Destróier Type 052D

Destróier Type 052D

Marinha Chinesa construiu 20 destróieres, 20 fragatas e 60 corvetas em 7 anos. Produção em massa continuará com o novo Type 055

A China deve construir ainda mais destróieres de mísseis guiados, disseram analistas militares chineses, quando a China lançou dois destróieres de mísseis guiados Type 052D na sexta-feira em Dalian, cidade costeira da província de Liaoning, no nordeste da China.

Com bandeiras nacionais chinesas, os dois destróieres Tipo 052D foram lançados no estaleiro de Dalian no dia 10 de maio com a ajuda de rebocadores, marcando o 19º e 20º lançamentos do gênero, segundo o site de notícias wenweipo.com.

A China agora tem 20 navios Type 052Ds em serviço ativo ou em serviço em breve, segundo a reportagem.

Wei Dongxu, analista militar de Pequim, disse ao Global Times no domingo que 20 unidades não serão o fim do desenvolvimento dos navios, e que a China pode ter mais de 30 no futuro.

“A plataforma Type 052D é bastante confiável e usa tecnologias muito maduras. Elas a tornam adequada para produção em massa”, disse Wei, observando que os destróieres desempenharão papéis cruciais no sistema de defesa aérea da frota chinesa.

O destróier Tipo 052D desenvolvido localmente teve melhorias significativas em relação ao seu predecessor, o Type 052C.

Lançamento de mais dois Type 052D em 10 de maio de 2019
Lançamento de mais dois Type 052D em 10 de maio de 2019

 

Type 052D e 052C

É equipado com armas e equipamentos, incluindo avançados sistemas de radar de varredura eletrônica ativa e 64 células de mísseis de lançamento vertical.

O navio é capaz de realizar missões de escolta e defesa aérea, disseram especialistas.

O lançamento duplo do Type 052D do Dalian Shipyard ocorreu após outro lançamento duplo em julho de 2018.

Os navios lançados na época eram dois Type 055, o destróier mais avançado da China, com um deslocamento de mais de 10.000 toneladas e 112 células de mísseis de lançamento vertical.

A China planejou oito Type 055 para o primeiro lote, disse a Upolitics, uma conta do WeChat administrada pelo Beijing Youth Daily.

O Type 055 fez sua estreia no desfile em 23 de abril, quando a Marinha do Exército de Libertação Popular celebrou seu 70º aniversário.

Embora o Type 055 pareça superior ao Type 052D de todas as maneiras, os analistas chineses disseram que o primeiro não substituirá o último tão cedo.

O destróier Type 055 pode fornecer guarda-chuvas de defesa aérea mais fortes para, por exemplo, um grupo de combate de porta-aviões, mas não é necessário despachar um navio com seu calibre para cada missão, porque para muitos o Type 052D menor e mais barato seria suficiente.

Em contrapartida, a Marinha dos EUA atualmente opera mais de 60 destróieres da classe “Arleigh Burke” e mais de 20 cruzadores da classe “Ticonderoga”.

Destróier Type 055

PLA Navy versus JMSDF – Comparação do crescimento em 20 anos entre a Marinha Chinesa e a Força Marítima de Auto-Defesa do Japão

FONTE: Global Times

Subscribe
Notify of
guest

122 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Icaro

o brasil precisava de uns 50 destes!

Esteves

Verdade. 50 chineses de lá construiriam 10 corvetas aqui. Ou 20.

Renato

HAUHAUHAUHAUH !! Boa ! Boa ! Dê 100 corvetas, que valem mais que dinheiro, pra esse menino.

α Tau

O braziu só precisa de vergonha na cara …

Romão

Preferimos uma copa do mundo e estádios novinhos em folha.
Prioridades…

BILL27

PRa que ?

Bryan

Não há necessidade! Temos objetivos diferentes.

Diogo de Araujo

É isso aí! bora comprar tudo pronto e pagar com bananas!

Pablito

Mais efetivo seria uns 50 submarinos classe Riachuelo de perfil alongado. Pronto! Esses navios iriam se peidar só de saber que a costa era vigiada por uma frota invisível de submarinos de dentes afiados!

francisco Farias

O Brasil constrói um a cada 100 anos.

Sergio Cozini

China vai dar trabalho no mar do sul. Japão, Coreia, Filipinas e Taiwan que se cuidem… meu pensamento é Pro EUA, mas quando o bicho pegar a democracia sempre opta pela neutralidade até a coisa ficar preta. Só entram depois dos exércitos desgastados e com real possibilidade de vencer.

Joao

A junção das forças americanas, japonesas, coreanas e taiwonesas ainda são significativamente maiores. Falta apenas o Japão acelerar o seu investimento em forças navais.

