A Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLA Navy) desativou, no dia 15 de maio, os destróieres Type 051 Kaifeng, Dalian, Zunyi e Guilin com média de vida útil mais de 30 anos.

Os destróieres de mísseis Type 051 (designada classe “Luda” pela OTAN) foi a primeira embarcação moderna orientada para a guerra de superfície projetada e construída na China.

Foram os primeiros navios chinêss a serem equipados com um sistema de combate integrado. Eram geralmente considerados um desenvolvimento do destróier da classe soviética “Kotlin”, embora algumas outras fontes inquem o destróier da classe “Neustrashimy”, com algumas características da classe Kotlin.

Os Type 051 deslocavam 3.670 toneladas, com comprimento de 132 metros, boca de 12,8 metros e calado de 4,6 metros.

A propulsão era a vapor com duas turbinas produzindo 72.000 shp, proporcionando uma velocidade máxima de 32 nós e autonomia de 2.970 milhas.

O armamento era composto por canhões de 130 mm e 37 mm, mísseis antinavio, torpedos e foguetes antissubmarino.

O destróier Type 051 Kaifeng quando estava na ativa
O destróier Type 051 Kaifeng quando ainda estava na ativa
Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Zhanshi

Alguém falando que é a solução para os problemas da MB em 3, 2, 1…..

Jagderband#44

Sim, os vermelhinhos de plantão.

jose luiz esposito

Os de Cérebro **Pretinho** continuam a afirmar ser a China Vermelhinha ( comunista ), a falta de conhecimento , má fé , etc destroi a tentativa de humor , demonstrando a falta de base do brasileiro.A China é um Capitalismo de Estado , semelhante ao nosso após 64 , porém com **Inteligência**, pois jogamos fora aquela oportunidade e estamos pagando caro por isso.

Luciano Alves

Se a China está desativando eh pq não sobrou nem o osso para se aproveitar…kkkkkkk

Fellipe Barbieri

Para a MB é bucha … Mas ainda da para servir a muitos países, para uma Argentina da vida com algumas poucas melhoras ainda dá um caldo … Ainda mais por se tratar de um conjunto de 4 navios .

Paulo Costa

na hora que li o texto pensei no hermanos tambem kkk

Foxtrot

Solução para a MB, seria a reformulação de uma nova marinha. Com oficiais empreendedores, nacionalistas e em menor número do que tem hoje. Uma marinha mais enxuta, com menor folha de pagamento, porém altamente tecnológica. Que busque sempre a solução nacional para os problemas nacionais, e não implementar “gabiarras” importadas para sanar problemas nacionais. A criação de uma Guarda costeira nacional etc. Da forma como está hoje meu caro Marcelo, nem com trilhões em verbas mudará a realidade. E sim, a aquisição de meios usados de diversas procedências para solução imediata dos graves problemas seria ótimo, incluindo meios chineses. Mas… Read more »

Omar

É só chamar os Maquinistas e os Caldeirinhas da antiga que rapidinho eles dão um jeito.

Hilton

Será? Não creio!!! Kkkkk

Dalton

Essa classe começou a ser construída na China ainda na década de 1960, portanto, os
chineses não estavam tão mal, 50 anos atrás, como muitos pensam.

Señor batata

Nunão boa tarde. Gostaria de parabenizar o senhor por contribuir tanto com conhecimentos históricos e técnicos da área naval. Acompanho a trilogia à um bom tempo e devo admitir que o senhor é meu comentarista preferido. Sempre educado e trazendo informações legais.
Muito obrigado e tchau.

Señor batata

Dalton

Señor batata

Pequena confusão da minha parte hehehe. Perdoe a troca de nomes. Senhor Dalton.

Dalton

” Isso fica feliz em ser útil “…agradeço a preferência 🙂
.
abraços !

Aldo Ghisolfi

FICOU RUIM…

Oliveira

Então né , e o Gigante dos tropicos quando fabricarão um navio um destroires?

Oliveira

Quando fabricara?

Bosco

Daltão,
Como já disse em outras oportunidades, a China já tem há 50 anos, bomba nuclear, mísseis balísticos intercontinentais, submarinos nucleares…
Tem gente que acha que ela apareceu do nada no Século XXI.

jose luiz esposito

A minha postagem acima fala sobre o desconhecimento é má fé de brasileiros altamente colonizados , deviam saber quem foi Mao Tse Tung , o porque de sua revolução e depois a chegada ao poder de um Estadista como Deng Xiao Pin, que em menos de trinta anos tirou a China do atraso e a transformou no que ela é hoje e, com a carga de 1.2 bilhão de habitantes . Tivemos esta oportunidade e a jogamos fora , aliás sempre jogamos fora as oportunidades começando pela maior Desgraça Nacional , o Golpe da Republiqueta , dada por um idiota,… Read more »

Flanker

Credo, nunca vi alguém com uma ideia mais fixa em uma única coisa! Vai te tratar! Só fala sobre um único tema: republiqueta, castas, monarquia……só isso! E dá um jeito de encaixar isso em qualquer assunto que se debata….haja paciência….Deus me livre!!

