Home Exercício UNITAS 2019 reúne militares de treze países no Rio de Janeiro

UNITAS 2019 reúne militares de treze países no Rio de Janeiro

6570
46
USS Carter Hall (LSD 50)

Exercício marítimo acontece anualmente e visa incrementar a cooperação entre as marinhas das nações participantes

Rio de Janeiro, 16 de agosto de 2019 – De 19 a 30 de agosto, o Brasil sediará a Operação UNITAS LX, o mais antigo exercício marítimo multinacional, que é organizado pelos Estados Unidos desde 1959. O exercício visa fortalecer parcerias marítimas e melhorar a interoperabilidade, possibilitando que os países participantes treinem a condução de operações navais conjuntas em forças-tarefa multinacionais. Pela primeira vez, neste ano, o foco do UNITAS será testar a capacidade de cooperação regional marítima em cenários de ajuda humanitária e resposta a desastres naturais.

Além de Estados Unidos e Brasil, Argentina e Peru contribuirão com navios e aeronaves. Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Paraguai e Reino Unido participarão com suas delegações, enquanto Japão e Portugal estarão observando, totalizando, assim, 13 nações, 14 navios ou embarcações, um submarino, oito helicópteros e cinco aeronaves de asa fixa. O navio americano USS CARTER HALL deixou Norfolk, na Virgínia, no dia 4 de agosto, com cerca de 350 militares da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais a bordo, e está em rota ao Rio de Janeiro para integrar os exercícios. Nesta edição, além da operação no mar, haverá uma etapa anfíbia, que consistirá em uma simulação da coordenação de ajuda humanitária a partir da Ilha da Marambaia.

O Comandante do Comando Sul dos EUA (SOUTHCOM), Almirante de Esquadra Craig S. Faller, o Contra Almirante Donald D. Gabrielson, o Major-general Michael F. Fahey, o Coronel Robert T. Meade e o Capitão Thomas E. Mayers vêm ao Brasil para participar do UNITAS. O Almirante Faller falará na cerimônia de abertura no dia 19 e, sem seguida, visitará o porta-helicópteros brasileiro Atlântico. No próprio dia 19, Faller fará uma palestra para alunos da Escola Superior de Guerra (ESG) sobre profissionalismo e liderança e, no dia 20, acompanhará a celebração do 70º aniversário da escola, cuja criação foi inspirada na Escola Nacional de Guerra (National War College) dos EUA. O Comandante seguirá do Rio para Natal, onde participará da Conferência Sul-Americana de Defesa 2019.

Ação social

Em paralelo ao UNITAS, os militares norte-americanos participarão também de duas ações sociais em parceria com a Marinha do Brasil, ambas no dia 20. A primeira consiste em um esforço de limpeza na praia de Icaraí, em Niterói. A segunda ação acontecerá no AquaRio, onde militares de todas as delegações participantes do UNITAS interagirão com 60 crianças de projetos sociais de ONGs cariocas e outros 35 alunos da escola municipal bilíngue CIEP Presidente Agostinho Neto, em um dia de atividades diversas. O transporte das crianças será oferecido pela organização não governamental Associação Parceiros da Educação RJ.

DIVULGAÇÃO: Assessoria de Imprensa do Consulado dos EUA no Rio de Janeiro

Subscribe
Notify of
guest
46 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Kommander
11 meses atrás

Treze países incluindo o Brasil? Desde quando o Brasil tem marinha? Quem tem marinha é o Rio de Janeiro.

Burgos
Burgos
Reply to  Kommander
11 meses atrás

Quem tem Marinha é o Paraguai !!!
Kkkkkkkkkkkkk
Cuidado com a chalana deles !!!

Dodo
Dodo
Reply to  Burgos
11 meses atrás

Kkkkkkk poderosos botes infláveis

2Hard4U
2Hard4U
Reply to  Kommander
11 meses atrás

Pela sua ótica o Rio de Janeiro já não faz mais parte do Brasil. Aaaafff!

Tomcat
Tomcat
Reply to  2Hard4U
11 meses atrás

Você não entendeu a crítica dele 2Hard4U. Ele não está excluindo o RJ. O problema é uma crítica antiga de muitos aqui: a MB não sai do Rio. Seus navios só ficam na “ponte” Rio-Santos. Outros lugares pela nossa costa raramente veem os navios da MB.

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
Reply to  Kommander
11 meses atrás

Até missões humanitárias da marinha são no Rio de Janeiro

Pedro Moura
Pedro Moura
Reply to  Fabio Jeffer
11 meses atrás

Fabio Jeffer

Vc precisa pesquisar mais sobre as ACISOs e as comissões dos Navios da Esperança.

