Fragata União - F45

Fragata União – F45

Visitação acontece no domingo (3), das 13h às 17h

A Fragata ‘União’ estará aberta para visitação pública neste domingo (3), das 13h às 17h, no Porto de Natal. O navio partiu da Base Naval do Rio de Janeiro no dia 27 de janeiro para atuar como Navio Capitânia da Força-Tarefa Marítima (FTM), da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Líbano.

Com uma tripulação de 200 militares, incluindo um destacamento de fuzileiros navais e um destacamento aéreo embarcado, o navio possui 129,5 metros de comprimento e pode atingir a velocidade de 30 nós.

A FTM-UNIFIL realiza operações de interdição marítima na costa a fim de impedir a entrada não autorizada de armas pelo mar em território libanês. Outro aspecto importante da missão é contribuir para o treinamento da Marinha do Líbano, com o objetivo de capacitar a Força Naval do país para a execução independente de tarefas de segurança marítima.

Criada pela ONU em 2006, a FTM-UNIFIL já teve a contribuição de 15 países, sendo atualmente comandada pelo Contra Almirante Eduardo Machado Vazquez, da Marinha do Brasil. No Líbano, a Fragata ‘União’ substituirá a Fragata ‘Liberal’, no 15º rodízio do navio da Marinha brasileira na área de operação, presença constante que tem contribuído para a garantia da paz e da segurança no território libanês. O retorno da Fragata ‘União’ ao Rio de Janeiro está previsto para 26 outubro.

FONTE: G1/RN

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leonel Testa

Vai de super linx modernizado ???

Fabio Jeffer

Engraçado, os navios da Marinha do Rio de Janeiro, ops, Marinha do Brasil quando saem do Rio de Janeiro e param em portos de outras regiões do Brasil parecem que estão em outros país.

Jadson Cabral

Aqui mesmo em Aracaju, quando vem um patrulha, enche. As únicas embarcações da MB comum de se ver por aqui são as lanchas da capitania dos portos.

Osvaldo serigy

Só vemos os patrulhas mesmo, Guaratuba é o que sempre vem. Caças ou Helicópteros da MB só em sonho para ver em Aracaju. E o que mais vejo nestas visitas são os pais mostrando a importância da nossa Marinha aos seus filhos acho isto lindo, e realmente as visitas são cheias e com filas enormes.

sėrgio noronha

os navios da marinha só cruzar a linha do Equador quando vão para o Líbano com certeza a maioria dos marujos embarcado nesta fragata serão batizado com os nomes de peixes o meu até hoje me lembro foi mero ?

cwb

As charmosas senhoras ainda empurrando água pelos 7 mares!
Boa missão marinheiros!
Bravo zulu!

cwb

Só um comentário:
ia ser bonito ir de Fremm..

TeoB

Olha, essa foto é linda! linda mesmo!
De verdade a classe Niterói é para mim uma das mais belas belonaves. e com certeza tem seu lugar de destaque na historia da nossa marinha! torço para que voltemos ao patamar de capacidade em relação ao que já fomos no passado quando na década de 70 a MB tinha estaleiros lançando ao mar fragatas modernas e poderosas…

Souto.

Amigos qual sera a proxima fragata a entrar em PMG?
alguma novidade sobre os testes de mar da fragata defensora?

Elton

Modernas e poderosas com Sea Cat obsoleto,ikara ultrapasado e MM38 perna curta já na década de 1980 .

cwb

sem criar polêmica,será que o armamento está assim pelas nossas posições políticas assumidas no passado,ou pelo nosso silêncio incestuoso….
(eu me incluo nisso….)

cwb

faz tempo que vc não visita uma delas para constatar que esses armamentos estão no museu da marinha…
eu visitei em 1984 uma e tinha esses que vc listou….

Alê

Meu esposo está nessa comissão e em menos de uma semana após a saída aqui do RJ o coração já está apertando de saudade, e pensar que ainda faltam mais de 8 meses pela frente.

cwb

Tenha muito orgulho dele,pois está levando nossa bandeira numa missão muito importante!
Estamos rezando para tudo dar certo.
Felicidades!

Willber Rodrigues

Que Deus abençoe e acompanhe seu marido, e a toda tripulação.

Vovozao

01/02/19 – sexta-feira, btarde, que ela consiga chegar ao Líbano tranquilamente, e, que realize seu período de nau capitania sem percalços.

Pedro nine-nine

Sem avarias quer você dizer.

Marujo

Como incomoda esse papo que a Marinha está só no Rio de Janeiro. Revela ignorância e má fé. Há motivação histórica e econômica para a esquadra estar sediada ali e já houve planos para uma frota no norte do país. No mais, só o primeiro distrito naval está no RJ, os outros não.