Vitor Bruno Fonseca Rodrigues

A maior desgraça nacional tem nome de molusco, e arrastou com ela toda uma população de analfabetos, pseudo intelectuais e artistas que mamavam nas tetas do estado.

Fellipe Barbieri

Será que vem com as atualizações da Xiaomi ??? Da para fazer manutenção na Lifan ???

FighterBR

Garantia Xiaomi. Vendem pela metade do preço de uma Niterói e com melhor qualidade kk

Tidio Sampaio

Eles só desativaram pq o Google vai parar de dar suporte para a Huawei.

Carlos Alberto Soares

Ótima oportunidade……

Sandro

Se essas fotos são atuais, os navios estão muito bem conservados, e sendo assim, certamente algum pais sul-americano vai abraçar esses navios. Em quem vcs apostariam as fichas. Diante da aproximação da argentina com os chineses, minhas fichas vão neles e vcs?

Willber Rodrigues

A algum tempo atrás, os chineses ofereceram aos argentinos um navio logístico, em troca da construção de uma represa, e os argies aceitaram. Tem uma reportagem disso aqui no PN.
Acredito que eles vão fazer a mesma coisa, oferecer um ou mais desses navios pra eles em troca de carne ou trigo ( a única coisa com que os argentinos podem pagar ). Seria infinitamente melhor do que qualquer coisa que a marinha argentina tem hoje.

Pedro Bó

Acredito mais que esses navios, devidamente revitalizados, possam parar na África ou em algum país asiático (inclusive do Oriente Médio, como o Irã) do que na América do Sul.

wwolf22

SUPONDO que nessa proxima reunião do BRICS a ser realizada do Rio, a China venha propor uma aliança estratégica com o Brasil e ofereca a MB os novos Type 055.
Seria uma boa pro Brasil??
Nao serve porque eh chines…
Os equipamentos chineses sao tao ruins assim nos dias de hj??
Sera que nada presta??

Willber Rodrigues

Os equipamentos chineses são tao ruins assim nos dias de hj??
Sera que nada presta??´´
A questão não é se coisa chinesa presta ou não. A questão é que a MB e nossas FA´s, com uma ou outra exceção, SEMPRE adquiriram e operaram material ocidental. E duvido muito que elas vão mudar essa mentalidade agora, principalmente com o Bolsonaro na presidência.

TeoB

Não é nem questão de mentalidade, mas sim de compatibilidade, exemplo: a munição dos canhões chineses é diferente, assim como os canhões e os mecanismos de operação dos mesmos… isso sem falar na integração dos sistemas, teria que ser criada toda uma nova cadeia logística para dar suporte a operação desses equipamentos, sendo que as sobressalentes devem ter um estoque minimo para poder operar a contento… e tudo isso gera custo. se formos criar toda a estrutura para operar um navio Chines, que esse seja novo e que dure 35 ou 40 anos, com no mino uma escala de 4… Read more »

Carlos Campos

Se os Chineses deixassem a gente colocar um sistema de software nacional, um radar Thales ou Raytheon, mísseis ocidentais e nacionais, assim como torpedos, e por um preço da Meko 200 seria bem vindo, mas isso nunca vai acontecer, duvido que os Chinas vendessem um casco para ser recheado de conteúdo ocidental.

Helio Mello

O casco é barato, inclusive é o mais simples de ser construído até localmente. O caro justamente são os equipamentos. E a estrutura teria que ser alterada para se adequar aos novos equipamentos, não seria nada nem rápido nem barato. Acabaria que nem a fragata norueguesa que afundou, uma nova é mais barata que a antiga modernizada.

Ricardo Bigliazzi

Bons alvos…

FighterBR

Navios bem conservados.

Ricardo

Ótimos navios para serem recifes artificiais. Bota a uns 100 Km e manda um Harpoon. Feito! Mais recifes artificiais.

Souto.

Navio antigo e ainda mais chines, esqueçam.

Mauricio Pacheco

Olhem aí uma bela compra de oportunidade para a MB! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

José Carlos de Oliveira

Trocar o São Paulo por esses Navios Pau a Pauta, resolvido.

