A Royal Thai Navy (RTN) realizou a cerimônia de lançamento do seu segundo navio de patrulha offshore (OPV – Offshore Patrol Vessel) da classe “Krabi”, com capacidade para o lançamento de mísseis.

O navio, que estará em serviço como HTMS Prachuap Khiri Khan (552), teve seu lançamento cerimonial no estaleiro naval da RTN Mahidol Adulyadej Naval em Sattahip, Chonburi, em 2 de agosto, a RTN anunciou em seu site oficial no mesmo dia.

O OPV é o segundo navio da sua classe. Seu navio irmão, HTMS Krabi (551), foi comissionado em agosto de 2013. Ambos os navios são baseados nos OPVs da classe “River” da Royal Navy do Reino Unido, que entraram em operação entre 2003 e 2007.

Como o Krabi, o Prachuap Khiri Khan foi construído pela estatal Bangkok Dock, sob um acordo de transferência de tecnologia da BAE Systems. Teve a quilha batida em junho de 2017 e lançado no final de agosto de 2018.

O navio tem um comprimento total de 90,5 m, uma boca global de 13,5 m e um calado de 3,5 m. Tem uma velocidade máxima de 25 nós e um alcance de 3.500 milhas náuticas a 15 nós.

O OPV será equipado com um conjunto de combate, navegação e comunicação fornecido pela Thales e será capaz de lançar mísseis guiados superfície-superfície Harpoon da Boeing através de dois lançadores duplos na diagonal a meia-nau.

OPV HTMS Krabi

FONTE: Jane’s

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel BR

Bonito e eficiente

Caio

E nossa força naval ainda no molho! Vamos torcer para que não seja grosso, por que se não vão apagar o fogo de uma vez.

Mercenário

Está aí a versão da classe Amazonas com o canhão de 76mm da Leonardo.

Felipe

Off-topic: Rússia pode mandar navios pra Venezuela https://www.newsweek.com/russia-navy-venezuela-unacceptable-us-1454639

Luiz Floriano Alves

Quem disse que as Amazonas não podem ser melhor armadas? Essa integração é um exemplo a ser seguido. Temos a licença de construção e os planos. Bora executar. Espero que não queiram fazer projeto novo e termos outra Inhaúma.

Fabio Araujo

Poderíamos fazer isso nos nossos classe Amazonas?