Comandos iranianos desembarcando no Stena Impero

O vídeo abaixo mostra imagens dramáticas de comandos iranianos sequestrando o petroleiro britânico Stena Impero no Estreito de Hormuz.

O vídeo divulgado mostra o momento em que as tropas de Teerã atacaram o navio com 23 tripulantes a bordo no dia 19/7.

A Guarda Revolucionária do Irã lançou uma operação com lanchas e helicóptero contra o navio-tanque, que está registrado no Reino Unido, alegando que o mesmo desligou rastreador e ignorou os avisos.

O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Jeremy Hunt, disse em uma mensagem no Twitter que o navio foi apreendido em águas de Omã “em clara violação da lei internacional”.

Outro navio, o Mesdar, também foi interceptado e forçado a ir para o território iraniano no que parecia ser um ataque coordenado.

As imagens mostram lanchas em torno do navio antes dos comandos desembarcarem a bordo.

Um navio de guerra do Reino Unido acelerou para ajudar o petroleiro britânico que foi apresado pelo Irã, mas chegou dez minutos atrasado.

A fragata HMS Montrose foi enviada para proteger o Stena Impero, mas chegou depois que o petroleiro entrou em águas iranianas.

Acredita-se que o Impero esteja atracado na ilha Qeshm do Irã, embora seu paradeiro exato seja incerto, mas acredita-se que esteja perto de Bandar Abbas.

O general-de-brigada Ramezan Sharif, porta-voz da Guarda Revolucionária, afirmou que o navio estava agora “nas mãos da Organização Marítima e Portos de Hormuzgan”.

FONTE: The Sun

Subscribe
Notify of
guest

106 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vinicius Momesso

O Iran simplesmente pagou o Reino Unido com a mesma moeda. O lider iraniano foi simples: — Devolvam o nosso petroleiro e devolvemos o seu. Dificil entender, né?

Doug385

A diferença é que o petroleiro iraniano foi apreendido violando sanções internacionais. O petroleiro inglês foi apreendido em águas de Omã. Há muito mais diferenças entre um estado pária e um que segue regras internacionais.

MGNVS

Doug385
Longe de mim defender esse governo terrorista do Iran que escraviza o proprio povo, mas na midia internacional ao que parece o Reino Unido tbm interceptou o navio iraniano em aguas de outro país, no caso aguas espanholas.

Ao meu ver tanto o Iran quanto o Reino Unido estao errados.

Agora vamos ver quem “pisca” primeiro.

Matheus

Desculpa, onde que o governo Iraniano escraviza o próprio povo?
Existe propaganda e existe realidade.

MGNVS

Matheus
Vá pra Teerã e tente ser oposição ou desafiar o poder dos Aiatolás no Iran e dps “tente” voltar aqui pra nos contar.
O povo persa tem uma cultura belissima mas é refem da sharia islamica xiita imposta pelos aiatolas. Nao confunda o povo do Iran com o Governo Radical do Iran.

rodrigo

Governo radical existe na Arabia Saudita apoiada pelos USA e UK, que condena a morte quem carregar uma Biblia, enquanto no Iran existe Sinagogas, Igrejas Catolicas e deputado judeu.

Bosco

Mas a China também é uma ditadura e conhecida por perseguir e matar todo tipo de religiosos, principalmente os cristão e também não é criticada pelos que condenam a Arábia Saudita por ser uma monarquia absolutista de caráter teocrático. https://www.epochtimes.com.br/a-perseguicao-religiosa-na-china-e-suas-implicacoes-para-o-mundo/

Defensor da liberdade

Mas não é os EUA o maior financiador da China, segundo o guru da Virgínia? ?

Peter nine nine

Exacto Rodrigo, mundo hipócrita a tentar dar lições de moral. No dia que o ocidente for o exemplo a seguir, sim porque ainda não existe um modelo exemplo no mundo, aí sim, venham com sanções e restantes medidas, até lá, deixem se de fantochadas.

