Home Forças Armadas HENSOLDT entrega interrogador IFF de defesa aérea às forças armadas francesas

HENSOLDT entrega interrogador IFF de defesa aérea às forças armadas francesas

1568
5
Interrogador IFF MSR1000I

Sistemas de identificação ajudam a evitar incidentes de fogo amigo

A HENSOLDT, a principal empresa independente de soluções de sensores, entregará seu interrogador IFF (IFF = Identification-friend-or-foe) para aplicações de defesa aérea de curto alcance e curto alcance ao Ministério das Forças Armadas da França.

O contrato adjudicado à Hensoldt France SAS cobre a entrega de 134 sistemas MSR1000I (radar secundário monopulso) destinados à integração nos lançadores de mísseis MISTRAL do Exército Francês e nas estações de comando e controle de defesa aérea MARTHA.

O interrogador IFF MSR1000I foi qualificado com sucesso pela Agência Francesa de Aquisição de Defesa (DGA) em dezembro de 2018 e realizará a interrogação IFF da OTAN juntamente com o mini-computador criptográfico QRTK6NG, também fabricado pela Hensoldt France. Depois disso, o primeiro tranche foi notificado e 41 sistemas MSR1000I em conformidade com o STANAG 4193 Edição 3 serão entregues em 2020.

As plataformas de defesa antiaérea de alcance muito curto e curto alcance poderão, então, executar as interrogações do modo 4 e do modo 5. Os sistemas da IFF identificam com precisão os navios e as aeronaves enviando automaticamente sinais de interrogação que são atendidos pelos chamados transponders a bordo de aeronaves ou navios amigáveis. Assim, o IFF permite aos comandantes de campo distinguir rapidamente as forças amigas ​​das hostis. Ao contrário do Modo 4 usado até agora, o Modo 5 emprega sofisticadas técnicas de criptografia para evitar manipulação de sinal hostil, garantindo assim que o processo de identificação seja absolutamente confiável e seguro. Com o descomissionamento do Modo 4, o “Modo 5” precisa ser introduzido em todos as forças ocidentais, sendo então uma precondição das operações conjuntas da OTAN e das forças aliadas.

A HENSOLDT fornece equipamentos IFF a clientes em todo o mundo. Com base na experiência de empresas predecessoras como Matra, Airbus e Siemens, a empresa está sob contrato para atualizar as plataformas das forças armadas alemãs, francesas, britânicas, norte-americanas e outras com sistemas IFF usando o mais recente padrão “Mode 5”. Já entregou sistemas IFF – incluindo dispositivos de criptografia – para plataformas terrestres e navais de 42 nações aliadas da OTAN e aliadas.

Na França, o equipamento da empresa está instalado no porta-aviões “Charles de Gaulle”, nos aviões de combate Rafale e Mirage 2000, nos helicópteros NH90 e em várias plataformas de defesa aérea. Na Alemanha, a empresa estabeleceu a rede de controle de tráfego aéreo/IFF da Força Aérea Alemã e fornece interrogadores e transponders para várias plataformas aéreas e navais. No total, a HENSOLDT tem cerca de 450 sistemas IFF sob contrato para mais de 80 tipos de plataformas.

Sobre a HENSOLDT

A HENSOLDT é pioneira em tecnologia e inovação no campo de eletrônica de defesa e segurança. Com sede em Taufkirchen, perto de Munique, a HENSOLDT é líder de mercado no campo de soluções de sensores civis e militares. A empresa desenvolve novos produtos baseados em abordagens inovadoras para gerenciamento de dados, robótica e segurança cibernética para combater uma ampla gama de ameaças. Com uma força de trabalho de cerca de 4.500 funcionários, a HENSOLDT gera receitas de mais de 1 bilhão de euros por ano.

5
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
4 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
5 Comment authors
Desertor da CIAJean JardinoRudiForagido da KGBWillber Rodrigues Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Willber Rodrigues
Visitante
Willber Rodrigues

Qual o(s) equipamento(s) das FA’s braseiras que fazem o papel de identificar IFF?

Foragido da KGB
Visitante
Foragido da KGB

Se não me engano , nenhum. Acho que só os E-99 possuem o radar IFF Ericcson. Existe um projeto nacional de um IFF Modo 4 (IFFM4BR), mas, não sei em que fase de desenvolvimento se encontra.

Desertor da CIA
Visitante
Desertor da CIA

Vários aviões, helicópteros, navios e radares têm equipamentos IFF compatíveis com esse IFFM4BR nacional, enquanto que a preparação para o Modo 5 do artigo ainda deve ser inexistente, imagino.
Na LAAD, vi que o estágio do IFFM4BR é de desenvolvimento de um criptocomputador nacional para instalar nesses equipamentos.
Mas esse tema de IFF é complicado pois envolve interoperabilidade das FAs e procedimentos de segurança

Rudi
Visitante
Rudi

Binoculo

Jean Jardino
Visitante

Sinal de fumaça..