distância. Só vão repudiar diplomaticamente. Aliás a vinda do bombardeio nuclear russo por lá só acelerou as coisas. Tio Sam ficou pistola.