Cruzador Pyotr Velikiy, da classe Kirov, em 2016

Cruzador russo Pedro O Grande

Depois de Trump declarar boicote ao governo de Maduro, generais da Rússia e Venezuela assinam acordo permitindo envio de navios de combate

A Rússia está bem próxima de consolidar o projeto de instalar uma base militar – primeiro naval, depois aérea –, no litoral da Venezuela. Há três dias, em Moscou, Vladimir Padrino, ministro venezuelano da Defesa, e seu equivalente russo, o general Serguei Shoigu, assinaram um acordo bilateral permitindo o amplo envio de navios de combate das frotas de ambos os países, um para o outro, apenas “por meio de notificação prévia”.

Shoigu considerou a medida “um ato de cooperação inédito na região em muitos anos”. Padrino destacou a “formalização do protocolo das visitas mútuas” e a possibilidade de discutir “questões referentes à situação atual na Venezuela e o pacto de apoio técnico no campo da defesa”.

Analistas de inteligência militar do Brasil destacaram que a combinação diplomática foi anunciada uma semana após o presidente dos EUA, Donald Trump, declarar um amplo boicote ao governo de Nicolás Maduro. Para o general Shoigu, “qualquer interferência externa é inaceitável, especialmente nesse momento, em que a atmosfera na Venezuela está extremamente tensa”.

O estabelecimento de um centro aeronaval russo no litoral venezuelano ganhou consistência a partir de 2005, quando Vladimir Putin e Hugo Chávez firmaram os contratos iniciais de compra de equipamentos e sistemas para as Forças Armadas Bolivarianas. Ao longo dos anos, outros compromissos nos setores da extração de petróleo e gás e de infraestrutura expandiram os interesses entre Moscou e Caracas. Putin abriu linhas de crédito para Chávez e, em 2014, também para Maduro.

A história é mais longa. Em 2007, a Venezuela tomou US$ 17 bilhões em recursos para financiamento de seu programa plurianual de crescimento econômico. Por meio da estatal petrolífera Rosneft, o governo russo obteve a concessão de direitos sobre dois campos de produção na plataforma marítima. As reservas nesses lotes são estimadas em cerca de 146 milhões de barris. Outras duas empresas russas, a Gazprom e a LUKoil, são fornecedoras de serviços para a PDVSA, a estatal de petróleo e derivados fortemente atingida pela crise. A parte não paga da conta chega perto de US$ 3,4 bilhões. Renegociado há dois anos, o débito deve ser quitado em quatro parcelas até 2027.

MILITAR
O quadro favorece o projeto estratégico da base avançada no litoral caribenho. Na Ilha La Orchila, 200 quilômetros a nordeste de Caracas, já existem certas facilidades, como campo de pouso e serviços navais. Em 2008 e 2013, o imenso cruzador nuclear Pedro, o Grande esteve no local, escoltado por duas fragatas. É um gigante de 252 metros de comprimento, 28 mil toneladas de deslocamento, 727 tripulantes, 3 helicópteros, e muito armamento

Orchila fica a 1.500 quilômetros da Flórida. Uma das rotas da eventual intervenção armada na Venezuela passa pelo eixo do pequeno conjunto de afloramentos e, segundo uma declaração de Padrino, “um complexo forte vai tirar do agressor a vontade de agredir, servirá de dissuasão contra um invasor”.

Embora não admitido formalmente, o plano do Comando da Aviação de Longo Alcance da Rússia foi apresentado há alguns anos considerando a cessão de uma gleba para abrigar hangares, armazéns, estação de comunicações, núcleo residencial, acessos terrestres e novos canais marítimos.

O general responsável pela ensaio, Anatolii Zhikarev, qualificou o estudo de “exercício teórico”. Mas admitiu: para os grandes bombardeiros Tu-160 Blackjack – supersônicos com capacidade de ataque nuclear, vistos a intervalos regulares desde 2013 na base de Maiquetía, bem próxima de Caracas –, “uma escala para descanso e reabastecimento depois de 17 mil quilômetros de voo seria quase um presente”. Melhor ainda, no Caribe.

FONTE: em.com.br

Subscribe
Notify of
guest

270 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sergio Luís

Venezuela se protegendo

Ezequiel Araujo

Não é a Venezuela se protegendo. É estratégia militar da Rússia para domínio. Uma forma dura de ameaçar a soberania da América do Sul e intimidar os EUA. A Rússia tem super interesses econômicos na Venezuela e isso é o que lhe importa. Altos investimentos nas áreas de petroleiras e energéticas..Quanto a situação precária do povo venezuelano sob o regime cruel do ditador Maduro, isdo não importa para os russos. O wue interessa de fato são os negócios…

tupinambá

Tem ideia de quantas bases militares têm os EUA em países vizinhos ao Irã ?

J L

Bem, resta à US, usar em ultimo caso, a mesma estratégia que tentou usar em Cuba e no Iran, Os contras treinados e equipados por eles. Seria uma intervenção interna.

francisco Farias

Tanto em Cuba quanto no Irã os contras falharam. Na Venezuela também não vai funcionar. Os USA devem colocar a viola no saco e abandonar a Venezuela como fez com a Coreia do Norte.

Edezio

Verdade. É isso é preocupante para o Brasil.

Kommander

Concordo com tudo que foi dito. mas em relação a população venezuelana, vc acha que os EUA tão preocupados também? rsrsr

jodreski

Rússia é oportunista assim como qualquer nação que se preze o é tb, ela está aproveitando a situação de calamidade da Venezuela e o isolamento da mesma para poder fazer negócios bem lucrativos com a mesma. Aliás ela é um dos poucos países que pode se dar o luxo de ir contra as recomendações da casa branca e pouco se importar com as consequências, o Brasil por exemplo não pode se dar esse luxo. A base marítima e talvez a aérea seria uma forma de proteger os interesses russos na região além de servir como uma luva para a logística… Read more »

mendonça

mas nenhum deles se importa com o povo venezuelano,independente de ser americanos ou russos ,chineses e até brasileiros . todos pensam no seu propria barriga ,em se tratando de brasil ,é ainda pior . o governo pouco se importa com a saude publica,vide milhares de cidadãos morrendo na fila dos hospitais ,vão se importar com povo de outro país ??? é ruim hein . isso tudo é um jogo que envolve ganância economica ,e nisso os americanos supera todos . deram ,ou venderam a preço de bananas um monte de armamentos para o brasil ,obuses ,veiculo recuperador e tal… mas… Read more »

Alexandre

Meu nobre então os Estados Unidos estão também ameaçando a “soberania da América do Sul ” , pois eles tem bases militares na Colômbia , Paraguai e Peru , não acha ??? nossos governantes tem é que realmente acordarem e investir pesado nas nossas forças armadas , pois sabemos que a ONU só é em faz de conta , e quem realmente manda no mundo é quem tem grande poder militar e econômico

eder barbosa dos reis

Da mesma forma que não importa para os EUA a fome e as mortes causadas no Iraque,Afeganistão,Líbia e a pequena CUBA que sofre um boicote econômico destes os anos 60 por ser comunista ! tratamento que os EUA não da igualmente para a China.

Entusiasta Militar

Sergio

Acho que é apenas uma base de desdobramento da Russia nada demais …

Alias, a Russia tem algumas bases espalhadas em pontos estratégicos mas sao poucas porque nao tem recursos para manter muitas bases no exterior ou para tentar competir com os EUA mas mesmo assim nao temos que se preocupar com isso.

Mas. os chineses sim. sao perigosos belicistas que querem dominar o mundo

Cinturão de Orion

Rússia se expandindo.

Antoniokings

E será bem mais atuante com a nova parceria estratégica com a China.
Teremos novos tempos no Mundo todo.

Cinturão de Orion

Onde se lê: bem mais atuante
Leia-se: claramente “a dominadora”

francisco Farias

Se expandindo não. Se protegendo, pois a Russia está cercada por bases norte-americanas instaladas nos paisecos vassalos da OTAN/USA.

Marcelo

Cercar a Rússia? Kkkkk

João Moro

Não. É a Venezuela tornando-se vassala da Russia.