MGNVS

Peter nine nine Toda e qualquer ditadura seja ela religiosa, seja ela de esquerda ou direita sao nocivas ao povo de um país. Da mesma forma que eu critico a ditadura teocratica do Iran eu tbm critico os tiranos da Familia Saudita que escravizam o povo do Arabya. Critico Erdogan na Turkya e o Taleban no Afeganisthan e critico os crimes de guerra praticados por Netaniahu e Israel contra os palestinos so para tomarem os assentamentos em Gaza e Cisjordania. Critico os EUA pelo fato dos mesmos praticarem uma politica intervencionista com a desculpa esfarrapada de “querer levar a democracia… Read more »

MGNVS

Rodrigo
Se vc leu com atencao meu comentario eu falei contra o Governo Radical do Iran e nao contra o povo do Iran. O mesmo eu digo do Governo Tirano da Familia Saudita que tbm escraviza a Arabya e onde as mulheres sao tratadas como seres inferiores igual o que acontece no Afeganisthan sob poder do Taleban.
So os lambe-botas puxa-sacos dos EUA é que apoiam abertamente o governo tirano da Arabya Saudita mesmo ele sendo pior do que o Regime Iraniano.

José Machado

Vc deve ir pra Teerã todo mês né….?

Ellion Matheus

MGNVS, Gibraltar é território espanhol dsd qnd? O petroleiro estava em águas britânicas e não águas internacionais sendo plenamente legítimo seu aprisionamento caso exista alguma sanção que nesse caso existia e era uma sanção da união europeia, a qual a Espanha é membro tbm. Já o petroleiro britânico estava em águas internacionais (de acordo com os donos) e em águas do Omã ( de acordo com a Royal Navy) e foi forçado a desviar sua rota para águas iranianas por supostas violações de sla oq, nesse caso chama-se sequestro msm. Portanto, um caso não tem a nada, absolutamente nada a… Read more »

Kemen

As aguas de Gibraltar são da Espanha, tem tratado que definiu isso, o porto e as aguas internas do porto são britanicas, a livre circulação pelas aguas da Espanha é assegurada no tratado, porem ações militares nessas aguas não são permitidas sem aprovação da Espanha. Outra quebra de tratado internacional.

Alison Lene

O Petroleiro abalroou um navio iraniano e não prestou socorro… procuro ler em outros meios tb…

Cristiano de Aquino Campos

Eu sempre sou que o estreito de Gibraltar era Espanhol e se não ha definição ainda se considera águas internacionais. Da na mesma.

MGNVS

Ellion
Gilbraltar é um “territorio ultramarino” do Reino Unido. Politicamente ele nao é um país e pelo direito do mar as aguas ali sao espanholas. So para ilustrar o caso, hoje a China tem grandes investimentos no Canal do Panama, no entanto as aguas ali nao sao chinesas, sao panamenhas.

Kemen

MGNVS concordo com você e acrescento que varios paises europeus estão no muro depois da quebra do acôrdo pelo vizinho do norte, agora o papaizão quer envolver a OTAN no problema. Tudo indica que poderemos ter outro Iraque.

MGNVS

Kemem
Vc explicou bem a questao de Gibraltar.
So tem duvidas quem realmente nao quer entender.
Gilbraltar é um “territorio ultramarino” do Reino Unido, politicamente ele nao é um país e as aguas a sua volta sao espanholas. Tanto é assim que a propria Espanha tem peticoes na ONU contra o RU por causa de Gibraltar igual a Argentina fez por causa da Malvinas.

Thiago

Qual seria aquele que segue as regras internacionais? O UK, um dos países que mais exploraram /saquearam o petróleo Iraniano?

Bosco

Pra quem ama o socialismo realmente comercializar seu petróleo com o Ocidente constitui uma exploração e um saque imperialista. rsrssss
É cada uma….
Vc queria que o povo do OM ficasse com suas bundas muçulmanas sentados no petróleo dentro da terra sem vender pra ninguém , né?
Os comunistas com esse discurso da “exploração imperialista” acabaram com países prósperos com seu toque de Midas ao contrário. E ainda falseiam a história para dizer que os países arrasados pelo socialismo eram piores do que ficaram. Cuba, Venezuela, Rússia, eram exemplos de países prósperos que foram assaltados pelo comunas ensandecidos e sanguinários.

Kemen

Bosco, me defino apolitico, não vejo diferença entre as migrações dos paises bananeiros da America central, dos africanos, venezuelanos ou arabes, todos em geral estão na miséria e passando fome, mesmo que seus regimes tenham apoio da Rusia ou da America do Norte. Regime politico bom é aquele que consegue acabar com isso ou minimiza-lo. Pais bom, é aquele que acolhe os refugiados e imigrantes dando-lhes um alento de esperança e ai nós sempre nos incluimos.

