Home Guarda Costeira EUA alerta a China sobre navios não-militares hostis no Mar da China...

EUA alerta a China sobre navios não-militares hostis no Mar da China Meridional

11025
77
Pesqueiros chineses
Pesqueiros chineses

O chefe da Marinha dos EUA alertou a China que o comportamento hostil de sua guarda costeira e barcos de pesca não será tratado de forma diferente dos navios da Marinha Chinesa, informou o Financial Times no domingo.

Em entrevista ao FT, o almirante John Richardson disse que em janeiro disse ao vice-almirante chinês Shen Jinlong que Washington responderá aos atos agressivos desses navios não-navais da mesma forma que fez com a Marinha do Exército de Libertação Popular.

Isso porque navios não-navais foram usados ​​para ajudar Pequim a reivindicar suas ações no disputado Mar da China Meridional, segundo o jornal londrino.

“Deixei bem claro que a Marinha dos EUA não será coagida e continuará a conduzir operações de rotina e legais em todo o mundo”, disse Richardson ao jornal.

O alerta da Marinha dos EUA ocorre quando a China depende cada vez mais de sua guarda costeira e da milícia marítima – ou de trabalhadores da indústria naval treinados ao lado de sua marinha – para expandir sua presença militar na região.

De acordo com um relatório de 2018 do Pentágono, a milícia marítima de Pequim é a única no mundo que foi sancionada pelo governo, e “desempenha um papel importante em atividades coercivas para alcançar os objetivos políticos da China sem lutar”.

Os navios não-navais teriam perseguido e disparado canhões de água em navios de pesca do Vietnã e das Filipinas.

A China disputou reivindicações territoriais no Mar do Sul da China com o Vietnã, Taiwan, Malásia, Filipinas e Brunei. Enquanto o conflito continua sem solução, a hidrovia surgiu como um ponto de inflamação nas relações EUA-China nos últimos anos.

No domingo, os militares dos EUA disseram que dois de seus navios de guerra navegaram pelo Estreito de Taiwan – que separa a China continental da ilha de Taiwan, informou a Reuters. Pequim considera Taiwan como uma província renegada sob sua Política de Uma China, e se opõe a outros países que buscam relações diplomáticas com a ilha autônoma.

Milícia marítima chinesa trabalha ems barcos de pesca
Milícia marítima chinesa trabalha em barcos de pesca
A "linha de nove traços" que descreve as reivindicações chinesas no mar do sul da China
A “linha de nove traços” em verde que descreve as reivindicações chinesas no mar do sul da China

FONTE: CNBC/Financial Times

77
Deixe um comentário

avatar
27 Comment threads
50 Thread replies
2 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
51 Comment authors
FrankmtDouglas FalcãoQueirozRenato B.Otto Lima Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Victor Filipe
Visitante
Victor Filipe

Vamos ver se as latas velhas pescadoras chinesas cheias de ferrugem vão ter o mesmo impeto de jogar seu navio em cima de um Destroyer Americano Classe Arleigh Burke como tiveram quando se jogaram contra um pequeno barco de pesca brasileiro.

Aposto que os Americanos vão ter uma recepção acalorada para eles.

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Cara, to pensando aqui após ver a turma de farda ae no barco pesqueiro, o que garante que o barcão que foi pra cima do barquinho brasileiro não tinha tripulação semelhante. Tenso viu.

Mais Macaé Class ou Napa 500 BR pra ontem !!!!!!!

Victor Filipe
Visitante
Victor Filipe

Ainda assim, teria que ter bolas de titânio pra se jogar em cima de um Destroyer com quase 10mil tons que é nem um pouco receptivo

Helio Eduardo
Visitante
Helio Eduardo

Ou uma bela carga explosiva escondida (modo conspiração cinematográfica “on”). Imagina o estrago!!!

Victor Filipe
Visitante
Victor Filipe

Antes de chegar perto o suficiente pra isso ele ta no fundo do mar

Damasceno
Visitante
Damasceno

Pensei a mesma coisa.

Luiz Trindade
Visitante
Luiz Trindade

Pois é Victor Filipe… Eles estão tão abusados que vem em águas de interesse econômico brasileiro e põe barcos pesqueiros brasileiros para correr. Kd a nossa Marinha do Brasil para proteger nossos interesses? Vergonha viu!!!

Frankmt
Visitante
Frankmt

Pergunta ao Bozo meu caro. Não aguenta com a Venezuela vai segurar os chineses? Além disso os americanos não estão mais com essa bola toda. Todo império se corrói. É milenar historicamente.

