Home Divulgação Navio-Veleiro ‘Cisne Branco’ em Fortaleza, CE

Navio-Veleiro ‘Cisne Branco’ em Fortaleza, CE

4533
17
Navio-Veleiro Cisne Branco
Navio-Veleiro Cisne Branco

No período de 4 a 7 de abril, o Navio-Veleiro Cisne Branco estará atracado no Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza. O Navio encontra-se realizando a comissão “Europa 2019”, na qual, através da presença em portos nacionais e internacionais, pretende fortalecer a imagem da Marinha do Brasil e estreitar históricos laços de amizade com os países visitados.

Durante os 6 meses de comissão, o Navio levará uma mensagem de amizade e boa vontade dos nossos brasileiros e do profissionalismo de nossos marinheiros em grandes eventos náuticos que participará. O Navio exerce, também,funções diplomáticas e de relações públicas, uma vez que faz parte da sua missão representar o Brasil, por meio da Marinha, em outros países, além de estimular a mentalidade marítima em nossa sociedade e preservar as tradições navais.

O roteiro da viagem prevê navegar 17.487 milhas náuticas, mais de 135 dias de mar, visitando 18 portos de 14 países: Fortaleza (Brasil), Brigetown (Barbados), Jacksonville (Estados Unidos), Ponta Delgada (Açores), Brest (França), Rouen (França), Haia (Holanda), Gotemburgo (Suécia), Aalborg (Dinamarca) , Fredrikstad (Noruega), Bergen (Noruega), Aarhus (Noruega), Rostock (Alemanha), Gdansk (Polônia), La Corunã ( Espanha), Lisboa (Portugal), Mindelo (Cabo Verde) e Macéio (Brasil)

Cabe ressaltar a participação do Navio no evento L’armada 2019 de Rouen, de 06 a 16 de junho, comemorando os 30 anos deste grande festival náutico, bem como a participação em regatas como as componentes da Tall Ship Race,realizada entre portos da Dinamarca e Noruega, além da Liberty Tall Ship Race, realizada entre portos da França e Holanda.

Similar a uma réplica das galeras do século XIX, o Navio-Veleiro “Cisne Branco” foi construído, em 1998, na cidade de Amsterdã, na Holanda, sendo incorporado à Marinha do Brasil, em 09 de março de 2000, às margens do Rio Tejo, em Portugal, exatamente no mesmo dia e local em que Pedro Álvares Cabral partira com sua esquadra para aportar na “Terra Brasilis”, em 22 de abril de 1500.

Sua tripulação é composta por 12 Oficiais e 55 Praças. Sendo seu atual Comandante o Capitão de Mar e Guerra Adriano Marcelino Batista.

No dia 6 de abril, o Navio-Veleiro “Cisne Branco” estará aberto à visitação pública no período de 14h às 17h. Visando uma maior comodidade e segurança, serão distribuídas 1.000 (hum mil) senhas para a visita.

Características do Navio-Veleiro:

  • Comprimento: 76m;
  • Boca: 10,50m; e
  • Calado Máximo: 1.038 ton;

Tripulação:

  • Oficais: 12; e
  • Praças: 55.

Programação: Visitação Pública ao Navio-Veleiro Cisne Branco (com distribuição de 1.000 senhas)

  • Local: Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza (Av. Vicente de Castro, 2558- Cais do Porto);
  • Data: 06 de abril de 2019 (sábado);
  • Horário: 14h às 17h;
  • Oficial de Comunicação Social: Primeiro-Tenente (RM2-T) Renata Amaral; e
  • Telefone (85) 3133-5103

DIVULGAÇÃO: Capitania dos Portos do Ceará

17
Deixe um comentário

avatar
10 Comment threads
7 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
17 Comment authors
LetíciaDomingos RochaMàrcio XavierAldo GhisolfiLauro Roberto Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
João Candido dos Santos Neto
Visitante
João Candido dos Santos Neto

Tenho Muita Vontade de Visitar P Cisne Branco e Çevar O Meu Neto de 5 Anos Que E Apaixona Pela Marinha do Brasil e Navos, Quando Tera Inicio A Distribuição de Senha.

Màrcio Xavier
Visitante
Màrcio Xavier

Vale a pena. Tive oportunidade de visitá-lo quando entrou em serviço.

Marcelo R
Visitante
Marcelo R

Boa tarde. Este navio não faz viagens com os cadetes da Escola Naval, parece não ter espaço para isso, portanto qual é a função dele???

Elcimar
Visitante
Elcimar

Cara tá no testo…leia…e ele embarca sim alunos do colégio naval para adestramento,quando não está nessa função de instrução,ele tem a responsabilidade de representação do Brasil lá fora,e uma embaixada móvel, participa como convidado em muitas regatas mundo a fora,o qual está indo agora..sua tripulação tem preparação acima da média,pois usa muito as suas velas para navegação,tem motor também,mas só para atracação e emergências oceânicas.quase todas as marinhas dispõem de um parecido.ajuda a manter viva a tradição marinheira daquelas épocas de grandes circunavegações.

Enes
Visitante
Enes

Embarca Guardas Marinha que foram da equipe de velas da Escola Naval.

Lauro Roberto
Visitante
Lauro Roberto

A função do NV Cisne Branco é manter a tradição marinheira (antigas fainas, trabalhos tradicionais de marinharia), na Do, e representar o Brasil nas várias paradas navais, com navios desse tipo, que acontecem pelo mundo.

ednardo curisco
Visitante

Visitei 2 vezes! lindo demais!

cwb
Visitante
cwb

marinha raiz….

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Navio lindo e foto linda!
E mais linda de ser ver é bandeira brasileira hasteada balançando ao vento 😀 .

Theo Gatos
Visitante
Theo Gatos

Coisa mais linda esse veleiro!!! É de encher os olhos com alegria ver as fotos!!! Que a marinha continue mantendo uma preciosidade dessas…
.
Sds

Luiz Floriano Alves
Visitante

Tivemos um veleiro maior melhor: o 0 Guanabara (ex Kriegesmarine). Por razões obscuras foi vendido para Portuga, que, dele faz bom uso.

RogeryoRodrigues
Visitante
RogeryoRodrigues

Alguém sabe me dizer como faço para pegar a senha da visita?

Domingos Rocha
Visitante

Dia 6/4 a partir das 14:00 hrs distribuição de 1.000 senhas na estação de passageiros do porto de Fortaleza.

Letícia
Visitante
Letícia

Não vai ter no domingo tbm????

Leo Rezende
Visitante
Leo Rezende

Em minha opinião, a mais bela nau da MB.

Marcelo Mariano
Visitante
Marcelo Mariano

“Similar a uma réplica das galeras do sec. XIX…” ? Desde quando ainda existiam galeras na idade moderna? Cadê os remos? Esse veleiro não tem nada de galera, gente!

Aldo Ghisolfi
Visitante

Gostaria de saber os nomes das velas e suas localizações; alguém me repassa?