Interrogador IFF MSR1000I

Sistemas de identificação ajudam a evitar incidentes de fogo amigo

A HENSOLDT, a principal empresa independente de soluções de sensores, entregará seu interrogador IFF (IFF = Identification-friend-or-foe) para aplicações de defesa aérea de curto alcance e curto alcance ao Ministério das Forças Armadas da França.

O contrato adjudicado à Hensoldt France SAS cobre a entrega de 134 sistemas MSR1000I (radar secundário monopulso) destinados à integração nos lançadores de mísseis MISTRAL do Exército Francês e nas estações de comando e controle de defesa aérea MARTHA.

O interrogador IFF MSR1000I foi qualificado com sucesso pela Agência Francesa de Aquisição de Defesa (DGA) em dezembro de 2018 e realizará a interrogação IFF da OTAN juntamente com o mini-computador criptográfico QRTK6NG, também fabricado pela Hensoldt France. Depois disso, o primeiro tranche foi notificado e 41 sistemas MSR1000I em conformidade com o STANAG 4193 Edição 3 serão entregues em 2020.

As plataformas de defesa antiaérea de alcance muito curto e curto alcance poderão, então, executar as interrogações do modo 4 e do modo 5. Os sistemas da IFF identificam com precisão os navios e as aeronaves enviando automaticamente sinais de interrogação que são atendidos pelos chamados transponders a bordo de aeronaves ou navios amigáveis. Assim, o IFF permite aos comandantes de campo distinguir rapidamente as forças amigas ​​das hostis. Ao contrário do Modo 4 usado até agora, o Modo 5 emprega sofisticadas técnicas de criptografia para evitar manipulação de sinal hostil, garantindo assim que o processo de identificação seja absolutamente confiável e seguro. Com o descomissionamento do Modo 4, o “Modo 5” precisa ser introduzido em todos as forças ocidentais, sendo então uma precondição das operações conjuntas da OTAN e das forças aliadas.

A HENSOLDT fornece equipamentos IFF a clientes em todo o mundo. Com base na experiência de empresas predecessoras como Matra, Airbus e Siemens, a empresa está sob contrato para atualizar as plataformas das forças armadas alemãs, francesas, britânicas, norte-americanas e outras com sistemas IFF usando o mais recente padrão “Mode 5”. Já entregou sistemas IFF – incluindo dispositivos de criptografia – para plataformas terrestres e navais de 42 nações aliadas da OTAN e aliadas.

Na França, o equipamento da empresa está instalado no porta-aviões “Charles de Gaulle”, nos aviões de combate Rafale e Mirage 2000, nos helicópteros NH90 e em várias plataformas de defesa aérea. Na Alemanha, a empresa estabeleceu a rede de controle de tráfego aéreo/IFF da Força Aérea Alemã e fornece interrogadores e transponders para várias plataformas aéreas e navais. No total, a HENSOLDT tem cerca de 450 sistemas IFF sob contrato para mais de 80 tipos de plataformas.

Sobre a HENSOLDT

A HENSOLDT é pioneira em tecnologia e inovação no campo de eletrônica de defesa e segurança. Com sede em Taufkirchen, perto de Munique, a HENSOLDT é líder de mercado no campo de soluções de sensores civis e militares. A empresa desenvolve novos produtos baseados em abordagens inovadoras para gerenciamento de dados, robótica e segurança cibernética para combater uma ampla gama de ameaças. Com uma força de trabalho de cerca de 4.500 funcionários, a HENSOLDT gera receitas de mais de 1 bilhão de euros por ano.

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

Qual o(s) equipamento(s) das FA’s braseiras que fazem o papel de identificar IFF?

Foragido da KGB

Se não me engano , nenhum. Acho que só os E-99 possuem o radar IFF Ericcson. Existe um projeto nacional de um IFF Modo 4 (IFFM4BR), mas, não sei em que fase de desenvolvimento se encontra.

Desertor da CIA

Vários aviões, helicópteros, navios e radares têm equipamentos IFF compatíveis com esse IFFM4BR nacional, enquanto que a preparação para o Modo 5 do artigo ainda deve ser inexistente, imagino.
Na LAAD, vi que o estágio do IFFM4BR é de desenvolvimento de um criptocomputador nacional para instalar nesses equipamentos.
Mas esse tema de IFF é complicado pois envolve interoperabilidade das FAs e procedimentos de segurança

Rudi

Binoculo

Jean Jardino

Sinal de fumaça..