Navio-Veleiro Cisne Branco

Navio-Veleiro Cisne Branco

Navio-Veleiro Cisne Branco
Navio-Veleiro Cisne Branco

No período de 4 a 7 de abril, o Navio-Veleiro Cisne Branco estará atracado no Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza. O Navio encontra-se realizando a comissão “Europa 2019”, na qual, através da presença em portos nacionais e internacionais, pretende fortalecer a imagem da Marinha do Brasil e estreitar históricos laços de amizade com os países visitados.

Durante os 6 meses de comissão, o Navio levará uma mensagem de amizade e boa vontade dos nossos brasileiros e do profissionalismo de nossos marinheiros em grandes eventos náuticos que participará. O Navio exerce, também,funções diplomáticas e de relações públicas, uma vez que faz parte da sua missão representar o Brasil, por meio da Marinha, em outros países, além de estimular a mentalidade marítima em nossa sociedade e preservar as tradições navais.

O roteiro da viagem prevê navegar 17.487 milhas náuticas, mais de 135 dias de mar, visitando 18 portos de 14 países: Fortaleza (Brasil), Brigetown (Barbados), Jacksonville (Estados Unidos), Ponta Delgada (Açores), Brest (França), Rouen (França), Haia (Holanda), Gotemburgo (Suécia), Aalborg (Dinamarca) , Fredrikstad (Noruega), Bergen (Noruega), Aarhus (Noruega), Rostock (Alemanha), Gdansk (Polônia), La Corunã ( Espanha), Lisboa (Portugal), Mindelo (Cabo Verde) e Macéio (Brasil)

Cabe ressaltar a participação do Navio no evento L’armada 2019 de Rouen, de 06 a 16 de junho, comemorando os 30 anos deste grande festival náutico, bem como a participação em regatas como as componentes da Tall Ship Race,realizada entre portos da Dinamarca e Noruega, além da Liberty Tall Ship Race, realizada entre portos da França e Holanda.

Similar a uma réplica das galeras do século XIX, o Navio-Veleiro “Cisne Branco” foi construído, em 1998, na cidade de Amsterdã, na Holanda, sendo incorporado à Marinha do Brasil, em 09 de março de 2000, às margens do Rio Tejo, em Portugal, exatamente no mesmo dia e local em que Pedro Álvares Cabral partira com sua esquadra para aportar na “Terra Brasilis”, em 22 de abril de 1500.

Sua tripulação é composta por 12 Oficiais e 55 Praças. Sendo seu atual Comandante o Capitão de Mar e Guerra Adriano Marcelino Batista.

No dia 6 de abril, o Navio-Veleiro “Cisne Branco” estará aberto à visitação pública no período de 14h às 17h. Visando uma maior comodidade e segurança, serão distribuídas 1.000 (hum mil) senhas para a visita.

Características do Navio-Veleiro:

  • Comprimento: 76m;
  • Boca: 10,50m; e
  • Calado Máximo: 1.038 ton;

Tripulação:

  • Oficais: 12; e
  • Praças: 55.

Programação: Visitação Pública ao Navio-Veleiro Cisne Branco (com distribuição de 1.000 senhas)

  • Local: Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza (Av. Vicente de Castro, 2558- Cais do Porto);
  • Data: 06 de abril de 2019 (sábado);
  • Horário: 14h às 17h;
  • Oficial de Comunicação Social: Primeiro-Tenente (RM2-T) Renata Amaral; e
  • Telefone (85) 3133-5103

DIVULGAÇÃO: Capitania dos Portos do Ceará

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Candido dos Santos Neto

Tenho Muita Vontade de Visitar P Cisne Branco e Çevar O Meu Neto de 5 Anos Que E Apaixona Pela Marinha do Brasil e Navos, Quando Tera Inicio A Distribuição de Senha.

Màrcio Xavier

Vale a pena. Tive oportunidade de visitá-lo quando entrou em serviço.

Marcelo R

Boa tarde. Este navio não faz viagens com os cadetes da Escola Naval, parece não ter espaço para isso, portanto qual é a função dele???

Elcimar

Cara tá no testo…leia…e ele embarca sim alunos do colégio naval para adestramento,quando não está nessa função de instrução,ele tem a responsabilidade de representação do Brasil lá fora,e uma embaixada móvel, participa como convidado em muitas regatas mundo a fora,o qual está indo agora..sua tripulação tem preparação acima da média,pois usa muito as suas velas para navegação,tem motor também,mas só para atracação e emergências oceânicas.quase todas as marinhas dispõem de um parecido.ajuda a manter viva a tradição marinheira daquelas épocas de grandes circunavegações.

Enes

Embarca Guardas Marinha que foram da equipe de velas da Escola Naval.

Lauro Roberto

A função do NV Cisne Branco é manter a tradição marinheira (antigas fainas, trabalhos tradicionais de marinharia), na Do, e representar o Brasil nas várias paradas navais, com navios desse tipo, que acontecem pelo mundo.

ednardo curisco

Visitei 2 vezes! lindo demais!

cwb

marinha raiz….

Alex Nogueira

Navio lindo e foto linda!
E mais linda de ser ver é bandeira brasileira hasteada balançando ao vento 😀 .

Theo Gatos

Coisa mais linda esse veleiro!!! É de encher os olhos com alegria ver as fotos!!! Que a marinha continue mantendo uma preciosidade dessas…
.
Sds

Luiz Floriano Alves

Tivemos um veleiro maior melhor: o 0 Guanabara (ex Kriegesmarine). Por razões obscuras foi vendido para Portuga, que, dele faz bom uso.

RogeryoRodrigues

Alguém sabe me dizer como faço para pegar a senha da visita?

Domingos Rocha

Dia 6/4 a partir das 14:00 hrs distribuição de 1.000 senhas na estação de passageiros do porto de Fortaleza.

Letícia

Não vai ter no domingo tbm????

Leo Rezende

Em minha opinião, a mais bela nau da MB.

Marcelo Mariano

“Similar a uma réplica das galeras do sec. XIX…” ? Desde quando ainda existiam galeras na idade moderna? Cadê os remos? Esse veleiro não tem nada de galera, gente!

Aldo Ghisolfi

Gostaria de saber os nomes das velas e suas localizações; alguém me repassa?