Fotos divulgadas em redes sociais mostram o Type 001A, primeiro porta-aviões totalmente construído na China, em preparativos para sua última saída de provas de mar.

O navio deve deixar o porto de Dalian hoje, 28 de agosto, em sua 8ª e última viagem de testes.

Em setembro, segundo a maioria dos observadores, o navio deve ser incorporado à Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLA Navy).

O porta-aviões de construção chinesa, que funciona com óleo combustível naval, é inspirado no seu antecessor, o Liaoning, de fabricação soviética, e possui os mesmos sistemas básicos de propulsão que seu navio irmão.

O Type 001A poderá transportar pelo menos 36 caças J-15 (versão chinesa do Sukhoi Su-33), cerca de 50% a mais do que o Liaoning.

O terceiro porta-aviões chinês, Type 002, está em construção no estaleiro Jiangnan da China. Ele não será dotado de rampa ski-jump na proa como os dois navios anteriores, terá deslocamento maior e contará com um sistema de lançamento com catapultas eletromagnéticas.

Subscribe
Notify of
guest

66 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel BR

Eis o aliado natural do Brasil! Eles precisam de nós e nós precisamos deles…nos complementamos

Aldo Ghisolfi

E eles, chineses, tempos atrás, buscaram parceria conosco, para que seus pilotos navais pudessem treinar no nosso porta-aviões… foram esnobados! Alguém lembra?

filipe

Pessoal fala serio, não vamos ficar de orgulho ferido por causa do Macron, o nosso maior Aliado é a França, quer queiramos , quer não, o PROSUB, PRONAE , PROSUPER, PROANFB, HX-BR, SGDC, etc… Quando essa raiva toda passar vamos esfriar a cabeça, e tar numa boa com os franceses… China é aliada da Coreia do Norte, do resto é tudo interesses.

Cristiano de Aquino Campos

Sem falar ná primeira grande reforma das forças armadas antes da primeira guerra mundial. Na epoca só existia exército e marinha. Tudo, doutrina, equipamentos, armas, veiculos(navios, blindados e aviões), vieram da frança.

filipe

E vai continuar assim por muito anos, os franceses não vão sair daqui agora… Eles estão a construir a maior infraestrutura militar abaixo do Equador, o complexo de Itaguai , no Rio de Janeiro, essa é a realidade, a Helibras é da Airbus, a Airbus é francesa, sem falar da Thales, nos sonares , Meus amigos, o Brasil e a França estão condenados a viver juntos e a se entenderem, fora essa polémica da Amazónia (Macron Vs Bolsonaro) acho que a copa de 98 marcou mais a gente, ao perder na final com a França de Zidane, do resto é… Read more »

Dudu

filipe:
A sua e as outras respostas acima mostram que ainda há serenidade e comedimento entre a turma aqui.Que bom,pois lemos cada comentário sem noção de ums e outros,só pra polemizar.
Se dependesse de algums tinha guerra toda hora…

filipe

Da mesma forma que tem vários engenheiros brasileiros na Suécia no projecto do Gripen NG , da mesma forma em França existem muitos engenheiros e militares em formação e treino por causa dos submarinos, helicópteros e satélites, portanto devemos ter noção da realidade e muita calma. França ainda é a França, é uma Super-potência Europeia, é a aliada mais próxima do Brasil nesse momento, nem os EUA fizeram o que os Franceses fizeram, construir de raiz a maior instalação militar abaixo do Equador, transferência de tecnologia na construção de cascos submarinos, transferência de tecnologia na construção de Helicópteros e transferência… Read more »

Gabriel BR

A nossa soberania não está à venda!!!! Se for preciso vou exigir a substituição de todo este material vagabundo adquirido dos franceses, com exceção é claro, dos submarinos que receberão vistas técnicas especiais de Chineses e Russos.

filipe

Essa Lenga Lenga já é Antiga, as pessoas não se lembram quando o General Charles De Gaule disse que o Brasil não era um País Sério , Agora é o Macron, não é assim tão simples substituir todo o material francês, Satelites + Helicopteros + Submarinos + Navios Anfibios + Navios de Patrulha, é muito material, e substituir por material Russo ou Chinês , As nossas Forças Armadas são padrão OTAN.