Victor Filipe
Visitante
Victor Filipe

Toda vez que eu vejo o mapa da reivindicação chinesa sobre o Mar da China da vontade de rir pensando ser uma piada de mal gosto, é como se todos os países da região estivessem errados e eles certos. Ok, os chineses estão lutando pelo seu interesse, normal, todos os países fazem isso, entretanto é impotente entender que isso não torna sua reivindicação correta ou justa. Ela é moralmente errada. (e seria moralmente errada não importando qual pais esteja no lugar da china) E me admira ver pessoas apoiando tal invasão que se for julgar pelos falsos pretextos ou desculpas… Read more »

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Mesma sandice de uma Argentina da vida revindicar o mar passando em frente a nosso litoral na cara dura e fabricar uma ilha base junto a Fernando de Noronha.Trágica cara de pau!!!

Victor Filipe
Visitante
Victor Filipe

Exatamente

Thiago
Visitante
Thiago

Comparação bem descabida. Me lembro de um forista de prestígio, o Ivan, que sempre repetia “observem o mapa” . Olhem a distância e a colocação geográfica de Fernando de Noronha da Argentina , a posição dela não influência em nada os interesses argentinos. Ágora observem o Mar da China, sem olhares carregados de valores morais ou ideológicos. Pecebe-se de cara que ali é uma questão primária e estratégica, de segurança e prosperidade para a nação. Não há apenas à cobiça pelos recursos naturais, que provavelmente existem mas é um quesito secundário. Pequim é atualmente incapaz de quebrar a chamada primeira… Read more »

Tiger 777
Visitante
Tiger 777

Tá difícil recuperar Taiwan, que fica a 180 km, da China. Se durante a segunda guerra, os alemães não conseguiam atravessar o canal da mancha, pra invadir a Inglaterra…
Somente a minagem do mar por Taiwan, já seria um grande obstáculo. Fora os mísseis e canhões, terrestres.
Na minha humilde opinião, é preferível a China fazer um acordo, como feito com Hong Kong, dando mais liberdade aos Taiwaneses, do que se arriscar em uma guerra.

Foragido da KGB
Visitante
Foragido da KGB

Esses caras são como praga de gafanhotos !

Artur
Visitante
Artur

Falo isso a anos, esses gafanhotos precisam ser barrados

Gil U
Visitante
Gil U

E o pior nisso tudo é q a comunidade internacional não age de forma mais dura contra a China nesta questão. Resultado, em alguns anos eles serão mesmo os donos deste pedaço.

Cheng
Visitante
Cheng

Porém, antes de criticar a China, primeiramente, olha como o Japão fechando o portão de entrada marítima no mar da China oriental! Imagina, seu vizinho constrói um muro em frente da sua casa, fechando o seu portão de entrada e saída? E aí…… Sempre foram os bonzinhos americanos incentivando os pais vizinhos da China fechando a entrada e saída marítima para um eventual guerra, cortando suprimento à China. A China sempre soube nisso, portanto foi forçada a fazer isso no mar meridional! Mas a China já tem um plano B e C, um deles é NOVA ROTA DA SEDA, e… Read more »

Antonio Palhares
Visitante
Antonio Palhares

Isto ainda vai dar muita matéria prima para “adubo”..

João Adaime
Visitante
João Adaime

China e EUA ainda vão ficar muito tempo se enfrentando e se provocando. Até o dia em que um deles resolver pagar pra ver…….

Tupinambá
Visitante
Tupinambá

Não é negócio prá nenhum deles. O conflito é pontual.

Sagaz
Visitante
Sagaz

A China não paga, ela só vende para os EUA, só EUA fechar a porta.

Tupinambá
Visitante
Tupinambá

Fala isso para as empresas dos EUA que estão na China.

nonato
Visitante
nonato

Precisa alguém acabar com essa farra.
Tipo a Apple manda fazer iPhone na China.
É só Trump impor sanções como faz com a Rússia e a Venezuela.

Paulo Costa
Visitante
Paulo Costa

Se a china for suspensa da OMC por causa de infração grave contra outro país ou se os EUA e seus aliados pararem de comprar da china ela vira uma nova coreia do norte kkkk

Carlos Gallani
Visitante
Carlos Gallani

Não é mais bem assim, seria péssimo mas hoje a China possui uma classe média pujante é um mercado interno de respeito!

