De Redação, com agências internacionais

A Marinha Chinesa (Marinha do Exército de Libertação Popular da China) celebrou hoje seu 70º aniversário exibindo o primeiro de uma nova geração de destróieres de mísseis guiados, o Type 055.

O presidente Xi Jinping disse que a Marinha está melhorando sua capacidade de defender as águas chinesas.

Mas Taiwan e outros estão preocupados com as reivindicações territoriais distantes do continente chinês.

Dois navios de combate indianos, incluindo o destróier stealth INS Kolkata, participaram na terça-feira do desfile da frota da Marinha que mais cresce no mundo.

Um total de 32 embarcações da Marinha do Exército de Libertação Popular (PLA Navy) navegou em seis grupos, e 39 aviões de combate navais voaram em dez grupos no desfile presidido pelo presidente chinês Xi Jinping, que também é o chefe dos militares e chefe do Partido Comunista da China (PCC).

Além de seu primeiro porta-aviões Liaoning, que é uma reforma de antigo navio da União Soviética, a China exibiu seus mais recentes submarinos, destróieres e caças a jato.

No entanto, o clima com forte neblina prejudicou a visibilidade do desfile. (Para ver as fotos do desfile, clique aqui).

Como parte da nova doutrina militar defendida por Xi, considerado o líder mais poderoso da China nos últimos anos, o exército chinês, o maior do mundo, reduziu o tamanho do seu exército em número de homens nos últimos anos e expandiu sua marinha e força aérea para aumentar sua influência global.

A Marinha Chinesa pela primeira vez em sua história tem bases logísticas em Djibuti, no Oceano Índico, e no porto de Gwadar, no Mar da Arábia, no Paquistão. A China também adquiriu o porto de Hambantota, no Sri Lanka, como uma troca de dívida, embora o governo do Sri Lanka afirme que ele continuará sendo um porto comercial.

Anteriormente, em uma reunião do grupo com chefes das delegações estrangeiras para os eventos da marinha multinacional, o Presidente Xi pediu esforços conjuntos para enfrentar ameaças e desafios comuns no mar.

“O planeta azul que os humanos habitam não é dividido em ilhas pelos oceanos, mas é conectado pelos oceanos para formar uma comunidade com um futuro compartilhado, onde as pessoas de todos os países compartilham o bem e o mal”, disse Xi à agência estatal de notícias Xinhua.

O Presidente Xi observou que a China persegue uma política de defesa nacional de natureza defensiva, dizendo que a Marinha Chinesa continuará a arcar ativamente com suas responsabilidades internacionais, salvaguardar a segurança das hidrovias internacionais e fornecer mais bens públicos para a segurança marítima.

Assista abaixo ao vídeo de propaganda dos 70 anos da Marinha Chinesa:

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Foxtrot

Está ai verdadeira Marinha de guerra moderna.
Gerenciada por oficiais atualizados com o T.O mundial moderno.
O mais impressionante é que essa marinha é “mobiliada” por equipamentos e tecnologias quase que 100% nacionais.
Nossa quanta inveja viu, diferente de uma tal de MB (Marinha de Brinquedo) de um país laico,com diplomacia fraca e sem expressão nenhuma na política global.
Que vergonha!

Jagderband#44

TO mundial?
Mas não vejo/ouço falar de operações rotineiras desta marinha no Oceano Atlântico e Mediterrâneo. No mais sim, estão de parabéns pelos equipamentos autóctones.

Cristiano de Aquino Campos

Operam no oceano indico e no golfo de aden, sem falar no pacifico.

Jagderband#44

Aliás nem no Pacífico Ocidental.

Ebimilson

Mas políticos ou ex lá não são presos, são fuzilados

Ricardo Bigliazzi

“onde as pessoas de todos os países compartilham o bem e o mal”

Frase idiota, pelo jeito querem se igualar.

Peter nine nine

Não vi essa frase em lado nenhum… Qual o minuto?

Ricardo Bigliazzi

Caro Peter,

Vamos legendar o comentário:

Citação na integra do texto (recomendo leitura dos textos publicados pelo BLOG e que não falte às aulas de interpretação de texto):

Abro aspas…

“O planeta azul que os humanos habitam não é dividido em ilhas pelos oceanos, mas é conectado pelos oceanos para formar uma comunidade com um futuro compartilhado, onde as pessoas de todos os países compartilham o bem e o mal”, disse Xi à agência estatal de notícias Xinhua.”

Segue o jogo, comente com a razão e não com o coração, para não dizer estomago.

Bom dia!

Romp

“….reduziu o tamanho do seu exército em número de homens nos últimos anos e expandiu sua marinha e força aérea para aumentar sua influência global….”

Peter nine nine

A China “tem uma Marinha e pêras”….

