Por Renan Russo

Agradeço a oportunidade de poder acrescentar um pouco ao Poder Naval, pelo qual tenho grande apreço. Moro no Rio de Janeiro, tenho 32 anos e coleciono com muita satisfação, brasões e flâmulas navais. Tenho cerca de 250 peças de variadas Marinhas do mundo, sendo grande maioria delas da Marinha do Brasil. Coleciono há pouco mais de 4 anos e comecei quando comprei por acaso um brasão da Fragata União – F45.

Infelizmente, conheço pouquíssimos colecionadores de modo que, para adquirir tal material, conto com a sorte de encontrá-lo em feiras de antiguidades, sites de vendas na internet (Brasileiros e Internacionais), presentes de amigos da própria Marinha e por fim com vendedores de rua que literalmente acham esses itens descartados no lixo (Observei, que quando da morte de algum oficial, algumas famílias por vezes acabam dando o lixo como destino para este material. Por diversas vezes encontrei brasões, miniaturas e outros itens destinados a Almirantes, CMGs, CCs e CFs entre outros, com esses vendedores).

De certo modo acredito que ao colecionar, os salvo do lixo e do esquecimento. Podem não ser tão importantes como por exemplo uma pintura, porém trazem consigo um pouco de história que merece ser preservada. Cito como exemplo as flâmulas do Encouraçado Minas Geraes e do CS Gurupá. Ambos foram descomissionados há mais de 60  anos e pensar que um pedaço de pano que provavelmente pertenceu a um membro da tripulação, sobrevive até hoje é fascinante. Além deste fato, me traz grande prazer buscar dados e conhecer mais sobre as embarcações que originaram todas estas peças.

Infelizmente as flâmulas não são mais confeccionadas com o ímpeto que tiveram até a década de 80, pois ao meu ver são as peças mais belas. Os brasões também sofreram pequenas mudanças, sendo antigamente confeccionados em resina e pintados à mão e hoje em dia, são basicamente fundidos ou prensados. Por falta de espaço apenas alguns brasões ficam pendurados na parede, ficando a grande maioria acondicionada em caixas.

Dentre os diversos itens que possuo, tenho especial apreço pelos Brasões dos Porta Aviões Clemenceau R98, INS Viraat R22, Corveta Purus V23 e as flâmulas do Submarino Tamoio e CS Guaporé. Já entre os mais curiosos da minha coleção estão os brasões do GNS Dzata da Marinha Ganesa e do NNS Enymiri da Marinha Nigeriana.

Tenho também Brasões de embarcações com seus nomes originais, antes de serem incorporadas à Marinha do Brasil tais como:  USS Skylark (Naux Gastão Moutinho U-20), USS James C. Owens (CT Sergipe D35), RFA Bedivere (NDCC Almirante Sabóia G-25), RFA Sir Galahad (NDCC Garcia D’Ávila G-29), Foch (NAe São Paulo A-12), HMS Brazen (Fragata Bosísio F-48), HMS Battleaxe (Fragata Rademaker F-49), HMS Brilliant (Fragata Dodsworth F-47), HMS Broadsword (Fragata Greenhalgh F-46) e por fim o HMS Ocean.

Através da ajuda de um amigo que é Capitão da Reserva, tenho tentado realizar uma exposição destas peças junto à Marinha do Brasil e espero em breve obter êxito. Aliás, mesmo faltando muito para começar a pensar nisso, espero um dia poder doar a coleção para a Marinha do Brasil através do seu Departamento Histórico.

Estou sempre à busca de novos itens para a coleção e meu contato é renanrrusso@gmail.com. Espero também poder conhecer outras pessoas que colecionem estes materiais.

Um Abraço,

Renan Russo

LEGENDAS:

01 – Visão geral de brasões brasilieiros pendurados na parede

02 – Visão geral de brasões brasilieiros pendurados na parede

03 – Visão geral da coleção

04 – Flâmulas do Encouraçado Minas Geraes e do CS Gurupá CS4

05 – Brasões GNS Dzata e NNS Enymiri

06 – Brasões dos PA Clemenceau R98 e CV Purus V23

07 – Brasões RFA Sir Bedivere, USS James C Owens, RFA Sir Galahad e HMS Battleaxe

08 – Flâmulas do Submarino Tamoio S13 e CS Guaporé CS1

09 – Close da Foto 003

10 – Brasões da Marinha Portuguesa

11 – Brasão e Flâmula do CT Santa Catarina D32

12 – Brasões do USS Flying Fish SSN673 e USS Manley DD940

13 – Brasões do HTMS Donchedi, L.E. Eithne e SAS Drakensberg

14 – Brasões do USS Thach FFG43 e USS Moosbrugger DD980

15 – Flâmulas da Marinha Japonesa

16 – Brasões do INS Viraat R22 e HMS Hermes R12

17 – Brasão da Fragata Maestrale F70

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Joaquim Nilson

Magnifica coleção, dou-lhe meus parabéns principalmente pela flamula do Dreadnought Minas Gerais.
Obs: Para quem não conhece o termo, essa era o nome da classe do Minas Gerais quando foi lançado em 1910.

Dalton

Joaquim…uma pequena correção. “Dreadnought” não foi uma classe de navios, foi um único navio que por suas características revolucionárias para a época, serviu de modelo para todos os subsequentes. . Os EUA começaram a construir seu próprio “Dreadnought” o “South Carolina” ao mesmo tempo, inclusive com outra inovação de ter todos os canhões principais na linha central do navio, enquanto o navio britânico e mesmo o Minas Gerais contavam com canhões principais em cada bordo também, mais o navio americanos foi concluído um pouco mais tarde, caso contrário poderíamos estar nos referindo hoje à encouraçados tipo “South carolina” ao invés… Read more »

Joaquim Nilson

No caso Dalton eu usei esse termo so para caracterizar o navio ja que todos os navios da epoca normalmente chamados Encouraçados Dreadnought ou Super Dreadnought como o caso da classe Queen Elizabeth.
Mas agradeço a correção e o ensinamento.