Cheng
Visitante
Cheng

Primeiramente, pesquise a importação da China, olhe os valores q a China comprar de cada países no mundo inteiro, aí vc vai perceber q vc falou besteira!

Koke
Visitante
Koke

Se fosse quinze ou vinte anos atras ainda e possivel, agora tarde demais.

AntonioCV
Visitante
AntonioCV

Alguém sabe dizer no que deu o caso daquele “pesqueiro” chinês que ameaçou os tripulantes de um navio brasileiro pouco tempo atrás?

Victor Filipe
Visitante
Victor Filipe

Barco Chang Rong 4

marcus
Visitante
marcus

Basta a marinha entregar 3 RPGs para cada pesqueiro, e dar treinamento para utiliza-los. Ameaçou um pesqueiro brasileiro em nosso mar territorial, manda a Chinesada para um fundo do Atlantico.

Oscar
Visitante
Oscar

A China não está comprando briga somente com os EUA, mas com todos os países da região. Têm muitos brasileiros antiamericanos que criticam a intervenção dos EUA no Vietnã por terem assistindo muito apocalipse now e Rambo. hoje o governo vietnamita
busca aliança militar e econômica mais sólida com os EUA frente a China.
O mundo muda, e quem deve julgar se os americanos foram malvados são os próprios vietnamitas.

Ricardo Ramos
Visitante
Ricardo Ramos

Oscar, não existe essa coisa de malvado, muito menos de bonzinho, na relação entre os Países. Quando os americanos foram à guerra, visaram os interesses dos americanos, e só. Assim como agora os vietnamitas visam o próprio interesse ao se aproximar do EUA.

Oscar
Visitante
Oscar

Malvado no sentido de muitos esquerdistas taxarem os EUA como vilões. A URSS teve interesses tbm nessa guerra, como a das Coreias e Afeganistão. Isso a maioria dos esquerdistas esquecem.

Esteves
Visitante
Esteves

O pesqueiro brasileiro estava além da ZEE. Assumiu o risco.

PauloSollo
Visitante

Que risco? Desde quando pesqueiros de países diversos atacam- se em águas internacionais? O que a China está fazendo é por em prática uma tentativa de expansão mundial de uma ganância extremista e criminosa, e não conseguirão ter sucesso. Ao meu ver toda esta voracidade será como o vôo da galinha, parece que vai subir alto e aí cai.

Esteves
Visitante
Esteves

Ninguém atacou ninguém. Pesqueiro em águas internacionais assume risco. O barco brasileiro de madeira. Pequeno. O pesqueiro chinês 3 ou 4 vezes maior. De aço.

Se estranharam-se.

O que a China está fazendo lá é da conta da China. Da mesma forma que os americanos alertam que o entorno de Taiwan é internacional, além da ZEE de qualquer país que tenha ZEE também é.

A ZEE dá prerrogativa de exploração. Só isso. O barco brasileiro estava além.

teropode
Visitante
teropode

Isso deu aos chineses o direito de agredir o barco brasileiro então. kkklklk vc é um Bozo de fato .

Luiz Trindade
Visitante
Luiz Trindade

Discordo de você Esteves. Duvido um barco de pesca chinês ir fora mas bem próximo da ZEE dos EUA e ameaçar o barco deles. Esta errado o barco chinês abarroar o barco de pesca brasileiro que sim, aconteceu, diferentemente do que vc afirma que ninguém se atacou. O Brasil tem de se posicionar de modo a dar entender que se mexer com os nossos cidadãos vai ter consequências. Agora pescar lado à lado, ae eu tou de acordo contigo que pode.

Renato B.
Visitante
Renato B.

A miícia naval chinesa, devia entrar na categoria de corsário. Basicamente é crime como política de estado.

Cícero Pavei
Visitante
Cícero Pavei

Os estados unidos deveria ir mandar no seu quintal e deixar a China em paz, pois se o Xi Ginpin fosse um presidente fodão já mandava esses navios americanos todos pro inferno com ogivas nucleares

Flanker
Visitante
Flanker

Nooooosssaaaa!!! E aí? O que ele faria depois? Se esconderia embaixo da cama? A resposta dos EUA seria qual? Usa o tico e o teco antes de escrever bobagens como essa!!

teropode
Visitante

Vc desconhece o significado de águas internacionais , por isso fala tanta besteira .

Cristiano de Aquino Campos
Visitante
Cristiano de Aquino Campos

Qual a justificativa para os americanos, caso eles realizem disparos contra barcos civis desarmados?