Thiago

Bosco pesquise sobre a história do Irã antes de falar bobagem. Pesquise sobre Sete Irmãs ou Sete Irmãs do Petróleo, sobre a Anglo-Persian Oil Company, sobre o monopólio britânicos, sobre a crise de Abadã, sobre Mossadeq, sobre a nacionalizacão do petróleo iraniano e qual foi a reação britânica. Antes de proferir falsidades e fazer panfletos pesquise e relate a história completa não só o que lhe convém E para de se encher a boca com a palavra “ocidente ” que não é sinônimo de anglo-americano, eu sou tão ocidental quantos eles, o Brasil , a Itália, a Alemanha…etc, também. Culturalmente… Read more »

MGNVS

Thiago. Excelentes respostas vc deu ao Bosco. Mas nem perca tempo com isso. De uns tempos pra ca o Bosco anda revoltado. Qndo algum comentario “incomoda” o Bosco entao ele logo vem com a baboseira ideologica de sempre so pra distorcer os comentarios alheios no intuito de embasar o ponto de vista dele. E qndo o Bosco nao tem uma boa argumentacao para refutar um comentario do qual nao gostou entao ele parte para ironias ou grosserias ao chamar a pessoa de “esquerdopata-comunista” ou “isentao” mesmo diante de uma analise imparcial e sem fundo ideologico. Em relacao aos comentarios tecnicos… Read more »

Thiago

MGNVS “Excelentes respostas vc deu ao Bosco. Mas nem perca tempo com isso” Agradeço mais uma vez por suas palavras e a considerações que tenho pelos seis comentários é a mesmo. Eu recentemente até procuro/tento evitar esses debates, mas o fato é que necessário algumas vezes refutar certos panfletos. Se não passa a impressão que só quem contesta essas “verdades” é o “AntonioKings ” porque é de “es qu er d a “ou MAV, é bom e tentar relatar ou outro lado da moeda e desmistificar que quem discordar é porque é de “es q uer d a” . É… Read more »

MGNVS

Thiago Obrigado. Tbm acompanho as suas ideias aqui e as coisas sao mesmo como vc citou. Mas… apenas ignore os comentarios ideologicos do Bosco ou entao faça igual eu, trate como piada. Qndo ele responde os meus comentarios com o besteirol ideologico ou com grosserias entao eu rio muito dele pois ao fazer isso, ele faz justamente tudo aquilo o que ele mesmo mais critica nos – es quer dis tas – aqui do blog. Aqui é um ambiente para debate saudavel de ideias onde umas convergem e outras divergem. Vc nao precisa tratar um colega comentarista com grosseria so… Read more »

Thiago

Golpe de Estado no Irã de 1953 ou Operação Ajax …fica a Dica! Socialismo tipo como nas economias nórdicas, sócial democracia? Ui que medo,deve ser horrível viver em países tão atrasados e retrógrados, com alto índices de pobreza, desigualdade econômica, serviços públicos péssimos e taxas de homicídios 25 vezes inferiores ao Brasil… meu fiquei apavorado, muito que nojo desses comunistas/socialistas( afinal é igual). Viver em nações assim deve ser pior que um filme de horror. A direita não é só a franzina liberal que vocês desejam , a favor das multinacionais, monopolios , privatizações, globalização e subalterna a cultura anglo-americano.… Read more »

MGNVS

Thiago.
Assim que citou os países nordicos vc deu um xeque-mate no monte de asneiras que muitos aqui postam sobre países “socialistas”.
Eu tenho grande admiracao pela Dinamarca, Noruega, Suecia, Islandia e Finlandia e os vejo como exemplos de governos a serem seguidos pelo Brasil. Os Países Nordicos fazem grandes investimentos em educacao, cultura, bem-estar, saude, trabalho, lazer e seguranca pois la eles reinvestem todo o dinheiro arrecadado em impostos em prol da populacao. Vc fechou seus comentarios com chave de ouro.
Parabens.

Thiago

MGNVS
Obrigado,também acompanho seus comentários. Abraços

Bosco

“MGNVS
Obrigado,também acompanho seus comentários. Abraços”

Os brutos também amam. ❤❤❤❤❤❤

MGNVS

Bosco
Tbm acompanho seus comentarios.
Apesar de as vzs vc se sentir bastante “incomodado” com os comentarios que eu escrevo mesmo eles nao sendo direcionados para vc.
Nao leve isso para o lado pessoal.

