Home Marinha do Brasil Corveta Barroso zarpa para mais uma missão no Líbano

Corveta Barroso zarpa para mais uma missão no Líbano

7012
18

A Corveta “Barroso” partiu da Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), no dia 4 de agosto, para integrar a Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas do Líbano (UNIFIL).

O navio fará escalas logísticas nos portos de Natal-RN, Funchal-POR e Toulon-FRA antes de atracar em Beirute, no Líbano, dia 7 de setembro. No dia 15, do mesmo mês, será realizada a cerimônia de transferência do capitânia ou Handover, como é conhecida. A Fragata “União”, Capitânia da FTM-UNIFIL desde março, passará a missão para a Corveta “Barroso”.

A UNIFIL foi criada pela Organização das Nações Unidas em 1978 e conta, atualmente, com a participação de diversos países, incluindo o Brasil, e com aproximadamente 12 mil militares e policiais, além de funcionários civis. No dia 29 de setembro de 2011, a Marinha do Brasil foi autorizada, pelo Congresso Nacional, a enviar um navio para integrar a FTM da UNIFIL. A presença do navio brasileiro naquela região contribui para a garantia da paz e da segurança nas águas territoriais libanesas.

FONTE: Marinha do Brasil

18
Deixe um comentário

avatar
10 Comment threads
8 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
17 Comment authors
Rafael G. De OliveiraHelio MelloBb2William DuarteRenan Lima Rodrigues Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
DOUGLAS TARGINO
Visitante
DOUGLAS TARGINO

Concordo com essa missão que o Brasil comanda, pois não ficamos sem treinamento e ficamos atualizados com as demais marinhas envolvidas, mas se for para para prestar atenção: é sem lógica mandarmos um navio para esse tipo de missão vendo a real situação nossa aqui! Mas enfim, escolhendo ir ou não ir, ainda prefiro que vá para manter esses homens atualizados e treinados.

Salim
Visitante
Salim

Tristemente , a missão Unifil e o fiador da manutenção em dia destes meios. Grande Barroso, pena que foi só uma.

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

O piano carregado pela Barroso é daqueles antigos, de cauda, beeeeem pesados. Uma pena termos feito apenas uma.

William Duarte
Visitante
William Duarte

Estava pensando a mesma coisa. Uma pena.

Vovozao
Visitante
Vovozao

16/08/19 – sexta-feira, bdia, mais uma viagem da C. Barroso, nossas escoltas são tão escassas e/ou tão velhas que ela (C.Barroso), uma das poucas alternativas que possuímos para cumprir longos deslocamentos sem correr o risco de pane durante o percurso. Vai e volta briosa Barroso.

Jhon
Visitante
Jhon

Que radar está na Barroso? não tinha visto em fotos anteriores, parece com Artisan!

Marcos
Visitante
Marcos

Alenia RAN-20S

Fernando "Nunão" De Martini
Visitante
Fernando "Nunão" De Martini

“Que radar está na Barroso?”

Se está falando do radar de vigilância combinada, é o mesmo de sempre, o Alenia RAN-20S (mencionado pelo Marcos), que também é o radar das fragatas classe Niterói, instalado no programa Modfrag que as fragatas passaram, cerca de 15 anos atrás (época em que os sistemas da corveta Barroso também foram adquiridos, tornando-a bastante padronizada com as fragatas).

Claudio
Visitante
Claudio

Se construíssem em blocos modulares , poderiam construi quatro ao mesmo tempo em rio grande, fora outros estaleiros pelo país

Renan Lima Rodrigues
Visitante
Renan Lima Rodrigues

Inclusive o Brasil começar a ter mais parcerias de estaleiros japoneses e sul coreanos,que prezam um serviço melhor e mais rápido que esses estaleiros europeus que mais enrolam em projetos e não flui o andamento. Como o caso da classe Tamandaré,lamentável!

O estaleiro da Kawasaki eu não sei se ainda está em operação, embora seria uma boa colocar um estaleiro em Rio Grande, inclusive em Porto Alegre existia até a década de 60 se eu não me engano.

Helio Mello
Visitante
Helio Mello

Os estaleiros construídos para atender a Petrobrás não possuem capacidade real para atender a Marinha. São grandes demais. Só o pórtico do EAS tem capacidade de içamento maior que o peso leve da Barroso. O EISA, que nem é tão grande assim, teve problemas até com o sistema de controle de produção, que não conseguia cadastar peças pequenas (havia borboletas de 50g). As espessuras das chapas são finas para as máquinas de corte. O custo de operação desses estaleiros inviabiliza para esse tipo de construção. Já me disseram que a manobra do dique do ERG custa R$1 milhão, só para… Read more »

Marcelo Marins
Visitante
Marcelo Marins

Foi uma honra ter trabalhado para equipar este barco.
Fornecemos o sistema de controle da Máquina do Leme

Top Gun Sea
Visitante
Top Gun Sea

Corveta Barroso é “pau para toda obra”

Carlos Eduardo Oliveira
Visitante
Carlos Eduardo Oliveira

Vai durar pouco esse navio.

Bb2
Visitante
Bb2

Alem do mais, “se” usada como demanda a Onu, o desgaste sera acelerado. A opcao eh nao cumprir a missao de patrulha 24-7 365 dias, portanto um treinamento ineficaz.

Alex Barreto Cypriano
Visitante
Alex Barreto Cypriano

And there she goes, a pequena notável…

Bb2
Visitante
Bb2

Essa missao da marinha brasileira deveria ser cancelada o mais rapido possivel. Sobras dos sonhos megalonicos e outras aventuras do 9 dedos. Ministerio da defesa nao tem dinheiro para pagar nem a refeicao do recruta gracas aos gastos dos governos anteriores. Tirar os poucos recursos dispo niveis para patrulha da Zona Economica eh inacreditavel ,um ” crime”. Em 1967 sob demanda de Nasser, as tropas da onu, incluida as Brasileiras, sairam sem cumprir o objetivo de separar as forcas, sem o consentimento do conselho de seguranca. A alemanha, apesar de rica, tambem tem seus meios paralisados por falta de recursos.… Read more »

Rafael G. De Oliveira
Visitante
Rafael G. De Oliveira

As vezes tenho a impressão de este ser o único meio 100% operacional que temos/teremos