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Caso não tenha lido a matéria onde fala de milícia ao menos olhe a gravura/foto dos caras fardados em barcos “civis” pelo amor de God !!!

Enes
Visitante
Enes

São altamente armados, foi por isso que Los Hermanos mandaram um para o fundo do mar.

Cristiano de Aquino Campos
Visitante
Cristiano de Aquino Campos

E se eles fizerem isso o que acontece se a China resolver fazer o mesmo com barcos civis alegando os mesmos motivos?

Carlos Gallani
Visitante
Carlos Gallani

Leia a matéria de novo, e se vc não perceber desconexão com seu comentário, leia de novo, uma hora vc consegue, tem até uma foto de gente fardada dentro de um barco pra te ajudar a entender!!!

TEROPODE
Visitante

Não culpo ele pelo mal entendido , esta matéria deveria ter um vídeo bem explicadinho com muitos desenhos feitos de canetinhas hipercoloridas.

colombelli
Visitante
colombelli

os chineses estão é praticando verdadeira pirataria mundo a fora. esta na hora de começar a sumir alguns barcos deles. Sabem como é né… uma onda errante…. some….Ai vão parar de invadir águas alheias, abalroar barcos, dar tiros.

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Quem sabe uma Macaé da vida não da uns tirinhos só de boa mesmo com o 40mm pra ver o barquinho chingling virar recife.

Otto Lima
Visitante

Só uma ressalva: o que esses pesqueiros chineses fazem não é pirataria é CORSO. Piratas agem por conta própria; corsários agem a mando, a soldo ou com aval de algum governo.

Francsico Braz
Visitante
Francsico Braz

A alguns séculos atrás, este tipo de “milícia” era chamada de corçarios. É… Estamos voltando no tempo. As coisas vão esquentar muito mais aqui para o Brasil e países da América do Sul, na costa do Atlântico.

Wellington
Visitante
Wellington

Eu aqui pensando, ou os americanos criam carapassas com lança foguetes com dois soldados e uma metralhadora pesada, e solta aos milhares num possível confronto com a China, ou ela fará isso enviará num confronto no mar asiáticas milhares centenas de pequenas embarcações com explosivos e torpedos pra destruir suas frotas…

Carlos Gallani
Visitante
Carlos Gallani

Como eles entrariam no envelope de um grupo de batalha americano com barquinhos assim?

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Mimimi dos americanos.
Podem chorar à vontade. Vai ser daí para pior.

SmokingSnake 🐍
Visitante
SmokingSnake 🐍

Só no mar da China? Já tem esses barcos no mundo todo, eles se acham no direito de tentar afundar os outros, jogam o barco para cima até de guardas costeiras como na Argentina, Japão, Coreia do sul, etc, imagina contra um barco civil.

Jefferson
Visitante
Jefferson

Da guarda costeira argentina eles levaram a pior, ou melhor, levaram chumbo já que a guarda costeira abriu fogo!

Renato B.
Visitante
Renato B.

Quem age feito bandido é tratado feito bandido.

Vagner de Souza
Visitante
Vagner de Souza

O que é mesmo que os EUA estão fazendo no mar da China? Tão longe de suas águas territoriais? Aceitar isso é o mesmo que defender a posse das ilhas Malvinas por parte dos britânicos. Quem nomeou os EUA como júri, juiz e carrasco do mundo? O mundo hoje não é mais polarizado entre os EUA e URSS. Hoje há um mundo multipolar onde os pontas de lança são China e união européia. E isso incomoda muito os EUA. O “xerifão” do mundo vê dia após dia outras nações ascendendo militarmente e tecnologicamente (principalmente na área espacial) e concorrendo de… Read more »

Oiseau de Proie
Visitante
Oiseau de Proie

Sanduíches de atum com cebolas…Este é seguramente o lanche depois dos big macs que vemos nos filmes estadunidenses de quaisquer temas sejam policiais(que não comem donuts), românticos e/ou familiares, então um dos maiores predadores de atuns no mundo não são chineses ou japoneses, mas os estadunidenses que capturam no Pacífico ou no Atlântico norte…Será que a nossa prestigiosa Marinha de Guerra patrulha a região de Abrolhos!????…A sanha dos estadunidenses pelos crustáceos produz ate uma série sobre Deadly Catch onde usam gaiolas com iscas de bacalhau…!!..!…

Senhor Supremo
Visitante
Senhor Supremo

Já passou da hora de um enfrentamento enérgico dos países que estão sendo aviltados pela porcaria da china. O mal tem de ser cortado pela raiz, antes que seja tarde demais. O ocidente (talvez, para evitar um embate com a porqueira da urss) nada fez para impedir a revolução do monstro mao-tse-tung, e olha no que deu: um país enorme e comunista, que desestabiliza a paz no mundo.