GUPPY

A Índia pode aderir a uma guerra contra a China.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Sendo bem sincero, eu tenho minhas fundadas dúvidas acerca de intenções bpelicas ruins da China, à exceção de Taiwan. Mas mesmo Taiwan, duvido que a China vá incomodar com mais do que demonstrações de força. Guerra não é boa para quem pratica o comércio, e a China é o maior comerciante do planeta.

Sergio Cozini

A guerra não é boa para quem é apenas comerciante, porem a China quer mais. Ela quer ser politicamente forte e influenciar em sua região, ter voz ativa e fazer valer sua vontade. E meu querido, isso só com guerra. 2023 esta chegando! Rain gun, F-35, SU-57, F-22 japones, Armata russo…. esta tudo em fase de testa para 2023… eu aposto que sim! Com EUA apenas entrando depois da metade do ocorrido (como sempre… rs…) reforço: sou pro Ocidente, pro EUA, Direita e conservador… mas contra os fatos não há argumento.

Tiger777

Nem contra Taiwan, a China quer Guerra, seria tolice “destruir toda uma ilha, para anexá-la. O grande Sun Tzu: “A suprema arte da guerra consiste em vencer o inimigo sem ter que enfrentá-lo.“
Repito: a melhor política guerreira é tomar um Estado intato; uma política inferior consiste em arruiná-Io.

Esteves

Sun Tzu…lenda. Eles não querem destruir Taiwan. Querem a ilha de volta. Mesmo que seja em pedaços.

Cristiano de Aquino Campos

Se você e pró ocidente não deveria ser a favor dos países ocidentais deixarem os orientais se resolverem. Afinal já temos muitos problemas pir aqui

Carlos Gallani

Muito inocente da sua parte nobre colega, a trigésima quarta regra de aquisição ferengi diz:
“Guerra é bom para os negócios!”

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Queridos, a guerra só é lucrativa para quem à fomenta (EUA E Russia que o digam), não para quem à pratica.

Carlos Gallani

Engano seu, guerra pode ser muito lucrativa pra quem pratica, a questão é estar vencendo! Seus conceitos sobre economia e guerra estão todos errados, guerra é um ótimo negócio!

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Carlos, se você der uma olhada nos dados orçamentários dos EUA, especialmente nos anos de campanha no Iraque ou no Vietnã, vai mudar de opinião. Não confunda a guerra, com as oportunidades que aparecem para os vencedores depis dela!

BILL27

A China não quer guerra .Ela quer dominar a região !E só vai conseguir isso fazendo exatamente o que esta sendo feito

Antoniokings

Dentro em breve esses Japão, Coreia e Taiwan estarão de joelho frente à enorme capacidade chinesa em todos os campos.

Alessandro

Ali, só quem se uniria aos eua contra a china, é o Japão, a coreia do sul tem boas relações com os chineses, pois historicamente, sofreram tanto quanto os chineses, nas mãos dos japoneses, a unica aliança da coreia do sul com os eu A, é contra a coreia do norte

Flanker

Sério?!?! Serão o que? Invadidos? Tornados colônias? Subjugados pelos celestiais chinas? Ora, vá se testar….

Flanker

Tratar *

DOUGLAS TARGINO

Quem tem dinheiro, pressa e compromisso, o resultado é esse ai! Ao contrário de um certo pais onde vai passar em média de 30 anos para sair o primeiro navio (e ainda menor do previsto).

marcelo baptista

Esqueceu que aquilo ainda é uma ditadura, quem decide não da satisfações aos cidadãos. E ainda tem o problema do entorno. Cade o Ivan o mapento?

willhorv

Kkkkk….é algo a se pensar! 20 D e 60 V…em 7 anos. Levamos mais de 10 anos para definir 4 V…sem ao menos bater a quilha de nenhuma! No mínimo, uma vergonha de uma instituição chamada marinha e de seus almirantes de escrivaninha! Na Band vai começar uma reportagem sobre mais de 5 mil obras iniciadas e paradas por este Brasillll…Todas paradas…mas os recursos!? Ah os recursos! Advinhem em que governos aconteceram! Vale a pena assistir para se irritar um pouco mais! Agora o Japão…logo vai ter que se retrair e viver a mercê dos chinas se algo não mudar… Read more »

Gelson

Eles chegaram a lançar dois deles no mesmo dia!
Aqui, levaram quatorze anos para construir uma corveta (Barroso) e aposto que custou muito mais caro do que um destróier chinês mas, tem quem ache isto bom.
Dizer o que?
Só temos que aplaudir e invejar os países sérios.

Esteves

Pois é.
Projeção de poder, defesa, interesses, Mar da China, ilhas artificiais…nada disso.
É guerra.