Foxtrot

Eita inveja rsrs

Marcelo R

Temos que engolir…. Se existe uma potencia em tecnologia, disciplina, vocação, vontade, capacidade de construir uma potencia sob todos os aspectos e a China. A China provou que é capaz e que pode ser!!!!!!…..E O exemplo de que pode ser feito para todos os paises, até para Republiquetas Neo Liberais aonde se brinca de administrar alguma coisa…..

carlos eduardo

Boas Pessoal :

É impressionante como alguns ver que a grama do vizinho e mais verde e nunca ver ou procura melhorar a sua a sequeira da esperança no porvir e limitada ,bom e quem tem muitos que contemplam um farol de Santa Marta ,eu me junto a esses

MARINHA DO BRASIL

Foxtrot

Pobre iludido. Você realmente acredita que iremos há algum lugar da forma como estamos agindo? Com velhos alinhamentos que nunca nos levou a lugar algum? Ao contrário, sempre nos rolou o direito de ser os alguma coisa. Na época que se buscava fabricar, desenvolver e adquirir alguma coisa feito localmente, mesmo que não fosse o supra sumo da tecnologia, eu ainda acreditava, mas da forma que está hoje eu dúvido. Vide axemplo das CCT,s, onde a MB abandonou seus sistemas em prol de importados, sistemas como Siconta/Fênix, SLT, SLDM, SQL, MAGE DEFENSOR, RADAR GAIVOTA-X etc etc etc. Não dá para… Read more »

Bosco

Foxtrot, Tenha em mente que o Brasil é e sempre foi um país secundário e por mais que os brasileiro se iludam repetindo à exaustão que somos a cereja do bolo da Criação e que somos cobiçados por todas as potências, não há nenhuma indicação que deixaremos de ser coadjuvantes nos próximos 500 anos da história da humanidade. Hoje reclamamos que somos explorados e não temos armas nucleares nem ICBMs mas há 70 anos ninguém tinha. Perdemos o bonde da história e a culpa é de nós mesmo. Na verdade, a culpa maior é das elites (intelectuais, econômicas, artísticas, políticas,… Read more »

Foxtrot

Em partes concordo com você Bosco, mas discordo que o pouco que evoluímos foi na época que éramos explorados por Ianques sangue suas. O pouco que evoluímos foi a época que nós voltamos para nós mesmos. Na época que se tinha visão de nação para esse país. Em períodos como Regime notar, Juscelino, Vargas como você mesmo disse. Onde se via que tínhamos que contar com o que é nosso, e se buscava sempre soluções locais para problemas locais. Não é atoa que os militares da época tinha o jargão “do alfinete ao foguete”. Nosso programa espacial evolui muito com… Read more »

Tomcat4.0

Fantástico !!!
Parabéns aos chineses pela evolução de sua marinha. Em pensar q no passado o Japão invadiu a China,rs, hoje nem em sonho o fariam.
Pra turma q não consegue deixar passar sem tentar menosprezar nossa MB, só digo que são marinhas de países diferentes e com interesses diferentes, governos diferentes regulando de forma diferente os recursos e oficialato com mentalidade diferente dando direcionamento ao recurso recebido. Cada um em seu universo particular.

Millenium

Olha, vou te contar, pra uma país que até a IIGM era algo tipo camponês, conseguir chegar onde chegou, passando por um campo minado de USA, Rússia, Europa, e desenvolver um poderio militar desse tamanho, quando muitos países com potencial igual ou maior ficaram para trás, inclusive países antes dominantes, hoje sombra de seu próprio passado, não é para qualquer um. A China apesar dos pesares, merece sim ser reconhecida como potência, e deixando a inveja de lado, ser olhada como exemplo (pela forma como cresceu, bem entendido) a ser seguido.

Bosco

Millenium, Até câncer evolui. Não há nada demais na China ter crescido desde a SGM até onde está hoje, 70 anos depois, mesmo porque devemos levar em consideração que na década de 60 ela já tinha bomba atômica, na de 70 já tinha ICBM e submarino nuclear. Na década de 80 entrou se abriu para o capitalismo e colocou a disposição dele 1 bilhão de trabalhadores de baixo custo e se serviu dele para formar um exército de engenheiros. Em todas as décadas ela já tinha trabalho escravo e ditadura opressora. Quero saber é quando vai deixar de ter mais… Read more »

Machado

O nosso amado Brasil, país de riquezas incontáveis, rico por natureza sempre foi liberal, aliado a determinados países, capitalista de riqueza pra poucos, que ainda existem milhares de pobres e mesmo assim não possui referencial tecnológico. Apenas o destaque maior é na produção agrícola, pois possuímos campos férteis. Caso contrário até nisso sofreriamos. Merecemos o melhor e temos potencial para tal, os nossos governantes deviam deixar de ser alienados e ser mais independentes. Ficar na força do país, absorver e proteger a indústria nacional. Estimular o desenvolvimento de tecnologia própria, produtos nacionais para o mercado nacional! É o q a… Read more »

Fernando Turatti

Honestamente, depois de “o Brasil sempre foi liberal” não tem nem condição de continuar a ler. Literalmente não tivemos NENHUM governo liberal no Brasil desde… a república! Talvez, quem sabe, se o atual presidente se conscientizar de sua insignificância e deixar o seu ministro trabalhar, aí sim teremos pela primeira vez um governo liberal.
Chamar qualquer governo brasileiro de liberal porque está menos à esquerda que você é o mesmo que chamar o FHC de comunista porque ele não é liberal. Não tem lógica.