José Carlos

É uma notícia que de forma alguma agrada o Brasil ou qualquer país na América latina que não seja a Venezuela…
Que falta faz uma 2° esquadra naval no Norte/Nordeste para se manter ativa na região que é tão importante quanto o Sul/suldeste.

DOUGLAS TARGINO

Quem sabe o São Paulo?

William Duarte

Com trinta 14bis armados com atiradeoras e. Flechas .

Jundiaí

Sindrome de vira lata !!!

Gil Roberto Alves de Carvalho

Sinceramente, não acho que seja uma demonstração de “síndrome de vira-lata” e sim de realidade. Se o São Paulo estivesse minimamente operacional, quais escoltas ele poderia contar? e operar quais aeronaves?

francisco Farias

Síndrome do vira-latas é sempre tomar partido e se submeter a política dos USA ou de qualquer potência dominante.

Ebimilson

Rsrsrsrs

Adriano Madureira

Amigo, esse defunto não volta a vida nem em seriado de walking dead, quanto mais na MB… Alguns são leitores de sites de defesa e parecem que não entenderam a situação da MB e do MD

francisco Farias

Forças Armadas no Brasil é somente cabide de emprego. Só estão preocupados com salários e regalias.

Marcelo Andrade

Francisco, pelo histórico de seus comentários, sempre repetitivos, cheguei a conclusão que você não passou em nenhum Concurso Militar em que se inscreveu! Só pode…

Ramon

Quem sabe o Brasil inventa uma nova formar de propulsão para porta avião, vamos ser os pioneiros na modalidade de porta avião movido por meio de rebocadores, por que no estado que o São Paulo se encontra ele tem dois destinos, um como alvo para a marinha e o outro é vender ele para algum maluco ou para a reciclagem.

Cinturão de Orion

Caro Ramon.

Até onde eu sei, foi empregada uma quantidade muito grande de “Amianto” na construção do São Paulo, de forma que 1) não pode ser simplesmente “afundado” (contaminação ambiental) e 2) ficaria economicamente inviável – muito caro retirar o Amianto para depois se fazer o “desmanche” para sucata.

É isso.

Madmax

O Amianto no fundo do mar seria tóxico como? Explique?

Rafaelsrs

Se não me engano você já fez esse comentário aqui sobre o amianto.
O amianto não é tóxico na sua forma final, ex: telhas, caixas d´água, revestimento de paredes(forma muito utilizada nos países do Norte como isolamento térmico),etc.
Sua forma perigosa é o pó e somente o pó, como utilizavam ele nas paredes das casas do hemisfério Norte ao furarem as paredes por diversos motivos acabavam por aspirar seu pó e por isso ele foi banido da construção civil.

francisco Farias

O amianto se decompõe em pó. Com o tempo uma peça que é sólida se decompões e passa a contaminar o meio-ambiente.

francisco Farias

O Brasil comprou lixo que seria afundado pela França e agora não sabe onde despejar esse lixão.
Tem mais lixão por ai, pois os “comandantes” brasileiros adoram comprar sucata.

jodreski

Para com isso…. eu já dei um fim muito melhor ao SP, já falei para rebocarmos ele até as águas Argentinas e deixarmos lá… quem sabe os Hermanos adotem ele…. seria um sonho se livrar daquela encrenca.

Sincero Brasileiro da Silva

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Fabio Jeffer

Até concordo que não temos navios pra por no Norte/Nordeste, mas mesmo se tivéssemos 50 fragatas a Marinha do Brasil, ou melhor, do Rio de Janeiro, manteria todas no Rio

Mayuan

Larga de ser ridículo que a MB mesmo diz que quer por navios lá mas não os tem. Vai fazer base no NE só pra afagar aplacar o complexo de enjeitado de alguns?

francisco Farias

O perigo está no norte do Brasil, mas os “comandantes” não querem deixar de residir no sudeste, por isso mantem o grosso das F.A. naquela região. Argentina, Paraguai, Uruguai não representam perigo para o Brasil.

Marcelo

Transferência já dos regimentos da região sul para o norte do país

Marcelo Andrade

Francisco, pesquise nos últimos 20 anos, quantas OM saíram aqui do RJ e foram para o norte e sul. Estou falando do EB.

Rodrigo

E com que dinheiro a Russia vai manter uma base naval na Venezuela???

100nick-Elã

“E com que dinheiro a Rússia vai manter uma base naval na Venezuela?” kkkkkkk

Criança, a Rússia vai manter, ponto final, acredite você que ela está falida ou não. Aceita que dói menos.

Flanker

Tava demorando pro fanboysky aparecer com seu discurso de disco arranhado! Esse sujeito, e outros do mesmo naipe, não escrevem uma linha qdo o assunto envolve equipamentos das nossas FFAA…como nos tópicos do E-99M e do primeiro Gripen da FAB….mas, basta aparecer uma linha que seja sobre Rússia e China que eles vem correndo….lacaios !!

Cristiano de Aquino Campos

Com o mesmo dinheiro que mantem uma base na Siria. O maior custo, por assim dizer fica com a venezuela, o terrwni que deve ser cedido ate de graça. Salários e suprimentosz tanto faz se e na Russia ou na Venezuela. Duvido que elea ganhem algum adicional.

Adriano Madureira

Talvez tenham a dívida amortizada em troca da cessão do lugar onde será tal base…
Oque seria bom, lembro que no governo Aécio Neves, a Fiat devia milhões a MG, oque o governo fez?! Ao invés de esperar sentado que a Fiat pagasse a dívida, negociou e recebeu carros para a PM-MG e órgãos do governo.
Os venezuelanos devem bilhões a Moscou, é muito melhor fazer um contrato e ir abatendo o valor do aluguel na dívida.

Adriano Madureira

Amigo, basta saber quanto a Venezuela deve a Rússia…

Ou os venezuelanos cedem a área existente aos russos, e ao invés de Moscou pagar aluguel anualmente, vai perdoando a dívida de Caracas.
Pode ser uma forma vantajosa para ambos:
Moscou ganha uma base no Caribe e Caracas tem uma divida de bilhões amortizada.

Antoniokings

‘E com que dinheiro a Russia vai manter uma base naval na Venezuela???’

Basta fazer como os EUA. Pegar emprestado e dever a Deus e o Mundo.

francisco Farias

Do mesmo modo que os USA mantem as suas em outros países.

jodreski

Com o mesmo dinheiro que faz ela ser uma das marinhas que mais navegam no mundo e uma das forças aéreas que mais voam tb. Amigo… segurança lá é levada a sério não é como o Brasil que acha que segurança se faz com homens em excesso na folha de pagamento que consome quase todo o dinheiro destinado as forças.

tupinambá

O Bauru.

Marcelo R Seixas

As Fragatas Oliver Hazard Perry e os Destroyers Arleigh Burke que vamos ganhar do Trump. Somos aliados extra OTAN!!!

Defensor da liberdade

Tio Trump não faz sem permissão do congresso.

” Tio Trump não faz sem permissão do congresso”.
Esse é o preço da democracia, já tio Putin como nunca foi democrata não precisa de aprovação da Duma.
O que importa é que isso nos dá o direito de convidar os Burke da US Navy para passear no Norte e quem sabe em partes navegáveis do Amazonas.

Defensor da liberdade

Se for só para treinamento, outra coisa não.

francisco Farias

Quando se trata de fazer guerras o Tio Trump tem o apoio tanto dos republicanos quanto dos democratas.
Lá a política é de estado e não de governo, por isso funciona.
Aqui não temos política de estado, só de governo. É por isso que quem está na oposição procura sempre atrapalhar os que estão no governo. Vejam a brigadeira que está acontecendo só porque o Bolsonaro quer nomear seu filho para embaixador dos USA.
Que prejuízos isso traria pra o Brasil? nenhum. Mas a oposição está fazendo o maior boicote.

José Carlos David

Sugiro uma Esquadra de Papelão.

Faz um acordo naval com os EUA e instala uma base para os Arleigh Burke no Norte, bem pertinho da Venezuela. Depois vamos comprando uns navios usados e colocando lá.