Bosco

MG (zinho), Países como a Suécia, Islândia, Finlândia, Noruega e Dinamarca (apesar de lá também a ex tre ma es quer da estar forte e ter conseguido reduzir muito a qualidade de vida de seus respectivos países, dos mais diversos modos imagináveis) não são países so cialis tas e sim países altamente capitalistas, competitivos, que adotam o Estado de bem estar social onde através dos altos impostos todos os cidadãos têm direito a usufruir serviços públicos de altíssima qualidade. Isso nem de longe se parece com países que adotam o so cia lis mo. No so cialis mo o povo… Read more »

MGNVS

Bosco Dinamarca, Noruega e Suecia sao Reinos, sao Monarquias Parlamentaristas. E Finlandia e Islandia sao Republicas. La nao tem extrema es quer da e sim social democracia. Na Suecia ate a Familia Real paga impostos, fato este que nao acontece no Reino Unido. Quanto ao Estado do bem-estar social sua assertiva esta correta pois os Países Nórdicos realmente seguem este conceito. Em relacao ao so cia lis mo vc esta errado, o que vc descreveu foi o co mu nis mo. A Venezuela nunca foi so cia lis ta…. ela teve uma di ta du ra POPULISTA de extrema esquerda,… Read more »

Bosco

MG, Co mu nis mo não existe. É um intenção. Os países que se autodenominaram “co mu nis tas” nunca o foram de verdade já que é uma utopia onde não há Estado e nem classes sociais e onde tudo é de todos e todos recebem o necessário para terem vidas dignas e prósperas. Já as pessoas que se autodenominam de co mu nis tas são as que acreditam nessa u to pia. A própria existência de um par ti do po lí ti co denominado de co mu nis ta já é um contra senso já que um partido… Read more »

MGNVS

Bosco Meu amigo morou dois anos na Dinamarca vivendo nas cidades de Copenhagen e Odense (em homenagem ao Grande Deus ODIN) e posso lhe afirmar que os países nordicos sao os mais desenvolvidos do mundo em relacao a qualidade de vida da populacao. Eles sao sim capitalistas mas voltados para o Estado do bem estar social. La vc nao ve desigualdades iguais nos EUA onde por exemplo nao existe plano de saude publica e muito menos previdencia publica. Em relacao ao Brasil nem vou comentar nada pois eles estao anos luz a frente. Na Islandia a simples desconfiança de que… Read more »

Bosco

MG, O que tem a dinamarca ou a suécia com nosso assunto? Vale salientar que covardemente a trilogia deletou vários comentários meus que já haviam despistado o antispam, escolhendo o lado de ataque gratuito contra o atual governo, fazendo coro com a “extrema imprensa” e se aliando com os que assaltaram a nação. Não há uma terceira via. Uma pena. Aí fica difícil mantermos a discussão. – Thiago, Eu o chamei de burro porque esquerdista brasileiro ou é burro, ou é debiloide ou é um facínora. Debiloide você com certeza não é, então, escolhi a opção menos pior. E vale… Read more »

MGNVS

Bosco
Sobre a Dinamarca e a Suecia eu respondi o seu comentario anterior onde vc disse que la a extrema – es quer da – esta no poder e isso nao é verdade.

Hj é o partido social democrata que governa na Dinamarca e Noruega e o um partido de direita comanda a Suecia.

E eu sempre comento sobre a Dinamarca, Noruega e Suécia pois eu me alinho eles e acho que eles sao o melhor exemplo a ser seguido pelo Brasil.

Nem Russia, nem EUA, a Aliança Nórdica sim, é o modelo de governo a ser seguido.

Bosco

MG,
O quê??????
Eu não disse isso! Sugiro voltar lá e reler o que eu disse.
Quanto a vc achar que é o melhor exemplo a ser seguido pelo Brasil, direito seu. Lá é muito bom mas, sem dúvida, mas o que é bom para países europeus com alguns milhões de habitantes pode não dar certo no Brasil.
No mais, vamos ver se nos ignoramos de ora em diante porque vemos a realidade por prismas completamente opostos. Claro, caso eu não seja bloqueado pelos editores.