Oiseau de Proie
Visitante
Oiseau de Proie

“Foragido da KGB

Esses caras são como praga de gafanhotos !’

O que os Russos e Chineses querem é o que os eua SÃO hoje…

Pericles Ferreira Leite
Visitante

Se o tal Hub logístico chinês sair mesmo em São Tomé e Príncipe, é melhor a MB “por as barbas de molho”. Os chineses vêm intensificando sua presença em Angola, Gabão. Mauritânia, Namíbia e outros países na costa oeste da África. E junto vem os pesqueiros e as milícias marítimas, com navios que muitas vezes tem pelo menos 60 m de comprimento, (bem) mais de 500 ton de deslocamento e proas reforçadas para abalroar outras embarcações.

Oiseau de Proie
Visitante
Oiseau de Proie

Meu camarada tem desenho da disney que mostra como desestabilizar um país…E desenho sobre uma raposa que usou estratégias para acabar com um galinheiro, é fábula ,mas clareia nosso pensamento …O céu está caindo !!!

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Nada como um belo Bofors Mk4 pra se divertir fazendo peneira nestes barcos milicianos e fazendo o “Minha Casa Minha Vida dos Peixes”.

Peter nine nine
Visitante
Peter nine nine

Caro editor, na segunda foto, é um caso real da tal milícia ou foi simplesmente ilustrativa?
O pessoal fardado é de facto parte constituente da tripulação da embarcação em que se encontram?

Pericles Ferreira Leite
Visitante

Até onde já li, depende. Nem sempre os pescadores tem treinamento (para)militar, ao passo que os componentes das milícias maritimas sim, tem treinamento, mas nem sempre estão uniformizados.

Já a algum tempo que algumas milícias tem, inclusive, equipamento (navios) especializado. Se parecem com pesqueiros mas tem proas reforçadas, motores mais fortes, equipamentos de comint/sigint/elint e por aí vai.

Pericles Ferreira Leite
Visitante

“já há algum tempo…”

Jagderband#44
Visitante
Jagderband#44

Apesar dos pesares a Argentina é o único país que, no Atlântico Sul, que encara estes pesqueiros. Passou da hora da briosa botar a para correr essa gente.
Cade o Kings para defender esse comportamento miliciano?

Gabriel BR
Visitante
Gabriel BR

Segundo algumas fontes os chineses vão ampliar sua base pesqueira no Uruguai para receber os pesqueiros-fabrica e isso vai dar muita dor de cabeça a nós e aos argentinos. A pesca chinesa é predatória e não respeita soberania e meio ambiente…uma verdadeira ameaça aos nossos recursos naturais.
O PRONAPA não pode demorar muito !

TEROPODE
Visitante

O planeta não tem condições de manter uma China com 1.5bulhoes de cabeças vivendo em um padrão europeu , portanto alguém vai ter que perder 2 refeições kkkkkkl, primeiro será a África, mais fácil para dominar por causa dos vendidos líderes, depois a América Latina socialista e lgbt, já no mar da China; o buraco é mais embaixo , terão que derramar muito sangue chinês pois a turma lá é pedreira .

TEROPODE
Visitante

Uma coisa é derrotar os caras numa guerra tecnológica, a outra é ter vida boa com os pés no território conquistado .

Lucker
Visitante
Lucker

Já ouvi está historia antes. EUA não tem um lider muito seguro em questões militares. Trump é aquele cão que ladra mas não morde por medo de perde dinheiro!

CESAR ANTONIO FERREIRA
Visitante
CESAR ANTONIO FERREIRA

A USNAVY com medo de… Pesqueiros.
Eu vivi para ver isso.

Queiroz
Visitante
Queiroz

Na guerra das coreias, os Estados Unidos levarão no coiro,
Já se esqueceram?

Renato B.
Visitante
Renato B.

Todo mundo levou couro naquela guerra, principalmente os coreanos. Seul foi invadida, Pyongyang também. A guerra começou com a invasão do paralelo 38 e terminou do mesmo jeito.

Douglas Falcão
Visitante
Douglas Falcão

Enquanto o Brasil drena parcos recursos para o subnuc, o programa de barcos patrulha segue parado.