Adriano Madureira

Só se for os barcos escola Galante?????‼️

Maurício Veiga

No momento não temos meios disponíveis, mas no futuro com certeza vamos precisar de uma 2 Esquadra para projeção Geopolítica na região Sul e Caribe, só é grande quem pensa grande, dinheiro o Brasil tem, oque falta é interesse e vontade política!

EduardoSP

O Brasil tem uma economia grande porque é um país grande, com muita gente. Quando fazemos a comparação per capita somos um país de renda média-baixa. Não há tanto dinheiro como vc crê.

Maurício Veiga

Temos 400$ bilhões de Dólares em reservas cambiais, só para lembrar, imagine o resto….

Cavalli

Acredito que não tenha entendido o comentário, ou melhor, a lamentação de NÃO TERMOS uma 2ª esquadra, justamente por falta de meios. A não ser que queria mesmo era ser irônico.

Aproveito a oportunidade de lhe perguntar (já que nos faltam meios de superfície); como está o imbróglio do Projeto das Corvetas Classe Tamandaré que foram parar no TCU?

Carlos Campos

as Fregatas Fantasma, Vulto e Miragem

Torama

Pior que os nomes são bons, bem ao estilo Royal Navy kkkkk

Cavalli

Faltou a Ilusão…

Alfredo RCS

Alexandre Galante, vamos TER que colocar navios na possivel base do Norte/Nordeste…Esse é o unico lado bom em ver o expansionismo russo/chines na Venezuela/Bolivia e, possivelmente, Argentina. Ou isso, ou teremos que ver a cobiça russa/chinesa/americana/européia cada vez mais proxima de nossa pátria, colocando em risco o futuro de nossos filhos e netos. Tratar a população brasileira como eternos adolescentes politicos, fruto da “educação” Paulo Freire, onde se “avalia” o que o aluno “tem de bom” ou inves de mostrar que ele tem que calar a boca e estudar porque é ignorante e vai virar bandido se não estudar, só… Read more »

André Souza

Galante uma 2° esquadra seria muito importante, essa concentração da MB no Rio de Janeiro não é eficaz.

Eduardo dos Anjos

Não faz sentido meu caro, essa briga não é nossa, o que a Rússia e China estão fazendo é dissuadir os EUA a realizarem uma intervenção militar, pois investiram pesado na capacidade produtiva da Venezuela e concederam empréstimos com o petróleo de garantia, ou seja, estão apenas garantindo que o dinheiro investido não se perca, além de evitarem um calote na troca do governo se uma intervenção militar se concretize… não vejo outra movimentação em outro sentido… o jeito é contar com serviços de inteligência para monitorar as ações por lá… porém sem precipitações… Ou seja, temos que vigiar e… Read more »

DOUGLAS TARGINO

Aqui no Brasil é: vou esperar ser atacado primeiro para depois pensar em se armar.

nonato

Hora de Trump agir…
Se não fosse os aliados russos dentro dos Estados Unidos…

JT8D

Concordo Eduardo, o Caribe está para os EUA assim com o Mar da China está para a própria China. Ou seja, esse é um problema (grande) dos EUA. O Brasil não exerce qualquer influência no Caribe, deixa eles que são superpotências nucleares se entenderem (ou não). Cabe a nós apenas nos prepararmos para defender o nosso território, pois a temperatura está esquentando …

Keman

America Latina? Cuba, Nicaragua, Bolivia e Peru ainda são latino americanos não são?

Rafael G. De Oliveira

No norte e nordeste….uma esquadra de navios acho muito…talvez uma segunda flotilha de submarinos seria melhor aproveitado…o duro seria levantar fundos para montar a infra para tal….ja vou adiantando antes que alguem aponte a falta de verba e entre na conversa repetitiva de sempre….

francisco Farias

E agrada ao Brasil os USA terem bases na Colômbia e em outros países que fazem fronteira com nosso pais?

Guilherme

Ih, rapaz … será que teremos uma nova crise dos mísseis?

Evgeniy (RF).

Não

john oak

Estaria a Russia retribuindo aos EUA pela suposta criação de uma base na Polônia?

Antoniokings

Seria mais que justo.

JT8D

Deus te ouça, camarada

100nick-Elã

Se o Ocidente se preocupasse com crise dos mísseis, não daria golpe de estado na Ucrânia, colocando neo-nazistas por lá. Nem instigaria a Geórgia a atacar a Rússia em 2008; nem estaria incluindo países que eram antes da esfera de influência da URSS na OTAN. Agora, a Rússia não vai recuar sem 3ª Guerra.

JPC3

Você fala como se a Rússia tivesse condições de vencer.

100nick-Elã

Não tem é? Hitler também achava que venceria, tinha quase certeza; Napoleão também; eu vi a Rússia vencer na Siria em 2015, na Geórgia em 2008; estou vendo o dólar cair como moeda internacional e estou vendo a parceiria estratégia China-Rússia; estou vendo o poder dos EUA reduzir-se substancialmente no Oriente Médio e estou vendo os EUA não conseguirem tirar Maduro do poder e nem Assad; estou vendo a Europa e os EUA em racha, com os EUA não conseguindo impedir o gasoduto Nord Stream 2…e muitos outros exemplos. Mas se vc não acredita, problema seu, o tempo dirá e… Read more »

100nick-Elã

JPC3, o Putin acha que foi uma boa ideia investir na Venezuela e se acha, então na opinião dele a Rússia tem condições de defender a Venezuela. Mas como vc é mais esperto e mais inteligente que o Putin, então deveria se tornar o presidente do Brasil e tirar-nos dessa barca furada em que estamos. Por favor, faça isso, pelo Brasil, meu amigo gênio.

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro

Ah , entendi. Invadir o Afeganistão e criar países ad hoc como a Checoslováquia ou invadir o Tibet como a China fez só pode ser coisa duzamericanu né ?!

JT8D

Tudo pra vocês é gópi …

Diogo

kkkkkkk… é tudo gópi, nazistas, fascistas, o discurso é o mesmo, só muda a posição geográfica… eles ainda não entenderam que na corrida dos protagonistas globais a Russia ficou para trás.

Xdsf

Diogo, acho que você deveria se informar melhor. É só olhar para o Oriente Médio e ver que hoje a Rússia é a grande protagonista naquela região. Portanto, Diogo, acho que quem ficou para trás foi você rsrs.

Flanker

JT8D, nem perde teu tempo….essa criatura aí é doente!

100nick-Elã

Falou, sanidade. Mas o Maduro já caiu? há meses estão dizendo que ele está com os dias contados. Capaz do Trump e do Bolsonaro sairem e o Maduro ficar.kkkk

Carlos Campos

Geórgia não atacou a Rússia da onde vc tirou isso?

João Moro

“Neonazistas”???? Tá fora da casinha…

João Souza

Pra ter crise dos mísseis tem que ter mísseis. Onde estão os mísseis?

JT8D

Nos bombardeiros supersônicos de longo alcance russos?

João Souza

Crise dos mísseis eram misseis balísticos. Bombardeiros podem estar em qualquer lugar a qualquer hora.

Jadson Cabral

Não. Como o próprio russo disse, a base servirá basicamente para descanso das tripulações. Um logar para os coitados pegarem um sol.

JT8D

Que meigo …

Brunow Basillio

Um ponto de apoio acredito que venha a ter, mas base mesmo, igual eles tem em Tartus na Síria, acho bem difícil muito difícil, Venezuela com o governo atual é um país sem futuro, ninguém iria gastar dinheiro com infraestrutura e montar uma base num lugar que amanhã pode não está favorável a ti..

Evgeniy (RF).

Provavelmente, estamos falando de um procedimento leve para encontrar navios nos portos da Venezuela. Não mais. Isto não é um análogo da Síria.

100nick-Elã

Depende. Quanto mais Trump apertar a Venezuela, mais o cenário irá se aproximar da Síria.

Antunes

Prezado,
Acho que o propósito é mais do que um simples Porto de apoio

Evgeniy (RF).