Alex Barreto Cypriano

Verdade, filipe:
Até o lenga-lenga sobre transição ecológica do programa de governo derrotado do Lula-Haddad a gente ouve dos franceses. Parece que tem gente com a mesma cabeça lá e cá, na França e neste departamento socialista francês de ultramar…

Beto Santos

Não se engane pois não existe aliado natural e sim objetivos comuns, a China torpedeou o plano da Vale com os navios Valemax dizendo e fazendo de tudo pra quebrar este braço da Vale boicotando e não utilizando os maiores navios de transporte de minérios do mundo e o que aconteceu depois que os navios foram colocados de lado? A China comprou eles e esta utilizando todos a todo vapor, isso só mostra os reais interesses da China que se é bom pra eles então fazemos negócio caso contrario não ti ajudo nunca pois não sou teu aliado.

Oiseau de Proie

“Beto Santos Não se engane pois não existe aliado natural” É verdade… Porque então vc não diz que o patrimônio portentoso e incalculável da Vale foi entregue criminosamente apenas por 3,3 bilhões de dólares que não deu para pagar nem 2 meses de juros da dívida interna que hoje leva mais de 60% do nosso PIB, dívida esta que não resiste a uma simples auditoria?… Porque vc não diz que a Vale do Rio Doce é detentora do subsolo mais rico em minérios do mundo?…A Vale do Rio Doce é detentora de um dos maiores transoceânicos, navios de grande porte… Read more »

Canarinho

Como alguem tem coragem de negativer um texto deste!!!

Parabens colega oiseau, isso que vc acabou de escrever foi fantastico. Penas as pessoas sensatas iguais voce serem tao poucas ( pelo que observo)

Pedro Bó

Não existem aliados naturais em geopolítica e relações internacionais, nem mesmo entre EUA e RU. O Brasil precisa ser pragmático e oportunista com todos os países dos quais tenhamos algum interesse político e econômico, com o cuidado de não sermos passados para trás.

Gabriel BR

O que o senhor leu a respeito , conte–me sua vasta bibliografia.

Samarone Gonçalves

Perfeito comentário, porém me pergunto: até quando eles vão precisar da gente? O que vejo na minha humilde percepção de leigo, é que eles estão se preparando a muito tempo para ocupar uma posição geopolítica muito mais destacada, pois o investimento militar que estão fazendo já à algum tempo é gigantesco, e na melhor versão da famosa frase: “Quem quer a paz, se prepara para a guerra”…vejo que muitas potências ocidentais, já estão colocando as “barbas de molho”…

Gabriel

Caramba, dragão vem crescendo rápido mesmo hein. Me pergunto se os japoneses e coreanos teriam capacidade de manter uma guerra industrial com ele por mais de alguns meses. Claro, não se pode ignorar os americanos, mas do ponto de vista puramente regional, com o desenvolvimento tecnológico chinês se aproximando do nível de japão e coreia, a diferença na quantidade de população e produção talvez já seja o bastante para garantir a imediata superioridade (mesmo que temporária) em um hipotético cenário de guerra. Em um momento em que a diferença de qualidade não é grande, a quantidade realmente pode ser a… Read more »

Sincero Brasileiro da Silva

Me daria muitíssimo orgulho se isto estivesse sendo feito aqui no Brasil… Infelizmente só me resta admirar os chineses por sua força de vontade e perseverança!

Antoniokings

E hoje foi publicado interessante artigo em jornal de economia de grande circulação sobre a ‘japanização’ das economias ocidentais, Estados Unidos incluídos.
Seria uma combinação de taxas de juros, negativas com estagnação econômica e deflação.
Está ficando complicado

Space Jockey

E pensar que hoje estamos praticamente sem marinha.. que abramos o olho.

Claudio

Tirando o skyjump e a ilha excessivamente grande dicaria top com dias ou três catapultas e a ilha mais pequena , fiz uma montagem uns anos atrás no sketchup e coloquei no YouTube com f-18, mig-29 e Skyhawk , mantive o skyjump, se quiserem conferir e permitir link youtube.com/watch?v=GHOtMGf28ts

Claudio

O “corretor” automático estragando meus comentários kk

Renan

Acho que a grande vantagem na guerra não se dá apenas na qualidade dos meios empregado. A quantidade tem seu valor em uma guerra. Mas o que realmente pesa durante uma guerra é o valor $ que se gasta na guerra. Imagina o cenário um Destroyer americano afunda 10 navios patrulha chineses, e um 11° navio patrulha conseguiu afundar o Destroyer. Em número absoluto podemos dizer que o EUA está na frente. Mas se analisar o valor da munição/ míssel/ torpedos empregados mais o valor de cada embarcação podemos ter uma surpresa e descobri que o Destroyer custou nesta batalha… Read more »

Adriano Madureira

Por isso a necessidade de poder de dissuasão!