MGNVS

Bosco… Nao ha motivo algum pra vc ser bloqueado pelos editores. Seus comentarios tecnicos sao brilhantes e vc agrega grande conhecimento ao site e ajuda muitos leitores que iguais a mim gostam assunto. Mesmo que nossas opinioes sejam divergentes isso nao deve ser levado para o lado pessoal. Da minha parte do mesmo jeito que hoje critico – Bol so na ro – tambem ja critiquei e muito a Dil ma e Lu La e mais ainda o Aecio e o P S D B. Da msma forma que critico o intervencionismo dos EUA eu tbm critico a falta de… Read more »

Bosco

Quanto às suas acusações contra o Mito, você sabe o que penso e o que penso tem a ver com a expressão “eu acho que vi um gatinho”.

MGNVS

Bosco
Sobre o “mito” nada mais a acrescentar, os fatos estao ae pra quem quiser ver. Vc tem sua opiniao e eu a respeito. Mas pare e reflita sobre isso que vou te escrever: vc defende Bol so na ro de forma tao arraigada e intensa quanto os esquerdistas defendem o Lu La livre. Nao deixe sua paixao pelo mito cega-lo a ponto de vc abonar os erros insanos que ele esta cometendo senao vc vai se igualar aos esquerdistas que tanto critica.

Bosco

Thiago,
Tentei várias vezes postar um vídeo direcionado pra você onde o Caetano Veloso diz:
“-Não… você é bu rro cara… que lou cura. Isso tudo que você falou é tudo bu rri ce… eu não consigo gravar o que você falou porque você diz de uma maneira bu rra… não.”

Mas não consegui. Um pena!!

Thiago

Bosco,
Sabe como é o ditado “quem é reconhece o outro” . Na realidade eu nao afirmaria isso de você Bosco. Você Não é burro, voce é um político brasileiro: é falso, insidioso e desonesto. Rsrs Faz parte daquela pseudo direita hipócrita que fala de livre mercado e iniciativa privada mas vive mamando as custas da sociedade. Aquela “direita” que vive supina e de perna abertas, fala de pátria mas tocaria fogo na bandeira por uma green card.

Bosco

Te respondi mas o anti spam censurou.
Se ele não liberar o farei de novo.

Bosco

Acho errado a gente poder dar só um dislike num comentário. Injusto!!!

Thiago

Estamos no 2019 e a já ha anos que saiem várias publicações de pesquisas internacionais apontam e que a maioria da população global possui uma péssima consideração a respeito da política externa norte-americana, que a considera a pior ameaça A paz, a frente até da China e do Paquistão. Mas não , estão todos errados, estão certos vocês com a fobia dos vermelhinhos, em paranoia com a síndrome “red Scar” do seculo passado . Quantos países comunistas existem hoje ? Quantos deles nos invadiram? Rsrsrs é cada coisa. Você tem o al Capone bem perto , vizinho de casa, mas… Read more »

Hélio

“violando sanções internacionais”
Quais sanções internacionais?

Aldo Ghisolfi

Estreito de Gibraltar?

Alison Lene

Sanções Internacionasi é o termo usado pelas Sanções da ONU! UE e EUA não são ONU… Va se informar…

MGNVS

Alison Lene
Perfeito.
Exatamente isso.

hjp

fala serio leis internacionais….

Cristiano de Aquino Campos

Lembrar que a Espanha reclamou que o petroleiro foi interceptado em águas Espanholas sem autorização da Espanha. A Inglaterra invadiu águas Espanholas pera pegar o petroleiro Iraniano.

Mosczynski

O navio iraniano foi apreendido por suspeita de estar fornecendo óleo para a Síria.

MGNVS

Ja tinha assistido esse video em outras midias mas nao com tamanha riqueza de detalhes. Pelo visto ele foi feito pela propria GR do Iran. Igual outro forista ja havia comentado em uma materia anterior, pelo que foi descrito na reportagem parece mesmo que Royal Navy comeu mosca. E sendo confirmado que os petroleiros britanicos foram abordados em aguas de outro país entao o Iran com certeza deve ser punido com mais sancoes economicas, sendo que o mesmo procedimento deve ser aplicado ao Reino Unido se ele tbm interceptou o navio iraniano em aguas espanholas. Mas a pergunta que fica… Read more »

Arariboia

Reino Unido só com apoio americano e da OTAN pra algo mais enérgico. Sozinhos faz muito tempo… Eles só metem medo em países desarmados como o nosso.