Antunes
Prezado,
Acho que o propósito é mais do que um simples Porto de apo

——

Este é um acordo de visita a navios. E isso é tudo. Sobre a base específica, ninguém diz.

Antunes

Digo mais….
Vai ocorrer tráfico de bens minerais, armamentos, evasão de divisas e quem sabe….uma pasta base

João Souza

Venezuela está cada vez mais se fechando para a democracia. Nessas condições manda por lá os militares e ponto final. Nem o Maduro manda mais por lá e sim o general López, que deve se alçar a presidência em algum momento.

Eduardo Lima

O próximo vai ser a China

Alex Barreto Cypriano

Então: se a base russa preocupa o Tio Zé, só deixar os chinas fazerem uma em Natal. Afinal, somos unha e carne com a RPC e, de acordo com a opinião de Tico e Teco sobre geopolítica daqui e de acolá, chineses e russos não se bicam :D.

Entusiasta Militar

” chineses e russos não se bicam ”

Isso e uma verdade …. ate poderiam se unir e lutar contra os EUA mas nem isso mesmo eu acredito … é mais facil se houver um embate china X EUA a Russia fazer pipoca e assistir

Carlos Gallani

Que droga é essa véio?

João Moro

Resumindo o que você disse: “não vamos se aliar com Hitler, só com o Stalin”… mas que lógica…

Alfredo RCS

Base russa na venezuela??? Otimo, vamos trocar ideias com a UCRANIA e começar estudos para tracas de “experiencia” com os ucranianos. Asim comecaremos a ocupar o local de destaque que merecemos no foro das naçoes. Para alhuns oaises, a linguagem do expansionismo é a unica que entendem.

Alison Lene

Igual o calote que os ucranianos nos deram no desenvolvimento do VLS né espero?

Brunow Basillio

Tipo as idéias do VLS ?

João Souza

Lembram das mensagens vazadas pelo WikiLeaks onde os americanos afirmavam para os ucranianosque “não tinham interesse no desenvolvimento por parte do Brasil de um VLS”? Então…

pedroptdc

E os entreguistas mesmo assim não param de lamber a bota dos Ístêites… tsc tsc

Ricardo

Ucranianos comeram um bilhão dos contribuintes brasileiros para nada!

Esteves

Acabou o sossego.

filipe

Siria 2 ….

leonidas

Ué a Europa e os EUA não resolveram levar a bandeira deles para fronteira Russa? Para cada ação uma reação, a Rússia esta corretíssima em procurar salvaguardar os interesses dela. Se neste continente não há nação que se preocupe com isso é outra história e os russos não tem nada com isso. Os americanos através de uma politica comprometida com “direitos humanos” perderam uma oportunidade de ouro em contar com uma Russia não jogada de vez para o time adversário. Se meteram no Kosovo, na Líbia, e não contentes levaram a Otan para as portas da Russia comprando a briga… Read more »

Rodrigo

Sinceramente essa noticia não passa de mais uma retorica barata da Russia e da Venezuela…A russia não tem dinheiro para manter uma base naval na Venezuela…o máximo que vai fazer e mandar um dos seus navios ao porto da Venezuela para desfilar sua bandeira…Qdo vc tem grana, você não anuncia que pretender, você faz…e bem diferente…

Alison Lene

Igual Tartus ne´? Ou la eles construiriam primeiro pra depois dizer? cada uma…

Sincero Brasileiro da Silva

Pra mim retórica barata é prometer tirar Assad e Maduro do poder e não cumprir! Até porque quem tem dinheiro faz de imediato né…

João Souza

Não precisaria ser uma puta base naval…so de ter uma presença formal já está cumprida a missão. Isso é uma “blindagem diplomática” contra ataques americanos. Para os milicos venezuelanos é uma beleza…

Illya Kuryakin

E’ isto ai’, os USA estão passando de todos os limites. Moralmente e eticamente não são hoje nem uma sombra do que ja’ foram. Alias estão pedendo a propria identidade. o governo de Gibraltar decidiu libertar o petroleiro iraniano, apesar do pedido dos EUA ao contrario. Ainda bem: Um tribunal dos EUA emitiu no dia 15 de agosto um mandato para deter o navio Iraniano. De acordo com o Departamento de Justiça estadunidense, o tribunal decidiu que o petroleiro, a carga e o dinheiro a bordo estão sujeitos a confisco devido à [[violação de leis dos EUA]] grifo. E’ a… Read more »

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro

Brinca quem pode, se for por falar em área de interesse nas vizinhanças, e já que a soberania da Venezuelana foi pro espaço, tudo para manter um ditador no poder em Caracas, é salvaguardar os interesses do ditador de Moscou, então tá valendo criar uma base aeronaval no Norte e convidar os americanos.
Tirar os navios da ” república do RJ ” é um bom começo.

α Tau

Os eua tem aumentado a sua presença militar na europa, em particular nos países da europa oriental fronteiriços com a Rússia…os eua estão construindo bases militares permanentes e implantando um sistema de escudo antimísseis por toda a vizinhança da Rússia em países do leste europeu como a Polônia, Bulgária, Hungria, Montenegro, Romênia, Estônia, Letônia, Lituânia…estão usando estes países para alojar seus armamentos e cercar os Russos com o pretexto de proteger a europa de “ataques terroristas”…promoveram um golpe de estado na Ucrânia para que estenda sua máquina de guerra as fronteiras da Rússia…a presença da OTAN na Ucrânia representa para… Read more »

MMerlin

Como diz o texto, é um acordo bilateral com formalização do protocolo facilitando visitas mútuas por meio de notificação prévia. Pode ser uma manobra para instalação de base naval? Pode, mas está ainda bem longe disso. Se os sinais avançarem neste sentido, a reação americana será imprevisível. Mas acredito que uma possível intervenção não será descartada para evitar uma “instabilidade” na região. Independente do que pensam os americanos, sou totalmente contra instalação de bases estrangeiras para fins militares na América do Sul. Uma base militar exerce muita influência política do país estrangeiro sobre o país hospedeiro. As últimas notícias já… Read more »

Alison Lene

Acho improvavel Os EUA testarem a Rússia dessa vez… só não atacaram a Venezuela por causa dos soldados russos em solo… imagine uma base naval… se orienta…

João Souza

A reação dos EUA não é imprevisível. Por acaso vão instaurar a terceira guerra mundial? Não. Vão protestar e no máximo mandar mais material para a Colômbia( o que não muda as coisas).

Victor Filipe

“qualquer interferência externa (A não ser da mãe Russia) é inaceitável, especialmente nesse momento, em que a atmosfera na Venezuela está extremamente tensa”

Não acho que a Russia vai deslocar muitos meios navais para a região. O Pacifico e Atlântico Norte estão bem agitados.

aposto na visita de algumas fragatas no máximo.

Alison Lene

A dos EUA pode né? Vc já viu a diferença entre invadir e ser convidado? sugiro estudar o assunto…

Victor Filipe

Ah sim, todos sabemos o convite que a Russia recebeu…

A população então… dando pulos de alegria com isso.

Rodrigo

Mais um anunciou retorico e de difícil concepção, A Russia mau esta conseguindo manter as suas bases navais atuais, como vcs imaginam que ela vai manter uma base distante. Muitos acham que estamos no tempo da Guerra Fria, só que esqueceram que hoje para fazer esse tipo de geopolítica e necessário muita grana $$$, coisa que a pátria Russia não tem no momento. Você pode fala e promete varias coisas, mais sem dinheiro essas noticias não passam de marketing barato.

Brunow Basillio

Não é muito dinheiro para manter uma base (os próprios Russos estão abrindo uma na divisa do Iraque), o ouro e petróleo Venezuelano faria isso, e provavelmente está base seria partilhada com os proprios Venezuelanos e Chineses; o que dificulta uma base na Venezuela e o clima atual de plena incerteza do que vai acontecer amanhã..

filipe

As lideranças daqui demoram muito tempo rearmar as nossas forças armadas, FX-2 , PROSUB, Corvetas Tamandarés , tudo com cronograma atrasado por falta de verba, e daqui a pouco teremos a Venezuela com problemas sérios, e nos aqui com Sucatas, Vamos defender o Brasil com sucatas, aqui tudo demora, o SNBR era para tar pronto em 2023, os Gripens deveriam chegar em 2018, a essa hora os Russos e Venezuelanos deveriam primeiro pedir autorização do Brasil para instalar uma Base na América Latina ou no Caribe, e a essa altura teriamos as melhores forças armadas do hemisfério sul.