FERNANDO

Concordo!
Os chineses deles são melhores que os chineses da gente!

Helio Eduardo

Caro willhorv,

Que o Brasil é o país do “quase”, concordamos. Que nada termina bem por aqui, idem. Mas me incomoda um pouco comparar as duas realidades: a China almeja desbancar os EUA no papel de líder global e está “correndo” atrás disso. Seu desafio, no mar, é bater nada mais, nada menos que a US Navy e seus aliados, dentre eles Europa, Japão, Australia, Coreia do Sul…..

joao carlos siqueira

A Marinha cumpre seu papel,chegando à fase de tomada de preços,porém , quase sempre a área financeira do governo nega os recursos para iniciar a construção dos navios. Aí,volta-se à estaca zero.Esta é a realidade.

Samuka

De papel a mb entende bem…

Victor Filipe

As corvetas chinesas Type 056 são navios pequenos. com cerca de 1.500 tons de deslocamento. são fáceis de construir em grandes números mas não são tão capazes para combate em mar aberto (principalmente se comparadas a uma corveta com esteroides como a da MB)

Tiger777

A estratégia deles é por partes. Primeiro dominar o mares da China, para isto, estes navios são suficientes. Diferente dos EUA, que tem domínio global. Agora que é preocupante, é com certeza. Imagine daqui há vinte anos: eles terão o dobro de navios. 4 porta aviões, 72 destroiers, 72 fragatas e 120 corvetas. Fora os submarinos. Se eles botarem metade destes navios para, bloquear o que eles chamam de mar territorial, aí vai dar merda. Os almirantes Norte- Americanos terão um dilema terrível, ou os enfrentam, ou capitulam, e aceitam que estas águas pertencem a China.

Washington Menezes

Tiger é isto.

TeoB

Realmente impressiona a capacidade e determinação dos Chineses…
Só espero que o gigante acorde logo, pois nesse ritmo até aki desse lado do globo poderemos sentir o bafo quente do gradão.

JT8D

20 destroyers em 7 anos! Por aqui, se conseguirmos comprar 7 navios em 20 anos já será motivo de conemoração

Victor Filipe

Ontem eu vi um vídeo no You Tube de um canal chamado “Drachinifel” o dono do Canal é um historiador naval britânico. o nome do vídeo era: “How to Build a Navy – Planning, Procurement, Production, Logistics” acho que a MB deveria assistir.

(O video usa exemplos do inicio do seculo XX. mas do que é dito, nada mudou até hoje)

Régis Athayde

Sabem qual a diferença entre eles e nós? Os chineses tem um projeto de país, que consiste basicamente em se tornar o número 1 do mundo. Já aqui predomina ainda a ideia de “Poder Suave” e “o Brasil não tem inimigos”. Quem foi que começou essa ideia mesmo?

JT8D

A diferença é que na China não há impunidade. Vagabundo leva bala na nuca e a família ainda paga a bala

Bosco

JT8D
A China é uma ditadura comunista. Você sabe até que ponto essa bala na nuca é indiscriminada e isenta ou só para os que convém para a perpetuação do regime?

JT8D

Lá vai você de novo patrulheiro Bosco. É óbvio que eu estou falando sobre impunidade e cumprimento da lei. Eu poderia ter dado como exemplo positivo os EUA ou qualquer outro país sério, mas o assunto aqui é a China. Não, eu não gosto de ditaduras, mas a China não chegou onde está apenas por ser uma ditadura, e sim pela cultura milenar do seu povo.

Bosco

JT8D, Não sou patrulheiro. É que eu, quando inocente, também citava o exemplo da China em condenar corruptos à morte e elogiava tal procedimento até que comecei a questionar o quão isso pode ser utilizado de forma errada nas mãos de uma ditadura. Essa mesma China que há 50 anos condenava à morte (100 milhões) os seus cidadãos que de alguma forma eram vistos como contrarrevolucionários, não merece crédito hoje por condenar alguém à morte. Não me consta que ela tenha abdicado do comunismo e da revolução. Não me consta que lá tenha havido uma contrarrevolução. Não me consta que… Read more »

Carlos Gallani

JT8D, dizer que a China chegou onde chegou pela cultura milenar é um baita desconhecimento de causa, a China executou um plano chamado “revolução cultural” onde quase tudo que remetia a China pré comunismo foi destruído, até os bules de chá foram quebrado por terem cerâmica antiga, a China chegou onde chegou por varios motivos e sua história milenar não é o ponto forte deste crescimento mesmo, eu partícula cito dois pontos como cruciais, sua população de mais de um bilhão que foi e é queimadas sem dó e Deng Xiaoping que instituiu o lucro e consequentemente o capitalismo dentro… Read more »

JT8D

Carlos, meu comentário foi uma abstração, não a verdade final. Dizer que a China só se desenvolveu por causa do da revolução cultural comunista também seria uma simplificação errônea, pois em praticamente todos os outros países a ditadura comunista só trouxe miséria. Vide Venezuela, Cuba e Coreia do Norte.