Renan Ramos Russo

Agradeço o elogio Joaquim!

Mestre Tuba

Show….

Fernando Antonio de Faria Soares

Meus parabéns pela garimpagem histórica.
Belíssima coleção!

Dalton

Sempre achei interessante as histórias que os “brasões” contam…alguns são mais “óbvios”
do que outros como no caso do “Hermes” e do “Flying Fish”, outros exigem melhor elaboração como no caso do “Moosbrugger”, mas, todos são visualmente muito bonitos,
parabéns pela coleção.

Renan Russo

Agradeço o elogio pela coleção Dalton! Com relação aos significados, existe uma publicação chamada “Armorial Naval” a qual é dividida em embarcações e estabelecimentos da MB e que visa explicar o significado dos brasões. É muito interessante e há no YouTube um vídeo com as páginas dessa publicação. Transcrevo a descrição e explicação do Brsão da CV Purus: Descrição: Num pentágono formado de cabos de ouro e timbrado pela coroa naval: em campo verde com o busto de um índio de carnação, ornamentado de penas e armado de flecha de ouro. Explicação: PURÚS – Do Tupi POR-U- gente que devora;… Read more »

heverton Ribeiro
Olga

Parabéns pela bela coleção. Certamente precisa fazer uma exposição.

Vovozao

10/03/19 – domingo – bdia, Renan como brasileiro, sinto-me honrado em poder parabenizá-lo por ter além de uma bela coleção, um pedaço da MB, não sei como isto é feito, entretanto, sei que existem militares da MB que participam do site e saberia informar e tirar uma dúvida: todas as vezes que adquirimos meios de outras nações, estes meios vem no estado ou são retirados todos os acessórios??? O porquê da pergunta?? Caso o mesmo venha com flâmulas/ brasões a MB poderia fazer uma exposição na qual mostraria flâmulas/ brasões originais e brasões e flâmulas atuais; designação anterior/atual, nomes: seria… Read more »

Renan Ramos Russo

Bom Dia Vovozao,

Agradeço o elogio! Já vi em algumas fotos no NGB, que é mantido o brasão original da embarcação na praça d’armas.
Cito como exemplo esta foto do NDCC Garcia D´Ávila – G 29: http://www.naval.com.br/ngb/G/G091/G091-f027.jpg . Nela pode ser visto à direita o brasão do RFA Sir Galahad.
Com relação à exposição, torço para poder ajudar a MB.

Um abraço

Theo Gatos

Muito legal o trabalho de manter uma memória viva! Parabéns!

Rene Dos Reis

Maravilha estou babando aqui, meus parabéns.

GUPPY

Bravo Zulu, Renan Russo!

Alex Nogueira

Incrível! Parabéns pela coleção, realmente fora de série.

É uma pena que muitas pessoas que tem acesso a esse tipo de material muitas vezes sequer tem noção de seu valor histórico e cultural…

PCBueno

Espetacular!!! Belíssima coleção! Parabéns pela atitute de preservar essa parte das varias historias que cada item traz consigo.

Farroupilha

Magnífica coleção!
Seria muito legal agregar, se possível junto de cada peça, uma foto da embarcação originária. Acho muito bacana também os sinos de navios.

E falando de coleções…
No Museu de Pesca de Santos existe uma rica e difícil coleção de areias de praia de várias partes do litoral brasileiro e do mundo.

A única coleção que tenho e vai sempre aumentando, é de marcas de erva mate. Vou guardando os pacotes vazios de marcas diferentes que vou encontrando e consumindo. Um dia farei um belo e curioso painel, que quando eu morrer jogarão no lixo. rsrsrs!

Hermes

Lembrei de que quando começaram a cair nos EUA continentais balões japoneses com cargas explosivas foram feitas pesquisas e através de comparação de amostras de areia dos balões e amostras coletadas anos antes por pesquisadores foi possível aos americanos determinar exatamente de quais ilhas e quais praias esses balões eram emitidos, confirmando a orgiem japonesa de tais artefatos..

Neves João

Quanta coisa linda!!!!!!!! Parabéns pela coleção!!!

Fabiano Cantarino

O Sr. Renan Russo é zeloso colecionador. Tem elevado apreço pela história naval e um interesse invulgar por nossas tradições. Oxalá, um dia consiga uma oportunidade de expor o material em um local de relevância. Brazo Zulo. Siga motivado!

Nilo Antonio Rodarte

Parabéns pela bela coleção! É sempre admirável guardar um pouco da história desse país tão sem memória.

Demara

Meus parabéns, excelente coleção

Renan Ramos Russo

Agradeço a cordialidade dos colegas! Fico feliz que mais pessoas possam ver essas peças.

Caso queiram ver mais peças da coleção, estou no Facebook como “Renan Brasão” e podem entrar em contato pelo e-mail caso queiram ver alguma peça em específico.

Um Abraço!

Liana Thys

Boa tarde, estou pesquisando sobre um pequeno estandarte (33cmx23cm) de fundo amarelo com borda verde e com uma estrela azul marinho ao centro.
achei esse estandarte nos guardados que meu pai ,já falecido, tinha sobre o guarda marinha Joaõ Guilherme Greenhalgh que combateu e morreu na guerra do Paraguai.
Meu pai era oficial do exercito, arma Engenharia. então não sei se esse estandarte era de meu pai ou se era desse nosso ancestral (não direto). já coloquei no google essas indicações mas, não encontrei nada a respeito. Atenciosamente, Liana Greenhalgh Thys