Tomcat4.0

Só faláceas e na pior das hipóteses , mais alvos pros Scorpene’sBR e nem estou falando no SNBR hein!!! 😉

DOUGLAS TARGINO

Se a Russia quiser, e se for um conflito que seja apenas Brasil e Russia, ela faz um bloqueio naval para o Brasil que vamos ficar só chupando dedo sem poder fazer nada! A Russia pode está com a crise que for, mas tem meios suficientes em fazer um bloqueio aqui e apenas ficarmos olhando!

Tomcat4.0

A Russia precisa de insumos que possuímos(minerais e alimentos) e nós não dependemos e ou precisamos de nada da parte deles, o bloqueio só os afundará ainda mais em problemas econômicos pra manter navios e tal tão longe de casa e no quintal do tio Sam(não vai rolar).
Ahh, armas podemos(como já fazemos) comprar no ocidente

Arariboia

Amigão a Russia é um grande produtor rural/agro
também. Eles compram bem pouco do Brasil, nada que eles não possam comprar de outros.
Russos preferem pagar pelo produto da UE que o barato do brasil. Mesmo depois de 2014 eles continuam sendo grandes parceiros comerciais um dos outros. Sobre armamento é piada né? Nem em 50/100 anos poderemos competir com ele. Primeiro temos que nós aproximar minimamente de: Itália, França, Inglaterra, Alemanha, Suécia, Japão, Corea do Sul,Turquia, Índia, Israel, Egito, Jordânia, Emirados Arabes, Arabia Saudita…

Ironcop

Sim, vamos iniciar uma guerra com a Rússia para testar um submarino, “excelente” ideia…

Dudu

Ironcop:
Pois é,logo com os caras que tem aqueles submarinões lá…

João Souza

Nacionalismo em certa quantidade até é bom mas não vamos arrumar guerra com a Rússia por favor.

Emerson

Vejo isso com muito bons olhos. E também é bom pro EUA aprender que se não tratarem melhor os países do quintal deles China e Rússia assim farão.
Não vejo a Venezuela como ameaça, aliaz eles já tem muitos problemas internos, para ficar se preocupando com o que está do lado de fora.

Manchado

Isso não pode acontecer, temos que atacar a Venezuela e derrubar e canalha

João Souza

Nope…

Alessandro

Que atacar Venezuela cara, isso não é problema nosso! Deixa os venezuelanos MORRER DE FOME, se eles querem virar uma ditadura c0munista AZAR O DELES!

Carlos Campos

vai lá então, deixa os Venezuelanos enfrentarem o que tiver que enfrentar, só fechar a fronteira e deixa eles morrerem de fome

Carlos Gallani

Só acho que se eles quiserem armas para se rebelarem nós deveríamos utilizar nossa expertise em contrabando e fornecer a preço de custo!

Top Gun Sea

Seria sem graça a guerra geo política dominada pelos americanos se não existisse a Rússia como pedra no sapato dos americanos. Quanto mais a Rússia sofre boicote finaceiros, ciências, desenvolvimentos, pesquisas e tecnologias de toda Europa, América do Norte e demais continentes.. mais ela sobrevive e se sobressai. Imagine se não sofresse boicote. A Rússia é um pesadelo no sonho americano em querer dominar e controlar todos os contimentes.

Fabio

Bussines e a arma mais poderosa dos EUA, sinceramente você acredita mesmo que a Russia tem condição de manter uma base naval na Venezuela na sua atual realidade financeira de sua economia…

100nick-Elã

Outro zumbi iludido. Não, a Rússia não tem condição, ok? se um dia isso acontecer, é só de fachada, seria uma base virtual. kkkkk

Binho

Russia tem a menor divida publica mundial, com grandes reservas de dolares, ouro, gás que exporta pra toda Europa……

Mesmo com economia menor, está em uma situação bem diferente dos EUA e várias potências da Europa.

Carlos Campos

sobressai em que?

Oiseau de Proie

Se demonstras força, todos querem ser teus aliados. Ao contrário, se mostras fraqueza, ninguém te dará importância. E, se tendo riquezas, não demonstras força, atrairás sobre tua cabeça todas as ambições do mundo. (Ciro, Rei da Pérsia) Nunca verei os eua e os seus lacaios da otan como salvadores do mundo e a rússia e outros países rivais como vilões que ameaçam o planeta…Como eu sempre comento, não existem heróis e vilões nesta história…Nestes dois sistemas existem muitas coisas erradas…Seja um pais capitalista ou com governo comunista mas comércio capitalista…A única coisa certa, é que os únicos beneficiados são as… Read more »

Cavalo-do-Cão

Neste momento o mundo já encontra-se em terceira guerra mundial…as vias de fato ainda virão, mas são inevitáveis…os motivos por trás disso tudo tem a verem com a disputa pela hegemonia global e a ameaça que os emergentes representam potencialmente para os eua hoje…em especial a China PRC e a Rússia…pois disputam áreas de influencia e mercados com os países do ocidente..representando assim uma ameaça pra a hegemonia deles…é algo inconteste e irreversível…o mundo se encaminha para a multipolaridade…e a hegemonia e o status quo dos eua perdem cada vez mais território…

Illya Nickovitch Kuryakin

E’ isso ai’: Houve uma epoca em que os USA reinavam supremos na lideranca mundial nao so’ economica e militar mas tambem culturalmente. Nao precisavam se preocupar com concorrencia, os demais estavam muito atras. Mas as coisas mudam. Singapura, por exemplo, que era uma grande favela nos anos 60 hoje e’ uma potencia invejavel. Mas nao tem territorio. A China e a Russia tem, muito territorio. A medida que se desenvolvem os USA os veem como uma ameaca `a sua lideranca e modo de vida. O trabalhador americano custa caro, e precisa ganhar muito para conseguir sobreviver. Em San Francisco… Read more »

Carlos Gessner

E aqui no Brasil meio expediente sem almoço ?

Carlos Gallani

Infelizmente a gente só se move assim, na beirando precipício, não existe planejamento de fato!

Harriman Nelson
Rafael Coimbra

Com certeza mais confetes que uma ameaça real, e para os que vão falar… ” quero ver o EUA invadir ou atacar a Venezuela agora”…. O EUA invadiu e atacou a Síria que fica aproximadamente 10.000 km de distancia de seu país.. e na Síria há uma base naval Russa faz tempo e depois a base aérea… E lembrando que uma coisa é enviar um navio aqui um avião ali… outra é manter uma força de dissuasão capaz de constranger a vontade da maior potencia militar do mundo que está a uns 1500 km de distancia… Vejo aqui discussões realmente… Read more »

MBP77

Fico imaginando o chororô que causaria se acaso fosse uma base norte-americana em território venezuelano (ou mesmo brasileiro).
Provavelmente, o sendo crítico e coerência seriam suprimidos pelo ideologia.
Algo bem corriqueiro por nossas bandas, diga-se de passagem.
Sds.

Thiago Aiani

se fosse uma base americana por essas bandas, o senso crítico e coerência não seriam suprimidos porque nunca existiu, a doutrinação sempre falou mais alto e aconteceu que muitos calaram-se diante das ingerências, falta de consideração e respeito dos EUA com a AL. No mais essa situação é resultados de várias ações americanas: cutucar o urso no quintal dele, ameaçar e se meter nos assuntos internos da Venezuela, a cooperação da Colômbia na OTAN- não vi vcs preocupados pelo fato de uma nação do continente abrir as portas para uma organização externa que é famosas pelas suas desastrosas intervenções que… Read more »

MBP77

Thiaguinho, não entregue tão fácil assim suas preferência ideológica por regimes “democráticos”.
Fica chato ser tão óbvio ululante assim.
Sds.