Carlos Gallani

Claro, sem simplificação absoluta na sua foi o que eu falei, o que salvou a China diferentemente da sua outras ditaduras comunistas foi o CAPITALISMO, a China só é comunista no papel!

Bosco

A China não é comunista?
Eu desisto…

Wagner

Bosco, não discuta com idiotas.

Sagaz

Lá é igual aqui na época em que um partido dominava, a diferença é qua lá a roubalheira não está pesando na economia

Alessandro

Eu sinceramente, não sei a idade do Bosco, mas espero que não seja muito velho, para que viva ate o ano de 2049……..

Bosco

Alessandro,
Sou muito velho!!!

100nick-Elã

Alessandro, com certeza o Bosquinho vai viver para assistir a derrocada de seu (será que é dele mesmo? ou da elite ocidental?) precioso Império.

A queda está mais rápido do que eu eu imagina.

Bosco

100,
A substituição do “meu” império pelo teu império me será completamente irrelevante. Não terei nenhuma sentimento da dimensão dos teus orgasmos múltiplos.

Oiseau de Proie

“Bosco JT8D A China é uma ditadura comunista” E o que é comunismo pra vc?…pra mim comunismo nada mais é do que a desculpa que quadrilhas rivais daqui usam e sempre usaram para tomar o poder em favor de seus próprios interesses…Na prática não passa de uma ideologia falaciosa criada por Karl Max a respeito das relações entre os interesses da classe dominante em oposição ao interesse coletivo…Suas ideias foram moldadas ao gosto de revolucionários mundo a fora para concentrarem o poder na mão do estado e consequentemente em suas próprias mãos tornando-se reacionários…Este é o problema….Tanto no Comunismo quanto… Read more »

Bosco

Oiseau, De modo geral é denominado de comunismo um sistema de ideologias que prevê um mundo futuro onde não haverá mais a figura do Estado e onde tudo é de todos, não havendo classes sociais e nenhum tipo de opressão. Ou seja , é uma utopia. Os países que se auto denominavam “comunistas” eram na verdade socialistas, mas mantinham e mantém a utopia comunista viva. Para se chegar lá (no comunismo utópico) adotam o socialismo (que é um sistema político/econômico), onde em tese, não há propriedade privado e o Estado é dono de tudo e domina os meios de produção.… Read more »

Bosco

Oiseau,
Fiz uma resposta gigantesca mas foi deletada.
Aliás, uns 3 comentários meus nesse post foram deletados.
Sobrou duas recomendações de leitura lá em baixo de tudo.
Valeu!

Carlos Gallani

Eu já cansei de reclamar deste sistema de comentários HORRÍVEL, comigo acontece direto, um parto!

Carlos Gallani

Exatamente, o comunismo é uma ideologia nefasta!

Antonio Palhares

Eu tambem acho.
E acho que fazer guerra para roubar igualmente nefasto.

marcelo baptista

Aquilo é uma ditadura gente!!

Vovozao

13/05/19 – segunda-feira, bdia, enquanto isto num grande país sul-americana, fizemos uma contratação para 4 corvetas, e, antes da assinatura do contrato, já sabemos de antemão que as entregas deram adiadas por conta do contingenciamento das verbas feitas pelo “” cavalheiro da esperança”” dentro de pouco tempo só teremos uma marinha fluvial, só vemos navios inoperantes nas docas/bases/arsenal contando números no inventário. Que vergonha, como brasileiro considero isso como traição, enquanto as castas de Brasília nada sofrem ou fazem, só viajem sem sentido, diárias milionários, e. aceitando que os malucos acabem com nosso país. Saudações

Boerges Siqueira

Se supera sempre…

Cavalo-do-Cão

“Gelson

Eles chegaram a lançar dois deles no mesmo dia!
Aqui, levaram quatorze anos para construir uma corveta (Barroso) e aposto que custou muito mais caro do que um destróier chinês mas, tem quem ache isto bom.
Dizer o que?”

Enquanto o brazileiro persegue o virtuosismo utópico e completamente discursivo – ou seja, fica de sacanagem -, os outros povos, povos bem sucedidos, aprendem com seus erros…

α Tau

PIB China = US$ 25,6 trilhões (PPC – 2017) o maior
PIB EUA = US$ 18,4 trilhões (PPC – 2017) o 2o.
PIB Rússia= US$ 4,0 trilhões (PPC – 2017) o 5o.