Mauricio Pacheco

galera é zueira! só pra descontrair! kkkkk

Carlos Campos

esse povo tá chato

Cristiano de Aquino Campos

Navegaram por 30 anos. Engraçado que pelo que se ouve e lê por ai, a qualidade Chinesa e tão ruim que não deveriam nem boiar em 5 / 10 anos de uso.

Carlos Gallani

Movido a vapor? Deus me dibre, o São Paulo traumatizou!

Luiz Floriano Alves

Navio a vapor e turbina é para quem faz manutenção pesada. Nossas térmica a vapor operam a meio século e ainda são eficientes. Na MB tem que ter o mesmo cuidado. Se for naquela de só colocar combustível e tacar fogo, os barcos não duram e começam a explodir. Vapor não é brinquedo.

ALEXANDRE

Nem penso em mais nada pro Brasil, se os subs corvetas e gripens ja chegarem aqui ja fico satisfeito

Matheus

É a crise chega para todo mundo, nesse caso é a crise da idade para esses navios! HAHAHAH ironico!

Victor

Essas sucatas serviriam para o Brasil também em não só para a Argentina mais nossa marinha também tá bem sucateada e essa sucatas aí serveriam por uns 5 anos porém o nosso orçamento não dá pra compra nada kkkkk nem produzir quase da

Flanker

Fique claro que não estou comparando as capacidades de um navio com outro, mas esses navios chineses tem um design que lembra as classes Allen M. Sumner, Gearing e Fletcher….minha opinião, relativa apenas à aparência.

Omar

Exatamente!!

Gilbert

Vende para Argentina

Eduardo

Serviria uma unidade ao Uruguai e 3 pra Argentina.

João Adaime

Interessante o sistema de âncoras desses navios.

Eduardo

Ótima oportunidade de compra. 1 para os uruguaios e 3 para os argentinos.

Sandro

Eduardo caro amigo, o Uruguai nao tem dinheiro nem para operar um navio desses, quanto muito adquiri-lo. Melhor solução para o Uruguai seriam barcos patrulhas como nossos MACAÉS, um pouco mais armados, derrepente 02 misseis anti navio e um sistema de torpedos. Algo bem enxuto, ate pq a costa deles pequena.

Bavarian Lion

Destroyer com porte de fragata. É impressionante a diferença de tamanho para os Type 055.

Enes

Também poderíamos chama-los de Fragatas, os Destroyers da MB nos anos 60, 70, 80 eram bem menores que as Niteróis.

Bavarian Lion

Sim. As gerações sempre aumentam todas as classes de navios.

A belonave era muito avançada para a época de seu projeto.

Omar

Navios com propulsão a vapor lembrando a antiga corrida da “cebola”, Santos X Rio de Janeiro. Navios “Fita Azul”, CT Santa Catarina (D-32) deixando a esquadra toda para trás. Ufa!!!
Aproveita e enche de oficiais e praças RM-2, pra estagiarem nos oito anos que vão permanecer na Marinha.

Wagner

Falando na Neustrashmiy Russa, um adendo: Ela está em reparos, reformas e atualização e deve retornar ao serviço ativo agora em novembro de 2019. Diversos sistemas foram trocados e atualizados. A sua irmâ Yaroslav Mudry está em serviço ativo na mesma frota que ela ( Báltico) . Tem a terceira da classe, a Tuman, que teve a construção interrompida. O casco e parte da superestrutura estão prontos, mas de resto ficou parada. Em 2016 a Yantar anunciou que iria desmontá-la, mas até agora também não fez isso. Foi uma pena a interrupção dela, pq teria ajudado a Frota do Báltico.… Read more »

Renan Lima Rodrigues

Nem preciso dizer que esses DDs lembram muito bem a classe Fubuki,cujo o visual se inspirou no IJN Hibiki (The Phoenix ou Navio com destino de sobreviver a guerra), que foi tomado como prêmio de guerra pela Marinha soviética, ficou até 1970 nomeado como Verny. Ou o lendário IJN Yukikaze (The Miracle Ship) que ficou na ROCN como Tan Yang.

Valter dos anjos

a China tá 50 anos na frente do Brasil , laça 3 a 6 navios de três e três meses vai ser o país mas rico do mundo em 2023 e nos parado no tempo ,, eles tem trem bala e nos termos rodovias péssimas

MAICON ADRIANO BECKHEUSER

Qualquer embarcação que venha a ser comprada pela MB de segunda mão ou virão só o pó da rabiola ou como foi a aquisição do hms ocean um ótimo negócio mais sem alguns equipamentos .