Tutu

Estreito de Gibraltar!!!!

Meu deus gente….

MGNVS

Tutu
O estreito Gibraltar é um “territorio ultramarino” do Reino Unido nao reconhecido pela Espanha e nem pela ONU. Em suma, sao aguas espanholas e o RU violou a soberania espanhola para a mando dos EUA “apreenderem” ilegalmente o cargueiro iraniano. Sancoes economicas dos EUA e da UE nao sao referendadas pela ONU e so fazem efeito pelo fato da moeda usada como lastro do mercado mundial ser o dollar, nao fosse assim estas sancoes nao teriam peso algum.

Mercenário

Quem além dos americanos monta uma grande ofensiva em um país distante sozinho? Ninguém.

Nem mesmo a Rússia possui uma grande capacidade expedicionária.

Alfa BR

Só EUA possui capacidade pra isso.

Salomon

Falar daqui é fácil, mas acho que o comandante da HMS Montrose está ouvindo muito esporro.

Mercenário

Um navio não pode estar em mais de um lugar ao mesmo tempo.
Essa informação de 10min de atraso está sendo questionada. Há quem diga que a fragata só chegaria ao local em 60min.

Carlos Campos

Claramente uma False Flag dos EUA, aquele helicoptero era americano, as lanchas americanas.

Tutu

Realmente…
Por falar nisso, como anda a modernização dos Mil mi-17 da US NAVY?

Carlos Campos

vai muito bem, vão comprar o SU57, e os S500 vão usar o radar SPY6 para ser o melhor sistema antiaéreo do mundo

MGNVS

Uma baita “false flag”.
E os caras descendo de rapel eram o Quico, seu Madruga e Nhonho para resgatar o “Chaves” das maos da terrivel Bruxa “Elizabeth” do 71…. kkkkkkkk

Carlos Campos

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Fila

E pq o Irã gravou e divulgou o vídeo dizendo ser seus soldados? Seria um fake false flag verdadeiro?

Carlos Campos

Acertou Mizeravi

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro

Se você tentou ser irônico se ferrou. Por um momento eu voltei à Segunda Guerra e vi schnelboots alemães e torpedeiras americanas e britânicas. Mas isso ficou lá.

Carlos Campos

entendi nada, explica aí

Caio

Vocês entendem mesmo de sarcasmo

Vinicius Momesso

Cade o vídeo do “abate” do drone iraniano, pela marinha dos EUA? Quando os aiatolás dizem que fiZeram, eles mostram a prova!

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro

Qual prova ? Um monte de ferro retorcido até eu monto, com a bandeira americana, o nome Marines ou USAF e tudo para dar um ar de realidade. Não estou dizendo que o Irã fez isso, na verdade eu até acredito que ele tenha mesmo derrubado o drone, mas gostaria de saber seu conceito de prova.

Alison Lene

Perdeu a oportunidade de ficar calado minion…

Bosco

Alguns acreditam que os americanos forjaram a ida à Lua e o 11/09 e vc acha que os americanos não conseguiriam forjar um abate de drone tendo eles alguns milhares dos mais diversos tipos?

Fabio Araujo

O Irã divulgou um vídeo com a sua bandeira hasteada no Stena Impero! Ao colocar a sua bandeira no lugar da bandeira britânica eles não estão sinalizando que o navio agora pertence a eles?

Mgtow

E tão errado? Cadê o navio que os ingleses capturam dos iranianos? Devolva o navio dos caras e fim de papo

Fawcett

Maldita confusão esta que o Trump criou. Se não tivesse rasgado o acordo com o Irã não estaríamos caminhando na beira do precipício como agora.

Augusto

Acho que você está mal informado. O Irã estava levando malandramente o acordo, aproveitando-se da condescendência dos irresponsáveis Obama, Merkel, etc.

Alison Lene

Muito desinformado vc… Trump falou claramente em 2018 que estava dizendo que o acordo nao era bom pq nao englobava os misseis balistiscos e financiamentos do ira a grupo considerados terroristas… O acordo era nuclear e estava sendo cumprido completamente.

Tutu

Você mesmo já cantou a pedra, se um país tem um programa nuclear Pacífico, por que ele estaria desenvolvendo mísseis balísticos intercontinentais?