Machado

Tudo bem então sobre k Brasil liberal, o que eh um governo com garra e visão de futuro, menos dependente externamente, esquecer a questão ideológica e sim a comercial, não pode vender pra A mais pode vender pra B, qual o significado, ao fim eh dinheiro entrando no país.

Mas o que não pode é apenas valorizar o q vem de fora e sim valorizar o nacional!

Millenium

Não é nada de mais? Como assim nada de mais? Qual outro país teve esse ganho? E sem essa conversa mole de ditadura e trabalho opressor, meu comentário não foi sobre isso, e sim sobre o ganho militar de um país que leva a sério suas defesas e que se transformou de um país defasado em tecnologia, em uma potência mundial, sem conseguir ser barrado pelos países assim chamados dominantes. Nesse ponto, eu vejo a China como um país bem sucedido. Se isso não pode ser chamado de sucesso, então o que pode???

Bosco

Essa é sua opinião.
Defasado em tecnologia? Como se já tinha bomba nuclear na década de 60 e míssil ICBM na década de 70 e submarino nuclear na década de 70?
Defasado em tecnologia era o Brasil, Uruguai, Butão, Uganda…
Eu me impressiono muito mais com a evolução pós SGM do minúsculo perdedor e atomizado Japão em 30 anos do que com o progresso da China em 70.

Cheng

Cara, vc não conhece a história chinesa, melhor não falar besteira

Millenium

Vou repetir novamente: pós IIG, ou seja, anos 60 ou 70 já faz parte do crescimento e do ganho tecnológico ao qual me referi. E quanto ao Japão, a matéria não é sobre ele, e sim sobre como houve um grande aumento (quantitativo e qualitativo) no poderio naval da China, cujo título do texto tão bem demonstra: “Marinha chinesa comemora 70 anos”. Não estou sendo claro o suficiente?

Enes

Trabalho escravo, o Brasil também tem, muita gente na miséria, temos também, o que não temos são políticos e um povo interessados na defesa do pais, até porque são ou fingem ser desconhecedores da geopolítica e só pensam em seus próprios umbigos. Não fosse assim, teríamos uma grande Marinha, Exercito e Força Aérea. Dinheiro eu garanto que tem.

Tomcat4.0

Bosco, entendo e respeito sua visão/opinião mas, não esqueçamos que os países ocidentais ( do bem e da democracia/liberdade) tbm se valem da mão de obra barata e explorada da China e justamente isto proporcionou o crescimento da mesma com a instalação de empresas multinacionais em solo chinês o que fez a roda da economia girar,e muito, e nisto chegarem onde estão hoje. Se conseguirão manter o crescimento já são outros quinhentos.

Renan

Visão do vídeo da propaganda. Impressionante o poder que um navio hospital gera, em uma comunidade pobre, isso é uma excelente maneira de fazer a comunidade local a apoiar um país estrangeiro, se não me engano os EUA têm 6 desses. Gostaria muito do Brasil ter 2 gigantescos navios hospital para atender em tempo de paz nossa população. Outra coisa impressionante não vi um militar ou oficial gordo, me parece fisicamente que um forças armadas lá realmente é levado a sério, o quesito apetidão física. Em 2029 veremos se a marinha chinesa continua neste ritmo de expansão dos seus meios… Read more »

Dalton

Apenas dois navios hospitais…o USNS Mercy baseado em San Diego no Pacífico e o USNS Comfort baseado em Norfolk no Atlântico.
.
Em 2014, ambos foram acrescentados a chamada Força de Batalha para ajudar a disfarçar o grande número de navios que estavam sendo retirados de serviço, especialmente fragatas da classe Oliver Perry, com a justificativa da
importância do chamado “soft power”.
.
Mas, isso não durou muito e no ano seguinte eles passaram a não contar
mais da lista embora continuem exercendo a importante missão de
ajuda humanitária.

RENAN

Obrigado pela precisa informação Dalton

PAULO ANTONIO FERREIRA

A Marinha Chinesa foi a que mais lançou navios nos últimos 10 anos. Suas pretensões não são de uma marinha para projetar poder mundial mas de ser imbatível no âmbito regional , em águas no mar da China. Pelo que especialistas andam comentando isso já está praticamente garantido face o número de navios de superficie e submarinos , além de defesas navais baseadas em terra. Resumindo , a China hoje é um país inexpugnável. Praticamente impossível de ser conquistado por mar.