Fragata Álvares Cabral
Fragata Álvares Cabral

Regressou no dia 6 de abril de 2019 à Base Naval de Lisboa a fragata Álvares Cabral, após 75 dias de missão no continente africano, no âmbito da Iniciativa Mar Aberto 19.1.

A fragata Álvares Cabral largou de Lisboa no dia 22 de janeiro tendo sido empenhada na missão Iniciativa Mar Aberto, com o objetivo de contribuir para o esforço internacional de capacitação dos países do Golfo da Guiné, com especial ênfase junto dos países amigos de língua oficial portuguesa, em matéria de segurança marítima e no apoio ao combate às atividades ilícitas no mar.

Durante a missão, o navio percorreu mais de 11.500 milhas náuticas, tendo visitado 8 portos em 5 países (Cabo Verde, Camarões, São Tomé e Príncipe, Angola e Costa do Marfim) onde desenvolveu 38 ações de capacitação no domínio da defesa, e entregue mais de 30 toneladas de material e equipamento de apoio à capacitação no âmbito da defesa e segurança marítima, e material social proveniente de várias instituições privadas de solidariedade social.

Das diversas ações destacam-se a entrega de viaturas e material diverso oferecidos pelo Grão-Ducado do Luxemburgo à Guarda Costeira de Cabo Verde, durante a estadia no porto do Mindelo, ao abrigo do acordo trilateral assinado pelos três países em 2018, o apoio à visita presidencial a Angola, onde o Presidente da República Português recebeu a bordo da Álvares Cabral a comunidade portuguesa residente em Angola, a participação no maior e mais importante exercício internacional Golfo da Guiné, o OBANGAME EXPRESS 2019, que tem como objetivo principal promover a segurança marítima na região.

NRP Álvares Cabral (F331)

Durante a permanência do navio no Golfo da Guiné, região que suscita a atenção da comunidade internacional em matéria de segurança marítima, a fragata da Marinha acompanhou de forma próxima a navegação mercante de bandeira portuguesa na região. De salientar que no primeiro trimestre de 2019 ocorreram 32 ataques de pirataria na região, tendo como resultado o roubo de carga diversa e o rapto de 34 pessoas, sendo que, por semana, e em média, 20 navios de bandeira portuguesa cruzam esta área.

No âmbito do apoio à politica externa, o navio recebeu a bordo mais de 1.000 pessoas, entre representantes do Estado português e entidades estrangeiras dos países visitados, bem como elementos das comunidades locais e crianças e jovens em idade escolar.

Paralelamente, militares do NRP Álvares Cabral visitaram diversas escolas da região divulgando a importância do mar e as missões da Marinha, onde entregaram diverso material de apoio escolar.

Já na área médica, a equipa de saúde da fragata Álvares Cabral deslocou-se a vários hospitais e Centros de Saúde tendo dado consultas às populações locais mais carenciadas e distribuído medicamentos e apósitos médicos.

A fragata Alvares Cabral tem embarcados 159 militares, incluindo o uma equipa de fuzileiros, uma equipa de mergulhadores e uma equipa médica.

FONTE: Marinha Portuguesa

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Peter nine nine

Lindas as Meko…

Vitor Silva

Pode ser que a Marinha de Brasil receba uma ou outra destas Fragatas para a sua esquadra, no sentido de pelo menos a tornar mais robusta, afinal o Brasil é ou não um Pais Continental?

Cinturão de Orion

Uma “senhora” Fragata.

Vitor Silva

Mais ou menos , não podemos esquecer que já tem 28 anos, e uma decisão têm que ser tomada sobre o seu futuro até 2025.

paulo sergio

na falta de navio brasileiro pra reportar, usemos os de portugal.

Heitor

A Marinha Portuguesa não é de se botar defeito… honra seu passado de muitas conquistas e desenvolvimento.