Focar em corvetas, sofisticados e poderosos mísseis antinavio que sejam capazes de afundar porta aviões, submarinos e porque não uma aviação naval moderna com torpedos potentes?!

Deveriamos também investir em sistema de radares OTH, que está até sendo testado no litoral brasileiro.

Não precisamos de NAes para expandir nosso poder militar pelo Globo ou navios de desembarque e LHDs,precisamos de uma narina que defenda nosso litoral da invasão alheia e que cause danos consideráveis a um grupamento inimigo,indiferente do peso militar do oponente, seja este ??, ??, ??, ??ou ??…

Space Jockey

Acrescento mais: não precisamos de CFN, se criarem vergonha na cara com esse episódio da França tvz comecem a se mexer. Se somos defensivo temos que ter submarinos em grande quantidade e mísseis anti navio de longo alcance e anti-aéreos.

PAULO ANTONIO FERREIRA

Concordo plenamente. Precisamos de uma força de submarinos moderna e grande , além de defesas AA.

Leonardo

Brasil podendo construir corvetas fragatas com China

Luís Henrique

Crescimento absurdo da marinha chinesa.
Ninguém segura. Um monstro.

100nick-Elã

Eu quero ouvir o choro e ranger de dentes dos fanboys. É como música para meus ouvidos. Mais alto, por favor!!!!

Taso

O crescimento chinês é impressionante, mas também ficar torcendo pelos americanos ou chineses é besteira, pois no fim somos Brasileiros… Temos que torcer pelo Brasil!

Space Jockey

Ja basta a Globo e os apátridas das esquerdas aqui no Brasil torcendo pela França agora tem aqui no site tambem.

Bosco

100, Vc ficando feliz em constatar que os ianques é que estão certos com seus porta-aviões? rsrss Não estou de reconhecendo… Cadê aquele discurso dos mísseis assassinos de porta-aviões? Você não teme que os americanos desenvolvam um mega assassino de porta-aviões hipersônico? Há 30 anos os americanos já tinham operacional um míssil balístico de médio alcance com ogiva manobrável (MARV), o Pershing II, que só agora os chinas e russos estão desenvolvendo e alardeando como se fosse o “estado da arte” da tecnologia militar. Para os americanos fazerem um ASBM como DF-21D é daqui pra ali, e aí, bye bye… Read more »

100nick-Elã

Bosco, estuda os PAs chineses e verás que eles seguem a filosofia dos Kuznetsov e não dos Nimitz.

Flávio Henrique

O Type 002 (anteriormente conhecido como Type 001A, o Type 002 virou Type 003) não segue a “filosofia” do Kuznetsov já que não há Silos para VLS. O próprio Type 001 tem menos Silos que o Kuznetsov.

Vinicius Momesso

Mas no design e praticamente um clone. Pensei comigo: levaram Kuznetsov para fazer manutenção na China?

Otto Lima

O NAe russo Kuznetsov tem silos para SSM porque não é só um NAe, mas um “cruzador porta-aviões”; e isso, porque existem tratados internacionais que proíbem o tráfego de NAe nos estreitos de Bósforo e Dardanelos. Na conversão do Varyag para o Liaoning (Type 001), os chineses eliminaram os silos de SSM e assim conseguiram ampliar o hangar. Os únicos mísseis existentes no Type 001 são os SAM de defesa de ponto HQ-10, disparados de lançadores conteiráveis.

100nick-Elã

Quem sempre foi patriota e defendeu os interesses do Brasil foi a esquerda. Essa direitinha fascista só quer saber de defender os interesses dos EUA. Por exemplo, o HMS Tireless, troll direitinha, sempre foi contra o BRICs, que sempre defendeu o multi-lateralismo, a soberania do Brasil e o respeito às leis internacionais, sob a égide da ONU. Agora que a França nos ameaça, essa direitinha de m… fica pagando de patriota. Vão todos emigrar para a Califórnia, por favor, e esquecer o Brasil. Vocês são estadunidenses de coração. (comentário editado).