Adriano Madureira

Acredito que a MB deveria fortalecer mais o comando naval no nordeste…

Roosevelt

O Sr. Marujo que nos desculpe, mas o que resta da Marinha do Brasil está sediado mesmo no RJ. Sem dúvida alguma trata-se de preferência dos próprios marujos de todo o Brasil. Existem outras instalações que podiam receber alguns desses navios como Val de Cães ou Base Naval de Aratu com o intuito de proteger melhor nossas águas mas nada muda nesse aspecto.

Fernando XO

Não há como a BNA ou BNVC receber, permanentemente, Navios da Esquadra…

Dalton

Pela mesma moeda a Frota do Atlântico da US Navy é a Frota de Norfolk, onde encontra-se não apenas a imensa maioria de unidades, mas, concentra todos os NAes e pouco mais abaixo encontra-se a única doca seca em toda a costa leste capaz de abrigar um NAe ao menos do tamanho de um “Nimitz” para manutenção de rotina. . Na vizinha Newport News, apenas do outro lado do canal, são construídos os NAes, futuro USS John Kennedy, são feitas as modernizações de meia vida e reabastecimento dos reatores nucleares, USS George Washington e manutenções pós comissionamento, USS Gerald Ford.… Read more »

Willber Rodrigues

Apesar de já ser uma senhora de 40 anos ( ou quase isso ), ainda acho as fragatas dessa classe muito bonitas. Dá gosto de ver as fotos delas.

Oliveira

Provavelmente, a próxima fragata da lista a suspender para a FTM-UNIFIL seja a ‘Defensora’ ou a ‘Constituição’. Ambas estão em fase final de PM. E um detalhe a mais: a ‘Defensora’ está com os motores praticamente zerados. Todos eles foram retirados de bordo para manutenção, feita pelo próprio fabricante.

Dalton

Acho muito difícil poder contar com a “Defensora” para a próxima missão ao
Líbano Oliveira já que o retorno da “União” ao Rio de Janeiro está programado para 26 de outubro, significando que pelo menos um mês antes outra fragata terá que zarpar e não vejo como a “Defensora” poderá estar certificada para
missão até o início de setembro.

Fernando XO

A rendição da F45 não será pela F41 ou F42…

Sincero

Eu sempre fui fã das Niterois, as mais belas fragatas já construídas, pena (sorte) que nunca nos envolvemos em um conflito e precisamos delas, não sei se beleza e eficiência andam juntas.

Osvaldo serigy

Espero dias de glórias como mais embarcações de Rico na nossa MB!!! Que venham os Subs, Tamandarés, Classe Wave e quem sabe Fremm!

Será que a MB poderá mandar o PHM Atlântico para a ajuda humanitária na Venezuela!? Queria ver essa bela embarcação em ação e o principal ajudando o próximo!

nonato

E fuzileiros navais e helicópteros de ataque também…
Devidamente acompanhado por escoltas Amazonas…

Alex Nogueira

Foto linda! Acho as fragatas da Classe Niterói extremamente belas (já disse isso várias vezes no fórum) e se dependesse de mim, a MB deveria construir mais delas, claro, com as devidas modernizações nos sensores (radar 3D principalmente, novos diretores de tiro e sensor IRST) e no que tange a melhorias na capacidade de operação de helicópteros (10-12 ton. Ex: SeaHawk / NH90), lançadores óctuplos de mísseis sup-sup (Exocet Block 3 / RBS15 Mk4) e atualização dos mísseis Aspide para o padrão Aspide 2000, além de trocar os canhões 40mm por lançadores SIMBAD RF. Além claro de atualização do sonar… Read more »

Pedro nine-nine

Basicamente uma nova classe com um design furtivo que faça lembrar as niteroi… ^^
Eu pessoalmente nunca achei muita piada aos navios, não que sejam feios, só os acho sem jeito.

Alberto

Infelizmente, o Porto do Recife não recebe mais as belonaves da MB.

christiany cavalcanti

verdade.

Fernando Vieira

Como muita gente disse aqui, eu também acho as Niterói lindas de morrer. E tomara que a Marinha também ache isso e que ao fim da vida pelo menos uma ou duas sejam conservadas como museu.

Adriano Madureira

Pode ser uma “coroa”, mas ainda é muito bela…

Dilne Cesar

Meu filho Felipe Cesar, está nesta missão, da fragata união, coração de pai fica apertado, contando no dedo os dias de atracar em Portugal para fazermos contato, mais se Deus quiser em outubro estará de volta.

christiany cavalcanti

No porto do Recife faz tempo que não recebemos visitação da MB, a sede principal e no rio de janeiro. lamentável