Fonte: CIA – THE WORLDFACTBOOK (2017)

Que vença as melhores mentes…a China entregam 80mil engenheiros por ano…eua 30mil… braziu uns bocados…isso mostra que a riqueza dos atuais países vem da tecnologia e não só de plantar soja ou café…

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

O Brasil forma milhares de sóciólogos, de cientistas sociais e de professores de português todos os anos.. somados, deve ser umas 25 ou 30 vezes mais do que forma de engenheiros. E mesmo assim, o brasileiro nem escrever sabe… como mesmo modo que não consegue desenvolvimento cientifico.

carvalho2008

Né não mestre Fabio,

As cadeiras de licenciatura estão sumindo das faculdades….pois não dão retorno ao aluno pela previsão de pessimos salarios…letras esta em extinção…

Walfrido Strobel

Carvalho, tenho um exemplo na família, uma sobrinha quis fazer letras e todos avisaram que não dava dinheiro, mas por insistencia cursou.
Ganhou uma bolsa para fazer um curso na França e ficou por lá trabalhando como recepcionista em uma pousada, pois hoteis grandes não contratam ilegais e agora casou por lá e disse que não volta mais.

Oiseau de Proie

“FABIO MAX MARSCHNER MAYER

O Brasil forma milhares de sóciólogos, de cientistas sociais e de professores de português todos os anos.. somados, deve ser umas 25 ou 30 vezes mais do que forma de engenheiros. E mesmo assim, o brasileiro nem escrever sabe… como mesmo modo que não consegue desenvolvimento cientifico.”

Porque o propósito da maior parte deles hoje é só usar as instituições de ensino para fazer doutrinagem ideológica….

Antonio Palhares

Cara. Matou a pau.

Esteves

80 mil engenheiros por ano…não é muito diferente da quantidade que formamos aqui.
A riqueza vem de como se distribui a renda nacional. Soja, navio, café ou armas…é a mesma coisa: grana no bolso.

Se a grana fica no bolso dos mesmos…sempre no bolso dos mesmos…a pobreza continua. Entre engenheiros ou entre professores.

Chen

Isso tá errado. China forma muito mais engenheiros. 80.000 não é nem o que México forma. Mas é difícil estimar. Mas Rússia e China por volta de 450.000 por ano. Os EUA formam 240.000 . Difícil ter uma fonte confiável de informação.

Esteves

Não é tão. Engenheiros são registrados no Conselho. E são formados por faculdades. Se…se…o Brasil tivesse crescido 3% ao ano, se…se as políticas de urbanização e de habitação tivessem sido mantidas…a necessidade do país seria em torno de 200 mil engenheiros/ano. Metade são engenheiros civis.

Os americanos formam de 25 a 30 por 100 mil. Como estacionamos nos 80 mil ou menos, os 240 ou 250 mil por ano nos EUA faz sentido.

Pesquisa. Técnicos. Profissionais de 4a. geração para indústrias de 4a. geração. Esses são os gargalos aqui.

Carlos Gallani

Não esqueça que os EUA têm um programa agressivo para importar os melhores do mundo inteiro!

Luís Henrique

+ 20 Fragatas. Esqueceram das Fragatas. 🙂
Foram 100 navios escoltas nos últimos 7 anos.
20 Destroyers, 20 Fragatas e 60 Corvetas.

ALEXANDRE

A China levou o tempo para construir fragatas e corvetas Brasil levou para escolher que vai construir

ALEXANDRE

O mesmo tempo que *

Luís Henrique

Não da para comparar o Brasil com China ou EUA, mas se fossemos sérios daria para construir 1 Fragata Pesada POR ANO.
Em 30 anos, teríamos 30 Fragatas. E nossa indústria naval sempre teria trabalho e geraria empregos.

Mas sei que dado o nosso histórico vergonhoso, falar em 30 escoltas para a MB é sonho delirante para a maioria.

α Tau

brazileiro em geral não tem sonhos…Tem fantasias…Ou pesadelos….

Oscar

A China pode ter 200 destróieres, mas nao é páreo diante dos EUA e seus aliados no Pacífico que são a maioria. Uma guerra global sufocaria a economia chinesa que depende de exportações aos países vizinhos e membros da OTAN.

Merlin

Exato.
Além de perder um possível guerra para os aliados, ficaria endividada e seria sufocada comercialmente.
No final, seria obrigada a assinar um tratado de não armamento por 100 anos.
Acredito que a idéias seja demonstra grande poder e ter influência global.
Também acredito que não deva usar suas FA’s sobre Taiwan. A nível de equipamento, seria até covardia. E alegar que Taiwan teria bombas de destruição em massa (com fizeram os EUA), neste país, não colaria.