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
11 meses atrás

Estranho o Chile, Reino Unido, Colômbia não mandarem pelo menos um único navio ou aeronave!

Marcos
Marcos
Reply to  DOUGLAS TARGINO
11 meses atrás

O exercício ocorre em duas etapas, uma no pacífico e outra no atlântico.

Dalton
Dalton
Reply to  DOUGLAS TARGINO
11 meses atrás

O Chile sediou a fase do Pacífico da UNITAS em junho e para lá a US Navy enviou o USS Michael Murphy da classe “Arleigh Burke”.
.
O Brasil sediará a fase do Atlântico e pelo que entendi, militares chilenos também participarão, com tropas para desembarque anfíbio, mas, não será enviado nenhum navio.

Vovozao
Vovozao
11 meses atrás

16/08/19 – sexta-feira, btarde, está aí uma grande oportunidade de conversar com algum graduado japonês, com intuito de sondar sobre a disponibilidade de algum meio naval num período de até 3 anos, no caso dos destróieres murasame.

FighterBR
FighterBR
Reply to  Vovozao
11 meses atrás

Sonhador.

Demetrius
Demetrius
Reply to  Vovozao
11 meses atrás

Papagaio de blog…

Leandro Costa
Leandro Costa
11 meses atrás

Vão limpar a praia de Icaraí? Boa sorte e que tragam protetores solares. Não há muito o que limpar mesmo hehehehe

Mauro
Mauro
11 meses atrás

A compra do HMS Ocean deu ao Brasil um navio bastante apresentável e capaz para este tipo de evento. O Bahia não fazia feio nessas horas, mas o A-140 é realmente bem melhor. E o Rio de Janeiro é lindo.. essa é a verdade…quem não lembra da imagem de deslumbramento dos marinheiros no convés do USS George Washington (CVN-73) ao chegarem no Rio?? e aquele Secretário de Estado, John Kerry, que serviu na US Navy e que disse que já tinha conhecido muitas bases e escolas militares pelo mundo, mas que nunca viu nada tão bonito na vida como aquela… Read more »

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Mauro
11 meses atrás

O Rio é lindo sim… visto de longe.

francisco
francisco
Reply to  Leandro Costa
11 meses atrás

Mas visto de perto o Rio é só sujeira, buracos, balas pra quem te quero, deterioração nas ocupações legais e ilegais – sempre tem um jeitinho pra piorar mais. De cidade maravilhosa , tao cultuado pela grande mídia, só pelo retrovisor. Enfim, quem sabe, um dia. Fugindo do escopo da pagina e já me desculpando.

Eduardo
Eduardo
Reply to  francisco
11 meses atrás

O despeito corre solto! Só quem já foi as capitais do Centro, Norte e Nordeste sabe como elas sao e o ovo que são as capitais dos estados do Sul. São Paulo é para fazer negócios e nisso é imbatível, então nomeiem aqui no Brasil uma cidade de 13 milhões de habitantes que seja melhor que o RJ. O choro é livre ahahah aliás podem ficar bem longe daqui todos vocês!

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Eduardo
11 meses atrás

Mr Eduardo.
Quando militar, eu morava no Rio e gostava. Hoje não.
As milicias e o tráfico tomaram conta. Cobram taxas de segurança em conjuntos habitados por militares. Quanto a São Paulo. É melhor que o Rio em todos os sentido. Na cultura, nos negócios e na segurança. E graças a Deus. Não existe o predominio de uma cultura nefasta. Que faz apologia as drogas e violência quanto o malfadado e nojento funk. Arrisco a dizer. Que os politicos e o proprio povo do Rio destruiram a cidade e o seu antigo charme.

MMerlin
MMerlin
Reply to  Eduardo
11 meses atrás

Eduardo.
Morei 3 anos no Rio para desenvolver um projeto específico para a empresa.
A cidade do Rio de Janeiro é linda. Incomparável.
Voltaria para o Rio? Com certeza. Mas apenas a passeio.
A cidade se transformou no maior símbolo dos pontos negativos do Brasil: corrupção, insegurança, falta de estrutura, saúde, excesso de funcionalismo público, etc.
A propósito, a capital do RJ não chega nem perto de 13 milhões. Este valor é referente a São Paulo.

Marcelo
Marcelo
Reply to  MMerlin
11 meses atrás

Região metropolitana do Rio de Janeiro ultrapassa 14 milhões

Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Eduardo
11 meses atrás

O que você conhece do Brasil para afirmar isto ?