Bosco

100, A esquerda não defende interesses de países ou de povos mas tão somente defende sua ideologia nefasta e para isso não medem esforços. Vocês são sociopatas e estão ficando agressivos porque já não convencem ninguém com essa conversa politicamente correta fiada. Sabemos muito bem como vocês são e podem espernear à vontade. Não há mais volta e mesmo que um dia a esquerda volte a governar o Brasil, saberemos que estaremos sendo roubados e que os governantes desprezam o povo , sua cultura e sua história e só estão no governo para se darem bem e poderem se juntar… Read more »

Ricardo Ramos

Discutir ideias de direita e esquerda não é como torcer na arquibancada do estádio. A maioria das pessoas fala de direita e de esquerda sem realmente entender os conceitos que diferenciam essas correntes.
O pensamento de direita não deve ser confundido com o pensamento reacionário e obscuro de alguns grupos, assim como o pensamento de esquerda não deve ser confundido com certas personalidades.
Recomendo a todos que leiam alguns bons livros, que lhes permitam pronunciar “direita” ou”esquerda” sem ódio, mas sim na luz da razão e com pragmatismo.

Bosco

Ricardo, Não no mundo atual. No mundo atual assistimos uma esquerda sociopata que usa a dialética negativa pra questionar e destruir tudo que existe e substituir tudo por uma nova proposta que quando imposta e enfiada goela abaixo da sociedade será também combatida porque a esquerda vive da destruição do que há, independente do que seja, e não será um hipotético mundo futuro, sem classes sociais e sem opressão , que sossegará o grau de patologia de um esquerdopata já que ele encontrará contradições mesmo nessa sociedade utópica e na sua mente distorcida ele precisa eliminar toda e qualquer contradição,… Read more »

Thiago

Excelente ponderação amigo

Oiseau de Proie

Enquanto o braziu se dividi por amor político, o mundo se uni para roubar o resto das nossas riquezas…

Space Jockey

Exato, tem gente tão limitada de raciocínio que não consegue entender que se formos ocupados um dia por uma nação estrangeira não importará nossa convicção política, seremos todos massacrados igualmente tendo votado no Lula ou no Bolsonaro ! Vem aqui e não são capazes de elaborar um único comentário sem citar o partidarismo, com todos estes inimigos internos eles la fora ja tem meio caminho andado. BraSil ! Acima de esquerda e direita !

Alex Barreto Cypriano

Oiseau, é que o Brasil se descobriu um cordeiro em pele de lobo bem no meio da alcatéia faminta…

Thiago

Bom acho que deveria medir as palavras amigo
Respeito nunca e algo dispensável e garante o sossego das pessoas inclusive o seu

marcus

Sério que você pensa assim? Já fui a Russia cinco vezes nos últimos 8 anos. Dessa vez foi turismo.Cheguei da Rússia no sábado, dia 3 de agosto. Fiquei 10 dias em moscow e 8 dias em São Petersburgo. Os “comunistas”, desgraçados desde que vou lá estão melhores que nós. Lojas lotadas, obras para todo lado, gasolina a R$ 2,50, ruas limpas, asfalto até nas periferias, um verdadeiro tapete. Fui ao Vaticano Russo na cidade Sergiev Posad 70 quilômetros de Moscow. A estrada uma das opções, um verdadeiro tapete. Em Moscow e São Petersburgo ruas limpas monumentos sem pichações jardins extremamente… Read more »

Diogo

O Brasil que a esquerda defendeu com seu patriotismo deu certo?

Bosco

Diogo, Alguns países do primeiro mundo onde a esquerda está se impondo como pensamento dominante estão afundando, vide Suécia, França, Alemanha, EUA, etc. Com o conceito de relativismo axiológico, a negação da existência do mal absoluto (e olha que eu sou ateu) e consequentemente a falta de regras morais que lhes dê um norte, esses países estão afundando na esbórnia desenfreada. Na Suécia não tinha “oprimidos”, aí, a esquerda de lá tratou de inventá-los na forma da vitimização da mulher e de importá-los , na forma dos imigrantes islâmicos. O que era visto como um paraíso na Terra a ser… Read more »

100nick-Elã

O que a esquerda ganha, destruindo o mundo, Bosco? a direita eu sei o que ganha, já que ela defende o imperialismo ocidental e quer se locupletar. Mas e a esquerda? o que ela quer, segundo sua mente?