Alison Lene

Acaso vc não saiba, misseis balisticos não funcionam so com carga nuclear… Um pais não precisa ter armas nucleraes para desenvolver seus meios convencionais…

Bosco

Alison, Sem querer me meter na discussão de vcs, mas o Tutu se referiu a “mísseis balísticos intercontinentais” (ICBMs). Não há precedente destes levarem ogivas convencionais. Todos , de todos os países que os operam, são armados com ogivas nucleares. Mísseis balísticos táticos e de curto alcance (??) levam ogivas convencionais, mas os de maior alcance ( médio alcance , de alcance intermediário e intercontinentais) são armados exclusivamente com ogivas nucleares. Há referência de mísseis chineses de alcance médio levarem ogivas convencionais e serem antinavios, mas ainda não se tem certeza deles estarem operacionais. Mísseis balísticos de maior alcance para… Read more »

Bosco

Opa! Coloquei os mísseis de médio alcance equivocadamente na lista.
*Há relatos dos iranianos terem misseis de médio alcance com ogivas convencionais.

Kemen

Augusto, até onde sei, havia um contrôle local internacional fiscalizando a produção de urânio enriquecido. Quer saber mais, eu acho que o Brasil deveria sair do tratado de contrôle de armas nucleares, com o Álvaro Alberto e outros que venhamos a construir, a possibilidade de termos armas de disuazão seria bem interesante, chega de papais russos, americanos ou chineses.

Carlos Campos

sair? mas nossa constituição proíbe ter armas de destruição em massa, se tivermos, e vários indícios mostram que temos a tecnologia para isso, seria totalmente ilegal devido a cf

João Moro

O Irã descumpre o tratado feito com o EUA e a UE e a culpa é do Trump que retirou-se do tratado???? Por favor, reflita melhor …

Defensor da liberdade

O Irã não descumpriu o tratado, a AIEA e o próprio pentágono afirmaram isso. Trump tirou os EUA do acordo para atender aos caprichos de Israel e dos Sauditas, que como todos sabem, têm os EUA na coleira.

Jackson

Bem, devemos entender que o Trump não acordou em um dia ensolarado e decidiu sair do acordo, ele nunca faria isso. Ele só saiu pra atender o desejo de Israel e Arábia saudita, nada mais que isso. Viram que com a volta do dinheiro ao Irã seu programa de misseis decolou, ai chamaram o Trump pra conversa e deu nisso.

Alex Barreto Cypriano

A iniciativa Sentinela, proposta por Pompeu, ou não ia dar em nada ou foi atropelada pelos fatos – não existe nada concreto e não vai existir. Quem tem interesse no trafego marítimo em Hormuz que se vire, ouviu, China?

Augusto

Nada a ver. Navios de bandeira chinesa vão continuar transitando por ali tranquilamente. O Irã e a China não têm nenhuma rusga entre eles e nem querem ter.

Alex Barreto Cypriano

Exatamente: China ofereceu setecentos milhões de dólares em equipamento bélico ao Irã. Tão do mesmo lado por enquanto, até a América sair à francesa ou baixar a bola. Aí, então, a China vai bater no Irã (já que talvez não o possa corromper com dívidas). Eventualmente, é isso que vai acontecer: o vácuo de ação da América será preenchido pela China. E ela que se lasque pra tomar conta do vespeiro, já que o dólar continua referência, apesar da cretinice (inclusive da direita tupiniquim) da vontade de reinstaurar o padrão ouro, e vai continuar a ser enquanto a economia mundial… Read more »

Alfa BR

Qual o problema com o padrão ouro?

Alex Barreto Cypriano

Simples: não tem ouro no mundo que possa cobrir a conversão monetária circulante e escriturada. O padrão ouro sucumbiu, ali pelos anos trinta do XX, porque já não era prático e não era respeitado. Padrão ouro, hoje, corresponderia à paralisia da geração de riqueza, a um retrocesso produtivo ao nivel do início do seculo XX, só possível concomitante a um genocídio massivo, aquela catástrofe apocalíptica que a nova direita adora e mal vê a hora em que se consume… Dinheiro não é moeda (metal ou papel, ou mesmo meio de pagamento), dinheiro é uma forma de pensar. A economia ocidental… Read more »

