Marinha Filipina comissiona ex-corveta sul-coreana

8
Chunju (PCC-762)
Corveta Chunju (PCC-762), classe Pohang


MANILA, Filipinas
– A Marinha Filipina incorporou uma antiga corveta de classe “Pohang” da Marinha da Coreia do Sul.

A antiga corveta Chunju (PCC-762), que foi operada pela Marinha sul-coreana de 1987 a 2016, agora será chamada de BRP Conrado Yap (PS39).

A BRP Conrado Yap reforçará as capacidades de guerra antiaérea, anti-superfície e antissubmarino, disse a Marinha Filipina.

“Também servirá como plataforma para capacitar e melhorar o conhecimento e as habilidades de nossos militares no manuseio de equipamentos/embarcações de alto nível e avançados”, disse a Marinha.

Sob o comando do capitão Marco Buena, a BRP Conrado Yap zarpará rumo às Filipinas para fortalecer a capacidade da Marinha de salvaguardar os limites territoriais e marítimos do país.

A primeira tripulação da corveta passou por 13 semanas de treinamento operacional e de guerra no Esquadrão de Manutenção de Navios de Reserva em Jinhae, Gyeongsang-namdo, Coreia do Sul.

A corveta já como BRP Conrado Yap (PS39) deixando a Coreia rumo às Filipinas

Medindo 88,3 metros de comprimento com boca de 10 metros e calado de 2,9 metros, o navio doado por Seul pode acomodar uma tripulação de 118 pessoas e pode sustentar operações por até 20 dias.

O navio de guerra pode mover-se a uma velocidade máxima de 25 nós a uma distância de 4.000 milhas náuticas. Também está armado com dois canhões principais Oto Melara de 76 mm, canhão automático de 30 mm, torpedos antissubmarinos e uma variedade de sensores, como sonar e radares.

As Filipinas oficialmente receberam em seu serviço sua primeira corveta em uma cerimônia de entrega e comissionamento na Base Naval de Jinhae, a maior base naval da Coreia do Sul e sede da Academia Naval da República da Coreia.

O novo navio de guerra da Marinha Filipina recebeu o nome do ex-capitão do Exército das Filipinas, Conrado Yap, um dos soldados filipinos mais condecorados durante a guerra da Coreia.

Durante a cerimônia, o comandante da Marinha Filipina vice-almirante Robert Empedrad assegurou ao governo da Coreia do Sul que o navio será bem cuidado e que “ele estará sempre em condições e defenderá as águas marítimas de nosso país”.

FONTE: www.philstar.com

NOTA DO EDITOR: A Coreia do Sul lançou 24 corvetas da classe “Pohang” a partir de 1984. Enquanto dezoito navios continuam em operação no país original, dois foram transferidos para a Marinha do Vietnã, um para o Egito e outro para as Filipinas. Os navios da classe Pohang também chegaram a ser oferecidos à Marinha do Brasil.

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vovozao

15/08/19 – quinta-feira, bnoite, estás corvetas são aquelas que fazem parte de um pacote oferecido pela Coreia do Sul para ser escolhida para construir os hoje NCT, e, que na época o Brasil recusou?????

leonidas

Acho que são elas mesmo, eram mais de 1 unidades, se não me engano passava de 4…

Fernando XO

A oferta foi de KDX, algumas dessas corvetas e reforma no AMRJ…

Ricardo

É uma corveta sem hangar né? Deve ser pq o conflito com a CN se faz em águas muito próximas as costas das duas Coreias e o poder de fogo ou patrulha é mais importante?

Leonel testa

Seria um excelente navio patrulha oceanica para a marinha do Brasil

João Moro

Discordo. A MB está procurando navios que tenham heliportos e hangares. Acredito que foi isso que pesou pela não compra destes navios.

Airacobra

Nao tem hangar e muito menos convôo

Airacobra

Mas mesmo assim é um meio extremamente válido, e ainda com a opção de estudo de remover os canhões de ré e instalar um convôo