Chen

Difícil prever. Mas lembra que invadiram e dividiram a China e mataram um monte lá ? Isso os países ditos civilizados ?????? Tá tudo na garganta entalado. Se acha que nessa guerra a China vai engolir uma derrota sem mandar a Europa os EUA e o Japão a merda ta apostando errado. Nenhum tratado vai ser assinado deixando o povo chinês com seu orgulho e honra feridos como fizeram a 100 anos atrás ganhando ou perdendo e morrendo a população chinesa. Nesta próxima guerra a China vai devolver o troco. E quando acabar se inventarem de fazerem tratados humilhantes pode… Read more »

Esteves

Qual o nome do meu tataravô? Sei lá. Não lembro. Quem se lembra do que aconteceu 100 anos lá atrás? O que vale isso?

Eles sabem da importância, da relevância e do papel que a China irá desempenhar no mundo de 2050. Índia também. Serão as maiores economias do mundo.

Com guerra ou sem.

Bosco

Chen,
Vou tentar de novo.
Antes da China comunista ir cobrar pelas décadas de exploração imperialista das potências ocidentais e do Japão ela deve se desculpar com seu próprio povo pelos 100 milhões de assassinados por terem sido considerados contrarrevolucionários.

Munhoz

Mas os EUA ?? não ? são santos também! Vamos falar da segregação racial nos anos 60, dos mais de 1 milhão de vietnamitas torrados com o napalm, da tortura aprovada contra supostos terroristas, de sua polícia municipalizada que já fez e faz varias barbáries (quem já assistiu Rambo 1), das penas altas aplicadas de acordo com os interesses das prisões privadas, dos milhares de Mexicanos e brasileiros que morrem com as armas contrabandeadas de lá ( pois eles têm interesse no que entra e não no que sai), na pena de morte ?, nos Drones que também matam bastante,… Read more »

Bosco

Munhoz,
Concordo plenamente que os EUA não são santos, mas quem tem indignação seletiva e considera cobrar uma suposta dívida histórica é o Chen, não eu.

Munhoz

Esse negocio de divida histórica não existe, eles querem o dinheiro e pronto, se fosse assim Israel iria querer atacar a Alemanha e a Coreia do Sul o Japão !

Quem vive de passado é o museu !

Chen

E quem foi o responsável pela derrubada do governo imperial chinês ??? Quem apoiou os comunistas na China ? Quem bombardeou a China e exigiu abertura dos portos ? Que países levaram navios de guerra pra ameaçar a China ?coloco na conta sim os 100 milhões de chineses que morreram na China comunista sob culpa dos ocidentais que invadiram ocuparam e saquearam e drogaram a China .
Se isso tivesse ocorrido no Brasil duvido que sua opinião seria a mesma.

Washington Menezes

Isto não vai acontecer por um único fato, a China tem artefatos nucleares.

Roberto Bozzo

Dentro desta lógica, devemos nos armar até os dentes e riscar do mapa Portugal…depois França e Holanda que invadiram nosso país nos séculos passados…esta estórinha de “dívida com gerações passadas” é pra boi dormir…é desculpa para, no futuro, ir a guerra.

Chen

Seu pensamento tá errado. Brasil é colônia nunca foi um povo independente antes disso. Sem Portugal aqui seria mato com índio ou ocupado por outro país . A invasão da china por potências européias e pela EUA e Japão é muito diferente . É a mesma coisa que botar navios de guerra no Brasil e dizer que agora o Brasil era deles e colocar uma placa pública escrito é proibido a entrada de brasileiros . Vc ia mudar de ideia rápido

Merlin

Concatenando as respostas que se seguiram.
@Chen e @Munhoz, se for analisar a história, todos os países devem e cometeram atrocidades (talvez o único país que escape seja o Tibete que ficou do século V até o XX sem entrar em guerra).
Mas estamos analisando o custo e um possível desfecho de um confronto da China com um dos aliados do EUA.
A quantidade de países envolvidos contra a China seria enorme.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

É por ai… A China é um.pais grande, mas pobre em recursos naturais, sua economia é exportadora de produtos industrializados baratos por decorrência de mão de obra abundante. É impossível bloquear a china pela via militar, mas se ela ficar sem parte das matérias-primas e sem mercados pelo globo afora, sua economia paralisa e consequentemente seu esforco belico torna-se sem sentido. A china afia as unhas, mas dificilmente arranha…

Carlos Eduardo

Volto aqui a repetir oque já venho dizendo a tempos…. O sistema político Chinês, é um sistema já enraizado em sua cultura, e que usa sua mão de ferro e o nacionalismo exaltado para conter qualquer dissidência. Ou seja, diferente do que nossos padrões refletem, o sistema deles quanto mais pressionado for por meios externos, mais forte fica internamente. Diferente de outras nações Comunistas, a China conseguiu alinhar uma política centralizadora com o mercado Capitalista, que tem permitido a população local melhorar seu nível e padrão de vida. É lógico que não há como todos terem melhorado (sempre haverá miseráveis… Read more »

Bosco

Como vc sabe que o povo apoia o governo? E se apoia, lembra que lá impera leis totalitárias, onde é crime não denunciar um “contrarrevolucionário” , mesmo que seja seu filho ou seu pai.