Pedro

A que nível chegou a Inglaterra, ser humilhada por um paizeco de 5 mundo governado por malucos! Mandar um navio proteger uma região grande e perigosa como eh essa região, lembra mais atitudes do Brasil do que deles. Estava claro o que iria acontecer e enviaram um quase nada, que parece que fizeram isso muito mais para ter quem culpar (a marinha) do que se preocupar com o que poderia ocorrer. Fechamento com chave de M…. para o governo de uma mulher que chegou com muita pose mas conseguiu ser a pior governante (a exceção do que qualquer governante trabalhista)… Read more »

Douglas Melo

Se o HMS Montrose estava a 10 minutos dali , pq não enviaram um helicóptero com comandos para assegurar até a vinda da fragata ?!

Gerson

Imagine nós que agora estamos em plena ditadura bol so mita que nomeia filhos e parentes sem nenhuma experiência para cargos que deveriam ser ocupados por diplomatas, que escraviza o povo tirando deles os poucos direitos que ainda resta, que faz piada com parte da população… Ai ficam falando dos outros países sem se quer conhecer o seu…..

MGNVS

Gerson.
Perfeito.
Assino embaixo.

Nao esqueça os Laranjas do P S L, o “motorista” milionario, o “guru” terraplanista, o ex-juiz corrupto da “vaza-jato” e a ministra do Jesus na “goiabeira”.

Bol so na ro foi um militar mediocre, um politico incompetente e agora demonstra ser um presidente tao inapto ao cargo que demitiu os generais que ele mesmo escolheu so pq o “filhinho do papai” deu “chilique”.

O P – T – saqueou o Brasil, mas é o Bol so na ro e sua ditadura messingelica quem vao acabar de destruir o país.
O mito esta virando “mico”.

Bosco

Falou o isentão.
Recitam a cartilha da esquerda em desfavor da nação. Descerebrados baba ovo de pre si di á rio e de co mu nis tas cri mi no sos. Merecem mesmo ter o Lu la como deus sol e um ministério formado pela Dil ma, Je an Wi llis, Ma ria do Ro sá rio, Aman te Narizinho e toda a cor ja.

MGNVS

Falou o Bosqueti olavete lambe-botas USA e sua baboseira ideologica de sempre qndo lê um comentario que nao gosta e vem com o papinho furado de sempre sobre “isentao”… bla…bla.bla… es quer dis ta… bla…bla…bla… “Lu la , ta preso”…. bla..bla…bla… tentando defender um governo tao corrupto e incompetente quanto o do – P – T – ou melhor, o desgoverno do Bol so mi co. Bosco mesmo que vc nao assuma, o atual governo do P S L e do Bol so mi co é tao ruim quanto o governo do – P – T – entao meu caro:… Read more »

Bosco

Agora eu entendo porque vcs es quer dis tas dizem que na época do Re gi me Militar havia uma di ta du ra. Chamam ao go ver no Bol so na ro de di ta du ra. rsrss É muito vi ti mis mo . rrsss O paulo frei ris mo e o po li ti ca men te cor re to com todo esse fe mi na zis mo e ga y zis mo fez de vocês uns frangotes assustados. rsss Qualquer um que bate o pé, fala grosso e discorda de vcs e já fazem beicinho rsrssss… Read more »

MGNVS

Bosco….
Seu segundo comentario sobre o govero atual e o periodo da Ditadura Militar foi perfeito.
Pois nele vc acabou de admitir que seu atual presidente nao passa de um bandido de “estimacao” … e o mesmo ja pode ser preso por formacao de quadrilha ja que levou os 04 filhos juntos.
Essa foi uma das suas analises mais perfeitas.
Parabens!

Bosco

intensão = intenção

Bosco

Não podemos nos esquecer do nobre Mago Olavo de Carvalho, o Astrólogo mor do reino, que ajudou nosso cavaleiro solitário a extirpar o mal.

Bosco

Este tá fora de contexto porque o comentário que o antecedeu não foi publicado.

Mgtow

Fez certissimo ué. Cadê o navio dos iranianos capturado covardemente pelo cachorrinhos de estimação dos EUA?
Força ao grande povo iraniano pq vão ser obrigados a entrar num conflito de grandes proporções em breve. Estão forçando um país que estava quetinho em seu canto a partir para um conflito militar. Espero que a Russia como um grande ator na contenção da ave de rapina e seus serviçais ofereça apoio aos aiatolás