Binho

Se fosse uma base americana

Milicada pelega teria orgasmos multiplicos

Alessandro

A esquerda já chora e atrapalha o progresso no Brasil por causa de uma possível base americana de LANÇAMENTOS DE FOGUETES ESPACIAIS na qual traria grandes ganhos tecnológicos para nós. Se os EUA armar uma barraca de escoteiros com a bandeira deles em território nacional, a esquerda brasileira decretaria o dia mundial do chororô, tamanho COMPLEXO DE INFERIORIDADE que eles sentem rsrs…

Carlos Gallani

Vai no Google earth e acha a base de Alcântara, aí me fala como diabos um foguete de verdade chega ali, tem que vir desmontado igual Lego, a base em si é um cimentado e alguns edifícios administrativos, não tem nem um porto ou uma estrada com porte para dar suporte a imanente operação nível EUA, o investimento em infraestrutura seria massivo, um grande benefício para nós. Faça o mesmo com cabo canaveral, olha bem, eles têm DEZENAS de plataformas de lançamento, uma mega infraestrutura. As vezes perdemos a noção, não tem o que ser “roubado” em Alcântara, nem a… Read more »

Alessandro

será? Eu acho que não devemos desistir Carlos Gallani, talvez não começaríamos com lançamentos dos grandes foguetes numa parceria com os EUA, acho que iríamos lançar foguetes para nano-satélites que vem em ascendência, e conforme o tempo com os investimentos melhorando a infraestrutura da base, ae sim TALVEZ, fôssemos capaz de lançarmos algum foguete de grande porte.

Renan

me colocando no lugar do ditador venezuelano seria vantajoso abrir uma base para a Russia, China, Irã e outra para a Coreia do Norte.
sim Daqui um tempo teremos tantos paises com sanções que não fara mais sentido.
Pois todos os paises excluido iram se unir em um novo eixo econoimico e militar.
Se estes paises fazerem comercio entre si.
Eles iram se fortalecer.
Minha opinião.
Abraço

Wldamr

Enquanto isso nosso teoricos da guerra torcendo o nariz quando o Bolsonaro disse que queria colcoar bases americanas no Brasil. Bolsonaro nao deveria ouvir os generais brasileiros, sao muito bairristas e teoricos. Nao possuem nenhuma capacidade de defender o Brasil de uma agressao externa e nao aceitam uma base americana. Nao duvido nada se um partido de esquerda voltar ao poder no Barsil um dia de um baile nos nosso teoricos da guerra e coloque uma base Russa no Brasil. Nosso toericos vao aceitar com certe$$$a. A China tamb’em esta expandindo sua marinha. Daqui a pouco eles colocam base naval… Read more »

Alessandro

Amigo, na boa, não precisamos de base militar de NENHUM PAÍS, o Brasil é SOBERANO!!

Carlos Gallani

Excetuando-se parcerias, não vejo nenhum problema se houver um alinhamento vantajoso para ambas as partes, seja de quem for*, no Brasil não falta terra, é só negociará direitinho!
*ressalvas subentendidas

Defensor da liberdade

Não é o que o seu presidente pensa. O cara já admitiu que se as coisas esquentarem pode colocar uma base dos EUA aqui. Ou seja, ele não confia na instituição que ele mesmo serve. O bom é que Maia e o centrão iriam chutar o traseiro dele para fora do Planalto se ele fizesse isso. Se brincar até o PSL entraria para chutar também.

Alessandro

sonha defensor, sonha que ainda não é proibido rsrs…

Wldamr

Soberano no papel…. Alemanha tambme é, Ingalterra, Japao, Australia, todos sao soberanos, tem forcas armadas melhores, e tem bases americanas, por um motivo… veja quem os cerca…Russia ou China.
Aqui nosso teoricos nao dão conta do rojao e ficam com bairrismo. Se dizem capazes de proteger as fonteiras do pais mas nao dao conta nem da Venezuela falida…

Alessandro

Mas nós temos MUITAS riquezas naturais Wldamr, coisa que esses países que vc citou NÃO TEM! Olha o barulho que estão fazendo sobre a Amazônia, muita gente de fora querendo internacionaliza-la, se os EUA, Rússia, China, Inglaterra, Alemanha e etc. fazer uma base militar aqui, eles NUNCA mais sai daqui e está feito a besteira, pq depois pra tomar a nossa Amazônia é pulo!

Kemen

Não fazem muitos anos que os USA estiveram estudando com o Paraguai a posibilidade da montagem de uma pequena base militar nesse pais. As coisas vão e vem, nenhuma base militar próxima poderia nos agradar, de quem quer que fosse. Nós sim deveriamos instalar algumas pequenas bases militares nos paises próximos, mas com o orçamento curto fica dificil, a proteção da nossa própria amazonia internamente ou externamente já anda dificil…

Renan

A Russia consegue achar uma maneira de lucrar com a crise alheia, pegando para si as riquesas da venezuela e da siria. A dificuladade de uns a oportunidade para outros, me pergunto porque o Brasil não se preocupa com sua defesa, e acaba com o sindicato militar. gastamos bilhões por ano para sustentar um sistema de privilégios e cargos desnecessarios. Vamos colher no futuro o que plantamos hoje. acorda Brasil. Administração geral 2018 R$49.566.797.508,66 Alimentação e nutrição 2018 R$0,00 Assistência à criança e ao adolescente 2018 R$1.960.867,69 Assistência comunitária 2018 R$9.552.025,76 Assistência hospitalar e ambulatorial 2018 R$40.266.326,49 Atenção básica 2018… Read more »

Sincero Brasileiro da Silva

Madeira que dá em Chico dá em Francisco!

Oiseau de Proie

A aproximação da Rússia e da China com a Venezuela trata-se de um claro jogo de estratégia…já que os eua estão dominando abertamente o braziu, o maior e um dos mais ricos em minérios do mundo, através da nossa atual classe dirigente, a Rússia agora quer também o seu filão…rússia e eua sempre repartiram o mundo entre si….jogos de poder…eles nunca atacarão militarmente um ao outro, mas pode muito bem sobrar para os seus quintais…é nos quintais que sempre estouram as guerras, mas Nova York, a Quinta Avenida, Miami, continuam um luxo…Afeganistão, Iraque, Síria, Líbano…quintais revolvidos até os ossos, e… Read more »

Alex Barreto Cypriano

EUA dominam o Brasil, é? Quem é o maior parceiro comercial do Brasil? Risível… A América só tem sua moeda referencial e seu complexo industrial militar como recursos imperiais mas está competindo com o Brasil no mercado de commodities (inclusive com relatórios desinformantes do USDA pra manipular preços no meio de guerra de tarifas com a China, grande cliente do tio Sam, by the way). Domina o Brasil…

Dudu

Não me importa nesse caso essas discussões Rússia x EUA,e sim a possibilidade,maior ou menor,de uma base Russa ou de qualquer outra potência militar (pode ser da Rússia,EUA,China,Inglaterra,França
tanto faz) relativamente perto de nosso país.E me surpreende que pessoas se preocupem mais com essa retórica Rússia x EUA do que com o fato de eles poderem,mesmo em hipótese, estarem na nossa vizinhança.Se é só falácia ou não,não interessa,isso me incomoda.Se se concretizar pior ainda,sai fora Russaiada vai cuidar dos teus problemas lá na casa do caramba!

100nick-Elã

É só os EUA não ameaçarem a Venezuela que a Rússia se mantém distante.