Jagderband#44

Querem oferecer um padrão ocidental (europeu) de vida para mais 1.5 bi de pessoas?
Alguém vai ter que passar fome para isso acontecer, e algum planeta vai ter que ter seus recursos esvaídos e seu meio-ambiente destruído para que se alcance tal meta.

Esteves

Pois é. Eles comem na rua. Eles não tem 1/3 das regulamentações que temos aqui. Se existisse vigilância sanitária lá…
Lembro de um programa do Discovery sobre cidades asiáticas. Tailândia. Indochina e outros países. Seus hábitos alimentares em restaurantes. Não na rua. Em centros comerciais.

Banheiro de restaurante. Nada de papel. Não se pode profanar o corpo. Nada de torneira. Caixinha de areia. Nada de vaso. O corpo não pode tocar.

Pra alimentar 1 bilhão de pessoas tem que viver, pensar, fazer, rezar, comer, amar…tudo muito diferente de nós. E do Ocidente.

Inclui montar navios de guerra.

Bosco

Jag,
Não! Lá não imperar a ditadura do Proletariado e o socialismo (leia na Constituição Chinesa abaixo) ? É só distribuir a riqueza do Jack Ma (40 bilhões de dólares) para a população carene que já vai tirar alguns milhares da miséria.

CRSOV

Enquanto isso em Putênfia …..zzzzzz……zzzzz……zzzzzzz !!!

carvalho2008

Antes da industria naval de defesa, vem a industria naval mercante. Uma é o alicerce da outra…. sem industria naval mercante forte no Brasil, não há como ter industria de defesa no setor. Vejam, o orçamento de defesa alem de limitado é irregular. Falta de regularidade é crime capital para um parque fabril. surge encomenda ela é nasce…somem encomendas ela definha e morre… É por isto que mantenho persistentemente minha bandeira de cascos genericos de dupla função civil e militar. Isto aliado a uma política de incentivos, proteção a algum percentual de navegação de cabotagem ( a exemplo dos USA),… Read more »

carvalho2008

ajustando…

…um H-225M+ Exocet consegue afundar qualquer das atuais fragatas ou corvetas da MB…

Esteves

Então… Lembro de um post aqui sobre a navegação de cabotagem. Estamos, se não erro, lá na 25a. ou 27a. posição entre as marinhas mercantes. Nosso comércio marítimo representa isso. Não é melhor que nossa economia entre as 10. Quanto ao que construímos aqui não sei tb se haveria correspondência entre indústria e navegação. Mas se os estaleiros foram formados para aproveitar contratos da Petrobras e do pré-sal…sabemos o que passou. Também li link aqui sobre a indústria alemã. Na Espanha a filial consome 8 trabalhadores para o trato fiscal/tributário. No Brasil, operação idêntica consome 80 trabalhadores. É um emaranhado.… Read more »

carvalho2008

A qualidade do casco sempre será importante, mas a eletronica embarcada e armamento possui uma linha grafica de aumento exponencial impar comparado a importancia do casco. é uma evolução desde os tempos dos encouraçados, que foram perdendo a importancia a medida que a miniaturização das armas foi ocorrendo…. O avião suplantou o canhão no meio naval….. Misseis tentam suplantar o avião…. Aviões hoje foram miniaturizados…. drones, UAVs, UCAVs… Misseis foram miniaturizados e surge com força, a conteirização plug and play, modulos moveis por terra e por mar… A eletronica foi miniaturizada, sistemas de vigilancia e de identificação são hoje modulares,… Read more »

Esteves

Quando…li a postagem do saco de golfe atrevi-me a comentar que cachorro de 3 donos morre de fome. Não entendo dessas coisas então rendi-me às comemorações. Se você começa uma tarefa do zero tem chances de pegar a concorrência no susto. Se está no caminho e precisa construir outros (caminhos) que provocarão mudanças…a chance de fracassar é boa. . Os cascos já não são tão importantes. Tem mais valor o que os cascos levam. Mísseis, drones, UAVs e até meios anfíbios embarcados. . Não precisa construir coisa grande para levar grandes máquinas que alimentarão grandes sistemas porque os aviões e… Read more »

Caio

Essa estratégia da quantidade a frente da qualidade ainda tem peso e os chinas sabem disso.