Parece os meus amigos de Natal, que mal saíram de lá para fazer turismo e juram de pé junto que Natal é o melhor lugar da galáxia.

Dudu
Dudu
Reply to  Eduardo
11 meses atrás

Báh mas o que tem a ver os estados do sul com o que o Francisco falou?Que agressão gratuita!
Se bem que tá certo,as capitais do sul são ovo,o RJ decididamente é aquele lugar de onde sai o ovo…

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  francisco
11 meses atrás

Pelo visto vc não conhece o Rio…vou pelo menos umas 3 a 4 vezes ao ano lá…nunca fui assaltado. Logico que tem algumas favelas que deve serem evitadas, mais na maior parte da cidade, principalmente a turística e muito bem policiada e segura.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Rodrigo
11 meses atrás

Rodrigo.
Conheço e tenho parentes morando no Rio. Eu próprio morei lá. Na rua São francisco Xavier em frente ao colégio militar. Ia andando ver jogos no maracanã.
Não existe mais poder público neste cidade.

Dodo
Dodo
Reply to  Antonio Palhares
11 meses atrás

Antonio, está falando uma grande besteira, eu moro aqui e adoro o Rio, em termos de infraestrutura a cidade está muito bem e gosto bastante daqui, se você vem pra cá pra ficar em um bairro ruim como é essa região então não queria reduzir toda a realidade da cidade a alguns exemplos, vá na barra da tijuca, vá nos bairros da zona sul, até mesmo na ilha do governador e a região central que foi muito reformada e está bastante bonita e você mudará de ideia. Além do que, ja ouviu falar em um cidadão chamado Witzel? É o… Read more »

alexandre
alexandre
Reply to  Dodo
11 meses atrás

já morei no RJ, hoje moro em Cuiabá, o melhor lugar do mundo, é o lugar onde trabalho e paga minhas contas, o RJ é lindo, mas extremamente violento, e engarrafado, levo 10 minutos de casa ao trabalho, isso é qualidade de vida, praia , piscina, com o tempo enjoa. RJ só a passeio, muito cheio, muita gente, saudade de jogos do Flamengo no Maracanã, o melhor meio de acesso aos jogos no maracanã, é o trem lotado, o custo de vida na zona sul, é bem alto…morar bem ou viver bem , eis a questão ?

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Dodo
11 meses atrás

Dodo.
De forma cordial e respeitosa. A infraestruturado Rio é soberba. Favelas dominadas pelo tráfico e milicias. Volta e meia um desmoronamento e famílias soterradas. A ilha do governador onde servi, como fuzileiro naval. Hoje é antro do tráfico com os morros do dendê e o cacuia. Estou muito bem aqui no Tatuapé. Onde nem preciso tirar o carro da garagem para trabalhar.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Dodo
11 meses atrás

Rio : grande pólo de alta tecnologia, fabrica da imbel, super computadores em petropolis e o da Petrobras, cetex, INB, ultra centrífugas, central trânsito internacional que conecta o Brasil ao mundo, Angra 1 e 2. Subnuc.etc…

Dodo
Dodo
Reply to  Rodrigo
11 meses atrás

Pois é Rodrigo…. chamo isso de desinformação ou inveja mesmo… legal mesmo é morar no Acre, em Cuiabá etc né…..

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Dodo
11 meses atrás

Moro em Niterói, que já foi maravilhosa e hoje é horrível em quase todos os sentidos. Exceto, de novo, de longe e alguns lugares históricos interessantes. Já estudei, trabalhei e morei no Rio e em São Paulo e visitei algumas outras capitais e cidades Brasil afora e concluo que o Rio de Janeiro é um lixo. Culpa mesmo do povo e de seus espelhos, os políticos. O Rio é a capital da pilantragem, da exaltação à figura do malandro. NADA no Rio dá certo. E a infra estrutura é péssima, e isso conta para a fabulosa Zona Sul também. O… Read more »

Bastos
Bastos
Reply to  francisco
11 meses atrás

Tem muita inveja no ar e muitos que ainda acreditam na rede globo, inacreditavelmente. Sou natural de Campo Grande-MS, cresci em Guarulhos-SP, na adolescencia fui para Barbacena-MG, depois interior de SP, depois para o nordeste, Belem do Pará e estou no Rio desde 2006 ou 07. Rio de Janeiro é muito grande e diferente dependendo do seu bolso. Como um típico classe média, posso dizer com propriedade que o RJ não é nem de longe aquilo que se apregoa na mídia. Não há problema algum aqui que outras capitais brasileiras não possuam tambem. Uma cidade de 13 milhões de pessoas… Read more »

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  francisco
11 meses atrás

Pois é Francisco, e a despeito disso, é o lugar com mais estrangeiros morando no Brasil!! Eles devem ser loucos né? Vem aqui e te mostro o que não aparece na Rede Globo!!!