Dudu

100nick-Elã: Isso seria bom.Mas o caso é que temos um fanfarrão presidente dos EUA,país tradicionalmente intervencionista(assim como seu rival histórico)e um ditador boquirroto na Venezuela dando motivos pra ele tagarelar ainda mais sandices que o de costume.Quanto a outra figura: um arquétipo de um passado soviético sombrio que insiste em assombrar vários de seus vizinhos.Prefiria mil vezes ver o magnífico Pedro o grande(ou outro monstro dos mares norte americano)como um visitante,e admirar sua imponência,do que ler notícias de que ele está dando uma voltinha pela América do sul com o intuito de dissuação.Acho até que essa história não vai longe,mas… Read more »

Aladaf

Como um pais com um PIB tao pequeno quanto o da Russia (menor que o do Brasil) vai sustentar bases navais ao redor do mundo? Isso me cheira a bravata. Vejam que nao estou discutindo tecnologia. Isso eles tem de sobra. Estou discutindo manter meios espalhados por ai. Maduro vai pagar, ok. Com que dinheiro? Com Petroleo, ok. O povo da Venezuela vai permitir se o negocio nao for vantajoso? Por quanto tempo? Alem disso, a Russia vai ficar comprando Petroleo aqui e levando para o outro lado do mundo apenas por razoes geopoliticas? Que quantidade? A quantidade que vao… Read more »

sub urbano

É um bom questionamento. Eu também já questionei isso. A Russia tem certas caracteristicas que o Brasil não tem, entre elas: uma dívida publica interna muito pequena, uma industria bélica bem estabelecida com escala de produção baseada no consumo Russo e na exportação, burocracia deles é grande porém barata (a nossa é grande mas é cara um juiz ganha 40 mil por mês, um medico 15 mil), desigualdade menor e menos pobreza… a pobreza brasileira é cara de manter com bolsa familia, saude gratuita, violência (é caro combater a violencia, 1 praça da PM em certos estados ganha 8 mil… Read more »

TeoB

Toda vez que vejo essa classe russa de cruzador lembro dos cruzadores do Império em Star Wars…

Victor Filipe

Uma pequena correção (inocente na verdade) Eu acredito que você esteja se referindo aos Star Destroyer Classe Imperial I e II Em Star Wars Cruzadores são navios menores como a classe Arquitens de pouco mais de 300 metros até no máximo um MC80 Star Cruiser (dos Mon Calamari) e um Venator (apelidado de Republic Atack Cruiser) que chegam no máximo a 1,3km isso é bem confuso. mas Acima de 1,5 como os Imperial II eles já são comumente chamados de Star Destroyers Depois da queda do império mesmo com a republica comissionando navios maiores ela não chamava de Star Destroyer… Read more »

Victor Filipe

1,5km*

TeoB

obrigado pela esplicação, muito bom, hehe
Agora com os drones e as novas armas de energia direcionada que estão sendo desenvolvidas esta cada dia mais parecido com as telas do cinema… só falta alguém fazer um exercito de clones :p

TeoB

Explicação*

Leandro Costa

Star Wars nerd detected! 😛

Posso falar nada… sou trekkie hehehehe

Victor Filipe

Vida longa e prospera amigo.

ao contrario de alguns chatos, aprecio as duas sagas. kkkkkkkkkk

Alex Barreto Cypriano

Ambas definitivamente destruídas. E, pensando bem, já deram o que podiam dar, mesmo considerando a indulgência das platéias compulsivamente fanáticas, nas quais me incluo.

Dudu

Longa vida á república!
Hehe

Dalton

Vendo a foto imediatamente lembro que os 4 grandes cruzadores da classe Kirov foram os principais responsáveis pela reativação e modernização dos 4 encouraçados classe Iowa, mas, então a guerra fria estava no fim e eventualmente todos os 4 encouraçados foram convertidos em museus. . Dos 4 “Kirovs” apenas um foi mantido em serviço e rebatizado “Pedro o Grande” e embora planos tenham sido feitos para reativar os outros 3, apenas um está há alguns anos sendo trazido de volta a vida, mas, a conclusão dos trabalhos ainda deverá durar outros 3 anos enquanto os dois restantes serão desmantelados. .… Read more »

Esteves

Mestre,

Com todo o respeito…o navio parece o varal que minha mãe montava no quintal.
Assinatura radar, furtividade, barulhos e sons dessas antenas enormes, pontas pra todo lado…tomara que o navio seja muito poderoso para compensar isso tudo.

Só falta a tripulação dançando a khorovod.

Dalton

De fato Esteves, a beleza está nos olhos de quem vê, portanto, apesar de pessoalmente achar o navio belo, meu comentário teria ficado melhor se tivesse usado a palavra imponente e o “irmão” dele o “Nakhimov”que deverá ser reintroduzido ao serviço em 2022 se não ocorrerem mais atrasos, será ainda mais impressionante.
.
abs

Esteves

Mestres,

Imponente sim. Penso que nos dias de hoje com as contramedidas e todo o aparato eletrônico dispostos nos meios furtivos, resta ao Kirov a bruteza típica dos vasos russos.

Afundar um meninão desses…que prêmio.

Luís Henrique

Sem dúvidas Dalton. O navio combatente mais imponente. Estou ansioso para ver como vai ficar o Nakhimov. A Rússia não possui o poder militar dos EUA, mas possui alguns equipamentos que fogem do padrão, como os Kirov. E na aviação um outro exemplo são os MiG-31.
Ambos me fascinam.

Harriman Nelson

Talvez possa impressiona-lo tambem o comentario do comandante americano
que diz que a eletronica russa desorienta os avioes americanos.

https://www.newsweek.com/russia-test-us-military-asia-fight-1450752?utm_source=MSN&utm_medium=Feed&utm_campaign=Partnerships

-U.S. Special Forces commander Army General Raymond Thomas argued back in April 2018 that Russian personnel “are testing us every day, knocking our communications down, disabling” U.S. aircraft.

Olbap Odnanref

Até que enfim a Rússia tomando uma medida de contenção contra esse governo dos EUA. Alguém tem que dar um paratequieto nesse Trump.

Alessandro

Ae depois toma uma sanção econômica, e vai CHORAR lá no colo do Trump IMPLORANDO pra fazer negócios com o Tio Sam, é sempre assim rsrs…

Allan Lemos

Quero saber quando os nossos oficiais vão tomar vergonha na cara e fazer pressão nos governos por investimentos maciços nas FA,infelizmente eles só se preocupam com os próprios bolsos enquanto o país é sutilmente ameaçado de forma constante.Existe bases americanas na Colômbia,base britânica/americana na Ilha da Ascenção e futuramente uma base russa na Venezuela,ou seja,teremos bases de 3 dos 5 membros permanentes do Conselho de Segurança cercando o nosso país enquanto o Brasil continua deitado em berço esplêndido.

Mário Ribeiro

De acordo Allan, continuamos o gigante adormecido, deitado em berço esplêndido. De repente, podemos trazer a tribo dos Tamoios, de volta a vida, já que no passado conquistaram e se impuseram em todo o território nacional.

Dalton

Allan, não há nada de significativo na Colômbia muito menos em Ascensão e também não haverá nada significativo na Venezuela que reverta o atual grau de percepção de ameaça que é zero. . Quando o país voltar a crescer e de forma sustentável não apenas os “voos de galinha ” que temos presenciado principalmente nas últimas décadas e com esse crescimento diminuir o desemprego, se investir em saúde, educação até mesmo saneamento básico e tantas coisas que faltam a esse país aí sim se poderá pensar em aumentar o investimento na área militar. . O mundo está cheio de problemas,… Read more »

Allan Lemos

O fato de não haver um frande aparato militar na Colômbia e em Ascenção não significa que essas bases não são uma ameaça já que os EUA e aliados podem concentrar uma grande força aero naval por lá em questão de semanas. Você está baseando seu argumento na idéia de que investimentos na área de defesa são uma questão de luxo quando na realidade eles são tão importantes quanto saúde e educação pois se trata de uma questão de soberania e em alguns casos extremos de sobrevivência. Quanto aos problemas do mundo,mais uma vez a sua visão é equivocada.Em 1939… Read more »

Fila

Felipe,
As Forças Armadas ficam com uma parte bem grande do orçamento federal. Se estamos mal, não é por falta de dinheiro.