Marcelo R

Pelos menos, fica um recado para os habitantes daquela Republica da Banânia-Neo-Liberal, aquela das administrações neo-liberais, aonde existia dinheiro para tudo….. e não se fazia nada……Já podem ficar sabendo que dá para construir tudo isso de navios de guerra num prazo tão pequeno de tempo. Falando serio agora, é uma vergonha…….

Lucker

Eu pessoalmente não entendi a comparação com o JMSDF pois a mesma não tem fragatas ainda! Mas não apareceu os navios de ataque rapido japonês! Ou não conta!?

Douglas Falcão

Essa ditadura ignóbil é maior ameaça ao mundo livre do que foi o Pacto de Varsóvia no pós II Guerra.

Bosco

Opa! Errei! https://bo.io.gov.mo/bo/i/1999/constituicao/index.asp
Agora sim.
Boa leitura!

Luiz Floriano Alves

Se nesse prazo tivéssemos construído 10% disso em corvetas teríamos 6 novas em folha. É o mínimo que se espera do Brasil. Ainda queremos assento no Conselho de Segurança? Lá, desdentados não falam.

Esteves

Ditadura. Absoluto controle do estado. Controle de reconhecimento facial nas cidades. Nada de liberdade de imprensa…aliás sequer existe imprensa. Mas… “de acordo com o Banco Mundial, mais de 500 milhões de pessoas saíram da pobreza, tendo reduzido o percentual da população vivendo em pobreza extrema de 88% em 1981 para 6,5% em 2012”. Em 30 anos. Aqui, o percentual da população vivendo em pobreza extrema (US$1,90 ao dia) é 7,5%. Os dois países começaram os períodos de reformas nas mesmas décadas. À partir dos anos 1980. Na verdade…seguimos com uma ditadura até o início dos anos 1990. Congelamentos e confiscos… Read more »

Luiz Floriano Alves

Deveríamos ter uma lei atrelando o numero de pessoal (almirantes, etc….) ao numero de navios em serviço. Na França de De Gaulle li que, para dois couraçados, uma duzia de cruzadores, dezenas de destroiers, 18 submarinos e dezenas de auxiliares, contava com 50000 marujos. E aqui?

Antonio Palhares

Esteves.
Tens razão. Como não cometo crimes. Não fumo maconha e não sou viciado em drogas. Não preciso de imprensa livre porque tenho internet, nem nossa imprensa é livre. Se nossos governantes fossem mais responsáveis e honestos. O exemplo da China seria valioso, sim. Eles cresceram e se fortaleceram, sim. Do contrário estariam pior que nós.

Esteves

Olha, Não aprecio ditaduras. Na China, nem a internet é livre. O Google…vale o Google deles. Estão sempre brigando com a internet americana. Eu listei alguns resultados. Há centenas de outros desfavoráveis a nós outros. Algum veículo da imprensa ou alguma mídia trata os assuntos de Defesa de forma tão aprofundada como o PN? Sites, blogs, podcasts, tvs…há espaço para debates e opiniões? Alguém quer ouvir? Querem entrevistar os super tiras. E nós? Ave Moro. Disseram que o Coaf alemão na Alemanha tem 1 mil funcionários. Precisa confirmar. Parece que existem mais 200 espalhados pela Europa. Então são 1.200 investigadores… Read more »

Esteves

A China,

Muito parecida com o Brasil. Florestas, desertos, riquezas naturais como petróleo, gás, ferro, centenas de minérios, energias renováveis ou quase. Não criam muito gado, mas isso está mais relacionado com valores éticos e morais. Mongóis dormiam com seus cavalos.

A China superou a fase do copia e cola. Ou recorta e cola. A engenharia reversa ficou. No início da década de 2010 entrou fortemente acelerada a tal da P&D.

comment image

Celso

Resumo..enquanto os chinas constroem 100 navios, nós fazemos meia Barroso…..

Luiz Floriano Alves

Não demora e estaremos comprando navios da China, de oportunidade (obsoletos…).

Wagner

Acho meio estranho os debates ideológicos aqui, olhem só, sim, a China é uma Ditadura Capitalista de Estado ( de comunismo não tem nada) Nacionalista. E ?? O que isso tem a ver com a quantidade de navios que ela produz ? Ou por acaso eles tem de fechar os estaleiros agora pq alguns apoiadores dos USA aqui do blog não gostam deles ??? E falar de sucesso chinês e começa ” mas são comunistas !!” , poxa, chega desse papinho… ninguém aqui quer saber pq alguns são contra a China ou pq amam os USA… Que tal focar na… Read more »