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
Reply to  Mauro
11 meses atrás

É incrível a quantidade de reações negativas, vocês realmente não gostam da minha cidade. Amo o Rio de Janeiro, e o que estraga essa cidade é a corrupção, em todas as esferas da sociedade. Como militar da reserva e praticante ativo do ecoturismo, reconheço o Rio como capital referência em belezas naturais e quem discorda disso não é entendedor do tema. No mais, a chegada do CVN-73 foi realmente bonita.
Sds

Galvão
Galvão
11 meses atrás

Alguém sabe qual foi o sub escalado para participar do Exercício ?

cvn76
cvn76
Reply to  Galvão
11 meses atrás

Provavelmente o “Tupi”…..é ou era o único disponível no momento…..2 estão em manutenção e 2 parados para entrar em manutenção…..:-(

Peter nine nine
Peter nine nine
Reply to  Galvão
11 meses atrás
CVN76
11 meses atrás

Tempos de vacas magras para todo mundo…..me lembro das UNITAS dos anos 80 quando os EUA enviavam uns 4 ou 5 navios e submarinos….
As manobras levavam vários dias ou semanas
Visitavam vários portos como Recife, Salvador, Rio e Santos.
Os mesmos ficavam abertos ao público.
Hoje enviam somente um navio, manobras curtas no litoral do RJ e nada de visitação pública….

Dalton
Dalton
Reply to  CVN76
11 meses atrás

Verdade Franz, a “guerra fria” foi um catalisador para investimentos na área militar que nunca mais será visto novamente e havia uma “preocupação”
maior com o Atlântico por parte dos EUA.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Reply to  Dalton
11 meses atrás

Grande Dalton !

Verdade meu amigo, mas penso que com as atividades chinesas expandindo-se para a AS, pode ser que voltemos a ver expressões de força por parte da USNavy (assim espero).

Também espero ansioso para quem em 2020 possamos ver o Riachuelo no exercício.

CM

Dodo
Dodo
Reply to  CVN76
11 meses atrás

A economia global se encontra em marcha lenta, não há tbm razão pra justificar uma mega operação militar nesse estilo, visto que não há nenhuma ameaça militar na região( diferentemente da operação realizada no mediterrâneo e no Pacífico)

Luiz Floriano Alves
Reply to  Dodo
11 meses atrás

Concordo, o Rio continua lindo. Mas a MB não pode ficar concentrada no AMRJ. Temos que ter bases mais expressivas e formação de nivel superior igualmente dispersas. O carioca não vai querer sair do Rio. Formemos oficiais na Bahia e em Santa Catarina. Dois belos portos onde se pode manter esquadrões navais de poder significativo. Bases avançadas em Macapá, Noronha e Rio Grande (onde jaz uma base aeronaval ociosa desde a WWII).
Belém está se estruturando, mas é muito pouco para a região Amazônica.

Roberto Santos
Roberto Santos
11 meses atrás

É tao importante esse exercício q os americanos mandaram um único navio kkkkkkkkk
Melhor acabar de vez, as ÚNITAS foi importante, hoje é uma lembranca do passado.

Luiz Floriano Alves
Reply to  Roberto Santos
11 meses atrás

Com a situação mundial se deteriorando não vejo com uma potência deslocar unidades importantes para essa Unitas. quando garoto, lá em Rio Graande a Unitas trazia a esquadra para o porto velho. Só o cruzador Barroso ficava no porto novo. Uma noite dispararam os canhões AA de 40 mm. e as balas brilhantes vararam os ares, em direção do mar. Triste que hoje, não temos verba para o rancho e as FA irão operar em meio turno. Os taiferos não trabalharão. Bico seco, que rasparam o cofre e, ainda deixaram uma conta astronômica para pagar. E os responsáveis, ainda dão… Read more »

Audax
Audax
11 meses atrás

Que ridículo. Uma matéria sobre um importante exercício militar se transformou em debate sobre bairrismo. Lamentável.

Nathan Da Silva Oliveira
Nathan Da Silva Oliveira
11 meses atrás

Olá, tudo bem. Alguém sabe me dizer se também teremos exercícios aéreos? Ouvi dizer que o Brasil iria utilizar dois P95M Bandeirulha, um P3AM Orion e dois H36 Caracal.