Fila

Quis dizer Allan

Marcelo R

Se voce espera que o Mui amigo Trump vai dar uns naviozinhos para nos, espere bem sentado, pois isso não “eqzisste” como ja dizia o Padre Quevedo…., estamos na m…. nosso governo não tem dinheiro para nada nos próximos 20 anos, nossa esquadra já era, esta como um sapato muito velho… não aguenta mais nem uma sola nova… a unica coisa que ainda tem nas forças armadas é salario, por quanto tempo não sabemos….

ARNAUD GRIBEL SANTOS

Uai. Não tem base americana em Cuba e na Colômbia? Colé?

Defensor da liberdade

Só espero que o camarada Bozo não me venha com nenhuma idéia imbecil de pôr base dos EUA aqui, caso os russos ponham uma na Venezuela. Nós pagamos muito caro para que nossas forças sejam pelo menos decentes, o que falta é gestão. Se não sabe gerir, pede para sair e me põe no lugar que num instante as FAs viram forças de primeiro mundo.

Alessandro

o camarada “Bozo” tem outras coisas pra se preocupar, como os riquinhos MAMADORES do dinheiro público que vive comprando jatinho particular a juros bem camaradas, com prestações a perder de vista, esses sim AVACALHAM o Brasil!

Defensor da liberdade

Ele é um desses, nunca produziu nada, ganhou uma fortuna e ainda se aposentou cedo, então ele fazer uma “autoprisão”?

Alessandro

28 anos de vida pública, 0 (ZERO) de denúncia sobre c0rrupção!

vai lá denuncia-lo ao MP, tá esperando o que?

Defensor da liberdade

28 anos de dinheiro tomado à força dos pobres você quis dizer. Na minha conta tem 0 dinheiro com essa origem.

Alessandro

Ele foi ELEITO como qualquer outro político democraticamente minha criança, tá achando ruim que ele ficou rico (SEM ROUBAR) como TODOS os outros? Reclama do centrão (que tu elogiou lá em cima no outro comentário) que fez a constituição rsrs…

Tem PLAYBOY aventureiro por ae que tbm fez fortuna sendo CUPINCHA de políticos, ganhando dinheiro público através de banco e tu não reclama, se conforma ele perdeu, tenta em 2030 quem sabe ele consegue, mas precisa de umas aulinhas de política antes rsrs…

Defensor da liberdade

Imposto é roubo e eu posso provar. Seu presidente é um receptador de valor roubado. E eu não elogiado ninguém, apenas falei a verdade.

Alessandro

Vai lá então, denuncia ele e TODOS os outros que foram receptadores que te pago uma paçoca e uma sodinha, vai na fé camarada, depois tu conta pra nós como foi, meus sinceros cumprimento e BOA SORTE vai precisar.

Felipe

Eleito democraticamente depois que um juiz “imparcial” mandou prender em tempo recorde com provas duvidosas seu concorrente, que o venceria em primeiro turno… Meses depois esse mesmo juiz vem a virar ministro de seu governo? Pode isso Arnaldo

Alessandro

CONDENADO por 9 juízes de 4 instâncias jurídicas, TRF-1, TRF-4 e STF.

Quem é a militância da ORCRIM pra reclamar de tempo recorde? Esses dias em menos de 2 horas o STF anulou a transferência dele para Tremenbé, passando por cima do TRF-4, nem bilionário corrupto tem esse PRIVILÉGIO.

venceria no primeiro turno?? posso rir dessa piada? e aquela história de andrade é l u l a, e l u l a é andrade que espalharam para todo o país? tadinho, deve ter sido uma grande decepção rsrs…

Roberto Bozzo

O pior é saber que a maioria de nossos políticos e a extrema imprensa deixarão quase que a totalidade da população inerte….o governo sem dinheiro para investir em uma reestruturação forte das ffaa ficamos a mercê do que pode ocorrer, totalmente a revelia dos acontecimentos ao nosso redor….

luiz antonio

Não vai acontecer nada pois o Tio Trump e o Tio Putin v]ão conversar e negociar alguma coisa lá pela Europa e ou Oriente Médio e ou Ásia. Não vão se desgastar por causa dessa “tralha” da Venezuela. É uma reedição mal feita da Crise dos Mísseis de Cuba (os russos cairam fora em troca dos mísseis yanques retirados da Turquia após alguns meses. Eles tem outras coisas para se preocuparem ao invés de ficar perdendo tempo com esses países sub e cheios de corrupção da AL. Alguns sonhadores ainda acusam os outros de “vira-latas” pois não conseguem enxergar meio… Read more »

colombelli

vai ser dois trabalhos, um de por e outro de tirar logo logo. Até as pedras das calçadas sabem que Maduro não durará e o seu tempo será ainda menor com esta possibilidade. Alguem acha que ops EUA permitirão isso?

100nick-Elã

Já fizeram. Manda o super States lá desfazer. Ah, mas não conseguem nem invadir Irã e quer enfrentar Rússia? se liga, fanboy cego.

Fernando Lemos

Trata-se de uma forma de retaliação dos russos em razão da OTAN cooptar seus antigos aliados na Europa Oriental e pelas intromissões na Ucrânia,. Dessa conta uma parcela importante virá para nós.

Dalton

Na verdade não houve cooptação Fernando, os “antigos aliados” se fartaram da União Soviética e muitas pessoas desses países que tinham condições financeiras, físicas, etc, fugiram para o ocidente e pessoalmente conheci algumas delas e suas histórias.

Kemen

Todo o despotismo venha do lado que for, cansa, enjoa, revolta é isso.

Defensor da liberdade

Uns MRBMs não parecem má idéia agora hein senhores? Qualquer uma potência com bases espalhadas pelo mundo que se levantasse contra nós, iria sentir a bofetada tupiniquim na cara.

Davi

Trump perdeu a oportunidade de derrubar Maduro e agora está sendo encurralado.

Cinturão de Orion

“afundado” e “… cara a sua retirada …”

Cinturão de Orion

O comentário que originou estas correções não foi publicado.

Cinturão de Orion

QSL

Alessandro

Tá tudo bem, só seria considerado ENTREGUISMO se fosse base dos americanos, como é dos russos tá em casa podem dormir sossegados.

#fechadocomamãerússia

Mahan

Logo instalarão os misseis de médio alcance. Parabéns a todos os covardes, pacifistas fajutos e experts…

Fighter

Entramos no jogo e estamos desarmados.

Carlos Campos

deixa eles brigarem, nós só ficamos olhando, não tem nada pra gente na Venezuela.

Carlos Gallani

Só refugiado!

Alfredo RCS

Carlos, só tem a nossa segurança nacional, nossa integridade territorial futura, o expansionismo comunista etc…a não ser que voce more em Nárnia, é bom começar a ver a implicações geopoliticas para o futuro de nossa pais e da america latina.

Carlos Campos

Olha faz anos que não existe uma guerra ou invasão para depor um governo nesses continente, e do Jeito que está o mundo com lunáticos querendo dizer o que o Brasil faz ou deixe de fazer, isso abre o prescendente de invasão para depor o Bonoro por exemplo, o que eu não gostaria, quanto a nossa integridade nacional seria fácil, é só fechar a fronteira, deixa eles irem para qualquer lugar menos aqui.

And Damasc

A Venezuela por não pagar as dívidas com a Rússia, arrendando o seus pais desde 2005. Ora bolas ! Acordo bilateral?! A Venezuela não compra por não ter crédito, o que dirá produzir ? A Rússia sempre foi comunista Faccioosa desde a segunda guerra . Postura ganhada com o título de exército vermelho. Em breve a terceira guerra comunista …
Fato!

Alfredo RCS

O expansionismo russo na america latina pode levar até a uma corrida atomica por parte do Brasil, o que eu concordo pois acredito que devido as nossas riquezas, será um instrumento dissuasorio fundamental. Agora, para que a russia entenda que o Brasil não é mais um pais “cumpanhero”, seria interessante que fosse enviado a CHECHENIA e à UCRANIA, um grupo de “médicos” para acompanhar as necessidades da crise humanitária provocada pelas guerras promovidas nesses países. É fundamental que o nanismo politico implantando pelos partidos socialistas que destruiram o Brasil nos ultimos 30 anos seja extirpado e nada como uma politica… Read more »