Diogo

Antes do Bosco, responda a minha pergunta: o Brasil que a esquerda defendeu com o seu patriotismo deu certo?

Bosco

100,
Acho que ficou claro no meu comentário dirigido ao Diogo o que a esquerda ganha destruindo o mundo ocidental e no processo emplacando o seu mundo utópico imposto por meia dúzia de “engenheiros sociais”.

Jagderband#44

Segundo as informações disponíveis este PA apresenta alto consumo de combustível, portanto operá-lo além das águas próximas à china é um pesadelo logístico, em tempos de guerra, diria impossível.

Igor Alves Rodrigues

Uma pergunta: que helicóptero grandão é aquele no convés do porta aviões? Parece do tamanho de um CH-53 king Stallion

MBP77

Versão Changhe Z-8, fruto do desenvolvimento da plataforma do antigo Aérospatiale Super Frelon.
Sds.

Fernando

Bom dia Xi Jinping, será que o senhor não poderia mandar um pra cá? caso não esteja usando

Alex Barreto Cypriano

‘Ei, mestre Xi, me dá um dinheiro aí?’, no que Xi responde: ‘você é deputado do PSL?’

Bosco

Se fosse deputado do PT ele estaria dando dinheiro ao Xi. O “nosso” dinheiro.

Alex Barreto Cypriano

De acordo.
Já leu esse ensaio, Bosco? Além de recente e de alguém do ramo naval, traz um apanhado geral sobre os passos e resultados da expansão chinesa (o capítulo intitulado (…)tectonic shift(…) é interessantissimo). Segue o link pra download mas tem em PDF na NET.
ABS.
https://digital-commons.usnwc.edu/nwc-review/vol72/iss1/4/

Renan

Por favor veja está reportagem para entender porque falta dinheiro para forças armadas!

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2019/08/29/auxilio-fardamento-bonus-forcas-armadas-aeronautica-exercito-marinha.htm

Renan

Soma a este previlégios o financiamento da casa própria do militares e contratados civis que estranhamente o exercíto é o único que não divulga o montante empenhado. Mas para se ter uma ideia só a marinha gastou 211 milhões em 2018 com este previlégio, e só tem no Máximo 80 mil militares, imagina o exercíto que tem o maior continente. ( Mas desde que foi encontrado indícios de irregularidade no FHE o portal da transparência não divulga o montante destinado ao fundo) Se somar o previlégios da farda e da casa já dá 1 bilhão de reais ano. E querem… Read more »

Renan

Continente= Contingente

Renan

Tem comentários retido

Alex

Criem twitter e cobrem do general Heleno…eu fiz isso.
Coloquei o link das 3 materias da China(2 porta avioes 2 porta helicopteros e 16 navios de guerra).
Façam o mesmo.

nzago

Nos anos 60 e 70, vários Chineses e Indianos vinham estudar engenharia no Brasil… O Brasil embora atrasado em seu desenvolvimento, tinha ‘a ambição de se desenvolver rapidamente, a partir dos anos 80, ‘a economia do Brasil tem crescido em média, apenas 2% , neste período. Mesmo assim, com um PIB (produto Interno bruto) acima de U$ 2 trilhões, se colocando entre as dez maiores economias do mundo, maior que o da Russia por exemplo, ( Se levar-se em conta, tamanho do território, população e recursos naturais, sobra apena 5 países-China.Índia, Estados Unidos, Russia e Brasil). Assim, o Brasil não… Read more »

Richard Stallman

A China não tem condições de ser uma potencia, talvez uma potencia militar que fica bulinando os outros como fizeram no seu passado imperialista, vai terminar como a Rússia produzindo armas de guerra para matar pessoas, que é a única coisa que é boa. Para ser uma potencia não basta ser um cachorro raivoso que quer morder todo mundo. Tem que ter uma cultura de liberdade, uma cultura que atraia os outros, um lugar em que eu possa exercê-la em paz sem um estado fungando no meu cangote a todo instante. Quantas pessoas trocariam sua cidadania para se torna chinês?… Read more »

Paulo Steffano Barbosa Flexa

Qual o efetivo pra manter esse gigante operacional ? somando pessoal dedicado em terra ?